Outlander na Escócia: conheça os cenários nas Highlands e mapa!

8
234

Um dos meus sonhos era visitar os cenários de Outlander na Escócia. Essa é uma das minhas séries favoritas e uma das razões de eu gostar muito desse cantinho do mundo. Descobri várias coisas da história do país e as paisagens incríveis assistindo as aventuras de Jamie e Claire nas idas e vindas do tempo.

Nesse artigo vou falar sobre os principais cenários de Outlander na Escócia, explicando o quê foi gravado em cada lugar, várias dicas e um mapa para ajudar no planejamento sua viagem pelas Highlands. Neste vídeo mostro mais detalhes, pois visito vários lugares que apareceram na série e mostro como é por dentro.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Cenários de Outlander na Escócia

Sobre a trama de Outlander

Para quem não conhece, Outlander foi baseada em livros de Diana Gabaldon e conta a história de amor de um casal que vive há 200 anos de diferença um do outro, mas se encontraram através de um “círculo de pedras místico”, uma espécie de portal do tempo. A série mostra a luta dos jacobitas, escoceses que queriam por mais um Stuart no trono do Reino Unido e as batalhas entre as tropas da coroa inglesa e escoceses.

Os protagonistas são Claire Beauchamp (inglesa, enfermeira que vive em 1940) e Jamie Fraser (escocês, jacobita que vive no século 18).

mapa lugares outlander onde foi filmado
Claire do cabelo azul kkkk em Clava Cairns perto de Inverness

Dicas para visitar os lugares de Outlander na Escócia

São muitas locações na Escócia, mas tipo muitas mesmo, quase 100, e eu tentei visitar a maioria, mas é impossível numa viagem só. É necessário reservar vários dias pois as atrações ficam distantes uma das outras e são 5 temporadas… Haja lugar pra gravar tanta coisa hahaha Algumas locações da Escócia representam outros lugares na série como Estados Unidos, Jamaica, França e por ai vai.

Você pode fazer esse roteiro de carro como eu fiz ou pegar uma excursão de 1 ou 2 dias se estiver viajando sozinha. Eu recomendo este aqui: excursão Outlander 2 dias

Esse é o mapa dos cenários de Outlander na Escócia que menciono no vídeo deste artigo. Também recomendo que você também veja o roteiro nas Highlands na Escócia para saber mais lugares incríveis e combinar direitinho um com o outro!!

Leia também: 10 coisas para saber antes de viajar para a Escócia


Outlander na Escócia: os principais cenários

Este é o mapa do meu roteiro Outlander na Escócia. Assim fica muito mais fácil para vocês verem a localização das locações para combinar com outras cidades e castelos.

mapa roteiro outlander na escocia
Mapa roteiro Outlander na Escócia

1 – Lallybroch

Vamos começar pela mais famosa Lallybroch! A residência oficial dos Frasers fica pertinho de Edimburgo (em torno de 40 minutos do centro) e é chamada de Midhope Castle na vida real. Também é uma propriedade privada que na teoria estariam cobrando ingresso para entrar, mas acho q nesse dia não estava funcionando (não havia nenhuma placa indicando) e ai expulsaram a gente aheuaheua

lallybroch outlander na escocia
A famosa Lallybroch em Outlander fica pertinho de Edimburgo na Escócia

É permitido apenas caminhar do lado de fora da casa, pois o lado de dentro está caindo aos pedaços e pode desabar. Há um estacionamento antes de chegar na propriedade em si.

Assista o vídeo sobre os cenários de Outlander na Escócia onde mostro os lugares por dentro e mais dicas:

2 – Fort William

Em seguida nos dirigimos para Blackness Castle, um castelo do século 15 com vista para o estuário do rio Forth e usado como cenário para Fort William, onde ficavam as tropas de Jack Randall e onde o Jamie levou 100 chibatadas. O castelo tem formato bem diferente e é chamado de “o navio que nunca navegou”.

É preciso reservar o ticket pela internet no site oficial do Blackness Castle.

blackness castle fortwilliam
Blackness Castle serviu como Fort William no seriado

3 – Wentworth Prison

Essa prisão é muito memorável na série, justamente porque é onde acontece uma das piores coisas para o Jamie no último episódio da primeira temporada.

O lugar é uma mistura dos interiores do Linlithgow Palace e os exteriores do Bamburgh Castle e Carlisle Castle (esses dois últimos na Inglaterra) para criar a Wentworth Prison e houve muita computação gráfica envolvida.

wentworthprison inglaterra escocia
A prisão foi gravada em 3 lugares diferentes e usaram muita CG

Eu visitei apenas o Bamburgh Castle, um lugar incrível e cheio de história que também aparece no seriado The Lost Kingdom.

4 – Inverness

Quero fazer um adendo de duas vilas que eu não consegui visitar dessa vez porque ficam do outro lado do rio e meio fora do nosso trajeto (fomo de Edimburgo para Stirling).

Uma delas é Falkland em Fife que é aquela vila onde Claire e Frank dormem durante a viagem e avistam um fantasma. Na série essa cidade é chamada de Inverness, que na vida real é bem maior e diferente de Falkland.

falkland claire inverness
Falkland foi usada para representar Inverness

5 – Cranesmuir e Castle Leoch

Culross foi escolhida para ser Cranesmuir na série, onde a Claire vive algum tempo juntamente com a Geillis catando as ervinhas medicinais e depois são consideradas bruxas. No entanto, elas nem são julgadas na vida, mas sim em Tibbermore Parish Church situada mais pra cima perto de Perth.

locacoes outlander culross
Culross é muito charmosinha!

Nessa foto no fundo dá pra ver o Doune Castle, sede do clã MacKenzie na série e chamado de Castle Leoch. Ele aparece também no primeiro episódio.



castelo doune leoch no seriado outlander
Castelo Doune serviu como o Castelo Leoch do clã Mackenzie

6 – Vila Mackenzie

Continuando o nosso roteiro, nós passamos pelo Cairgorms, o maior parque do Reino Unido. A estrada é super cênica, vale a pena conhecer!

O principal cenário de Outlander nesta região foi gravado numa floresta próxima a Aviemore, quando Jamie encontra a Claire pela primeira vez. Mas antes de chegar lá, no meio do caminho paramos em Newtownmore, onde fica o Highland Folk Museum, um museu grátis a céu aberto. Aqui existem algumas réplicas das antigas casas dos highlanders e serviu de vila Mackenzie, onde o Dougal faz um discurso e vão coletar o aluguel.

highlander folk museum newtonmore mackenzie
Adorei o Highlander Folk Museum!

7 – Craigh Na Dun

Existem vários círculos de pedra espalhados por toda a Escócia, mas Craigh Na Dun não existe. Existe a plaquinha em si num estacionamento chamado Braes of Foss mas as pedras da série foram feitas em isopor e computação gráfica e colocadas no Kinloch Rannoch em Perthshire (esses dois lugares ficam relativamente próximos um do outro).

circulo de pedras craigh na dun existe
Craigh na Dun não existe na vida real, mas é possível visitar os lugares

Mas acreditam que o lugar que inspirou a escritora foi Clava Cairns, pertinho de Inverness. O lugar é gratuito para visitar e possui mais de 4 mil anos de história! Foi emocionante caminhar por ali. Círculos de pedra que serviam como uma “casinha” para realizar o funeral ou celebração do solstício de inverno, quando a luz entrava por uma abertura somente nesse dia.

mapa lugares outlander onde foi filmado
Claire do cabelo azul kkk

Além disso, tem umas pedras maiores de uns 3 metros de altura nas quais pode escostar sem medo de voltar no tempo hahaha

8 – Culloden Battlefield

Próximo de Clava Cairns fica o Culloden Battlefield, onde aconteceu uma das batalhas mais sangrentas do Reino Unido no dia 16 de Abril de 1746. Os jacobitas (os clans rebeldes e católicos que queriam outro Stuart no trono) lutaram contra as tropas do governo inglês formadas por 9 mil homens. Com a derrota, os escoceses foram proibidos de criarem clans e de usar o tartan ou kilt por 100 anos.

roteiro outlander na escocia culloden
A Batalha de Culloden realmente aconteceu

Nesse campo você pode ver as o monumento aos jacobitas que lutaram, além de pedras com os nomes dos clans simbolizando os túmulos. Esse campo é visitado pela Claire e a pedra do Clan Fraser existe na vida real.

9 – Glencoe

Glencoe é considerado o vale mais bonito na Escócia e que aparece muito durante as duas primeiras temporadas. É cercado por montanhas e lagos, um ótimo lugar para fazer trilhas. A cena de drone que mostro no vídeo foi gravada no Glenfinnan Monument, onde fica uma torre de 18 m com um highlander no topo. Uma homenagem aos que perderam suas viadas durante a revolução jacobita. Do outro lado fica o viaduto de trem que aparece nos filmes do Harry Potter como o trem pra Hogwarts.

glencoe intro outlander
Glencoe é considerado o vale mais bonito da Escócia!

10 – Isle of Skye

Outro destinos que é legal mas não aparece em si na série mas é mencionado na música é Skye, uma ilha mágica da Escócia e que merece uma visita de pelo menos 1 dia inteiro! Confira todo o roteiro da Ilha de Skye

Ela é mencionada nesta parte da música:

Sing me a song of a lass that is gone
Say, could that lass be I?
Merry of soul, she sailed on a day
Over the sea to Skye.

Quiraing ilha de skye
Quiraing é imperdível em Skye!

11 – Glasgow

Glasgow é a maior cidade da Escócia e aqui há alguns lugares da série como:

  1. George Square: na qual o Frank pede a mão de Claire.
  2. Catedral de Glagow: onde fica a cripta e o túmulo de São Mungo, o santo mais importante da Escócia e é o hospital onde a Claire se recupera depois de ter pedido a Faith.
  3. Universidade de Glasgow também aparece algumas vezes na série com visitas do Frank, Claire, Bree e Roger.
  4. Kelvingrove park que aparece na temporada 3 quando Claire passeia e dá uns troco spara um cara tocando gaita de foles.
catedral de glasgow claire dando luz
Catedral de Glasgow foi o “hospital” no seriado
universidade glasgow kelvingrove park claire
A universidade de Glasgow e o parque Kelvingrove também aparecem no seriado

Glasgow oferece algumas atrações bem legais para conhecer. Confira o O que fazer em Glasgow: roteiro e 13 atrações grátis

12 – Bellhurst Manor

Mais para o sul fica o Drumlanrig Castle que serviu de Bellhurst Manor, quando a Claire se encontra com o Duque de Sandringham e ela meio que prende ela com a sobrinha e espera que o Jamie venha resgatá-la. Algumas cenas foram gravadas nos interiores desse castelo e outras no Callendar House.

drumlaring castle outlander duke tropas
Drumlaring Castle é muito bonito!

Os jardins desse castelo são muito bonitos e organizados. Em 2020 não haverá tours no seu interior e quando havia, não era permitido filmar. De qualquer forma, é possível visitar o castelo por fora, os antigos estábulos e fazer algumas trilhas a pé oude bicicleta.

Vale a pena visitar o castelo se você vai voltar para a Inglaterra. Se não, é melhor ir para Edimburgo direto de Glasgow.

13 – Edimburgo

Edimburgo será provavelmente a primeira cidade que você visitará da Escócia. É a minha favorita e tem muitas coisas legais para conhecer, recomendo no mínimo 3 dias para aproveitar bem como falei neste roteiro O que fazer em Edimburgo

grafica jamie fraser em edimburgo
A gráfica do Jamie fica na Bakehouse Close

Há várias cenários de Outlader em Edimburgo, principalmente da temporada 3 como:

  1. Gráfica de Jamie na Bakehouse Close
  2. a rua Canongate e vários bequinhos
  3. The World’s End: o pub que o Jamie faz os esquemas de contrabando do seu negócio. O pub tem esse nome porque ficava próximo ao muro da antiga cidade de Edimburgo.
  4. Signet Library: serviu de locação para cenas da festa na mansão do governador na Jamaica Palace of Holyrood: Jamie e Claire se encontram com O Bonnie Prince Charlie para impedir o massacre em Culloden.
  5. Craigmillar Castle serviu de prisão quando Jamie e Murtagh são presos e encontram o Lord John Grey.

14 – Loch Katrine

O Loch Katrine fica no Trossachs National Park e aparece na série quando Bree e Roger fazem um passeio de barco enquanto discutem alguma coisa na carta enviada por Frank ao reverendo Wakefield. É possível pegar uma balsa para conhecer o lago que é famoso no poema de Sir Walter Scott’s  ‘The Lady of the Lake’. No entanto, chegamos muito tarde e não deu.

Gostaram destas dicas para fazer o roteiro de Outlander na Escócia? Comente!!!

Pin Outlander na Escócia
Pin Outlander na Escócia
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

8 COMENTÁRIOS

  1. Ahhhhhhh! Eu doida pra conhecer a Escócia, ia entrar no meu roteiro ano que vem, mas depois dessa pandemia e tanta viagem adiada, acho que vou ter que adiar um pouco mais. Mas quando eu for, certamente esse post será maravilhoso!!!
    Adorei seus posts de passeios na pandemia. Tb tô fazendo alguns aqui no DF e GO.

  2. Escócia faz parte dos meus sonhos de viagem há décadas. Por uma série de razões, ainda não consegui visitar, mas em algum momento, vai acontecer.

    Apesar dos cenários lindos, especialmente nos episódios na Escócia, não me tornei uma big fã da série Outlander. Assisti 4 das 5 temporadas. Ainda assim, acho que será bem interessante quando me vir diante dos cenários onde algumas cenas foram filmadas. Viagem, filmes (séries) e livros para mim são sempre uma combinação perfeita! rsrs bjus

  3. Ah, adoooroo Outlander! E já pensei em fazer um tour pela Escócia passando pelas locações da série hehehe O que mais gostaria de conhecer é Lallybroch rs Quando assisti a 1a temporada, corri pro google pra saber mais sobre a Batalha de Culloden q até então eu nem sabia q era uma batalha real!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here