Golpes na Europa: Como enganam brasileiros que moram fora

1
124

Existem muitos golpes na Europa aplicados em brasileiros que moram em Portugal, Inglaterra, França, Itália… Os golpistas estão em todo lugar e ficando cada vez mais criativos. Precisa ficar com os dois olhos bem abertos, já que não são sempre gringos que tentam dar o bote, mas BRASILEIROS! Sempre tenha uma pulga atrás da orelha, pois se oferecem muito é preciso desconfiar!

Assista o vídeo sobre golpes na Europa

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Golpes na Europa – Como enganam brasileiros

1 – Depósitos para alugar casa

É muito comum pedirem depósitos antecipados para alugar uma casa, porém você não deve mandar o dinheiro para quem não conhece. Você vê a casa no Facebook ou em algum site e para “garantí-la”, pedem que você faça uma transferência online. Muitas vezes essa pessoa está aplicando um golpe e quando você chega no destino a casa não existe, a pessoa sumiu e você não tem onde ficar. A casa pode existir, mas não é aquilo que você viu online.

2 – Alguém para cuidar da casa

Um dos golpes na Europa mais famosos é do gringo que precisa de alguém para “cuidar da casa” enquanto ele viaja para outro país ou termina um curso fora. Normalmente o valor do aluguel é bem mais baixo e ele diz que não quer o dinheiro agora. Ele pede para que você deposite o valor para um amigo seu pelo Western Union, um serviço de câmbio que existe em diversos países. Dessa forma você “não estaria entregando o dinheiro para ele”. No entanto, no momento que você manda a foto do comprovante, o golpista falsifica a imagem e faz o saque na agência mais próxima.

No vídeo abaixo eu explico melhor sobre este e outros golpes na Europa, clique para assistir.

3 – Site falso

Um dos golpes que precisa de um pouco mais de “empenho” é o site falso do Airbnb. A pessoa coloca em grupos que está alugando um apartamento e quando fala com você, garante que é mais seguro reservar pelo Airbnb, assim não há desconfiança entre nenhuma das partes. Aí nisso o golpista envia um link no qual a página imita o layout exato do Airbnb, mas não é o site oficial. A pessoa acaba fazendo a reserva pelo link e adicionando os dados do cartão de crédito. Até você perceber que era enganação e resolver esse problema, ligar no banco para cancelar etc é muita dor de cabeça.

Sempre veja o link que você está, como na imagem abaixo.


site falso reserva hospedagem
Site falso do Airbnb tinha até chat

Por essa razão, sempre alugue por meio de imobiliárias registradas, dessa forma você terá certeza que existe um seguro para o seu depósito e qualquer problema com o dono do ap. pode ser resolvido por meio dela. O que você pode fazer é ficar um mês pelo Airbnb enquanto procura um apartamento.

4 – Aluguel de quarto

A sublocação é proibida em vários paises, tem lugares que leva multa e a pessoa é retirada da casa. Muitos desses contratos assinados de aluguel de quarto entre você e a pessoa não valem nada, pois precisa ter uma imobiliária ou algum negócio registrado para ter algum tipo de validade. Aí teria o amparo da lei por ser uma empresa que existe de verdade e tudo mais, o processo seria mais fácil.

Já teve casos que pessoas alugaram um quarto com um brasileiro que morava em Londres e 1 mês depois descobriram que eles estavam sendo despejados. O dono não permitia a sublocação e estava na justiça há mais de 1 ano tentando recuperar a casa.

5 – Aluguel de contas Deliveroo e UberEats

Esse é um dos golpes na Europa aplicado em recém chegados, especialmente os ilegais. Só é permitido abrir conta no Deliveroo e Ubereats se a pessoa está legal no país pois há uma verificação do cadastro e documentos. Após a aprovação, essa pessoa aluga por 60 a 100 libras por semana para que outra pessoa use a conta e faça dinheiro nela.

No entanto, não é garantia que o dinheiro será totalmente seu no fim de semana. O dono da conta pode descontar apenas o valor do aluguel da semana ou tomar todo o seu dinheiro. Como a pessoa está ilegal, é muito difícil recuperar o dinheiro. Veja como é morar ilegal na Europa

Lembre-se que abrir conta nestes aplicativos delivery é grátis. Não precisa pagar para fazer a conta.

6 – Transferência de dinheiro

Esse é bem comum nos grupos de facebook. Uma pessoa fala que precisa enviar dinheiro pro Brasil e faz uma cotação muito abaixo da média. Assim que você transferir o dinheiro em reais da sua conta para outra conta do parente golpista no Brasil, a pessoa entregaria em libras ou euros na sua conta aqui, ou até em mãos.

Os golpistas normalmente pedem que você faça a transferência antes e mande um comprovante….mas você nunca recebe o seu dinheiro.

transferencia de dinheiro golpes na europa
Golpe da transferência de dinheiro no Whatsapp

7 – Emails e ligações suspeitas

Este é um golpe bem comum. Muitas vezes entram em contato com você por telefone ou email alegando que você tem dívidas ou multas com o governo. Pode ser multa de carro, falta de pagamento de alguma taxa, reembolso dos impostos e por aí vai. O governo só entra em contato com você por carta, então evite responder ou clicar em links destes emails. O Home Office (governo) não irá prender ninguém se desligar o telefone e também não pedem quais as empresas que você contratou como gás e internet.

Nenhuma empresa liga para você pedindo dados, elas apenas confirmam alguns dados.
O ideal é nunca responder com yes e sim responder com uma pergunta.
– Bom dia, É Angela?
– Alô? Quem está falando?

email falso governo inglaterra
Exemplo de email falso de reembolso de imposto

8 – Golpe do cachorro

Esse golpe na Europa é especial para quem adora cachorrinhos! Fazem um anúncio em algum grupo sobre uma ninhada de cachorrinhos que precisam de donos. A pessoa dá o cachorro e você apenas precisa pagar pelo “frete” especial de 200 libras para te entregar na casa. Normalmente o golpista alega que mora no cafundó do Judas e se você pede para pegar pessoalmente, ele dá um endereço qualquer.

golpes na europa cachorro
Golpe do cachorro grátis com frete

9 – Verificação do ticket do trem

Aqui na Inglaterra é normal ter um horário certinho para viajar de trem se você pagou muito barato na passagem. Tem bilhetes que te permitem viajar apenas fora do rush. Alguns fiscais passam no trem verificando se está correto, se não está, você terá que pagar uma multa e comprar uma passagem nova.

O que acontece é que os golpistas não estão uniformizados devidamente e passam pedindo os tickets. Eles aplicam uma multa para que você pague na hora ou pedem para que desça do trem. Eles podem até reduzir o valor da multa ou falar que você irá preso se não pagar. Mas no momento que você pede para chamar a polícia e ser preso, os golpistas somem.

10 – Serviços

Existem várias coisas que você pode fazer por conta na internet como o visto para cônjuge de europeu na Inglaterra e o Insurance Number, ambos gratuitos, ou até para fazer a carteira de motorista na Inglaterra. Algumas pessoas cobram para fazer isso por você e podem errar alguns dados, causando problema para você no futuro.



Além disso também existem sites que dizem ser oficiais, mas não são, e que cobram 40 libras por aplicação, porém o negócio é grátis! Utilize apenas o site oficial do governo para essas aplicações importantes e faça você mesmo.

Já o processo para fazer cidadania europeia por assessoria e também intercâmbio devem ser feitos em empresas especializadas e registradas. Não faça tudo por whatsapp e sem contrato pois a pessoa pode pegar o seu dinheiro e sumir.

Gostou destas dicas para evitar os golpes na Europa? Comente!

Outros artigos que podem te interessar:

Inglês no aeroporto, avião e imigração: frases e expressões mais comuns

O que muda para brasileiros com o Brexit

15 coisas que você NÃO deve fazer na Inglaterra

Salve no pinterest

golpes na europa mais comuns em brasileiros
Pin golpes na Europa mais comuns em brasileiros
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here