Como seu hobby pode virar emprego no exterior

0
385

Confira as dicas em como seu hobby pode virar emprego no exterior! Como você pode tornar as atividades que mais gosta de fazer em oportunidades de trabalho fora do Brasil ou até mesmo ser a porta de entrada para o mercado de trabalho.

Como sabemos, entrar na mesma área que você atua no Brasil pode ser muito difícil assim que você mudar de país. Então damos dicas de como contornar a situação, como se preparar e ajudar a encontrar formas de subir na vida, fazer uma carreira no exterior.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Também damos exemplos de 3 pessoas que conseguiram empregos na Inglaterra na área de gastronomia, engenharia e design. Assista ao vídeo para mais dicas de como seu hobby pode virar emprego no exterior!

Como seu hobby pode virar emprego no exterior

Dicas para trabalhar na mesma área fora do Brasil

Pesquise muito bem sobre a equivalência do diploma no país que deseja morar, assim como traduções e a necessidade de fazer um curso complementar. Dependendo a área, pode ser indispensável começar um curso novamente. Sei que é chato, mas cada país tem os requisitos. Releve a facilidade de trabalhar na área na escolha do país que irá morar, veja os pontos positivos e negativos. Neste artigo tem alguns pontos interessantes 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar: vistos e salários. Veja também Como morar na Europa: 10 dicas de planejamento

Continue lendo este artigo para ver os exemplos como seu hobby pode virar emprego no exterior ou assista ao vídeo abaixo para mais detalhes (clique para assistir).

Trabalho de entrada sem inglês

Muitas vezes, as pessoas imigram para um país e trazem muitas expectativas. Isso acaba atrapalhando, principalmente se a pessoa tem muita experiência na área de atuação e diplomas. Como falei, é difícil atuar na mesma área logo de cara e muitos acabam ficando desolados quando enviam inúmeros currículos e não recebem nem uma resposta sequer.

Alguns fatores que podem influenciar na sua seleção para uma entrevista:


  • Currículo bem formulado conforme o padrão do país
  • Carta de apresentação bem escrita
  • Experiência na área
  • Se já trabalhou no país
  • Referências
  • Exemplos de trabalho
  • Nível do idioma

Muitas vezes as pessoas são muito capacitadas, com certeza conseguiriam fazer as tarefas da vaga, mas o nível de inglês não é suficiente. Por esse motivo, eu recomendo que sempre estude inglês e o idioma local do país para poder trabalhar em lugares melhores, lidar com as burocracias e também evitar os golpes na Europa mais comuns em brasileiros. Sem falar nos Golpes na Internet morando fora

Existem alguns trabalhos que são mais fáceis e que existem muitos brasileiros atuando. Veja mais aqui Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa: salários e dicas

Sei que é difícil aliar tempo para estudar um idioma, mas pense que é mais fácil estudar enquanto você está no Brasil, do que quando estiver passando perrengue por aqui. Já tem algumas dicas para aprender línguas no blog, clique para ler:

Comércio exterior para gastronomia

O primeiro exemplo de como vum hobby pode virar emprego no exterior é do meu marido, o Jean!

O Jean é formado em Relações Internacionais e trabalhou com comércio exterior por muitos anos. Fala inglês, espanhol, um pouco de francês e sueco. Apesar de muita experiência, já sabia que seria difícil conseguir um emprego no exterior nessa área, então deciciu fazer um curso de gastronomia.

Cozinhar sempre foi um hobby que ele gosta de fazer, pois pode explorar o lado criativo e, claro, encher a barriga de coisas gostosas! A área de gastronomia sempre tem emprego, afinal, todo mundo precisa comer. Olha o que ele preparou no nosso último aniversário de casamento!

como trabalhar como cozinheiro na europa
Janta maravilhosa do Jean de aniversário

Ele fez um curso de 1 ano no Senac e trabalhou um tempo em um restaurante em Curitiba. Aí conseguiu um emprego em uma churrascaria na Alemanha que o ajudou a achar um emprego em uma empresa de tecnologia, por já ter uma referência no país. Como nada deu certo (como falei nesse vídeo Por que fui embora da Alemanha) decidimos morar na Inglaterra.

Ele começou a trabalhar como chef em um restaurante e ainda ganhava auxílio na hospedagem: um quarto em um barco. Ele dormiu por alguns nesse baco e que um tempo depois pegou fogo (e descobriu como é morar em um barco).

Aí achou um emprego em Newbury, onde vivemos por um tempo e vi como é morar no interior da Inglaterra. Um ano e meio depois, a pandemia chegou, o Jean foi demitido e passou a trabalhar com customer service antes de ser chamado para o trabalho atual dele aqui em Stoke.

O exemplo do Jean mostra que o hobby foi a porta de entrada para trabalhos melhores. Por ele já ter um curso, não precisou começar na cozinha do zero, lavando prato, mas sim preparando a comida. Aqui no site tem uma seção especial só com comidas e receitas especiais.

Engenheiro para cervejeiro

Nosso amigo Mateus é mestre em Engenharia e veio para o UK em 2019. Apesar de atuar na área há algum tempo, não conseguiu um emprego logo de cara. Isso fez com que ele procurasse trabalhos nos quais pudesse por suas habilidades em prática e surgiu a oportunidade em um pub. Como ele sempre gostou de fazer cerveja, testar novos sabores e técnicas, se inscreveu para a vaga de cervejeiro e foi chamado! Virou mestre cervejeiro.

como trabalhar cervejeiro na europa
Nosso amigo Mateus na cervejaria

Esse foi o primeiro emprego no exterior que conseguiu e estava muito feliz, pois não precisava converter mais do real para libra e ainda conseguiu alugar um apartamento na Inglaterra.

No entanto, ele não pode por sua criatividade em prática nesse trabalho, pois as receitas eram bem restritas e não podia modificá-las. Ele gosta de desafios e de experimentar coisas novas, então trocou de pub e trabalhou como cervejeiro por mais um tempo até a pandemia chegar. Infelizmente, o pub parou e ele não pode mais trabalhar.

Aí ele procurou vagas de emprego na área de Engenharia, caprichou no currículo e colocou que já havia trabalhado na Inglaterra, adicionou também as referências de seus dois chefes. Isso o ajudou a conseguir uma vaga na área de engenharia, pois fica muito mais fácil para o empregador confiar em alguém que já trabalhou no país e com pessoas locais que sabem como ele trabalha. As referências pesam muito na hora da contratação, pois aqui eles ligam para os antigos chefes e perguntam sobre a pessoa. A chance de descobrirem se você fez alguma cagada no passado é grande viiish.



O caso do Mateus é um exemplo de como um hobby pode virar emprego no exterior.

Possibilidade de carreira

Eu sempre gostei de desenhar e inventar coisas, por isso decidi estudar uma área criativa. Sou formada em design e tenho meu próprio negócio (blog e o canal no Youtube) no qual faço fotos, vídeos, escrevo…. Como eu passo muito tempo em frente a um computador, decidir trabalhar no mesmo restaurante do Jean para conseguir um dinheirinho extra. Trabalhava atendendo os clientes, servindo comida, repondo estoque, levando prato e recebendo pagamentos no caixa. Esse foi um trabalho tranquilo, porém com muita gente sarna kkkk Falei disso neste vídeo as piores histórias do meu trabalho na Inglaterra. Eu me demiti pois tive que ir ao Brasil por alguns meses e voltei um pouco antes da pandemia.

Passei 2020 estudando muito, especialmente sobre Design UX, uma área que tenho interesse em trabalhar. Como o real desvalorizou demais e as viagens pararam, boa parte da minha renda diminiu, já que meu negócio é turismo. Como meu final de 2020 foi conturbado, decidi procurar um emprego em 2021 e consegui um em atendimento ao cliente para pagar as contas. Explico melhor neste vídeo abaixo, clique para assistir:

Como eu já tinha referência de um emprego aqui e já havia trabalhado com isso no Brasil, consegui um emprego muito bom na nova cidade. Realmente é puxado conciliar os dois trabalhos, mas estou feliz que está dando certo! Outra coisa boa é que a empresa tem oportunidades na área de design, então tem a possibilidade de crescer! Não conseguiria um trabalho como designer UX de cara por não ter experiência, mas já estando dentro da empresa, a situação muda.

Dicas hobby e emprego no exterior

Com os exemplos acima, você já consegue ter uma ideia de como fizemos para conseguir um emprego no exterior. Existem várias plataformas online que te ajudam a encontrar um novo hobby ou profissão e até melhorar as habilidades que você já tem. No vídeo mencionamos uma!

Outra opção a considerar é viver um pouco no país e explorar todas as possibilidades de trabalho. Falei sobre isto no artigo Como mudar sua carreira fazendo voluntariado pelo mundo

Pense de que forma o seu hobby pode te ajudar, será que conseguiria um emprego em uma empresa ou abriria a própria empresa? Existem alguns países que dão visto para autônomo na Europa.

Também leia 10 erros que cometi ao morar fora do Brasil

Em breve escreverei um artigo sobre dicas de currículo e carta de apresentação, assim como os vistos para trabalhar na Inglaterra.

Gostou destas dicas de como seu hobby pode virar emprego no exterior? Comente

trabalhar fora do brasil como seu hobby pode virar emprego no exterior
Como seu hobby pode virar emprego no exterior
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here