Golpes na Internet morando fora: como evitar

0
117

Como evitar golpes na Internet morando fora: se você acha que é so no Brasil que tem golpes digitais, estão enganados! Aqui na Europa tem muita coisa que pode te dar problema, especialmente os golpes pela internet.

Para quem não sabe, o Reino Unido é um dos países alvo para os golpistas, devido aos salários, o valor da moeda local, a rede de internet que é muito extensa e todo mundo tem acesso praticamente. Pra você ter ideia, mandam até email falso avisando que a vacina já está disponível, basta preencher os dados bancários….

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo vou dar várias dicas para você se proteger durante a sua mudança para a Europa e enquanto morar aqui para evitar dores de cabeça e noites mal dormidas. Aproveita e assista o vídeo sobre segurança, dicas e como evitar golpes digitais morando fora do Brasil!

Segurança e Golpes na Internet morando fora

1 – Sem pendências

A primeira dica para quem está saindo do Brasil é deixar tudo em dia, fechar contas, pagar dívidas. Dar uma passadinha no cartório e fazer uma assinatura digital e também uma procuração para alguém de confiança. Assim, se der algum problema que você não conseguiu resolver a tempo, essa pessoa poderá te representar tendo a procuração, sem você precisar retornar ao Brasil.

No vídeo abaixo eu falo de mais golpes na internet morando fora

2 – Chip do Brasil

Guarde o chip de celular do Brasil durante um tempo até você trocar todas as suas senhas, principalmente aquelas com autentificação dupla.

3 – Acompanhe suas contas

Semana passada houve um vazamento de dados de milhares de brasileiros, então sempre fique ligada nos aplicativos de banco para ver se nenhum cartão extra foi requisitado, se não tem compras que vc não realizou… Vai que seu nome vai parar no Serasa!

Não coloque os seus dados em sites do tipo “sera que fui hackeado” ou ” veja se seus dados foram roubados” pois ai você só confirma os seus dados e a galera já pode vender na deepweb.


4 – Use VPN

Esta dica já é para a mudança. Até chegar na Europa, você passará pelo aeroporto, cafés, hoteis e airbnbs e provavelmente irá se conectar em um wifi alheio. Essas redes públicas são perigosas porque pode ter várias pessoas mal intencionadas querendo roubar os seus dados.

Antes de sair do BrRasil, sugiro que você instale um VPN no seu celular e notebook. O VPN é uma rede virtual privada que te conecta a internet de forma segura sem interceptação de dados.

Ou seja, as suas informações passam por essa rede onde são criptografadas e então liberadas para a internet, protegendo os seus dados e deixando o seu IP anônimo. É perfeito para quem tem empresa e trabalha pela internet. Aproveite e veja Visto para Autônomo na Europa: países que emitem

Lembre-se que é importante usar VPN até se você morar numa casa compartilhada com outras pessoas.

como usar vpn europa
Proteja seus dados com VPN

VPN que recomendo

Existem VPNS gratuitos, mas eu recomendo usar um pago pois e muito mais seguro! Recomendo a NordVPN, uma empresa bem conhecida no mercado, que já ganhou vários premios como melhor VPN e que aliás é o patrocinador deste vídeo!

A NordVNP garante conexão super rápida com mais de 5500 servidores em 60 países diferentes. É só instalar no seu dispositivo e com um toque você está seguro, simples assim.

Outra funcão interessante do VPN é que você pode simular a sua localização ou seja, você não terá restrição ao acesso de conteúdos na internet por geolocalização. Se bloquearem o Whatsapp no Brasil, você pode jogar sua localização para outro lugar e vai funcionar. E se você viajar para China, Rússia, Turquia conseguirá acessar os sites normais que podem ser bloqueados para quem não usa o VPN e também trabalhar com segurança. Para quem tem negócios digitais, é essencial!

Com a NordVPN você pode usar até 6 dispositivos conectados simultaneamente e pode ser Windows, Mac, Android ou Ios.

Veja todos os planos da NordVPN aqui.

5 – Aplicativos fake

Já que estamos falando em aplicativos, é muito importante que você baixe os aplicativos oficiais do governo quando vai realizar algum procedimento importante.

Aqui no UK tem um aplicativo para o europeu aplicar para o visto pre settled, onde todos os dados são enviados para o governo, inclusive os dados do passaporte. Teve um aplicativo falso que imitava o app oficial e roubou dados de muita gente. Entao sempre leia os reviews, confirme o ícone do aplicativo, veja o distribuidor para não baixar qualquer coisa perigosa.

6 – Tudo pode ser golpe

Os golpes do Brasil também são aplicados aqui e alguns são até mais sofisticados. Os mais conhecidos são:

  • golpe por ligação perguntando se você se acidentou e aí roubam teus dados
  • golpe por email falando que a vacina ta disponível que precisa enviar seus dados para confirmar
  • golpe da doação do cachorro que ficam com o dinheiro

Há muitos e muitos golpes, eu falo sobre eles em detalhes neste artigo Golpes na Europa: Como enganam brasileiros que moram fora

golpes na europa cachorro
Golpe do cachorro grátis com frete

Os emails são bem escritos e parecem oficiais, mas não são. O governo sempre entrará em contato com você por carta primeiro e se você requisitar.

Pesquise na internet, não fique nervosa se é um pagamento que deve ser feito até o dia seguinte e você não entende o email direito… Entenda o que está acontecendo para não perder o dinheiro. Mande um tweet para a organização e pergunte se é scam ou não, peça ajuda para amigos.



7 – Denuncie

Se você cair num golpe no Reino Unido, comunique a Action Fraud, uma organização que relata varios tipos de fraudes e que encaminham as mais tensas para National Fraud Intelligence Bureau e também o National Cyber Security Centre.

Aqui tem o golpe do principe da Nigéria, mas pelo visto eles perceberam que é mais facil enganar as empresas e a quantia é muito maior.

8 – Troque as senhas

Sempre troque as senhas dos seus dispositivos que comprar pela net, como câmeras e babá eletrônica. Essas senhas simples são facéis de adivinhar e muita gente pode invadir a sua privacidade.

Teve um caso nos Estados Unidos que um estranho assistia a criança pela câmera e ainda conversava com ela. Os pais acharam que era um amigo imaginário, mas era um cara da internet

9 – Dicas de segurança básica

Nunca clique ou baixe nada que você não tem certeza. Peça para alguém te ajudar com o idioma. E claro use senhas fortes nas suas contas e nunca use a mesma senha, pois se descobrirem uma, entram em todas as suas contas.

Gostou destas dicas de como evitar os golpes na internet morando fora?

Leia também: 10 Cidades perigosas da Europa e porque são violentas e 10 erros que cometi ao morar fora do Brasil

Salve no pinterest Golpes na Internet morando fora

golpes digitais europa dicas
Golpes na Internet na Europa
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!


VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here