Castelos na Escócia …como não se apaixonar por esse país repleto de história e paisagens incríveis! Tive a árdua tarefa de escolher os castelos mais legais e diferentões do país para que você conheça, adicione no seu roteiro na Escócia e viaje no tempo!
Estima-se que já existiram 3 mil castelos na Escócia, quase um para cada 100 milhas quadradas! Os castelos fazem parte da paisagem escocesa juntamente com seus lagos, montanhas e vaquinhas de franja haha Assista o vídeo!
Castelos na Escócia que você precisa conhecer
Como visitar os castelos na Escócia
Para quem está de visita e não mora no Reino Unido, a melhor forma de conhecer estes castelos na Escócia é alugar um carro. Brasileiros podem dirigir com a carteira de motorista e com a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Veja algumas opções para alugar na RentCars. Os custos variam conforme o modelo do carro e a quantidade de dias. Para encher o tanque você gasta em torno de 50 libras normalmente. Preste atenção se o carro é diesel ou gasolina!
Você também pode viajar de trem, alguns trajetos são muito bonitos e é uma opção bem confortável. Veja como funciona trem na Escócia.
Se você não tem ninguém para dividir o aluguel do carro, aí é interessante se juntar a um grupo de excursão de um dia. Os preços variam de 40 a 100 libras. Vou recomendar alguns para conhecer os Castelos na Escócia, assim fica mais fácil visualizar.
Lembre-se que é obrigatório SEGURO VIAGEM para visitar a Europa! Veja como funciona o seguro viagem e os valores.
No vídeo abaixo mostro 5 castelos na Escócia desta lista que visitei e amei, clique para assistir
1 – Castelo Urquhart
Uma das principais atrações na região do Lago Ness é o Castelo de Urquhart, localizado a 35 minutos de carro ao sul de Inverness e às margens do Loch Ness. Era um castelo muito importante, já foi o maior da Escócia e foi construído no século 13.
Teve um papel expressivo nas lutas pela independência da Escócia, e ficou sob o controle de Robert, o Bruce, após este ter se tornado rei dos escoceses. Foi saqueado várias vezes pelos ambiciosos Senhores das Ilhas sendo danificado várias vezes até ser destruído pelo próprio dono durante a revolução jacobita. Foi ideia da Coroa Inglesa que falou que iria pagar pelos prejuízos e nunca pagou.
Separe umas 2 horas para passear pelo castelo e marque o horário mais cedo, o das 9:30. Lembre-se que é necessário comprar online no site oficial. Caso esteja sozinha, confira esta excursão que inclui o Lago Ness e Urquhart saindo de Edimburgo
No vídeo abaixo eu mostro várias atrações legais das Highlands na Escócia
2 – Eilean Donan Castle
O castelo Eilean Donan é um dos castelos mais fotografados do mundo. Sua ponte arcada em curva sob o lago e rodeado de morros dourados convidam os visitantes a um mundo mágico. Eilean quer dizer ilha em gaélico e Donan é o nome do lago onde foi construído o castelo no século 13 (na verdade são 3 lagos, mas tudo bem).
Diz a lenda que um dos artefatos raros expostos no castelo é uma espada que diz ter sido empunhada na Batalha de Culloden próximo a Inverness.
O castelo original foi construído no século XIII e tornou-se uma fortaleza do Clã Mackenzie de Kintail. Durante a revolução jacobita, o castelo foi demolido pela coroa e só restaurado em 1919, quando construíram a ponte arcada.
Leia também: 10 coisas para saber antes de visitar a Escócia
3 – Castelo de Edimburgo
Situado no topo de um vulcão extinto na linda capital da Escócia, o Castelo de Edimburgo é o mais importante e famoso da Escócia. Foi destruído e reconstruído diversas vezes, sendo considerado o mais “atacado” do Reino Unido. É considerado a atração mais visitada da Escócia e nele acontece diversos eventos como o show de fogos de artifício na conclusão do evento Fringe em agosto. Pura magia!
A visita compreende várias salas com Jóias da Coroa, a pedra do Destino e Mons Meg, sem falar que todo dia você pode escutar o tiro de um canhão do One O’ Clock Gun às 13h. Compre o seu ingresso para o Castelo de Edimburgo aqui. Você também pode fazer um visita guiada ao Castelo de Edimburgo
O castelo conta com uma partezinha grátis, onde você pode ver as arquibancadas no pátio e a entrada com vista incrível da cidade. A visita ao Castelo de Edimburgo passa por diversas salas, desde a sala dos monarcas até o hospital, museu de guerra, palácio, biblioteca até a Capela de Santa Margarida.
Edimburgo é minha cidade favorita no Reino Unido, cheia de vida, arquitetura fantástica, comida boa e muita coisa legal para ver. Neste artigo roteiro e o que fazer em Edimburgo há muitas dicas, super completinho pra te ajudar na viagem.
4 – Castelo de Stirling
A residência favorita dos reis e rainhas Stuarts, o castelo de Stirling viveu anos de glória, traição, intrigas e golpes. Aqui viveu Mary of Scots, uma das rainhas mais importantes da Escócia. Ela foi acusada de matar o próprio marido, teve que abandonar seu filho, o herdeiro do trono, e fugiu para a Inglaterra para ser presa durante 20 anos por sua própria prima, a rainha Elizabeth I. Além de residência, o castelo serviu como prisão e base militar.
Localizado no topo de um morro, é um dos maiores e mais importantes castelos da Escócia e foi construído no séc. 15 e 16, tendo várias reformas ao longo dos anos. Faça a reserva antecipada aqui. Caso esteja sozinha, pode fazer esta excusão saindo de Edimburgo: Loch Lomond, Terras Altas e Castelo de Stirling
5 – Castelo Dunnottar
Situado sobre uma falésia na costa noroeste a cerca de três quilômetros ao sul de Stonehaven, o castelo Dunnotar foi parte de várias mudanças no país, principalmente durante a revolução Jacobita devido à sua posição estratégica. Foi construído no século XIII, mas várias estruturas foram erguidas nos séc. 15 e 16. Pessoas importantes já passaram aqui como William Wallace, Mary Queen of Scots, o Marquês de Montrose e o Rei Charles II.
6 – Castelo de Glamis
Com suas paredes avermelhadas, o Glamis Castle é um dos castelos da Escócia que mais considero charmoso. Situado na vila de Glamis, pertinho da cidade de Dundee, é uma das mais antigas sedes clans da nobreza escocesa (como os Stuarts) e residência do conde e da condessa de Strathmore. Apareceu em Macbeth de Shakespeare e também foi o lugar onde a Queen Elizabeth (The Queen Mother) nasceu e cresceu.
7 – Dunvegan Castle
Este castelo está situado sobre um rochedo com uma vista maravilhosa para o lago Dunvegan e rodeado de florestas, morros e até foquinhas!
É habitado há mais de 800 anos pelo clan Macleod e em seu interior há uma exposição de vários tesouros, sendo o mais famoso o Fairy Flag, uma bandeira sagrada legendária associada à fadas celtas e propriedades mágicas. O castelo de Dunvegan fica na parte noroeste da ilha de Skye e você consegue por no seu roteirinho de 2 dias por lá!
Confira o roteiro da ilha de Skye
8 – Drumlaring Castle
Situado pertinho de Dumfries, ao sul da Escócia, fica o Drumlaring Castle! Aqui já são as “terras baixas” do país conhecidas como as lowlands. Você irá perceber que a paisagem já muda, se torna plana e cheia de fazendas com ovelhinhas.
Os jardins deste castelo são muito bonitos, organizados e vale a pena visitar, custa apenas 3 libras. Em 2020 não haverá tours no seu interior e quando havia, não era permitido filmar. De qualquer forma, é possível visitar o castelo por fora, os antigos estábulos e fazer algumas trilhas a pé ou de bicicleta. Aqui foram gravadas algumas cenas do seriado Outlander.
Confira todos os cenários de Outlander na Escócia!
9 – Dunrobin Castle
O castelo Dunrobin é sede clã Sutherland há 700 anos e está localizado a 1,6km de Golspie bem ao norte da Escócia, pra cima de Inverness. Foi mencionado pela primeira vez no século 13 e seu nome gaélico significa Morro ou Forte do Robin, possivelmente do sexto Earl de Sutherland chamado Robert.
Antigamente uma fortaleza que nem sequer tinha escada durante 200 anos, o castelo foi reformado no século 19 no estilo francês, o que é notado por suas torres redondas e cônicas e jardins bem cuidados. Além de residência, foi usado como hospital naval durante a Primeira Guerra Mundial. Está aberto a visitação abril a outubro.
10 – Balmoral Castle
O Balmoral Castle é residência real desde a sua compra pelo Príncipe Albert em 1852, um presente para a Rainha Vitória, a qual havia se encantado com as Highlands da Escócia. Situado no Royal Deeside em Aberdeenshire, próximo da cidade de Crathie, conta com perdizes, silvícolas e terras agrícolas, além de rebanhos de veados, gado e pôneis.
O castelo inicial não era grande o suficiente para a família real, então o príncipe decidiu construir um novo a 100 metros do primeiro. Em 1856 o castelo estava pronto, concluíram o projeto em 3 anos. Atualmente a Rainha dá uma cuidada ao outra no Balmoral, já que é propriedade pessoal e não faz parte da Coroa britânica.
Gostou desta lista de Castelos na Escócia? Qual você gostaria de visitar? Deixe sua mensagem nos comentários
Salve no pinterest
Desses eu só conheci o Castelo de Edimburgo e fiquei encantada. De uma próxima vez quero conhecer mais Castelos na Escócia.
A Escócia tem muito pra oferecer!