Dirigir na Inglaterra e Escócia: dicas, documentos e aluguel de carro

0
10

Dirigir na Inglaterra parece muito complicado! Além da dirigir do lado esquerdo, o volante dos carros ficam do lado direito, a distância e velocidade são medidas em milhas e as placas são muuito diferentes.

Mas muita calma nessa hora! Não importa se você está visitando as Cotswolds na Inglaterra, a Ilha de Skye na Escócia, viajando pela Snowdonia no País de Gales ou explorando a magia da Irlanda do Norte. As regras de direção valerão para essas 4 nações.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para dirigir na Inglaterra e Escócia

Requerimentos para dirigir na Inglaterra / Reino Unido

Se você já tem a carteira de habilitação do Brasil, poderá dirigir noa Inglaterra e Reino Unido durante 12 meses. A idade mínima para dirigir depende da companhia de locação: poderá ser 21 ou 23 e pode existir uma taxa extra diária para motoristas abaixo de 25 anos. Infelizmente se você tem menos de 25 anos pagará mais caro para alugar carro.

dirigir na inglaterra escocia dicas estrada
Dicas para Dirigir na Inglaterra e Escócia

O que precisa para dirigir na Inglaterra?

São necessários alguns documentos para alugar carro na Inglaterra:

  • Carteira de habilitação válida
  • PID – Permissão Internacional de Direção
  • Passaporte
  • Seguro do carro pra acidentes contra terceiros

Se você vem para morar, lembre-se que a sua carteira de habilitação brasileira é válida apenas por um ano. Depois você precisará fazer a carteira britânica, veja mais informações: Como fazer carteira de motorista na Inglaterra e no artigo Como fazer carteira de motorista na Inglaterra

habilitacao carteira de motorista britanica
Habilitação de motorista britânica

Vale a pena alugar um carro na Inglaterra?

Depende muito da quantidade de pessoas e do seu roteiro. Se você visitará as principais cidades, poderá viajar de trem ou ônibus (veja as 15 melhores cidades da Inglaterra para visitar). Sugiro reservar com antecedência porque as passagens de trem são muito caras na Inglaterra! Porém existem macetes para você achar a passagem mais barata, veja no artigo Viajar de trem na Inglaterra e Viajar de trem na Escócia.

Agora se você irá ficar vários dias no interior e viaja com mais pessoas, recomendo sim alugar um carro para explorar o interior do Reino Unido.


Recomendo o aluguel de carro na RentCars, você paga parcelado em até 10x sem juros e com IOF incluso!

Condições da estrada e clima no Reino Unido

Apesar do Reino Unido ser famoso pelas chuvas, elas são fracas e neva pouco. Em determinadas épocas do ano, principalmente no inverno, chove mais e algumas regiões no sul da Inglaterra podem ficar inundadas.

Caso visite o norte da Escócia durante o inverno (dezembro a fevereiro) e no mês de abril poderá ter neve, então alugue o carro com pneus especiais e dirija com muito cuidado.

Confira todas as dicas sobre Viagem Inglaterra para planejar o seu roteiro!

dirigir inglaterra neve nos carros
Neve em cima dos carros em abril

Carro automático ou manual?

Dirigir na Inglaterra já é um desafio!!! Como o volante já fica do outro lado, é muito mais vantajoso alugar um carro automático. No entanto, os mais baratos são os carros com direção manual. Vá devagar para acostumar a trocar as marchas (a ordem é a mesma, no entanto você usará a mão esquerda ao invés da direita). Vai ser comum bater a mão direita na porta várias vezes kkkkkk

Regras da estrada na Inglaterra e Reino Unido

Dirigir do lado esquerdo no Reino Unido

Demora um pouco até você se acostumar a dirigir na Inglaterra do lado esquerdo da estrada. Vá devagar no início até pegar o jeito, prefira dirigir em algum calmo e meio distante da cidade. Isso te ajudará a criar confiança para dirigir nas estradas mais movimentadas. Entenda os motivos disso neste artigo Por que os ingleses dirigem do lado esquerdo?

Limites de velocidade na Inglaterra

Nas estradas o limite normalmente é 70 milhas por hora, o que é equivalente a 112 km/h. Nas estradas menores pode ser de 40 a 50 m/h. Preste muita atenção dentro das vilas ou no centro da cidade: a velocidade poderá ser reduzida para 20 ou 30m/h. Existe muitas câmeras nas estradas, especialmente nos centros das cidades.

Faixa do ônibus

Observe que em muitas cidades existem faixas especiais para os ônibus! Não ande nelas pois poderá levar multa e ainda ter que pagar a empresa que alugou o carro para te repassá-la.

Estacionamento

Para estacionar no centro da cidade é muito comum pagar direto no aplicativo ou no parquímetro. Alguns são muuito caros e às vezes é difícil de achar vaga, principalmente em Manchester, Birmingham… É muito mais fácil deixar em um estacionamento pago ou dentro de um shopping.

Você irá encontrar os parquímetros ao lado da rua e pode pagar em dinheiro ou baixando o aplicativo. Neste caso, basta acessar o app, indicar o número do parquímetro, selecionar quantas horas e fazer o pagamento. Alguns parquímetros possuem entrada para cartão, mas são poucos.

estacionamento inglaterra como pagar parquimetro
Parquímetro com cartão

Áreas verdes

Em algumas cidades existem áreas que restringem o número de carros. Londres cobra diária para que você passe pelo centro da cidade. Sempre fique de olho nessas placas e se passar por uma, faça o pagamento online no dia! Dessa forma evita multa ou um preço maior a cada dia que passa.

Existem dois impostos diários para circular na área central de Londres:

  • Congestion Charge: relacionado ao congestionamento, custa £15 por dia entre as 7 e 22h todos os dias. Não é cobrado de 25 de dezembro a 1º de Janeiro.
  • Ultra Low Emission Zone (ULEZ): relacionado à quantidade de emissões que o veículo emite, trata-se de um imposto ambiental. Funciona 24h por dia, todos os dias exceto no Natal e custa £12.50 para carros, motos e vans. Para veículo maiores e acima de 3 toneladas, inlcusive ônibus (acima de 5 toneladas) custa £100 por dia.

Por essa razão só alugue carro para explorar outras cidades no último dia em Londres. Durante todo esse tempo, use o transporte local como bus ou o metrô em Londres. É uma forma de evitar aglomerações e incentivar mais pessoas a caminhar ou pedalar para o trabalho. Informações da TFL – Transport for London.

Placas de trânsito na Inglaterra

Algumas placas de trânsito são bem diferentes. Sugiro dar uma olhada nestas abaixo:



placas de transito inglaterra escocia
Placas de trânsito na Inglaterra e Escócia

Leis de trânsito da Inglaterra

Algumas leis vocês já conhecem pois são as mesmas do Brasil:

  • Usar cinto: obrigatório, se não usar a multa é de 500 libras
  • Crianças: abaixo de 12 anos e menores de 135 cm devem ser colocadas em uma cadeirinha
  • Celular: é probidi utilizar enquanto estiver dirigindo
  • Álcool: o limite legal na Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte é 80 miligramas por 100 ml de sangue, equivalente a 0,08%. A Escócia é mais restrita e seria 0,05%.
  • Carro estacionado: não importa a direção que o carro estiver estacionado, pode estar na direção oposta à faixa e não tem problena.
  • Número de emergência: se você precisar dos serviços de emergência, disque 112 ou 999. No entanto, não espere atendimento de excelência. Nós sofremos um acidente e fomos muito mal atendidos, veja neste vídeo

Pedágios na Inglaterra e Escócia

Pedágios: existes poucos e a maioria está na Inglaterra, ao todo são 23. A maioria são em pontes particulares, como é o caso da Clifton Suspension Bridge em Bristol. Na Escócia e Irlanda do Norte não existem e apenas um no País de Gales, na Cleddau Bridge. Para evitar pedágios, escolha “mostrar trajeto sem pedágios” ao fazer a rota no Google Maps.

o que fazer em bristol clifton bridge
Clifton Suspension Bridge em Bristol

Preferência na direção (right of way)

Em estradas únicas e muito estreitas, como no País de Gales e nas Highlands da Escócia, só é possível passar um veículo de cada vez. Existem alguns trechos curtos de estrada em determinados trajetos no qual um dos carros deve parar e esperar o outro passar. Então, quando outro carro estiver vindo, quem chegar primeiro nessa área deve parar. Os motoristas normalmente agradecem levantando a mão como um “gesto de obrigado”. Mostro isso neste vídeo

Postos de gasolina na Inglaterra

No Reino Unido são chamados de petrol station e não existem funcionários que te ajudaram a encher o tanque. Tudo é você mesmo! Antes de tudo, veja qual tipo de combustível o seu carro utiliza (gasolina ou diesel) e se pode pagar com cartão na máquina ou se deve pagar na lojinha. Em muitos casos, o cartão do Brasil pode não funcionar.

Em vários postos de gasolina no Brasil existem máquinas de calibragem de pneus que você utiliza após abastecer ou gratuitamente. Essas máquinas também existem na Inglaterra, porém você pagar 1 libra para utilizá-las. Algumas aceitam apenas moedas e as modernas já aceitam cartão.

Após o pagamento a mangueira é liberada e você pode encher os pneus. A outra contêm água destilada para encher o radiador. Dependendo do posto existem máquinas com aspirador de pó. Veja mais 8 Coisas que NÃO são de graça na Inglaterra, mas no Brasil sim

encher pneu na inglaterra posto de gasolina
Máquina para encher pneu e limpador de para brisa

Vocabulário dirigir na Inglaterra em inglês

Existem algumas palavras diferentes no inglês britânico relacionado à estrada e dirigir na Inglaterra.

Estrada: Motorway
Gasolina: Petrol
Capô: Bonnet
Pára Brisa: Windscreen
Pneu: Tyre
Porta mala: Boot/trunk
Espelho lateral: Wing
Seta: Indicators
Câmbio: Gearbox
Silenciador: Silencer
Estacionamento: Car Park
Meio fio: Kerb
Faixa de pedestre: Zebra Crossing
Congestionamento: Tailback
Caminhão: Lorry

Gostou destas dicas sobre dirigir na Inglaterra e Escócia? Comenta!

dirigir na inglaterra e escocia aluguel carro
Dirigir na Inglaterra e Escócia dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here