Dicas Ilha de Skye: roteiro pela ilha mágica da Escócia com MAPA

0
130

Atualizado em

A ilha de Skye é a maior lha do arquipelágo Hébridas da Escócia e um dos lugares mais mágicos da Terra. Uma ilha repleta de montanhas, campos dourados, praias cristalinas, lagos gelados e um mar muito azul. A paisagem é digna de filmes e alguns super famosos já foram gravados aqui como Macbeth, Stardust, 47 Ronin, King Arthur…

Se você quer conhecer as Highlands na Escócia, precisa adicionar Skye no seu roteiro, não vai se arrepender. Eu sonhava em conhecer esse lugar desde que vi as primeiras fotos e confesso que pessoalmente é estonteante. As fotos que tirei e vídeos que fiz não fazem jus a beleza que vi durante a minha visita.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A ilha pode ser conhecida em um dia ou dois (o que eu mais recomendo) e com certeza você sairá com aquele gostinho de quero mais.

Ilha de Skye: roteiro e dicas

Por que visitar a ilha de Skye

Paisagens incríveis únicas no mundo, ainda mais se você tiver mais tempinho para fazer trilhas. Sem falar nas atrações naturais relativamente fáceis de chegar. Praticamente são todas grátis, então o custo dessa viagem para Skye será o valor do aluguel do carro, combustível (em torno de 50 libras para encher o tanque) e o preço da acomodação que pode variar de 80 a 130 libras para 2 pessoas. Em relação à alimentação, você gastará entre 8 a 15 libras por prato.

Na Ilha de Skye é ótima para avistar alguns animais (dependendo a sua sorte), como baleias, lontras, águias, focas, golfinhos e, claro, muitas ovelhinhas e as vaquinhas de franja chamadas de Highland Coos (nome engraçado, eu sei kkkk).

Tem internet em quase toda a ilha e as estradas são boas apesar de estreitas.

Vaquinhas de Franja (highlander cows) são comuns em Skye

Veja 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

Como visitar a Ilha de Skye e dicas básicas

A melhor forma é alugando um carro, pois aí você consegue conhecer as atrações mencionadas neste aqui O que fazer na ilha de Skye. Sem falar que você provavelmente estará fazendo o roteiro nas Highlands da Escócia que deixei prontinho né! Recomendo fazer a PID (Permissão Internacional para Dirigir).  Veja a cotação para alugar um carro na Escócia aqui.


As estradas da ilha são bem estreitas, algumas com várias curvas onde não passam dois carros sem diminuir a velocidade ou parar no “acostamento” e esperar o outro passar. Então, tenha paciência porque vale a pena e a vista é incrível. O preço do combustível é muito semelhante ao resto da Escócia, para encher o tanque você gasta em torno de 50 libras.

Para chegar na Ilha de Skye é necessário atravessar a ponte localizada no sul da ilha e que fica muito próxima de uma outra atração famosa: o Castelo Eilean Donan, um dos mais bonitos da Escócia. Existem várias balsas que fazem o trajeto para outros lados da ilha, no entanto, elas possuem horários específicos que muitas vezes podem ser difíceis de encaixar na sua viagem à Escócia.

Se você estiver sozinha, é melhor chegar em Portree, a capital da ilha, de ônibus vindo de Inverness ou Glasgow. Você pode viajar entre Edimburgo, Glasgow e Inverness de trem, veja como funciona o trem na Escócia.

Outra opção segura é fazer um tour de alguns dias saindo de Edimburgo Excursão de 3 Dias Ilha de Skye e Terras Altas, mas não inclui a hospedagem, precisa ser reservada à parte. Achei bom o custo benefício. Aí nesse caso você não se preocupa com nada, só entra no busão, escuta o guia e bora!

old man storr ilha escocia
O charme de Old Man Storr

Quando visitar ilha de Skye

Bem, a Escócia é famosa pelo tempo chuvoso, nublado e neblina né. Por isso, sugiro visitar entre junho a agosto quando é verão, os dias são mais longos e há mais chances de pegar dias com sol. Nós fomos no fim de agosto e pegamos um dia lindo em Skye depois de 3 dias seguidos nas Highlands com chuva 🙁

Outono e primavera também são opções legais já que as cores mudam muito a paisagem. Pode ser possível avistar a aurora boreal em outubro e novembro, ou fevereiro e março.

Já no inverno é bem possível que veja muita neve, algumas estradas podem estar fechadas, mas deve ser bonito demaaais!! Nesse caso, reserve mais dias para poder curtir mais e fique de olho na previsão do tempo.

Você pode dar uma passadinha no centro turístico de Portree para saber mais detalhes sobre algumas trilhas ou atrações e pode pedir recomendações da situação local (se precisa usar equipamento de neve, gelo, lama etc).

A ilha de Skye é inesquecível e um dos melhores destinos da Escócia

Onde ficar em Skye

A capital da ilha é Portree, então há várias opções legais e facilita a vida para encontrar restaurantes, lojinhas e bares. Bradford é quase na entrada e tem algumas acomodações mais acessíveis.

A maioria das pousadas são independentes, ficam nas cidades menores e existem várias de luxo! Por causa disso os preços são um pouco mais salgadinhos, sem falar que para chegar lá precisa ir de carro. Você pode pesquisar no Booking olhando o mapa e colocando as suas datas.

O que fazer na Ilha de Skye

Dividi este roteiro da Ilha de Skye por partes, assim fica mais fácil de visualizar as atrações, o que fazer em cada área e visitar por proximidade. Confira no mapa abaixo com as atrações que menciono aqui:

mapa roteiro ilha de skye
Mapa roteiro Ilha de Skye

Parte norte

Old Man Storr

Esta é uma atração natural que pode ser vista de longe da estrada. Trata-se de uma formação rochosa que domina a paisagem no nordeste da ilha de Skye e é possível fazer uma trilha de 3,8km até ela (em torno de 1 hora e meia). Existe um pequeno estacionamento bem próximo que pode estar completamente cheio durantes os meses de verão.
Atenção: pode ser que você não consiga enxergar caso o tempo esteja ruim.

dicas o que fazer ilha de skye escocia
Old Mann Storr é um dos cenários mais incríveis da Ilha de Skye

Kilt Rocks e Mealt Falls

Um dos pontos mais legais da viagem fica um pouco pra cima da Old Man Storr e super fácil de chegar: a cachoeira Mealt que cai direto no mar! Nunca tinha visto um negócio desse, achei incrível demais! Dá pra ver que o mar é bem transparente nas rochas lá embaixo e é possível chegar na sua base fazendo uma trilha.

Mealt Falls e Kilt rocks ao fundo

Ao fundo você verá as Kilt Rocks: um rochedo com marcas na horizontal que lembram kilts, o famoso traje dos escoceses.



Aqui venta muito, mas muito mesmo pertinho da grade, então eu recomendo que segure muito bem seu celular e câmera pra não sair voando e vista uma jaqueta! A vista do outro lado também é muito bonita e se você estiver a fim de fazer uma trilha, pode ir até Brother’s Point.

Tem um espaço para deixar o seu carro enquanto visita as atrações, não dá nem 5 minutos caminhando até a cachoeira.

Outra opção para crianças é visitar o Staffin Museum um pouco mais para frente. Há vários fósseis e pegadas de dinossauros muito bem preservadas que foram encontradas nas praias de Skye.

Quiraing

Esta é uma das paisagens mais incríveis da ilha de Skye, quem dirá da Escócia! Uma dica preciosissíma da querida Larissa do blog Vida Cigana. Trata-se do topo de uma montanha com um paredão no lado esquerdo (composto pelas formações chamadas de Needle, Table e Prison) e uma vista incrível para o mar, lagos e campos.

Quiraing ilha de skye
Quiraing é imperdível em Skye!

Considero uma das vistas mais bonitas que já vi na vida, especialmente num fim de tarde ensolarado. Fica ao norte da ilha na região chamada Trotternish.

No GPS coloque “The Quiraing Car Park” em vez de escolher a montanha Quiraing (se não o Goolge indicará um lugar que não tem acesso). A estradinha começa na vila de Brogaig, é um pouco estreita e íngreme, mas nada muito difícil, porém não pode ir quando estiver ventando muito e com neblina devida à baixa visibilidade.

como chegar em skye quiraing
Estradinha para subir em Quiraing

Você pode deixar o carro lá e caminhar até em pedras seguindo a trilha indicada. O percurso de 6,8km é considerado difícil e pode ser feito em 2 horas. No site oficial de Skye tem a descrição certinha de cada etapa da trilha.
Mas se você é como eu e fica faceira só de ver, vale todo o esforço, sério. O lugar é mágico! Aproveite para conversar com as ovelhinhas que estão por toda a área.

viagem escocia highlands skye
Skye é simplesmente incrível!

Fairy Glen

Esse lugar mágico com círculos de pedra fica do outro lado do Quiraing no Trotternish Loop. Se existe um lugar para ver fadas na ilha de Skye, é aqui! Fica pertinho da vila de Uig e tem uma estradinha até lá. É um lugar fácil de parar e visitar.

fairy glen skye
Se vai encontrar uma fada, com certeza será aqui em Fairy Glen

Skye Museum of Island Life

Esse museu a céu aberto te ajuda a compreender a vida dos moradores da ilha no século 19 com várias casinhas tradicionais de pedra e itens interessantes. Funciona desde 1965 e está localizado bem ao norte da ilha. Infelizmente está fechado durante a pandemia, sem previsão de abertura, confira no site oficial do Skye Museum.

museu ilha de skye
Casinhas típicas da ilha de Skye no século 19

Parte oeste

Castelo Dunvegan

O Dunvegan Castle é uma das jóias da ilha de Skye: um castelo sem nenhum morador há anos nas margens do Loch Dunvegan. Foi casa do Clan Macleod por 800 anos, um dos clans que lutaram na revolução jacobita com mais de 1000 homens. Hoje é possível visitar seus jardins e fazer a trilha, por enquanto o castelo em si e as lojinhas estão fechadas por causa do Corona. Faça a reserva online no site oficial. O castelo está situado na parte oeste meio que região central. Confira 10 castelos na Escócia para conhecer

castelo dunvegan escocia
O castelo de Dunvegan fica às margens do lago

Farol Neist Point

Considerado um dos faróis mais famosos da Escócia, o Neist Point Lighthouse está localizado na parte mais ao oeste da ilha, numa pontinha perto da vila de Glendale. O caminho de 2,2km até ele é de concreto e bem fácil, mas íngreme em algumas partes. É um ótimo lugar para ver o por do sol. Durante o verão é possível ver baleias e até tubarões elefante (em inglês: basking shark)!!

farol neist point skye
Farol Neist Point. Foto de Natalia Eriksson

Coral Beach

Uma praia muito bonita onde as pessoas vão para observar pássaros, lontras, focas e até baleias. Boa para visitar num dia de sol, lembre-se que venta muito!

Parte central

Portree

Esta é a principal cidade da ilha, bem pequenininha mas com opções de restaurantes e hotéis. Recomendo muito que você reserve o hotel com antecedência pois fica lotado rapidinho, principalmente durante o verão. As opções que recomendo com ótimo custo benefício são:

Outra opção é alugar um quarto ou apartamento pelo Airbnb. Usando o meu link você ganha até R$200 de desconto!

cidade portuaria portree
Portree é pequena e charmosa

É bem difícil achar uma vaga para estacionar no centro de Portree, então procure o estacionamento no fim da rua Lisigarry, há muito espaço lá! Ali pertinho, em cima do morro, tem uma pizzaria muito boa chamada L’Incontro.

O centrinho é minúsculo e movimentado de turistas. Recomendo dar uma volta para ver as casinhas bonitinhas, algumas bem antigas, e a vista maravilhosa rodeada por morros à beira do mar. O nome Portree vem do gaélico que significa Porto na encosta.

Fairy Pools

Fairy Pools estão localizadas no lado sudoeste da ilha de Skye e são cachoeiras e lagoas de um azul bem escuro e transparente originárias do rio Brittle. Alguns malucos entram nelas pela prática de “wild Swimming” mesmo com essa água muuuito gelada!

Mergulhar nas Fairy Pools é somente para os corajosos e meio malucos

Infelizmente eu não tive tempo de visitar, mas alguns seguidores foram e me contaram que tem muitos mosquitos na trilha de 2,4 km até elas (40 min). Nesse caso, passe um repelente!
O estacionamento para fazer a trilha se chama Glumagan Na Sithichean a 10 min de Carbost. A trilha é de dificuldade média e feita de um caminho de cascalho.

Distilaria Talisker Whisky

Esta é a distilaria mais antiga da ilha de Skye! Você pode conhecer todo o processo de fabricação do Whisky, além de compreender melhor a ligação desta bebida com a cultura escocesa. É preciso agendar a sua visita pelo telefone ou por email, mais informações no site oficial. Uma visita custa £15 com uma prova de Whisky e a outra £25 com direito a 4 provas de Whisky especiais.

O whisky é o principal produto de exportação da Escócia! Confira os produtos típicos da Escócia.

Parte sul

Cuillin Ridge

Esta é uma das trilhas mais difíceis da ilha de Skye e é recomendado chamar um guia para te acompanhar, pois é um trajeto bem montanhoso e perigoso que garante vistas espetaculares. Existem pedras soltas no caminho ao lado de precipícios.

ovelhinhas cara preta escocia
Ovelhinhas charmosas estão por toda a ilha

Observação de baleias e golfinhos

Para quem deseja conhecer mais bichinhos da ilha, pode fazer tours de barco de observação que saem da vila Elgol em direção ao Loch Coruisk de origem glaciar. Diz a lenda que existe um mostro nadando nas suas águas geladas e límpidas. Com sorte poderá ver até os tubarões elefante, mas nada de monstro kkkk. Ali pertinho tem o Coruisk House, uma hospedagem de 300 anos muito chique!

Armadale Castle Gardens and Museum

Localizado bem ao sul da ilha, o Armadale era a “casa de campo” do clã Macdonalds. Uma mansão construída em 1790 que ficou em ruínas no início do século 20 e infelizmente não pode ser visitada por falta de segurança do seu interior. O ticket deve ser comprado na hora custa £9.00 e garante acesso aos belos Jardins e ao Museu.

castelo armadale
Castelo Armadale e jardins. Foto do site oficial

O que fazer num dia de chuva na Ilha de Skye

Caso o tempo não esteja a seu favor, recomendo visitar o Aros Centre. Há exibições, cinema, música ao vivo, galerias, workshops, restaurantes e áreas para criança chamada de Jurassic Island. Essa atração até eu gostaria de ir, é tipo um labirinto fechado com escorregador, redes, escaladas e tudo mais por apenas 3 libras!

Fora isso, pode visitar o Museu Jurássico que mencionei acima, visitar o centro de informações turísticas ou ficar bebendo em um pub.

Assista o vídeo com mais dicas das Highlands na Escócia

Espero que tenham gostado destas dicas da Ilha de Skye! Se tiver alguma dúvida, faça um comentário.

roteiro ilha de skye o que fazer
Pin Roteiro ilha de Skye o que fazer
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here