Lago Ness na Escócia: dicas e como visitar

0
216

O Lago Ness na Escócia é mundialmente conhecido por seu monstro mitológico, apelidado carinhosamente de Nessie o Monstro do Lago Ness. Apesar da timidez do monstro, centenas de pessoas visitam o lago à sua procura e acabam se supreendendo com a beleza das Highlands. Existem cidades e vilas charmosas ao redor do lago e é um paraíso para quem gosta de natureza. Trilhas a pé, de bicicleta e a caiaque são as mais comuns!

Neste artigo vou dar dicas para visitar o Lago Ness na Escócia, pontos turísticos, quais cidades conhecer, como chegar no lago e muitas curiosidades! Aproveita e assista ao vídeo com cenas de drone!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Lago Ness na Escócia: dicas e como visitar

Cidades ao redor do Lago Ness

Primeiro de tudo, precisamos entender as cidades ao redor do lago para chegar lá.

lago ness highlands da escocia
O lago Ness é um destino imperdível na Escócia

O segundo maior lago da Escócia está situado entre as cidades de Fort Augustus e Inverness, duas cidades bem distintas. Inverness está localizada ao norte e é uma das maiores cidades da Escócia, possui aeroporto, ótimos restaurantes, excursões para a ilha de Skye e Castelo de Urquhart. Já Fort Augustus fica na pontinha sul do lago e é destinada a viajantes que procuram tranquilidade e trilhas na natureza.

Eu recomendo que você passe ao menos 2 dias em Inverness. Eu escrevi todas as dicas neste roteiro o que fazer em Inverness e recomendo as atrações abaixo:

  • Dia 1: centro da cidade, igrejas, castelo, passeio no rio
  • Dia 2: Clava cairns, Culloden Battlefield e Forte George
  • Dia 3: Lago Ness e Castelo de Urquhart e aí continua até Fort Augustus ou Isle of Skye

No vídeo abaixo eu mostro um pouco da vila de Fort Augustus e paisagens do lago Ness:

Como chegar no Lago Ness de avião

Para quem está em Londres, poderá chegar mais rapidamente ao escolher voar até Inverness. O aeroporto de Inverness (HIAL) recebe voos de Londres (Gatwick, Luton, Heathrow), Manchester, Bristol Brimingham, Stornoway, Kirkwall, Belfast e Amsterdam. De lá poderá pegar o Ônibus 11 da Stagecoach Highlands ou chamar um Uber, a viagem dura 20 minutos até o centro de Inverness.


Como chegar no Lago Ness de Trem

Os trens são rápidos e confortáveis, no entanto em alguns casos é necessário fazer baldeações e a viagem podem demorar até 4 horas de Edimburgo a Inverness. Sem falar que é necessário comprar com antecedência para não pagar tão caro na passagem. Veja como funciona trem na Escócia.

Os ônibus demoram a mesma coisa e são mais baratos saem de Edimburgo ou Glasgow para Inverness, a viagem dura aproximadamente 3,5 horas. De lá poderá pegar ônibus locais que passam ao lado do lago. Leia também o meu roteiro e o que fazer em Edimburgo

como chegar lago ness
O Lago Ness é um dos meus destinos favoritos da Escócia

Como chegar no Lago Ness de carro

Se você está viajando em casal ou com mais amigos e está em Edimburgo ou Glasgow, vale muito mais a pena alugar um carro e fazer um roteiro nas Highlands da Escócia. Pode passar por Stirling, Loch Lomond, Glencoe, Fort William até Fort Augustus ou optar pela rota leste atravessando o Cairngorms National Park (o maior parque do Reino Unido) até Inverness.

Nós fizemos essa viagem a partir de Edimburgo e gostamos muito, contamos no roteiro Highlands na Escócia. A viagem dura 3h de carro. Você pode alugar um carro na RentCars, pagar parcelado em até 10x e em reais sem IOF!

Lago Ness com Excursão

Para quem está em Edimburgo, pode ser mais vantajoso fazer excursões de 1 dia ou mais passando pelo lindo castelo de Urquhart. Essa é a opção mais barata para quem está viajando sozinha.

Estas são as excursões para o Lago Ness que recomendo:

Edimburgo: Excursão Lago Ness, Glencoe e Terras Altas passa por Glencoe, almoça em Fort William e para no lago Ness. Aqui poderá fazer a visita ao Castelo de Urquhart ou um passeio de barco.

Glasgow: Excursão Lago Ness, Glencoe e Terras Altas passa por Glencoe, almoça em Fort William e para no lago Ness. Aqui poderá fazer a visita ao Castelo de Urquhart ou um passeio de barco.

De Inverness: Cruzeiro Lago Ness e Castelo de Urquhart tour começa já no castelo de Urquhart e continua no Trem Jacobita a Vapor. Você viaja de trem de Fort William até Mallaig e passa no viaduto famoso do Harry Potter. O tour termina em Fort Augustus, no Caleidonian Canal e nas Cataratas de Foyers.

Lago Ness: Cruzeiro de Ida e Volta p/ Castelo de Urquhart: este é o passeio de barco no Lago Ness saindo de Inverness até o Castelo, a viagem dura 50 minutos.

passeio de barco lago ness escócia
Muitas empresas fazem passeios de barco no Loch Ness

Melhor época para visitar o Lago Ness

A melhor época é na primavera e verão entre os meses de abril e setembro quando as temperaturas são mais agradáveis (entre 12 a 20ºC) e os dias muito longos, começando bem cedinho até umas 22h da noite. No entanto, é preciso lembrar que o tempo é imprevisível nas Highlands da Escócia e pode mudar rapidamente. Na minha primeira viagem, visitei o lago no final de agosto e peguei muita garoa. No outro ano, fui no início de julho e peguei muitos dias de sol.

No Inverno pode sim pegar neve, as temperaturas ficam entre 0°C e 6°C e os dias são mais curtos com luz do sol entre 8 às 16h. Outubro, novembro e dezembro são os meses mais chuvosos. Fevereiro e abril são os mais secos.

Curiosidades sobre o lago Ness

O Lago Ness é o segundo maior lago da Escócia em área com 56 km2, logo atrás do Loch Lomond. Ele faz parte do Great Glen, um vale estreito onde construiram o Caledonian Canal, uma passagem para barcos que corta a Escócia de uma ponta a outra.

O monstro das águas profundas

O Lago Ness possui uma anomalia a 271m de profundidade que faz com que o lago possua mais água que todos os lados da Inglaterra e do País de Gales combinados. Mesmo assim, ele é considerado o segundo lago mais profundo, perdendo apenas para o Lago Morar (onde vive outro monstro).



pontos turisticos lago ness
Vista do lago em Fort Augustus

O monstro do lago Ness

As primeiras menções a Nessie surgiram no século 6 por meio do relato da vida de um monge irlandês que estava de visita a região do lago Ness. Reza a lenda que ele viu um homem ser enterrado após o ataque de um monstro aquático. Ele mandou um dos seus seguidores atravessar o lago a nado quando o monstro se aproximou. Nesse instante, o monge fez o sinal da cruz e falou para o monstro não o tocar e ir embora. E assim aconteceu.

Houve outros avistamentos do monstro, mas o mais famoso ficou capturado na foto de Robert Kenneth Wilson em 1934 que revela a cabeça e o pescoço. Muitos acusam que o monstro seria um submarino de brinquedo.

curiosidades da escocia nessie
Encontrei a Nessie durante minha viagem pela Escócia

Lago Ness Pontos turísticos

Há várias atrações legais ao redor do lago, desde castelos, cachoeiras e vilas charmosas.

Castelo de Urquhart

De Inverness saímos em direção sul ao castelo de Urquhart distante apenas 35 min de carro. Ele construído no século 13 e foi muito importante durante as lutas pela independência da Escócia quando ficou sob o controle de Robert, o Bruce, após este ter se tornado rei dos escoceses em 1306.

castelos na escocia urquhart
Será que do castelo Urquhart dá pra avistar o monstro do lago Ness?

O castelo foi saqueado várias vezes pelos ambiciosos Senhores das Ilhas sendo danificado até ser destruído pelo próprio dono durante a revolução jacobita no século 18. A Coroa Inglesa enganou o dono dizendo que iria pagar pelos prejuízos caso ele explodisse o castelo e o dono nunca viu o dinheiro. Este é um dos 10 castelos na Escócia que você deve conhecer!

No vídeo abaixo eu mostro como é o castelo e a cidade de Invernesst, clique para assistir


Vila Drumnadrochit

Essa pequena vila atrai muitos visitantes que adoram natureza, já que é um lugar indicado para picnics, passeios a cavalo, passeios de barco e excursões de pesca. Além disso há alguns hotéis confortáveis e restaurantes servindo peixe fresquinho! Aqui também fica o Centro de visitantes do Loch Ness que reúne fotos e fatos sobre o lago e o monstro de forma interativa que atrai adultos e crianças.

Outra vila conhecida no Lago Ness é a Spean Bridge indicado para quem adora caminhar pela natureza.

Fort Augustus

Essa é uma das cidades mais charmosinhas das Highlands, pois reúne a beleza do lago, do Caledonian canal, uma abadia e um comércio pequeno (em especial o bar The Lock Inn). É indicado para quem gosta de tranquilidade e natureza, especialmente se fará trilhas e um passeio de barco nas águas profundas do Loch Ness.

o que fazer no lago ness escocia fort augustus
Canal em Fort Augustus

A cidade surgiu com a construção do Forte Augustus em 1729 pelo governo inglês como parte de um projeto para conter rebeliões jacobitas. O mesmo aconteceu com Fort William. No entanto ambos foram derrotados pelos Highlanders, assim como o Castelo de Inverness.

Em 1867, o forte foi comprado por Lord Lovat que o transformou em uma Abadia Beneditina e construiu uma torre do relógio e uma nova fachada. Os monges ficaram aqui até 1999 quando o local foi transformado em acomodação de luxo chamado de Highland Club.

Nós sempre nos hospedamos no Morag’s Lodge com camas confortáveis, chuveiro excelente e com funcionários simpáticos e prestativos. Também indico o Loch Ness Guest House e White House B&B.

abadia hotel de luxo fort augustus
O forte que se transformou em abadia e depois hotel

Trilhas no lago Ness

Para quem gosta de aventura, poderá realizar a trilha Loch Ness 360 que possui 80 milhas que contorna o lago. Muita gente faz de bicicleta ou a pé. Uma das paradas recomendadas é a vila Inverfarigaig e o espetacular Suidhe Viewpoint, um dos pontos mais altos da trilha com vistas lindas para o lago.

Também é possível fazer uma trilha de caiaque conhecida por The Great Glen Canoe Trail que percorre o Caledonian Canal de Fort William até Inverness.

Cachoeiras

Ao redor do lago há algumas áreas mais secretas com florestas e belas cachoeiras! A mais famosa é a Plodda Falls com 46 m de altura seguida pela Divach Falls, menor e perfeita para um picnic. The Falls of Foyers é outra cachoeira situada na parte central do Lago com 42 m de altura que atrai visitantes desde o século 18.

viagem loch ness dicas
O verão é o melhor época para ver o lago Ness

Whisky

Whisky é chamada de água da vida pelos escoceses e você encontrará algumas destilarias ao redor do lago produtoras do Highland whisky. É uma experiência bem legal, pois você aprenderá com oé feito o whisky, os processos e, claro, beber! Eu recomendo que você faça a reserva pelo site oficial de cada destiliaria com algum tempo de antecedência, pois costumam lotar rapidinho.

A Tomatin é uma das mais conhecidas e faz um whisky com tons suaves e frutados. A loja está aberta na sexta das 12 às 17:30 e aos finais de semana das 10 às 17:30. O tour de 75 minutos custa £10. Fica em ao sul de Inverness. Apesar do nome lembrar tomate, o seu nome gaélico significa Morro do Junípero.

The Singleton of Glen Ord Distillery produz um whisky doce e frutado com um toque sutil de especiarias. A loja está aberta das 10 às 17h e está localizada em Muir of Ord, Ross-shire, ao norte de Inverness. O tour tem duração de 45 minutos e custa a partir de £8,75.

fort augustus viagem highlands
A charmosa Fort Augustus

Gostou destas dicas para visitar o Lago Ness na Escócia? Comente e salve no pinterest!

dicas Viagem Lago Ness Escócia
Viagem Lago Ness Escócia Dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here