Motivos para você não morar fora: o que não te contam

0
108

Muita gente pensa que morar fora em outro país e continente é facil e que o mais difícil é o conseguir o visto. Assim que botar os pés aqui será fácil arranjar um emprego e que ganhará muito dinheiro. Mas é muito mais do que isso.

Neste artigo vou abordar alguns pontos importantes para levar em consideração antes da sua mudança e falo mais neste vídeo que morar fora não é para todo mundo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

8 Motivos para você não morar fora: as maiores dificuldades

1 – Dinheiro não é tudo

Um dos fatores que atraem os brasileiros para morar no exterior é o salário. Não vou mentir que é muito melhor ganhar um salario mínimo aqui do que no Brasil, já que vai ser em euro, libra, dólar. No entanto, todas as contas que você pagar serão nessas moedas também, pois, afinal, estará morando aqui. Eu já comparei o poder de compra e a quantidade de horas necessárias para pagar alguns itens do mercado neste artigo: Salário mínimo na Inglaterra e poder de compra.

É importante salientar que ninguém vive apenas de dinheiro. Não adianta trabalhar eternamente e ser infeliz todos os dias. Dinheiro pode pagar os melhores profissionais, a melhor casa, mas não paga a sua felicidade.

2 – Saudade aperta

A saudade da família parece um negócio fácil de lidar, mas é muito mais complicado quando existe um oceano de distância. Se você é muito apegada a seus pais e irmãos, terá muita dificuldade de ser 100% feliz morando fora. Além de se preocupar em dobro com sua família, também terá os próprios problemas e que terão que ser resolvidos por aqui mesmo, sem ajuda dela.
Claro que as chamadas pela internet facilitaram muito essa parte, mas sabemos que não é a mesma coisa.

3 – Tudo é mais complicado

Como havia mencionado no início deste artigo, o visto é o primeiro processo burocrático mais complicado. Depois vem a etapa para conseguir o primeiro emprego, mandar inúmeros currículos, os quais podem ser descartados apenas pelo seu sobrenome. Se não é local, vai pro lixo. Precisa saber lidar com a negação e se adaptar para poder se destacar entre os nativos.

Assista o vídeo abaixo para entender melhor os motivos para não morar fora do Brasil:

Dessa forma, muita gente consegue um emprego fora da área apenas para pagar as contas até aparecer algo melhor. Ter um contrato de trabalho para alugar um apartamento maiorzinho e mais confortável. Muitas vezes precisará comprar os itens da casa e todos esses processos demoram dias e dias para resolver.


Não é porque é “Europa” que tudo irá funcionar, tem muita gente que não gosta de trabalhar aqui também ahaha Faz mais de dois meses que estamos no processo para alugar a casa nova e consertar o carro que olha… dá vontade de desistir.

Confira os erros que cometi ao morar fora

4 – Adaptação difícil

Precisa ter jogo de cintura para lidar com essas complicações, ter que correr atrás de documentos que precisam de de outros documentos para conseguir o primeiro que você estava procurando (como se fosse um circulo eterno). Se adaptar às temperaturas frias e à falta de calor humano dos nativos. Ter que se adaptar a morar em lugares apertados e desconfortáveis até a situação melhorar. Precisa se transformar num polvo que se molda no ambiente e troca de cores a toda hora.

Além disso tem os hábitos locais, os costumes, as comidas diferentes e também a falta de luz, especialmente durante o inverno quando os dias são mais curtos. O clima não é tão favorável em vários países e os dias ensolarados podem ser raros. Claro que existe a possibilidade de morar em países quentes, como Itália, Espanha e Portugal, no entanto não existem tantas oportunidades de emprego.

dificuldades morar na alemanha
Tive tantos problemas na Alemanha que só queria ir embora

5 – Solidão

Esse é um sentimento que sinto várias vezes durante a semana. É difícil fazer amigos gringos e mesmo que você seja uma pessoa super aberta, extrovertido e fácil de fazer amizades, não é tão fácil. O conceito de amizade para os gringos é muito diferente e você não se torna amigo após algumas conversas, demora mais tempo.

Aí você acaba fazendo amigos brasileiros que entendem como é morar fora, sabem das dificuldades… Mas precisa ficar de olhos abertos já que muitoss desses novos amigos podem não ser tão amigos assim. Te entregam uma mão, mas na outra seguram uma faca. Existem pessoas para puxar seu tapete, te dar golpes, te levar para baixo porque o seu inglês não é tão bom… Sempre vai ser uma questão de saber até onde vai a sua confiança.

Isso é tão comum que até fiz uma lista de golpes na Europa aplicados em Brasileiros

6 – Sorte e azar

Parece brincadeira, mas a sorte precisa estar ao seu lado quando for morar fora. Estar no momento certo para encontrar as pessoas certas, o apartamento a tempo.. Tudo isso influencia na sua adaptação.
Quem me segue no Youtube ou lê vários artigos do blog, já deve ter percebido que eu não sou uma dessas pessoas iluminadas pela sorte. Sempre passo por muitos perrengues mesmo morando em 4 países diferentes. Tem até gente que falou que falou que eu gosto de sofrer kkkk – cada k uma lágrima.

Confira: Como morar na Europa: 10 dicas de planejamento

7 – Muita Coragem

É preciso ter muita coragem para largar uma vida estável no Brasil e viver na incerteza. O salário que entrava na conta todo mês poderá não vir por algum tempo após a sua mudança. Não há uma garantia que tudo ficara estável, mesmo depois de alguns meses, pois pode vir uma pandemia e mexer tudo de novo. Os desafios aparecem todos os dias e é necessário enfrentar os medos.

Você verá a vida com outros olhos depois de morar fora do Brasil

8 – Vida normal, não só viagens

Muita gente se surpreende pela facilidade de viajar pela Europa e os preços baratos das passagens aéreas. No momento que estiver trabalhando aqui, será complicado viajar sempre, pois não é todo final de semana que estará de folga ou que não estará cansada. Sem falar que é necessário ganhar dinheiro, pagar os boletos e ai viajar né!
Confesso que sim, é mais fácil conseguir folgas e férias do trabalho, porém tudo tem um tempo de adaptação.

Gostou deste artigo sobre motivos para não morar fora do Brasil?

Leia mais artigos sobre morar no exterior



Salve no Pinterest

motivos nao morar fora do pais
Pin Motivos para não morar fora do país
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here