O que fazer em Glasgow: roteiro e 13 atrações grátis

14
376

Glasgow é a maior cidade da Escócia e fica apenas 1h de trem de Edimburgo. Muita gente opta por fazer um bate e volta, eu fiz mas não recomendo, pois há muita coisa para fazer em Glasgow! Me arrependi de ter ficado apenas algumas horas na cidade.

Glasgow é bem diferente de Edimburgo, é uma cidade mais industrial e com diversos prédios mais novos. Antigamente era uma cidade violenta, porém hoje a economia é mais forte e a tornou mais segura. Confira as dicas do que fazer em Glasgow e mais dicas no vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Glasgow: roteiro e atrações

Quando visitar Glasgow

O tempo na Escócia nunca é muito amigável ahueahe Normalmente é cinza, frio e chuvoso. No entanto, nós pegamos dias incríveis em agosto, quando é verão e alta temporada. A temperatura máxima no ano pode ser 23 graus Celsius e a menor 2.

Nos meses de outubro a janeiro chove bastante, mas não é frio o suficiente para ter neve. O que incomoda mesmo é o vento, então lembre-se de levar casaco corta vento, luvas, cachecol e touca. Em dezembro e janeiro são apenas 7h de luz, o que torna os dias bem curtos para você aproveitar a cidade.

Vista da Necropolis para a Catedral em Glasgow
Vista da Necropolis para a Catedral em Glasgow

Como se locomover em Glasgow

Se você chegar de trem em Glasgow, fica fácil fazer muita coisa a pé. A cidade conta com uma rede de metrô e também bus que circulam pela cidade toda. Você pode fazer o pagamento com cartão contactless direto no busão ou levar 1,70 em moedas para pagar a passagem. O ticket diário custa 4 libras. Nós pegamos apenas um bus para voltar da Universidade de Glasgow até a estação de trem.

Atenção: Glasgow possui duas estações de trem diferentes, uma a 5 minutos da outra. Então confira certinho o nome da estação de onde sairá o seu trem, pois pode chegar por uma e ir embora por outra.

Confira o roteiro de 3 dias em Edimburgo!

Veja com é viajar de trem na Escócia


O que fazer em Glasgow

Este é um roteiro em Glasgow que abrange diversos museus e atrações grátis. Pode ser feito em 2 dias tranquilamente. Caso tenha apenas algumas horinhas, evite os museus e conheça mais a cidade.

No vídeo abaixo mostro com detalhes os lugares e algumas curiosidades

George Square

A Câmara de Glasgow está situada na George Square e foi construída no estilo Vitoriano. Oferece tours guiados gratuitos às 10:30 e às 14:30 durante os dias úteis, recomendo fazer pois o interior é absurdamente bonito!

A Praça é bem ampla com várias esculturas e com certeza haverá algum escocês de kilt tocando gaita de foles. Vimos este aqui com fogo!

Escocês tocando gaita de fole vestido com kilt na George Square em Glasgow
Escocês tocando gaita de fole vestido com kilt na George Square em Glasgow

Buchanan Street

A Buchanan Street é considerada a rua das compras, já que possui inúmeras lojas de roupas, acessórios, sapatos e também livrarias, lojas de whisky, coisas para comer…. Nesse calçadão você encontra diversos músicos de rua e também a famosa cabine telefônica azul do seriado D. Who.

Galeria de Arte Moderna

Pertinho da Buchanan fica a Galeria de Arte Moderna (GoMA) na Praça Royal Exchange. Possui exposições temporárias e oferece eventos com artistas.

Na sua frente fica uma estátua do Duque de Wellington com um CONE DE TRÂNSITO na cabeça sobre um cavalo hauehaue A galera da madrugada botava o cone na cabeça do cara há mais de 30 anos! Depois de tanto retirarem os cones, resolveram incorporar o acessório à estátua ahueahuea.

goma museu arte moderna em glasgow estatua com cone na cabeca
Tradição dos cones na cabeça nas estátuas em frente ao GoMA

Acho que essa história de por cone na cabeça é meio tradição escocesa, vimos uma também em Edimburgo hauehae

Catedral de Glasgow

Uma das grandes catedrais mais antigas do Reino Unido é a Catedral de Glasgow que vem sendo utilizada há mais de 800 anos. Seus vitrais são maravilhosos e resistiram as guerras mundiais.

Fachada da Catedral de Glasgow
Fachada da Catedral de Glasgow

A entrada é gratuita e você só tem noção do tamanho quando entra, ela possui arcos muito bonitos em seu interior e também o túmulo de um dos heróis da Escócia, o Sir William Wallace! Ele foi um dos principais cavaleiros na Primeira Guerra da Independência da Escócia (vide o filme com o Mel Gibson!).

No piso subterrâneo também encontra-se o túmulo de São Mungo, um missionário que se tornou uma figura importante na igreja escocesa lá no século 9 quando o país se chamava Alba. A Catedral se tornou ponto de encontro numa rota de peregrinação.

Interiores da Catedral de Glasgow e túmulo de São Mungo
Interiores da Catedral de Glasgow e túmulo de São Mungo

Necropolis

Logo atrás da Catedral você encontra um morrinho com mais de 5 mil lápides e por mais estranho que pareça, é uma das atrações mais visitadas de Glasgow e um dos cemitérios mais importantes da Europa! O cemitério foi baseado no Pere-Lachaise em Paris e possui vistas incríveis da cidade.

necropolis em glasgow jean faceiro de kilt
A Necrópolis é um dos cemitérios mais importantes da Europa

leia também: 10 coisas para saber antes da sua viagem para Escócia



Kelvingrove Park

Esse é o parque que os moradores escolhem para fazer um relaxar, levar as crianças e animais para brincar e também fazer um picnic enquanto tomam sol. Fica do ladinho do rio Kelvin e abrange uma área gigante da cidade, sendo que você pode encontrar até lontras e raposinhas aqui!

No parque também está localizado o Museu e Galeria de Arte Kelvingrove que abrigam mais de 8 mil objetos de arte, história natural, armas e armaduras. Tem até uma obra de Salvador Dalí! Funciona das 10h às 17h todos os dias, exceto sexta e domingo quando abre às 11h.

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Universidade de Glasgow

Um lugar bem diferente para visitar ali pertinho do Kelvingrove Park é a Universidade de Glasgow, segunda mais antiga da Escócia e está entre as 10 melhores universidades do Reino Unido. Algumas pessoas celébres já estudaram aqui como Adam Smith, James Watt, John Braid e vários ganhadores do prêmio Nobel.

fachada universidade de glasgow
Universidade de Glasgow

Você pode entrar no pátio e caminhar ao redor dela apreciando a sua arquitetura. Como ela fica em cima de um morro, possui uma vista bem legal da cidade.

Dentro dela fica o Hunterian Museum, que possui exposições de tudo quanto é coisa, desde fósseis de dinossauros, meteoritos, múmias, objetos antigos do Reino Unido, fotografias e por aí vai. É o museu mais antigo aberto ao público da Escócia e a entrada é gratuita (se tiver alguma exposição especial, a entrada é 6 libras). Você ainda visita o Museu de Anatomia, de Zoologia e o Museu do Micro Cirurgião.

Horário de funcionamento: terça a sábado das 10 às 17h e domingos das 11 às 16h. Fecha nas segundas.
Dica rápida: logo atrás do Museu fica o Nippon Kitchen, um dos restaurantes mais recomendados de Glasgow!

torre da universidade de glasgow
Outro lado da Universidade e torre

Mackintosh at the Willow

Charles Rennie Mackintosh nasceu em Glasgow e foi um arquiteto e designer. Suas obras possuem uma estética art nouveau com arte japonesa e é possível ver vários projetos dele na sua casa original chamada Mackintosh House, pertinho da Univesidade.
Você com certeza já viu uma obra dele se jogou The Sims (ao menos inspirada né, é aquela cadeira com encosto preto super alta que tem na casa da família Caixão).

Museu Riverside

Infelizmente eu não tive tempo de visitar o Riverside Museu, mas você chega lá rapidinho de metrô. Esse museu é focado em transporte e já ganhou prêmios! São mais de 3 mil objetos como locomotivas, veículos e até um STORMTROOPER do Star Wars. As exposições são interativas e há diversos monitores touch screen com informações sobre cada objeto. Esse museu funciona todos os dias das 10 às 17h e a entrada pode ser uma contribuição.

Glasgow Science Centre

Essa é uma atração bem legal para crianças de todas as idades e envolve exposições interativas sobre o mundo da ciência e da tecnologia.Tem alguns brinquedos que ensinam física de forma simples e os pais podem brincar junto, tem até um planetário!

Trilha dos Murais em Glasgow

Quando você procurar por alguma foto de Glasgow, com certeza irá se deparar com murais e muita arte. Os murais estão em diversos edifícios ao redor do centro histórico e são peças gigantes de arte, super detalhadas e muito coloridas. Criações únicas que dão mais vida à cidade!

Murais mais famosos de Glasgow
Murais mais famosos de Glasgow

A mais famosa fica na High Street e é sobre São Mungo e a história do “Passarinho que nunca voou”: quando o santo revive um passarinho morto durante a sua juventude.

Ali pertinho fica o mural de St Enoch e a criança. Enoch ou Princesa Thenava foi a mãe de São Mungo lá no século 6. Ela engravidou e o Rei Loth de Gododdin amarrou ela numa carruagem e a lançou de um morro, mas ela sobreviveu sem ferimentos, assim como o bebê. Aí acharam que era bruxa, a botaram num barquinho minúsculo sem remos e ficou a deriva por dias até chegar na área de Culross em Fife e foi acolhida por Serif, que viraria santo também mais tarde.

E ali pertinho fica um mural muito colorido chamado Fellow Glasgow Residents na Ingram Street, onde há uma coletânea sobre os animais e a floresta nas quatro estações do ano.

Mural em Glasgow com temática de outono
Mural em Glasgow com temática de outono

leia mais sobre a Trilha dos Murais em Glasgow

Onde comer em Glasgow

Uma das partes mais bonitas de Glasgow é West End, uma rua com diversas casas charmosas com lojas vintage, restaurantes e bares de todos os tipos. Você vai encontrar variedade e qualidade gastronômica! Recomendo o Tony Macaroni, Bread meats Bread, Ubiquitous e Stravaigin.

Aqui acontece o West End Festival no mês de junho, um festival de 30 dias de música, workshops e até a orqueta da Universidade se apresenta! Alguns eventos são gratuitos, outros pagos.

Gostou destas dicas de o que fazer em Glasgow?

Salve no pinterest

O que fazer em Glasgow na Escocia

Confira mais dicas do Reino Unido:

Roteiro Harry Potter em Londres

Como visitar Stonehenge

O que não fazer em Londres

O que fazer em Cardiff no País de Gales

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

14 COMENTÁRIOS

  1. Planejo uma viagem tripla Irlanda, Inglaterra e Escócia há tempos! Vou guardar essas dicas de Glasgow com carinho aqui para incrementar meu roteiro. Adoro seus posts, acho super bem escritos e completos!

  2. Eu estive em Glasgow por 2 dias, mas foi em pleno St Patrick’s. A ressaca foi tão forte que não consegui ver nada da cidade kkkk Agora fiquei morrendo de vontade de voltar. Nem sabia que tinha tanto o que fazer em Glasgow 😛

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here