Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa: salários e dicas

2
433

Há vários tipos de trabalhos para brasileiros na Europa e você consegue atuar no mesmo ramo do Brasil em diversos países. Confira as dicas para trabalhar e morar na Europa, profissões mais procuradas e exercidas por brasileiros e seus respectivos salários, validação de diploma e mais! Assista o vídeo

Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa

Recomendações antes de mudar de país

Muita gente acredita que ficará rico rapidinho na Europa. Isso não é verdade, muita gente acaba trabalhando em mais de um emprego para poder economizar e até enviar dinheiro para o Brasil. É importante já ter isso em mente para não se decepcionar no futuro, pois é vida de imigrante não é fácil!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Leve seu diploma! Ter uma formação superior ajuda muito na hora de procurar empregos que paguem melhor. Experiência profissional também conta bastante.

Estude outra língua! O inglês é uma das primeiras línguas que você pode aprender pois é utilizada praticamente no mundo todo e é relativamente fácil de aprender. Caso você já foque em um país específico como Alemanha ou França, estude o idioma local antes de fazer a mudança.

Caso você não queira se estabelecer em apenas um lugar, confira a lista de 6 Trabalhos que te pagam para viajar, salários e como chegar lá

Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa

Estas foram as áreas que mais encontrei brasileiros exercendo a profissão em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Suécia e Irlanda. Claro que há possibilidade de trabalhar em outras áreas. Se você tiver passaporte europeu, o processo é muito mais fácil. Veja 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia

Assista o vídeo abaixo:


Estética

Manicures, cabeleleiras e massagistas brasileiras são muito procuradas na Europa tanto por expatriados quanto gringos. A área de estética é muio forte no Brasil então sabemos de todas as novidades e técnicas, sem falar na forma de atendimento ao cliente. Tenho visto muitas oportunidades em Portugal, já que muitas portuguesas seguem as blogueiras do Brasil hahah Maquiagem a domicílio e depilação brasileira são tendências.

É importante ter uma certificação e experiência, por isso recomendo aproveitar o tempo no Brasil para se especializar no Senac e em cursos direcionados promovidos por salões e marcas de beleza.
O salário varia conforme a sua posição pois você pode trabalhar para alguém em um salão, ter o próprio salão e por aí vai. O mínimo em Portugal é de 635 euros e já vi salários nessa área por e 900 a 1700 euros.

Aupair

Essa é uma das formas mais comuns para conseguir um visto de trabalho enquanto estuda na Europa. Muitas amigas já mudaram para Irlanda, Suécia e Alemanha por causa desse visto. Você pode contratar uma agência de intercâmbio para te ajudar ou tentar por conta.

Os acordos são feitos diretamente com a família e o salário depende da quantidade de crianças, se você irá morar junto com eles, se irão pagar o seu curso… A hora pode começar com 9 euros mas também podem pagar por semana (entre 100 a 150 euros).
É recomendado já saber o básico do idioma local e ter experiência comprovada com crianças. Muitas vezes a família também quer que você fale apenas português com as crianças para que aprendam uma nova língua.

Confira: 5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar

Gastronomia

Essa área sempre tem vagas pois todo mundo precisa comer né! Chefs de cozinha com experiência e certificação conseguem trabalho rapidinho na Europa. Na Inglaterra, o salário começa com 9,50 libras a hora e pode ser promovido logo se mostrar aptidão e proatividade. No Senac tem um curso de Gastronomia com duração de um ano.

É importante saber que existe turnos separados (split shift): você trabalha algumas horas para o almoço, faz uma folga de 3 a 4 horas e volta para a janta. Isso é muito comum na Itália e acaba estragando o seu dia, já que não consegue aproveitar direito e nem descansar.

Garçons, atendentes e baristas recebem um pouco menos: 8,20 euros é o mínimo por hora se você tiver mais de 25 anos (menos paga menos). Pode receber gorjetas também. Nesses trabalhos muitas vezes não é necessário mostrar experiência. Eu trabalhei nessa área por um breve período e conto as tretas no vídeo abaixo haha

 

Construção

A Europa sempre está em reforma e construindo coisas novas, por todo lugar você vê gruas e ouve braulhos de construção. Precisam de pedreiros, encanadores, eletricistas e até motoristas de caminhão.

Como esse caso é bem específico, as requisições varia de país para país. No caso da Inglaterra, é necessário fazer um exame para mostrar que tem conhecimento e habilidades na área e um curso de “atualização”. Assim você recebe uma autorização, tipo um cartão, que pode trabalhar na área.

Em muitos casos, o governo pode subsidiar esses cursos, como é o caso do curso de eletricista do Jean. A duração é de 2 anos, ele recebe os livros em casa, faz os testes online e algumas aulas práticas em outra cidade.

Os salários variam bastante: eletricista ganha em torno de 18 libras a hora e motoristas de caminhão 16 por exemplo. Mas há casos de obras específicas como uma vaga de eletricista numa linha nova de metrô em Londres que pagava 480 libras por dia.



Saúde

No caso da Inglaterra, a maioria dos enfermeiros e técnicos são estrangeiros. Há também muitas vagas para dentistas e médicos e você pode trabalhar para o Estado, empresa privada ou ter o próprio consultório.

É necessário fazer a validação do seu diploma, encontrar uma universidade com grade semelhante ao seu curso e dar entrada no processo (equivalência e validação). Pode levar de 6 meses a um ano e muitas vezes é preciso fazer uma prova para confirmar o que você estudou. Sem falar que a fluência na língua local irá ajudar muito para exercer a profissão.

O salário varia de 950 a 3200 euros para cima dependendo como irá trabalhar, já que é possível trabalhar para o Estado e empresas. Eu achei estes dados da Inglaterra:

  • Salário em empresa privada e estatal: 40 a 150 mil ao ano
  • Só em estatal:33 a 83 mil ao ano

O ganho pode ser maior se tiver o próprio consultório, mas lembre-se que os gastos iniciais são altos em equipamento, ferramentas de trabalho, aluguel….

Tecnologia da Informação

Esse é um dos ramos que mais contrata na Europa, principalmente Irlanda e Alemanha! É necessário ter diploma e experiência na área, sem falar que o inglês é fundamental e outro idioma é um plus no currículo.

As profissões mais procuradas são:

  • Programador
  • analista de dados
  • desenvolvedor web e mobile
  • cientista de dados
  • especialista de integração

Os salários começam com 1200 a 2500 euros dependendo da função do país. Recentemente Portugal criou um visto chamado TechVisa para atrair empresas e trabalhadores da área de tecnologia. Muitos profissionais não ficam em Portugal por causa do salário e muitos migram para a Alemanha que paga muito mais por exemplo.

Gostou destas dicas de trabalhos para brasileiros na Europa?

Salve no Pinterest

trabalhos para brasileiros na europa areas e dicas

Leia também

13 curiosidades da Inglaterra

Por que o Brasil é melhor do que a Inglaterra  

Passaporte brasileiro: os melhores do mundo e países que exigem visto

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

2 COMENTÁRIOS

  1. Nossa amei as dicas, muito obrigada de verdade! Estou pensando em trabalhar com unhas de gel na Europa, trabalho no Brasil há anos e acredito que conseguirei. Estou estudando inglês agora

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here