Trem na Escócia: como funciona e dicas

0
219

Este guia vai te ajudar a viajar de trem na Escócia! A rede ferroviária escocesa é muito boa e ótima para fazer alguns passeios saindo de Edimburgo. Tem até um trem especial do Harry Potter! Confira as dicas para viajar barato de trem na Escócia.

Dicas para viajar de Trem na Escócia

A linha de trem da Escócia é bem eficiente e é administrada pela ScotRail. Você pode comprar seus ingressos online pelo site oficial ou na estação de trem direto nas máquinas. Também pode comprar pelo aplicativo Scotrail no Android ou iOS , além de poder chegar os horários, plataformas, conexões e eventuais atrasos. O google maps também informa.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Nós viajamos de Edimburgo para Glasgow e achamos muito bom, os trens são bem limpinhos, tem tomada e aquecedor ou ar condicionado.

Interior do trem na Escócia
Interior do trem na Escócia

O trajeto durou apenas uma hora e saiu no horário. Vimos paisagens lindas demais e fico  imaginando o quão bonito deve ser viajar pelas Highlands.

Trem na Escócia mais procurado: Jacobite Steam Train

Um dos trajetos mais visitados de trem na Escócia é o Jacobite Steam Train! Esse é um passeio cinematográfico super especial especialmente para fãs do Harry Potter! São 6 horas de viagem num trem a vapor saindo de Fort William até Mallaig no oeste da Escócia. Esse seria o Hogwarts Express, o trem que leva os estudantes até a escola de magia, justamente aquele viaduto que aparece no filme tá no trajeto do trem! O viaduto é logo depois da estação Glenfinnan.

É uma atração cara, mas todo mundo fala que compensa! Você pode comprar a sua excursão de 2 dias com passagem para o Jacobite Steam Train aqui! Inclui saída de Edimburgo, 2 dias de passeio com guia em inglês e em algumas cidades, almoço em Mallaig e pousada em Fort Augustus.

Jacobite Steam Train: o trem Expresso Hogwarts!
Jacobite Steam Train: o trem Expresso Hogwarts!

Confira os roteiros prontos pela Escócia:

O que fazer em Edimburgo em 3 dias


O que fazer em Glasgow

10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia

Como economizar no trem na Escócia

A primeira regra para economizar é viajar na segunda classe aheuahe não tem tanta diferença assim, eu acho que as poltronas são um pouco menores e é mais barulhento dependendo quem viaja junto.

Comprar antecipado

No próprio site é oferecido passagens em promoção e alguns preços muito baratos como Edinburgh a Dundee por apenas 5 libras!

Evite a hora do pico

As passagens ficam mais baratas fora do peak hour: os horários mais movimentados quando a galera vai ou volta do trabalho (das 7 às 9h e das 16 às 18:30). Nos finais de semana é sempre off peak. Começa às 9:15 nos dias de semana e alguns trajetos não pode pegar:

  • Trem de saindo Glasgow Central, Glasgow Queen Street, Edinburgh Waverley ou Haymarket depois entre 16:42 e 18.11
  • 18:15 Edinburgh (18.21 Haymarket) para Glasgow Queen Street
  • 18:15 Glasgow Queen Street para Edinburgh
  • 18:30 Edinburgh (18:34 Haymarket) para Aberdeen
Trem parado da ScotRail na estação de Glasgow
Trem parado da ScotRail na estação de Glasgow

Existem as passagens off peak e as super off peak (das 11 às 15h e depois das 20h em rotas Aberdeen, Edimburgo e Glasgow). Nos trajetos Inverness para Kyle, Wick ou Thurso é preço normal

Alguns exemplos de super off peak:

  • Glasgow – Edinburgh £10 ida e volta
  • Tweedbank – Edinburgh £9.50 ida e volta
  • Ayr – Glasgow £8.80 ida e volta
  • Stonehaven – Aberdeen £5.40 ida e volta
Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Cartão de desconto Railcard

Existem alguns cartões especiais que te dão desconto válidos em todo o Reino Unido. Ou seja: você tem desconto viajando pela Inglaterra, País de Gales e Irlanda do Norte!

Vale a pena comprar se você vai fazer trajetos mais longos ou se estiver em 2 pessoas. Duas viagens de trem já paga o preço do cartão e que vale por um ano. Todos custam 30 libras e garantem 1/3 de desconto no valor das passagens.

  • 16 -25 Railcard – para estudantes entre 16 a 25 anos
  • 26 – 30 Railcard – para pessoas entre 26 a 30 anos
  • Senior Railcard: viajantes acima de 60 anos
  • Two travel together: você e um companheiro de viagem registrado

Pode comprar direto na estação, basta levar uma foto 3×4 de cada pessoa, passaportes e viajar sempre com esse cartão. O funcionário do trem irá requisitá-lo juntamente com as passagens.

Eu mostro o meu cartão de desconto Two Travel Together no vídeo sobre Glasgow no fim deste post.

dicas para viajar barato de trem na escocia
Viajar de trem na Escócia é bem legal!

Cartões combinados especiais: Travel Pass

O Travel Pass é um passe de trem ilimitado dentro de um período de tempo. Existem 4 diferentes na Escócia que cobrem alguns trajetos bem legais. Veja os preços e qual atende o seu roteiro abaixo e veja mais detalhes no site oficial.

Spirit of Scotland

Válido para Highlands, costa oeste e ilhas. Custa £149 para 4 a 8 dias ou £189 de 8 a 15 dias consecutivos e pode viajar de trem, ônibus e ferry (com algumas limitações em certos trajetos). CalMac ferry services e alguns ônibus Scottish Citylink estão inclusos.

Highland Rover

4 a 8 dias de viagem ilimitada pelas Highlands por £89! Válido nos trajetos Glasgow a Oban, Fort William a Mallaig e de Inverness a Kyle of Lochalsh, Aviemore, Aberdeen e Thurso. Também garante viagem grátis no bus Oban/Fort William–Inverness, no ferry Oban−Mull e Mallaig−Skye e nos ônibus em Mull e Skye.



Central Scotland Rover Covers

Cobre os trajetos de trem de Glasgow, Edinburgh, North Berwick, Stirling e Fife. Custa £49 e usa 3 dias dentro de 7 dias consecutivos.

Scottish Grand Tour

Viaja para Glasgow, Isle of Skye, Inverness e Edinburgh nos famosos trajetos de trem West Highland Line, Kyle Line e Highland Main Line. Pode usar 4 dias dentro de 8 dias consecutivos por £89.

Assista os vídeos sobre Edimburgo e Glasgow abaixo

Gostou das dicas para viajar de trem na Escócia? Salve no Pinterest

como funciona trem na Escocia dicas

Leia também:

A Londres de Harry Potter: 11 lugares imperdíves para fãs 

Dicas para visitar Stonehenge no Solstício de Verão 

O que fazer em Bath: dicas e melhores atrações

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here