Como mudar sua carreira fazendo voluntariado pelo mundo

0
449

Já pensou em mudar sua carreira com voluntariado? Muita gente nem imagina que é possível encontrar uma nova profissão após uma experiência como voluntário. Existem experiências que trazem novas habilidades e novos propósitos de vida. Dessa forma, muitos acabam repensando o modo como vivem e buscam formas de viver felizes com o trabalho.

Nesse artigo vou explicar como um voluntariado pode trazer mudanças profissionais, seja por meio de aprendizado de idiomas, aperfeiçoamento de uma nova habilidade ou encontrar uma nova vocação. Também falo o que você deve buscar nessa experiência e onde encontrar ferramentas no site da Worldpackers para te ajudar a mudar sua carreira com voluntariado. Assista o vídeo para mais dicas!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como mudar a sua carreira com voluntariado no Worldpackers

Antes de explicar as vantagens e pontos positivos de mudar a sua carreira com voluntariado, vou explicar primeiro como funciona a plataforma do Worldpackers para que vocês entendam melhor e possam procurar as vagas mais tarde.

O que é Worldpackers?

O Worldpackers é um site, uma plataforma criada por 2 brasileiros que reúne oportunidades de voluntariado em diversos lugares do mundo (mais de 170 países!). Você pode encontrar hostels, fazendas, comunidades e pequenos negócios que estão procurando pessoas para ajudá-los por um determinado período de tempo.

Ou seja, nesse intercâmbio de trabalho por hospedagem você troca algumas horinhas do seu dia por um lugar para dormir e comer durante alguns dias da sua viagem. Você não recebe “um salário”, é apenas uma troca, uma experiência de aprendizado e colaboração.

o que e worldpackers
O que é Worldpackers Brasil

Como funciona Worldpackers

O Worldpackers funciona da seguinte forma: você cria um perfil e preenche com suas habilidades sociais e profissionais como fotografia, jardinagem, recepcionar pessoas e por aí vai. Em seguida você busca e seleciona uma vaga interessante, manda a sua inscrição para o anfitrião e conversa com ele pelo chat para combinar mais detalhes e esclarecer dúvidas. Pronto, agora é só viajar!

E o melhor: tem DESCONTÃO PARA LEITORES DO APUREGURIA! Cupom de desconto de 10 dólares na sua anuidade do Worldpackers para procurar vagas de voluntariado e acessar os cursos disponíveis na Worldpackers Academy.


Saiba tudo sobre a plataforma no artigo: Worldpackers: É confiável? Como funciona? Vale a pena?

Dicas para mudar a sua carreira sendo voluntário pelo mundo

Agora sim, vou explicar as diferentes formas de mudar sua carreira e a sua vida profissional para melhor!

1 – Melhorar habilidades digitais

Muitos viajantes já possuem conhecimento sobre fotografia, edição de vídeo, redes sociais e criação de textos. Isso porque gostam de relatar suas viagens pelo Instagram, por exemplo, e podem aumentar seus conhecimentos praticando durante o voluntariado. Se você gosta de mídias digitais como hobby, pode aperfeiçoá-las para mudar sua carreira com voluntariado.

No Worldpackers é possível encontrar anfitriões que desejam alguém com estas habilidades para divulgar melhor o seu empreendimento. Hostels, retiros de yoga e pousadas procuram pessoas que tirem fotos dos lugares, criem vídeos legais ou coloquem o negócio na internet (seja por meio de um perfil no insta ou um site).

Mesmo que suas habilidades sejam básicas, você pode aperfeiçoá-las durante o voluntariado, e conversar sobre o anfitrião sobre isso para alinhar as expectativas do que você é capaz de entregar. Dessa forma você pode criar peças (vídeos, fotos, projetos) para aumentar o seu portfólio e ganhar mais experiência para mostrar a uma vaga de emprego mais tarde.

No vídeo abaixo conto mais dicas para mudar sua carreira fazendo voluntariado pelo mundo e falo sobre minha experiência:

Como encontrar no Worldpackers:

1 – Atualize o seu perfil e adicione essas habilidades para fazer uma busca personalizada automaticamente.

2 – Pesquise pelos cursos disponíveis na Worldpackers Academy! São aulas feitas por viajantes profissionais sobre planejamento de viagem, mídias sociais, como ganhar um dinheirinho extra, fotografia, como criar um blog e por aí vai. Saiba todos os benefícios e mais detalhes dos cursos neste artigo especial da Worldpackers Academy

3 – Faça a busca de vagas diretamente pelos filtros no lado esquerdo da tela de busca de vagas! Selecione Habilidades ou Como você quer ajudar e escolha entre: mídia social, fotografia, criador de conteúdo, web developer, edição de vídeo, melhorias em sites e SEO…

mudar sua carreira com voluntariado worldpackers
Cursos para mudar sua carreira com o Worldpackers

Na sua vida profissional:

1 – Crie um Behance, um site onde você pode fazer o upload de seus projetos e fotos para criar um portfólio gratuitamente.

2 – Faça um update no seu Linkedin profissional.

3 – Divulgue seu trabalho em suas próprias redes sociais.

2 – Novas habilidades

Quando você escolhe fazer um voluntariado, é bem provável que irá topar com tarefas que nunca fez antes e descobrir novas formas como as pessoas levam a vida. Existem vagas para realizar reformas em uma casa, cuidar de animais ou um jardim, realizar eventos temáticos… Você aprenderá novas habilidades e poderá desenvolvê-las com o tempo.

Nesse caso, essas habilidades poderão se tornar um novo hobby, complementar a sua profissão ou até virar uma nova. Vai que você descobre que leva jeito para cuidar de um jardim e acaba abrindo uma loja de plantas ou vegetais orgânicos no futuro? Ou até faz uma aula de surf ou mergulho grátis dada pelo anfitrião, gosta muito e acaba virando um professor? Descobre que gosta de cultivar abelhas para fazer mel? São muitas opções diferentes!



Como encontrar no Worldpackers:

1 – Use os filtros para Tipos de viagem: projetos ecológicos ou projetos sociais.

2 – Pode pesquisar por habilidades: Jardinagem, consertos gerais, artes…

mudar de profissao dicas voluntario
No mesmo voluntário você pode aprender sobre vegetais e abelhas!

Na sua vida profissional:

1 – Aproveite o máximo nesse voluntariado para aprender sobre o negócio, dicas, saiba a história do lugar e dificuldades. Se possível faça um networking para descobrir fornecedores ou compradores.

2 – Pesquise sobre o ramo e a nova profissão, se é necessário fazer cursos para obter certificações ou aval do governo por exemplo.

3 – Faça um plano de ação caso deseje abandonar sua profissão antiga pela nova. Avalie muito bem antes de tomar qualquer decisão que tenha um impacto financeiro na sua vida. Veja o curso da WP Academy Como se preparar para uma mudança de carreira do Felipe Bernardes.

3 – Aprenda idiomas

No Worldpackers é possível encontrar vagas de voluntariado em todo o mundo. Dessa forma você poderá praticar o idioma local, como eu fiz quando voluntariei numa fazenda na Itália para aprender italiano. Essa é uma das melhores formas de fazer um intercâmbio sem estudar. Ou seja, você não aprenderá em uma escola, mas sim na vida real e estudando por conta quando possível. Você terá uma imersão completa e praticará a língua todos os dias.

Existem muitas vagas na Argentina, Chile, Colômbia e México para melhorar o seu espanhol e o inglês é requisito em muitas outras vagas. Falo mais sobre esse tipo de voluntariado no vídeo abaixo, clique para assistir:

Como encontrar no Worldpackers:

1 – Adicione os idiomas do seu perfil para que apareçam vagas relacionadas às suas habilidades.

2 – Use o filtro Objetivo de Viagem > Pratique Inglês e Espanhol para encontrar vagas mais rapidamente. Pode selecionar também Viva uma imersão na cultura local.

3 – Pesquise pelos cursos disponíveis sobre idiomas na Worldpackers Academy! São aulas feitas por viajantes profissionais para aprender francês, espanhol e italiano durante a sua viagem.

Na sua vida profissional:

1 – Update do idioma no seu Linkedin.

2 – Procure realizar testes de proficiência como o Ielts ou DELE para provar o seu conhecimento para um futuro empregador ou curso universitário.

3 – Leia os artigos do blog na seção de Aprender Línguas para ver todas as dicas, como por exemplo Como aprender espanhol mais rápido ou Como aprender Inglês Britânico rápido com Cursos Grátis e Apps ou ainda 8 Dicas para aprender idioma sozinho mais rápido 

4 – Novo propósito

Além de mudar a sua carreira com voluntariado, no Worldpackers é possível encontrar novos própositos para sua vida. Existem alguns lugares que transformam os voluntários e que possuem um propósito social ou ambiental: construir escolas, desenvolver a comunidade local ou um projeto de conservação são bons exemplos. Em alguns casos, a pessoa tem um “clique” e percebe que o que era importante, como “ter um carro” ou “trabalhar numa empresa famosa” não é mais relevante. A vida é muito mais do que “poder comprar coisas” e status não é mesmo?

Nesse tipo de experiência você verá como é a vida de outras pessoas, como a sua presença pode melhorar a vida delas e isso pode te trazer uma satisfação muito maior do que dinheiro. Pode ser que você tenha uma experiência tão incrível que deseje escrever um livro e inspirar outras pessoas! Há muitas formas de mudar sua carreira ao encontrar um novo propósito!

Como encontrar no Worldpackers:

1 – Use os filtros para Tipos de viagem: projetos ecológicos ou impacto social.

como funciona worldpackers
Utilize os filtros para encontrar seu voluntariado

2 – Pode pesquisar por objetivos de viagem: conecte-se com a natureza, desenvolva sua consciência social ou ambiente, aprenda sobre sustentabilidade e tenha um impacto social

3 – Procure pelos cursos na WP Academy:

  • Como preparase para una transición de vida o carrera do Emilio Rodríguez
  • Como vivir con propósito da Soledad Voulgaris

Na sua vida profissional:

1 – Reavalie a sua vida profissional e veja como essa experiência pode ser implementada nela. Pode ser que você até mude de profissão, mas pense em como agir e faça um plano antes de tomar decisões que podem impactar diretamente na sua conta bancária (pelo menos por alguns meses).

5 – Aprenda como funciona

Já vi casos de voluntários que buscavam sempre trabalhar em hostel pois desejavam abrir um no futuro, como o caso do hostel Britânico em Gramado. Os donos trabalharam em diversos hostels e viajaram para muitos lugares, pegando as melhores ideias de cada hostel para implementar no projeto deles.

Se você já tem um interesse em ter o próprio negócio, poderá pesquisar por vagas relacionadas para ver o dia a dia e as dificuldades. Existem pousadas, hoteis, fazendas de todo tamanho e lugar, oportunidades para aprender como gerenciar, como resolver problemas e, claro, fazer um networking! Com certeza largar o seu emprego no escritório para se tornar um empreeendedor é um baita passo para mudar de carreira!

bandeira hostel britânico
Os donos deste hostel cataram as melhores ideias ao redor do mundo

Como encontrar no Worldpackers:

1 – Use os filtros para Tipos de viagem: intercâmbio de trabalho.

2 – Pode pesquisar por habilidades: receber e ajudar hóspedes, divertir e entreter hóspedes, administração, organizar eventos e festas.

Na sua vida profissional:

1 – Aproveite o máximo nesse voluntariado para aprender sobre o negócio, dicas, saiba a história do lugar e dificuldades encontradas. Se possível faça um networking para descobrir fornecedores ou compradores.

2 – Pesquise sobre o mercado, veja o que eles fazem de diferente para levar para o seu projeto. Descubra se é necessário obter licença do governo.

3 – Faça um plano de ação caso deseje abandonar sua profissão antiga pela nova. Avalie muito bem antes de tomar qualquer decisão que tenha um impacto financeiro na sua vida.

6 – Networking

Eu já mencionei sobre networking nas outras opções, mas nesse caso seria mais entre o voluntário e o anfitrião. Em alguns casos pode acontecer que o anfitrião contrate o voluntário caso exista um bom relacionamento entre os dois, se há benefícios para ambos os lados e também a facilidade da contratação como um passaporte europeu por exemplo. Soube de um voluntário que foi contratado por um hotel na França após algum tempo de voluntariado. Tudo depende da sua sorte e experiência.

Quanto mais pessoas você conhecer, mais fácil poderá criar essa rede contatos e mais fácil será de trabalhar com elas. Pode ser que você abra uma agência de viagens e já sabe para onde enviar seus clientes para dormir. Pode ser que conheça alguma fazenda que possa fornecer ingredientes para o seu restaurante. São muitas possibilidades! Leia mais artigos na seção Trabalhar e Viajar.

como mudar de carreira voluntariado profissao
Eu mudei de carreira com fotografia e vídeo!

Quanto custa Worldpackers?

Viu só quantas vantagens para mudar sua carreira com a Worldpackers?!

Qualquer pessoa pode criar um perfil e pesquisar as vagas na plataforma gratuitamente. Você pode ler a descrição de cada uma, avaliação e ver quais tipos de vagas tem nos destinos que deseja visitar.

Para se conectar com os anfitriões é necessário efetuar uma anuidade. O acesso ao Worldpackers custa 49 USD anuais ou APENAS 39 USD USANDO O CÓDIGO ESPECIAL DO APURE GURIA! Clique no botão abaixo para garantir o seu:

Você terá acesso a quantas vagas quiser e quantas vezes quiser durante um ano. Além disso,também há um plano para usar o Worldpackers Academy por 39 USD, uma seção do site com diversas aulas e cursos feito por viajantes profissionais sobre planejamento de viagem, dicas de fotografia, redes sociais, marketing digital e muito mais.

Gostou deste artigo sobre mudar sua carreira com voluntariado pelo mundo?

Salve no pinterest

como mudar sua carreira fazendo voluntariado pelo mundo
Pin como mudar sua carreira fazendo voluntariado pelo mundo
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here