Por que o inglês britânico é diferente do americano?

0
89

Nós aprendemos nas escolas o inglês americano devido à influência dos Estados Unidos. Mas por que o inglês britânico é diferente do americano? Neste artigo vou mostrar os motivos históricos que levaram a diferenças na pronúncia e também na escrita. Claro que existem vários tipos de sotaques em todas as nações que falam inglês e dentro das próprias regiões. Cada lugar tem um sotaque e peculiaridades.

Entenda os motivos do Por que o inglês britânico é diferente do americano e assista ao vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Por que o inglês britânico é diferente do americano?

Muitos falam que o inglês americano é o inglês britânico preservado do século 18, mais parecido com Shakespeare do que o inglês atual. Ou seja, a pronúncia da Rainha Elizabeth I estaria mais próxima do americano do que o inglês britânico que vemos em séries e livros. Esse que conhecemos como britânico é chamado de RP Received Pronunciation Accent e é falado pela BBC e pelo Primeiro Ministro por exemplo.

Uma das características mais faladas pelos linguistas sobre o inglês americano é a rotacismo, a pronúncia do r como em card, water, winter No século 17 os britânicos pronunciavam o R e os imigrantes levaram isso para os Estados Unidos. Os britânicos estavam começando essa moda na região sul nessa época e falavam de forma mais aberta, sem o R no final como cahd, watuh, wintuh.

Então o inglês britânico sofreu mais mudanças do que o americano em parte por conta de Londres, e sua órbita de influência, que sempre esteve na vanguarda da mudança linguística em inglês.

No vídeo abaixo eu falo as diferentes pronúncias e explico melhor as diferenças do por que o inglês britânico é tão diferente do americano:

Mudanças durante o Império

O americano queria simplificar e e criar um inglês próprio, como uma forma de protesto. Tirou o u de colour e honour (influência francesa), mudou a posição do r em center e mudou as palavras em -ise para -ize como em organize.

Já o britânico queria esnobar adicionando pronúncias mais complicadas, emprestando sons do latim e do grego. Falavam esse inglês para mostrar status, elegância e a classe que pertenciam. Esse se tornou o RP por ser neutro e fácil de entender e se espalhou por todo o reino. Claro que um pouco disso também influenciou alguns imigrantes nos EUA, especialmente nas cidades de Boston e Richmond.


Qual você gosta mais? Qual acha mais difícil? Comenta que eu quero saber!

Influências de outros países

Com a industrialização e a Guerra Civil, a elite não tinha mais tanta influência, já que muita gente que estava nas fábricas americanas tinham origens escocesas e irlandesas, países onde se pronunciam muito o R. Conforme os donos das fábricas enriqueciam e tomavam lugares políticos e econômicos, o RP foi perdendo status e quem ganhou foi o General American.

Além disso temos palavras influenciadas por outros países. No caso do Britânico, tem muita influência francesa como coriander e aubergine. Enquanto nos Estados Unidos seria cilantro do espanhol e eggplant (por causa do ovo roxo, aliás vocês sabiam disso? minha vida nunca mais foi a mesma!). Veja outras palavras em inglês com origens bizarras e curiosas.

Ah e claro várias palavras que são diferentes em ambas as línguas como petrol / gas, lorry / truck, mate / dude e rubbish / garbage.

Essa mistura de línguas não é novidade no inglês e já falei sobre isso no artigo Por que as cidades britânicas tem nomes tão difíceis?

viagem chester inglaterra abbey square
Muitos cantinhos fotogênicos na cidade de Chester na Inglaterra

Diferenças inglês britânico e americano

Vou dar umas dicas rápidas para a pronúncia do inglês e as principais diferenças, no vídeo que mencionei anteriormente eu faço o som correto. Veja mais dicas para aprender inglês britânico grátis! e leia 10 dicas para melhorar a pronúncia do inglês em casa

  • O R só é falado depois de uma vogal como por exemplo curious, fire e no final da palavra vc não diz como work, better, bear.
  • TH parece que fica atrás da língua teeth, brother.
  • U som com ew como stupid (stewpid), tuesday (twsday) Youtube (youtchuube).
  • O som do T sai como t como duty e dury.
  • Enfatizar vogais como car, lunch, arrange.
  • O h pode ser lido como r como herb rrerb e não erb.
  • A letra O é mais fechado como shot, hot.

Entendeu os motivos do por que o inglês britânico é diferente do americano?

Leia também Por que todo mundo odeia os ingleses? e 6 dicas para perder a vergonha ao falar inglês

Salve no pinterest

diferencas ingles americano britanico
Pin Diferenças inglês britânico e americano
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!


VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here