7 dicas como economizar para mudar de país

0
364

Olha as dicas de como economizar para mudar de país! Muitos de vocês sonham em morar fora do Brasil e decidi fazer um passo a passo para ajudar no cálculo e no orçamento da sua mudança. Precisa calcular direitinho para não passar perrengues, especialmente se você escolher um país que não tem total conhecimento da língua.

Também falo do que você deve fazer quando já estiver no país: como encontrar apartamento, levar dinheiro para a Europa ou levar dinheiro para o exterior, o que normalmente pedem de docuemtnso e tudo mais. Sempre pesquise muito bem para pagar o preço justo e não mais do que você deve! Aproveita e assista ao vídeo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas para economizar para mudar de país

1. Pesquise tudo sobre o país

A primeira coisa que você deve fazer para poder economizar para mudar de país é pesquisar mais sobre a vida no exterior. Como é morar nesse lugar, nessa cidade que você gostaria para ter uma ideia melhor se é muito bucrocrático, se faz muito frio entre outros detalhes. Vai que você gosta de frio tipo 15 graus mas onde deseja morar faz -20 graus por 6 meses?

Parece bobo, mas nessa pesquisa você aprenderá coisas básicas sobre taxas do país, preços de vistos que irão afetar o seu orçamento. Aí tá o pulo do gato pois você poderá fazer comparaçções entre cidades para fazer uma escolha mais racional e ver o quanto você precisará. Eu falo para pesquisar bem pois se não essa aventura será muito difícil, como já comentei no artigos 10 erros que cometi ao morar fora do Brasil

Para fazer uma boa pesquisa, recomendo ler muitos blogs de pessoas que moram no exterior e veja vídeos! Você já está aqui né haahha mas leia dos países que deseja morar) já que aqui no Apure Guria é dedicado a Europa com diversas dicas para morar no exterior e como é a morar na Inglaterra.

Confira todas as dicas de como economizar para mudar de país bem explicadinhas no vídeo abaixo, clique para assistir.

Como pesquisar e por na planilha

Pesquise se você precisa de visto para trabalhar nesse país, quanto custa, quanto tempo demora para sair. Vale a pensa pesquisar sobre o salário mínimo, quanto mais ou menos ganharia exercendo a sua profissão e calcule com os gastos que teria com aluguel, mercado, luz, internet, impostos etc. Digie no google em português “quanto custa morar em nova york” ou inglês “how much is rent in new york”. Literalmente faça a pergunta para obter a resposta, é muito fácil.


Durante sua pesquisa vá colocando os dados em uma planilha como fiz abaixo. Separe os países por abas.

planilha orcamento morar no exterior
Planilha de gastos, economizar para mudar de país

Não cometa o erro de converter de real para euro e achar que vai ficar rico, porque não vai. Já falei disso aqui Brasileiro no exterior é rico?

Também entre em grupos do Facebook para saber sobre cidades para morar, quanto é o aluguel, qual o custo de vida, e também sobre os impostos. Pode ser que o seu sonho de morar na Suíça seja muito mais caro do que você imagina, como já havia falado no artigo Os Países mais caros para morar: o seu está na lista?

Aqui no blog tem alguns conteúdos relacionados a fazer um orçamento de mudança de país que podem te ajudar bastante como:

2. Venda tudo o que puder

Limite-se a levar 1 ou 2 malas para o novo país. Tudo o que não couber, venda! Roupas do armário e pares de sapatos que você não usa há anos, móveis e eletrodomésticos e o seu querido carrinho. Quanto menos peso, mais barato e mais dinheiro você terá para começar a sua vida na Europa. Sei que a princípio será difícil se livrar de algumas coisas, mas precisa por na cabeça que tudo vai mudar. Quando você escolher morar em outro país não tem como manter as mesmas relações, nível de conforto (ao menos inicialmente) e estilo de vida. Avalie bem a sua decisão. Neste artigo que falo mais Motivos para você não morar fora: o que não te contam

Aqui na Inglaterra é muito comum comprar coisas usadas, como já falei em vários vídeos é possivel comprar direto pelo marketplace do Facebook como geladeira por 80 libras e máquina de lavar por 120. As coisas não são tão caras quanto no Brasil quando você passa a receber um salário em libras.

Sem falar nas doações e nas coisas novas e baratas na IKEA, uma loja sueca que vende móveis e coisas pra casa baratinhos. Tudo se compra usado praticamente.

brasileiro no exterior e rico bmw
Preços dos carros BMW na Inglaterra

3. Cancele tudo

Uma das dicas mais importantes para economizar para mudar de país é venha preparado para não trazer dívidas do Brasil e nem pendências. Não esqueça de cancelar cobranças mensais do Brasil como academia, celular, internet… Você não vai querer resolver essas cobranças por telefone estando em outro país.

Não esqueça de deixar uma procuração para alguém de confiança para resolver problemas que podem surgir. Assim você não precisa voltar ao Brasil só pra resolver isso. Eu já tive que fazer isso e não foi legal haha

4. Faça você mesmo

No Brasil é muito comum contratar alguém para limpar a casa e lojas de móveis já mandam os montadores junto na sua casa. Aqui não funciona assim. Muita coisa você vai aprender na marra, justamente porque vai querer economizar. Já vai praticando desde o Brasil e economizando nessas pequenas coisas.

Nós já estamos a acostumados a montar nós mesmos os móveis na casa nova, a colocar varão de cortina, costurar cortina, pintar parede e por aí vai. Normalmente serviços fora do Brasil são muito caros. É até engraçado as situações que nós passamos, assista no vídeo abaixo:

Muita brasileiros que desejam morar no exterior pela primeira vez pagam para alguma agência realizar a reserva das hospedagens ou até contratam agências de mudança que cobram muito caro. Você pode economizar muito se reservar as próprias passagens de avião e ônibus, basta ficar ligado nas promoções e nos dias mais baratos para comprar. Se você não sabe como, tem esse artigo aqui repleto de dicas: Como encontrar passagens aéreas baratas e também leia a seção Viajar barato aqui do blog!

5. Levar dinheiro em espécie

Uma das dicas mais importantes para economizar para morar fora do país é descobrir é qual moeda local. As moedas mais comuns procuradas pelos brasileiros são: dólar americano (EUA), libra esterlina (Reino Unido), euro (União Européia) e peso argentino (Argentina). Essas são facilmente encontradas nas casas de câmbio.

O ideal é você levar uma quantia em espécie primeiro e depois trazer o resto do dinheiro depois.



nota coroa sueca dinheiro
Notas de coroas suecas

Alguns países vizinhos do Brasil como Uruguai, Peru e Chile possuem câmbio favorável para quem viaja com real e faz a troca direto no país. Você não precisa comprar dólar para trocar.

Para quem quer morar no Canadá, Nova Zelândia ou Austrália, é vantajoso comprar alguns dólares destes países no Brasil mesmo pelo menos. Como são moedas mais difíceis de serem encontradas em casas de câmbio, é necessário fazer uma encomenda de uns 2 dias de antecedência. Você deve evitar comprar euro ou dólar e depois trocar novamente nos países que você pode encontrar a moeda no Brasil. Você sai perdendo duas vezes

Eu gosto de levar dinheiro em espécie, pois o IOF (Imposto sobre Operação Financeira) é de apenas 1,1% no valor total, enquanto o cartão de crédito é 6,38%.

6. Abrir uma conta num banco

Nem sempre é fácil abrir conta direto do Brasil, alguns bancos precisam que você tenha um endereço fixo no país para enviar o cartão de débito e confirmar que você realmente está no país como Inglaterra, Alemanha, etc.
Em alguns bancos é fácil abrir conta, principalmente os bancos digitais enquanto outros mais antigos ainda te avaliam dos pés à cabeça e pedem uma papelada de coisa pra botar o dinheiro no banco deles.

Como mandar dinheiro do Brasil para o exterior

Assim que você tiver uma conta no país novo fica fácil levar dinheiro para o exterior utilizando o Wise, que alguns de vocês podem conhecer como TransferWise que acabou de mudar de nome! O Wise é uma das melhores formas para transferir dinheiro para o exterior, já que custa 8x mais barato que os métodos tradicionais!

Você consegue mandar dinheiro para onde você quiser, seja em euros, libras, dólares utilizando o câmbio comercia e o melhor é a possibilidade de criar uma conta multi moeda, ou seja, você não terá que converter toda vez que utilizar o cartão se tiver saldo naquela moeda. E ainda terá contas locais nessas moedas, como IBAN, SWIFT… o que facilita para enviar e receber dinheiro. Você pode receber pagamentos do UK ou da Europa sem pagar taxas.

dicas economizar morar fora wise
Com o Wise sai mais barato trazer dinheiro do Brasil

Mas como funciona Wise?

O Wise possui contas em vários países no mundo todo e que são interligadas. Quando você faz um pagamento no Brasil em reais, o Wise reconhece essa transferência e outra conta no país que você escolheu envia o dinheiro. O dinheiro em si não passa por fronteiras, não faz essa viagem que aumenta os custos e taxas. É seguro e é legal.

Você vê todas as tarifas na hora de fazer a transferência e é bem baixa se comparada às outras empresas. Há uma tarifa fixa + um percentual fixo sobre o valor da transferência e inclui também o IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) de 0,38% quando você envia dinheiro para outra pessoa, ou um IOF de 1,1% quando envia para si mesmo.

Para criar uma conta no Wise é grátis! Você só preenche os seus dados, os dados de quem irá receber e pode fazer o pagamento por boleto ou transferência. A pessoa recebe o dinheiro no dia seguinte ou em até 3 dias depois.

7. Atenção aos detalhes

Normalmente quem chega de outro país usa Airbnb ou aluga um quarto por um tempo até se estabelecer antes de pegar um apartamento. No início é bem difícil alugar de cara, pois conferem as referências e podem pedir 6 meses de aluguel antecipado se você não está no país na hora da locação.

Lembre-se de ficar atenta aos golpes e nunca mande dinheiro antecipado sem ter certeza que a empresa existe. É muito fácil mandar dinheiro, já recuperar…. Falo sobre isto neste artigo Golpes na Europa: Como enganam brasileiros que moram fora e não esqueça dos Golpes na Internet morando fora: como evitar

Muitas pessoas preferem contrato direto com o proprietário, porém eu indico que fazer com uma imobiliária para evitar problemas no futuro e ter uma certa segurança. Normalmente ol aluguel é mais barato só com o proprietário, mas tem tantos problemas que pode dar na casa no futuro que sai mais caro do que a imobiliária. Uma das dicas de ouro para economizar para mudar de país é que O BARATO SAI CARO!

Veja mais detalhes de Como alugar casa na Inglaterra dicas neste no vídeo abaixo, clique para assistir

Gostou destas dicas para economizar para morar fora do Brasil?

Salve no pinterest

dicas guardar dinheiro morar no exterior
Pin 7 dicas para economizar morar no exterior

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here