Eilean Donan: dicas para ver o famoso castelo da Escócia

0
293

Depois do Castelo de Edimburgo, o Castelo Eilean Donan é provavelmente o mais icônico dos castelos da Escócia e até apareceu nos filmes Highlander e Elizabeth: A Era de Ouro. É digno de histórias incríveis situado em uma ilha rodeada por lagos e montanhas verdinhas.

O seu nome parece complicado, mas é fácil de entender: eilean significa ilha e Donnan era um bispo irlandês que foi para a Escócia no século 6 de depois foi canonizado. Então Ilha do santo Donnan. No entanto, o castelo nem sempre foi bonitão como vemos nas fotos de hoje, permaneceu durante 200 anos em ruínas!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Vem comigo que vou contar todas dicas para visitar o castelo de Eilean Donan e veja toda a nossa visita no vídeo

Castelo Eilean Donan na Escócia: dicas para visitar

O castelo Eilean Donan na Escócia é um dos castelos mais fotografados do mundo. Sua ponte arcada em curva sob ás águas e rodeado de morros dourados convidam os visitantes a um mundo mágico. Ele está situado a junção de três lagos: Loch Duich, Loch Long e Loch Alsh, bem pertinho da estrada A87 para a ilha de Skye. É impossível não notá-lo!

castelo eilean donan na escocia
O castelo Eilean Donan é imperdível na Escócia

Esta foi a segunda viagem que fizemos nas Highlands na Escócia e, desta vez, visitamos o interior do castelo Eilean Donan. Fiquei ainda mais surpresa do que a primeira vez, pois o céu estava azul refletindo o charme especial dos lagos da Escócia (tem muitos para você ver, são mais de 30 mil lagos!).

O castelo Eilean Donan é um dos 10 castelos que você deve conhecer na Escócia!

No vídeo abaixo eu mostro toda a nossa visita ao Castelo Eilean Donan, clique para assistir:


Como chegar no Eilean Donan

O castelo está situado na estrada que leva para a Ilha de Skye e não pode ficar de fora do seu roteiro nas Highlands da Escócia.

Para quem vai de carro, é uma viagem de 4 horas saindo de Glasgow ou Edimburgo. Para quem vem de Inverness, a capital das Highlands, apenas 1h30min. Vale a pena dirigir para aproveitar o máximo da viagem nas Highlands, pesquise os preços para alugar carro na RentCars. Pode fazer sua reserva e pagar em reais sem IOF e parcelar em 12 vezes!

eilean donan castle escocia turismo
Castelo Eilean Donan na Escócia

De ônibus é uma jornada mais longa. Basta escolher os ônibus Citylink que conectam as maiores cidades da Escócia. A cidade mais próxima do castelo se chama Dornie e demora 2 horas para quem sai de Inverness, 6h de Glasgow e 8h de Edimburgo.

Para quem deseja viajar de trem na Escócia, a estação mais próxima é Kyle of Lochalsh e é necessário pegar um táxi até o castelo, o que dura aproximadamente 15 minutos.

Caso você esteja viajando sozinha, pode fazer uma excursão. O custo benefício é muito bom, sem falar que não se preocupa em dirigir e ainda conhece mais pessoas. Existem excursões de um dia ou mais dias que combinam diversas atrações nas Terras Altas e as que recomendo estão aqui abaixo:

1 Ilha de Skye e Castelo de Eilean Donan saindo de Inverness

2 Ilha de Skye & The Highlands Tour de 3 dias saindo de Edimburgo

Veja mais excursões para o Castelo de Eilean Donan


Quando visitar o Eilean Donan

Quando alguém imagina a Escócia, já pensa em dias nublados e chuvosos. É verdade que em Edimburgo chove em torno de 150 dias ao ano e nas Highlands (as partes mais úmidas) 250 dias. As temperaturas também não são assim tão favoráveis, mas ao contrário das expectativas, quando fomos no final de junho, pegamos sol e calor, tanto que nos queimamos nos” super 12 graus” do verão escocês. Parece brincadeira né, USEM FILTRO SOLAR!

dicas castelo ilha na escocia
Memorial do clã MacRae

Eu recomendo visitar a Escócia durante os meses de verão de junho a agosto, quando os dias são bem longos e há menos chance de chuvas. Vai depender mesmo da sua sorte como mencionei acima. O dia começa lá pelas 4h da manhã e escurece perto das 11h da noite. Também recomendo visitar na primavera (março a maio).

Essa região deve ficar linda com neve durante o inverno, mas lembre-se que é beeeem frio e os dias são bem curtos, talvez com apenas umas 6-7h horas de luz. No entanto, não é possível visitar o castelo em si neste período pois funciona apenas de maio a outubro.

Quanto custa visitar Eilean Donan

Você pode ver o castelo tranquilamente das margens do lago, porém, para atravessar a ponte e andar o seu redor é necessário pagar 3 libras. Caso deseje visitar o seu interior custa 10 libras (eu recomendo muito!). Você pode comprar o seu ingresso online no site oficial ou comprar na hora.

Dica: caso você chegue no fim do dia após as 18 horas, verá que a ponte para o castelo não é trancada e você pode caminhar em volta dele sem pagar nada. Mas como falei, recomendo fortemente a visita ao seu interior!

No local também há uma loja, banheiros e um restaurante muuuito bom e barato que vende fish and chips, burguers e sobremesas. A porção do peixe com batata frita e molho tártaro é bem generosa e custa apenas 10 libras, dá tranquilamente para um homem faminto tipo o Jean haha



peixe frito com batata escocia
Galera faceira com o peixe frito!

Breve história do castelo Eilean Donan

Muito antes de se pensar em um castelo, já haviam construído um monastério no século 6 dedicado a São Donan. A primeira construção fortificada no local foi construída no início do século 13 como defesa, protegendo as terras dos Kintail contra as invasões vikings, os quais controlaram muitos territórios ao norte da Escócia e as Ilhas do oeste entre 800 a 1266.

A partir do fim do século 13, esta região pertenceu ao Senhor das Ilhas e ao clã MacDonald, quando o número de barcos e homens contavam para demonstrar o poder de cada um no território. Aí os Mackenzies venceram uma batalha e se tornaram donos do castelo.

Durante a Idade Média, o castelo aumentou e diminuiu de tamanho com torres, forte e muros. Já no século 16 foram adicionadas plataformas para os canhões.

vista lago eilean donan
Olha essa vista gente!!

Revolução jacobita

O castelo foi utilizado pelos jacobitas como fortaleza e ponto de suprimentos nos séculos 17 e 18. O objetivo era colocar outro Stuart no trono e reestabelecer a religião católica. Eles foram apoiados pela Espanha e em 1719 estavam planejando um ataque contra a coroa inglesa. Em 1719 havia 46 soldados espanhóis dentro do castelo, assim como vários barris de pólvora, e que estavam aguardando as armas e canhões vindos da Espanha.

O governo inglês descobriu e mandou 3 fragatas para bombardear o castelo. Este ataque durou 3 dias pois as paredes do castelo eram muito grossas, algumas partes com 4 metros de espessura (é possível ver algumas marcações nas paredes atuais). Os jacobitas e espanhóis se entregaram e os ingleses levaram armas e dos 343 barris de pólvora, deixaram 16 para explodir o castelo.

barris de polvora no porao jacobitas
Barris de pólvora foram usados para explodir o castelo

Reconstrução no século 20

O castelo foi deixado em ruínas e abandonado por 200 anos até aparecer John Macrae-Gilstrap para comprar a ilha com o dinheiro da sua mulher Isabella Mary Gilstrap (super poderosa e herdeira da maior empresa produtora de malte da Grã-Bretanha). Ele só conseguiu casar com ela se adotasse o sobrenome dela!

viagem eilean donan castle highlands
Vistas incríveis de qualquer lado do castelo

John era descendente de John MacRae of Conchra, um dos “4 Johns da Escócia” que morreu lutando com os jacobitas. Além disso, o clã dos Mackenzies of Kintail foram os donos castelo e nomearam os Macrae como seus guardiões. Então fazia sentido o John comprar esse castelo.

As reformas começaram em 1911 seguindo os planos do antigo castelo com adição da ponte e duraram 20 anos. Infelizmente John morreu 6 meses antes da finalização da obra.

Como é o interior do castelo

O castelo possui diversos andares e salas bem diferentes que contam a construção, destruição e reconstrução, além da história local e do clãs que habitaram e lutaram. Infelizmente não posso mostrar tudo aqui pois algumas salas não era permitido tirar fotos.

É muito legal ver os objetos da família McRae e Mackenzie, como kilts, livros, cachimbos, pratos, vestidos, móveis…. Há muitos detalhes interessantes como o painel que conta a história, os barris de pólvora, as portas entalhadas, as bolas de canhão inglesas, os convites para fazer parte da Black Watch (sim, foi daqui que o autor de Game of Thrones tirou essa ideia)… Sem falar em poder ver os lagos de todos os lados!

porta entalhada e cozinha do castelo
Detalhes do interior do castelo

O mais legal é que ambientaram muitas salas como quartos, sala de estar, mas a minha favorita é a cozinha! Dá pra imaginar o trabalho durante o almoço, ver os ingredientes usados na época e até aquele gatinho sorrateiro tentando filar um sobrinha.

Atenção: o castelo pode ser alugado para cerimônias de casamento para pessoas até 70 pessoas!

vista panoramica lago donan escocia
Cada cômodo tem uma vista melhor que a outra!

Gostou destas dicas para visitar o Castelo de Eilean Donan na Escócia? Comente! Leia também: 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

castelo eilean donan na escocia dicas como visitar
Castelo Eilean Donan na Escócia: dicas para visitar

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here