14 curiosidades da Escócia que brasileiros não sabem

0
647

Existem tantas curiosidades da Escócia super interessantes e que nem temos ideia. A Escócia é um dos meus lugares favoritos do mundo e repleto de fatos históricos e importantes, sem falar em paisagens incríveis!

Neste artigo vou compartilhar algumas curiosidades da Escócia muito legais, aproveita e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

14 curiosidades da Escócia

1 – A Escócia é um país ou não?

Tecnicamente falando, a Escócia não é um país independente (por enquanto). Ela faz parte da Grã Bretanha, que seria a ilha, e do Reino Unido é a união política da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte. O nome completo oficial é Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte.

Os ingleses e escoceses viveram em guerras por anos, mas foi só com o rei James VI que houve a união dos dois territórios pela primeira vez. Apesar de não ser tecnicamente um país, eu acredito que a Escócia tem uma identidade e uma história própria, sem falar que a cultura é muito diferente da Inglaterra. Eu vejo a Escócia como um país e muita gente vê assim também, ainda mais pelo fato que há intenção de um novo referendo para separação da Escócia do Reino Unido. Enquanto isso não acontece, os escoceses usam passaporte do Reino Unido.

Veja mais detalhes e paisagens incríveis no vídeo Curiosidades da Escócia, clique para assistir abaixo:

2 – Duas rainhas

Para quem não lembra o James VI é filho da Mary of Scots, a rainha da Escócia de 1542 e que queria ser rainha da Inglaterra também e era vista como a soberana legítima da Inglaterra por muitos católicos ingleses também. Ela foi perseguida e aí pediu ajuda pra sua prima da Elizabeth 1 que a prendeu por mais de 20 anos até ser decapitada.

E falando em Elizabeth 1, ela foi filha do Henrique VIII que criou a igreja anglicana para se separar e casar com Ana Bolena. Entenda melhor neste artigo Como o pior divórcio do mundo mudou a Inglaterra


3 – Notas próprias

A Escócia tem o próprio parlamento, usa a libra esterlina impressa pelo Banco da Escócia e as notas tem um design um pouco diferente das notas usadas na Inglaterra. E ainda, o Banco da Escócia foi o primeiro banco europeu a imprimir suas próprias notas em cores azul e preta lá em 1774.

4 – Idiomas oficiais

Existem 3 idiomas oficiais na Escócia: inglês, o gaélico e o Scots.

O inglês escocês é o inglês que conhecemos mas falado com sotaque escocês com uma forte puxadinha do R (chamada de rotacionismo pelos linguistas). Um dos mais difíceis do Reino Unido é o de Glasgow, a maior cidade da Escócia. Se você vai para Edimburgo, fique tranquila que lá não é tão puxado.

O gaélico escocês é uma antiga língua celta que evoluiu do irlandês antigo. É falado principalmente nas Terras Altas e nas Hébridas e você o vê nas placas de informação ao lado do inglês.

idiomas da escocia gaelico
Idiomas falados na Escócia, regiões dos sotaques e Scots

Já o Scots é uma língua germânica relacionada ao inglês antigo na Nortúmbria, latim, às línguas nórdica. Você até consegue entender um pouco, mas não tudo. Por isso a consideram como uma língua separada. Aqui você consegue escutar um pouquinho de cada um. Não tinha como deixar de fora desta lista de curiosidades da Escócia!

Cada região da Escócia tem o seu sotaque próprio e alguns “puxam mais” para a suas origens. O Sotaque falado nas Orkney tem um jeito mais pesado e parecido com as línguas nórdicas por exemplo.

São tantas origens diferentes que influenciaram o inglês que fica até difícil de pronunciar o nome dos lugares como falei neste artigo Por que as cidades britânicas tem nomes tão difíceis?

5 – Muitos castelos

Estima-se que já existiram 3 mil castelos na Escócia, quase um para cada 100 milhas quadradas! Vários deles estão em ruínas, mas não perdem a sua grandiosidade e importância como o Castelo de Urquhart às margens do lago Ness por exemplo.

O Castelo de Edimburgo é considerado a atração mais visitada da Escócia e que sofreu inúmeros ataques na sua história. Temos também o lindo O castelo Eilean Donan, um dos castelos mais fotografados do mundo com Sua ponte arcada em curva sob o lago e rodeado de morros dourados.

castelo eilean donan escocia skye
O Castelo de Eilean Donan fica pertinho de Skye

O Castelo de Stirling foi a residência favorita dos reis e rainhas Stuarts e viveu anos de glória, traição, intrigas e golpes. Aqui viveu Mary of Scots, uma das rainhas mais importantes da Escócia.

Eu dediquei um vídeo especial a 5 castelos da Escócia que você precisa visitar, está dentro deste artigo Castelos na Escócia que você precisa conhecer

6 – A água da vida

O produto mais exportado da Escócia é o whisky, no entanto essa bebida não foi inventada no país. O processo para criar essa bebida alcoólica destilada de grãos chegou na Escócia somente em 1400 possivelmente trazida pelos irlandeses. A palavra whisky vem do irlandês antigo uisce beatha que significa água da vida e a distilaria de whisky mais antiga do mundo fica na Irlanda, a Old Bushmills Distillery que funciona desde 1608.

Destilaria de Whisky em Cairgorns Escócia
Destilaria de Whisky em Cairgorns Escócia

Para que o uísque seja “escocês”, o scotch, ele deve ter sido destilado na Escócia a partir de água e cevada maltada e envelhecido por no mínimo 3 anos em um barril de carvalho. Existem muitos outros requisitos técnicos, mas esses são os principais.

Atualmente, a Escócia possui mais de 125 destilarias de whisky divididas em seis regiões. Os mais famosos são Speyside e Islay.



Confira 8 Produtos típicos da Escócia para comprar em Edimburgo

7 – Muitos ruivos!

A Escócia tem a maior proporção de ruivos do planeta, entre a 6 a 13% da sua população possui cabelos vermelhos. Mundialmente menos de 2% da população tem cabelos ruivos. Muitos assumem que isso acontece por causa das origens vikings. Você sabia destas curiosidades da Escócia?

Um fato legal é que pessoas com cabelos ruivos conseguem produzir vitamina D de forma mais eficiente e que as ajudam a viver melhor em lugares com menos horas de luz do sol como o norte da Europa.

8 – Um país de muitas ilhas

A Escócia faz parte da ilha da Grã Bretanha, mas ela é formada por mais de 900 ilhas e que são dividas em Hébridas Interiores, Hébridas Exteriores, Ilhas Orkney e Ilhas Shetland. Apenas 94 são habitadas permanentemente.

ilhas coisas da escocia paisagens incriveis
As ilhas da Escócia são incríveis!

Nas Hébridas Exteriores ficam ilhas de Lewis e Harris, Barra e a Ilha de St. Kilda. Nas Hébridas Interiores, você encontra a Islay e seu uísque, Colonsay, a Ilha de Iona, Staffa (famosa pelos papagaios-do-mar e a Caverna de Fingal), a Ilha de Mull e a famosa Ilha de Skye com suas vaquinhas peludinhas e a segunda maior ilha da Escócia. Tanto as Orkneys quanto as Shetlands são o lar das ruínas de antigos assentamentos com laços Viking e pôneis peludinhos.

A Ilha de Skye é simplesmente fenomenal e um fiz um vídeo bem cinematográfico pra vocês entenderem a beleza deste lugar. Confira tudo no artigo Dicas Ilha de Skye.

9 – O voo comercial mais curto do mundo

Como existem muitas ilhas espalhadas por toda parte, a Escócia é o lar do voo comercial de passageiros mais curto do mundo. O voo ocorre entre as ilhas Westray e Papa Westray pertencentes as ilhas Orkney e que ficam a apenas 2,73 km distantes uma da outra. O vôo é operado pela Loganair e tem oficialmente apenas 2 minutos de duração!

A Loganair realiza esse voo várias vezes por semana em pequenos aviões de 8 lugares. As passagens podem ser comprados por apenas £ 14,50 ida e volta.

aeroporto na praia escocia voo mais curto do mundo
Aeroporto na praia na Escócia

Outro voo bem curtinho da Escócia é para a ilha de Barra, na qual a pista do aeropoto é um trechinho da praia. Este é o único aeroporto do mundo que tem a sua pista de pouso e decolagem na areia, porque fica numa praia.

10 – O símbolo da Escócia é o unicórnio

O animal que representa a Escócia é o unicórnio, um símbolo que vem usado há século e que representa o espírito escocês. Como vocês devem saber, a Escócia e a Inglaterra sempre tiveram divergências e guerras constantes durante a história. Até hoje alguns não se gostam como mencionei no artigo Por que todo mundo odeia os ingleses?

A Inglaterra sempre foi representada por um leão e segundo os mitos antigos, o único animal capaz de derrotar um leão seria o unicórnio. Existiam 2 unicórnios no Brasão de armas real da Escócia, já hoje no brasão oficial do Reino Unido há um leão de ouro com uma coroa e um unicórni de prata acorrentado. O significado dessa simbologia, gente! Com certeza uma das curiosidades da Escócia mais interessantes!

11 – Harry Potter por todo lado

A Autora JK Rowling nasceu na Inglaterra, mas chama Edimburgo de sua casa desde 1993. Ela escreveu os livros de Harry Potter enquanto morava lá em muitos personagens tem relações com a Escócia como os Weasleys com seus cabelos vermelhos, os nomes de vários personagens são encontrados em túmulos no cemitério de Greyfriars e Hogwarts está localizada nas Highlands! Sem falar que muitas cenas dos filmes foram filmadas lá como o Expresso de Hogwarts.

Um dia irei fazer um vídeo só de Harry Potter na Escócia, mas por enquanto tem este vídeo aqui sobre Harry Potter em Londres no artigo A Londres de Harry Potter: 11 lugares imperdíves para fã

Jacobite Steam Train: o trem Expresso Hogwarts!
Jacobite Steam Train: o trem Expresso Hogwarts na Escócia!

12 – Golfe surgiu na Escócia

O jogo de golfe foi desenvolvido na Escócia e é jogado desde 1500. O Royal e Ancient Golf Club de St Andrews é o clube de golfe mais antigo e prestigiado do mundo está sediado em St Andrews, Fife, e é considerada a “casa do golfe ” mundial. Antigamente, também era uma das autoridades do jogo, mas em 2004 esse papel foi entregue a um grupo recém-formado de empresas, conhecidas coletivamente como The R&A.

O turismo de golfe na Escócia é muito popular e existem mais de 600 campos de golfe!

13 – Mitos escoceses e criaturas mágicas

Falando em histórias fantásticas, a Escócia é cheia delas! O monstro do Lago Ness é uma das mais famosas. A Nessie “existe” desde o século 5 em vários relatos de pessoas que a viram. Passamos por ele durante a nossa viagem, confira no roteiro nas Highlands da Escócia! Além da Nessie, existe também o monstro do lado Morag com avistamentos reportados des 1887.

curiosidades da escocia nessie
Encontrei a Nessie durante minha viagem pela Escócia

Além disso há os gigantes que vivem em cavernas marinhas (Fingal’s Cave em Staffa) e a selkies que mudam de forma se transformar de focas a lindas donzelas. Tem fadas que habitam piscinas naturais lá em Skye e, claro, os círculos de pedra que ficaram famosos devido ao seriado Outlander e te transportam no tempo. E claro, não vamos nos esquecer do mais famoso do Reino Unido que é o Stonehenge.

Há muitos destes círculos espalhados pela Escócia, eu visitei apenas o Clava Cairns, localizados perto de Inverness e são círculos de pedra da Idade do Bronze usado em rituais funerários durante o solstício de inverno. É muito legal andar por eles, imagina, foram construídos há 4 mil anos atrás! A entrada é gratuita.

Se você gosta de Outlander, tem esse vídeo especial só com os lugares filmados durante as primeiras temporadas! Veja neste artigo Outlander na Escócia conheça os cenários nas Highlands!

Ah, e claro que não vamos nos esquecer dos fatos bizarros e grotescos como os fantasmas de Edimburgo e o Canibal da Escócia que mencionei no artigo Histórias de terror da Inglaterra e Escócia.

canibal da escocia sawney beane
Sawney Beane era o líder de um clã de canibais

14 – Leis próprias

O governo é regido pelo sistema parlamentarista com sede na capital Londres e tem a rainha Elizabeth II como chefe de Estado. No entanto, cada “país constituinte” possui o seu próprio parlamento, sendo que o da Escócia foi feito independente em 1997. Recentemente o parlamento aprovou escocês algumas leis interessantes válidas no seu território como:

  • qualquer medicamento com receita do NHS é gratuito
  • disponibilizam gratuitamente a todas as mulheres produtos relacionados à menstruação
  • todos os adultos acima de 16 anos e residentes na Escócia estão automaticamente no sistema de doação presumida na órgãos e tecidos para transplante. Quem não quer não quer ser um doador precisa sair do esquema.
  • os serviços de trem na Escócia serão administrados por um órgão do setor público nos próximos anos

Gostaram destas curiosidades da Escócia? Aproveita e leia também 13 curiosidades da Inglaterra: hábitos e coisas estranhas e 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

Salve no pinterest

curiosidades da escocia que brasileiros nao sabem
Pin Curiosidades da Escócia que brasileiros nao sabem
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here