5 PAÍSES FÁCEIS para brasileiro morar e trabalhar: vistos e salários

12
2163

Atualizado em

Existem sim países fáceis para brasileiro morar e trabalhar. Apesar de muita gente acreditar que é necessário cidadania europeia para poder morar em outro país, alguns lugares facilitam a imigração de quem tem apenas passaporte brasileiro.

Fiz uma pesquisa com amigos que moram em diversos países e selecionei os países mais fáceis para brasileiro imigrar legalmente, além dos tipos de visto e valores dos salário mínimo de cada um. Confira a lista e a veja no vídeo mais dicas!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

5 Países fáceis para brasileiro morar e trabalhar

Dicas básicas para quem quer morar fora do Brasil

Esses países foram escolhidos pela possibilidade de visto para procurar emprego, relatos de amigos que moram no país e que recomendam. Dependendo da sorte, o processo pode ser fácil ou não.

É importante ter em mente que para morar fora do Brasil é preciso ter uma boa qualificação, experiência e falar uma segunda língua. Pesquisar bastante sobre o país que deseja mudar e até viajar para conhecer melhor ou fazer um intercâmbio.

Quanto mais diplomas você tiver, mais fácil seu visto será aprovado. Se você realiza uma atividade necessária ao país, como enfermeiro, engenheiros, fica mais fácil ainda. Veja aqui os Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa

Por que é difícil imigrar?

É importante observar que as empresas preferem pessoas com cidadania europeia pois o processo de aprovação junto ao departamento de imigração fica mais fácil. Alguns países pedem que o trabalhador seja nativo, se não houver pessoas qualificadas, aí é permitido contratar um estrangeiro. O processo pode ser demorado e caro, mas não é impossível.

5 Países fáceis para brasileiro imigrar

Confira o vídeo abaixo com mais dicas de 5 Países fáceis para brasileiro morar e trabalhar, clique para assistir


1 – Chile

A localização do Chile facilita muito para quem quer morar fora do Brasil. Fica pertinho, um voo de São Paulo até Santiago dura em torno de 4 horas, sem falar nas paisagens incríveis: tem o lindo deserto do Atacama, vulcões, lagos e várias cidades charmosas. Acho que o difícil mesmo é o espanhol, pois os chilenos são famosos por usarem muitas gírias.
É fácil para brasileiro morar no Chile, pois o país é associado do Mercosul e possui acordo com o Brasil.

É possível ficar no Chile por um ano com a permissão de residência temporária até um ano para procurar emprego. Depois disso você aplica para a permissão de trabalho que é válida por 2 anos. Esses dois documentos custam 100 USD cada. O processo pode ser bem demorado, de 3 a 12 meses e ainda é necessário emitir o carnet, uma espécie de identidade chilena.

A média salarial em Santiago é de 552 mil pesos, o que equivale a 3 mil reais. O salário mínimo fica em 310 mil pesos, em torno de R$1680. O Chile procura profissões nas áreas de tecnologia, mineração e turismo.

Veja dicas no blog O Melhor Mês do Ano

2 – Alemanha

A Alemanha é um destino bem procurado por descendentes que possuem passaporte alemão, mas quem não tem também quer ir. O país é famoso pela arquitetura, cerveja, florestas e máquinas no geral. Estudar alemão antes de viajar é uma ótima ideia, pois nem todo mundo fala inglês (e também não querem). Quanto mais certificados e diplomas de universidades reconhecidas você tiver, mais fácil fica de conseguir emprego.

Brasileiros conseguem emitir um visto de 6 meses para procurar emprego na Alemanha no consulado no Brasil. É preciso ter diploma da universidade, carta de motivação, currículo e possuir 853 euros mensais para emitir esse visto.

Depois que estiver lá, pode aplicar para o visto de trabalho diretamente no Departamento de Estrangeiros (Ausländerbehorde) chamado de Blaue Karte e custa 75 euros. O trabalho deve pagar no mínimo 47600 euros no ano. Se for numa cidade pequena, pode sair rápido, se não é muito demorado. Confira no site do Consulado Visto para trabalho na Alemanha.

roteiro em nuremberg alemanha 3 dias

Outra opção legal além do intercâmbio para aprender alemão e au pair, há a possibilidade de aplicar para um Working Holiday Visa na Alemanha. Esse visto é válido para quem tem 18 a 30 anos e quer trabalhar em empregos de férias nas áreas agrícola, turismo, negócios online ou call center. Pode trabalhar até 6 meses em um lugar só e depois é preciso trocar. Para quem é mais velho até 35 anos, pode aplicar para o Youth Mobility.

O salário mínimo na Alemanha é de 1498 euros, lembre-se que a Alemanha é um dos países que cobra mais impostos e o sitema de saúde é obrigatório e descontado do seu salário.

É importante saber que nem todo mundo fala inglês na Alemanha e toda a burocracia será em alemão. Por isso é bom estudar bastante antes de se mudar.Uma ideia legal para melhorar o idioma é fazer aulas online com PROFESSORES NATIVOS na plataforma do Italki! Os preços são acessíveis e você pode melhorar rapidinho. Faça o cadastro neste link e ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra!

Eu morei na Alemanha 2 vezes: fiz um intercâmbio com estágio e curso de alemão em Schwäbish Hall e em Berlim e outra para morar e essa última não deu certo. Veja o por quê fui embora da Alemanha.

Leia: 6 Trabalhos que te pagam para viajar

3 – Irlanda

A Irlanda é um dos países fáceis para brasileiro morar e trabalhar, pois facilita o visto de intercâmbio de inglês e trabalho de 20 horas semanais. Esse visto dura 8 meses e você deve estar matriculado num curso e atender as aulas. Pode ser renovado 2 vezes por 8 meses cada.



O visto pode ser feito no Brasil e é necessário ter um curso pago, 3 mil euros de reserva em extrato de conta no Brasil ou em espécie, seguro e a IRP Letter emitida pela escola. A taxa de emissão custa 300 euros. Além disso recomenda-se levar 1500 euros a mais para pagar as contas como transporte, alimentação e primeiro mes de aluguel.

A Irlanda possui o maior salário mínimo da Europa: 1614 euros, porém Dublin é uma cidade muito cara, então pode sobrar pouco dinheiro. A grande vantagem é que a Irlanda é base da companhia low cost Ryanair que oferece voos a partir de 4 euros para diversos lugares da Europa (veja as dicas no artigo como é voar RyanAir).

Minha amiga Taiane viajou muito enquanto estudava lá e deu as dicas no artigo como é morar na Irlanda. Também tem um amigo meu que atua como figurante em séries de tv como vikings.

O visto de trabalho na Irlanda é mais complicado pois você precisa ter uma habilidade crítica (critical skills) para poder ficar no país. Eles tem uma lista que é atualizada anualmente e procuram em diversas áreas como enfermagem, ciências, engenheria, medicina e por aí vai. Confira a lista de trabalhos no site oficial da Irlanda. Também tem uma lista de profissões que não aceitam para visto de trabalho.

No vídeo abaixo converso com o Edu do E-Dublin sobre morar na Irlanda, clique para assistir

4 – Portugal

Portugal é um dos países favoritos para brasileiro imigrar por causa da língua, clima, diversas praias e comida boa. Atualmente teve um boom, o que causou o aumento dos aluguéis nas principais cidades (como Lisboa e arredores Cascais) enquanto o salário mínimo se manteve o mais baixo da zona do Euro: 750 euros. Para comparação, o salário mínimo da vizinha Espanha é de 1047. Portugal está entre os 10 mais mais baratos para morar na Europa e também é considerado um dos países da Europa mais seguros para viajar após a pandemia

É possível aplicar visto de trabalho em Portugal para quem será empregado de uma empresa (tipo D1), prestador de serviços ou empreendedor (tipo D2) ou profissional altamente qualificado (D3). Para o D1 é necessário que o salário seja de mínimo 1300 euros de 1 ano de duração.

Também é possível emitir o visto para Trabalhar em Portugal pelo artigo 88 que seria uma autorização de residência para realizar atividade profissional subordinada. Precisa comprovar que possui residência em Portugal, visto Schengen Válido (3 meses), promessa de contrato de trabalho, registros criminais. Veja mais no site oficial do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal 

Outras opções são: estudante, compradores de imóveis, esportistas…

Confira quanto custa morar na Europa e como calcular o orçamento da sua mudança.

5 – Canadá

o Canadá é reconhecido pela segurança, proximidade com a natureza e muito frio no inverno, chegando a uma temperatura de -20ºC! Há duas línguas oficiais no países: inglês e francês. O salário mínimo do Canadá varia conforme a província que você irá morar, em algumas pode ser 11 dólares, outras 13 e o máximo é 15.

O Canadá tem um processo online de elegibilidade chamado Express Entry. Você preenche todos os dados como diplomas, experiência de trabalho, certificado de idiomas e também da sua esposa ou marido. Tudo isso conta pontos e se você for elegível, poderá ter seus dados salvos no sistema para que outras empresas busquem o seu currículo. Claro que você precisa ir atrás disso. Depois das entrevistas, terá 60 dias para aplicar para o visto de trabalho e se mudar para o Canadá.

Parece um sistema fácil, mas pode demorar um pouco até conseguir uma vaga.

Lembre-se que para visitar e morar na Europa até o visto sair é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Países difíceis para brasileiro morar e trabalhar

Eu já li em diversos sites vários Países fáceis para brasileiros, mas que na verdade não o são. O processo de visto é longo, caro, muito burocrático e tortuoso, mas não é impossível. Estes são os mais comuns.

Veja 5 formas para conseguir a cidadania europeia

Austrália

É necessário fazer diversos exames de saúde como radiografias, exames de urina e por ai vaí. As taxas podem custar mais de 1000 dólares. O seu trabalho precisa pertencer a lsita de Skilled Occupations. Confira 5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

Nova Zelândia

Mesmo esquema da Austrála, porém mais barato, pois custa 400 dólares para renovar o visto para um ano. Se você for da área agrícola, é mais fácil encontrar trabalho. Uma opção legal é tentar o Working Holiday Vista que te dá direito a ficar um ano no país trabalhando em fazendas, só que é difícil conseguir pois é online no mês de agosto e apenas 300 vagas são disponíveis anualmente.

Eu fiquei 6 meses na Nova Zelândia em Auckland em um curso de Business, o qual permite trabalhar 20 horas semanais. Curso de inglês não é permitido trabalhar.

Suécia

Processo longo de visto, pode ser negado várias vezes e dependendo demora para emitir a identidade nacional (sem ela você não faz nada). O mais fácil é ir como au pair ou estudante. A maioria das pessoas vivem em Estocolmo, a maior cidade e capital do país.

Suíça

É díficil até para europeus imigrar (o país não faz parte da União Europeia), imagina para brasileiros. O melhor é viajar e fazer um roteiro na Suíça de 15 dias! A Suíça está no topo da nossa lista de 10 países mais caros para morar.

Em qual destes países fáceis para brasileiro morar e trabalhar você viveria?

leia também:

Salve no Pinterest

paises faceis para brasileiro imigrar legalmente

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

12 COMENTÁRIOS

  1. BOA TARDE SOU EMERSON MORO NO INTERIOR DE PIRAPORA DO BOM JESUS VI TODOS SEUS ROTEIROS E VIAGENS MUITO BONS ,,, EU TENHO UM SONHO DE PODER VIAJAR UM DIA TO TENTANDO APRENDER INGLES PELOS APPS MAS QUANDO EU FOR VOU PROCURAR VC PRA ME ORIENTAR MAIS ….

  2. Olá Angie! Primeiramente parabéns pelo conteúdo riquíssimo em informações. Informações sem complexidade e suficiente para entender e se decidir qual país escolher.

    Bom, eu tenho bastante interesse em trabalhar e até mesmo morar fora do Brasil. Embora em texto Alemanha tenha me chamado bastante atenção, mas ainda está longe da minha realidade.
    Contudo, Irlanda, Canadá e Portugal estão perfeitos.

    Eu já falo o suficiente inglês para me comunicar bem, mas lógico, estou desenvolvendo mais. E em breve estarei concluindo o curso de Engenharia Elétrica (1° semestre de 2021). Além disso possuo curso Técnico em Eletrônica, e várias experiências em industria.

    Antes de viajar, gostaria de concluir um tecnólogo em Automação Industrial e realizar uma pós graduação. Mas até lá fecharei tudo com 30 anos de idade.

    A pergunta que eu faço, é com esses Skills que acabei de informar, acredita que posso ter sucesso e viver bem no exterior, pelo menos nesses três países que mencionei?

    • oi Lazaro, se vc tem muuuita experiência consegue sim, eles valorizam pessoas com mão na massa mesmo. Tente validar os seus diplomas e traduzi-los e construa conexões no linkedin.
      Acredito que vc tem boas chances de conseguir emprego bom.

  3. Olá Angie tudo bem? Eu queria agradecer pelas lições que você passou no seu vídeo e também no post desse site.

    Gostaria de saber se com um inglês fluente (Tenho TOEIC) eu teria condições de morar na Nova Zelândia, eu estou com a possibilidade de ir como um representante de uma empresa brasileira que está querendo montar uma filial lá.

    Gostaria de saber também como o povo da Nova Zelândia pensa sobre os Brasileiros.

    Desde de já Muito Obrigado!

    • oi Marcos, indo com a empresa seria muito mais fácil. Quando eu morei lá não havia tantos brasileiros, isso foi em 2013, e não tinha muita coisa diferente. O que eu notei quando ia pedir emprego era que ficavam espantados ao ver que eu tinha pós graduação, pois a faculdade lá é muito cara e não é todo mundo que tem. Senti certa resistência em me chamarem até que tive que apagar a pos e o bacharelado do CV para conseguir alguma coisa, mas mesmo assim tava difícil. Foi um ano de azar haha
      no mais é um país bem bonito, organizado, mas eu não moraria novamente porque é longe de tudo haha mas vai de acordo com o que vc quer da vida
      boa sorte!

  4. Muito legal a matéria. Só alguns esclarecimentos sobre a Nova Zelândia: 1) Working Holiday Visa não é apenas para trabalho em fazendas — você tem liberdade de trabalhar em qualquer área, mas deve trocar de trabalho a cada 3 meses. 2) Desde 2015 mudou a regra para estudantes de inglês e você tem sim permissão de 20 horas de trabalho por semana, desde que o curso de inglês seja de no mínimo 14 semanas e de duração de 20 horas semanais 🙂

  5. olá, tudo ?
    No caso dos EUA, você considera um país difícil do brasileiro poder morar e trabalhar?
    Eu considero um país bem rigoroso em relação à entrada para que se possa residir lá.
    at.te.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here