Quanto custa morar na Europa: quanto dinheiro levar para mudar de país

6
233

Atualizado em

Muita gente me pergunta quanto custa morar na Europa? Apesar de parecer um sonho inalcançável, o custo de vida na Europa não é tão caro quanto se imagina. Eu já me morei na Itália e Alemanha e hoje moro na Inglaterra. Nem todas as mudanças foram fáceis e cometi muitos erros que influenciaram muito na minha experiência em cada país.

A primeira dificuldadade mesmo é o pontapé inicial, o quanto de dinheiro que você deverá trazer para fazer a sua mudança. Esse é o passo mais caro, já que o real está muito desvalorizado em relação ao euro e libra por exemplo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo vou dar dicas para quem quer morar fora do Brasil, quais os principais pontos que se deve levar em consideração e quanto dinheiro levar para a sua mundaça. Explico certinho quanto custa morar na Inglaterra em uma pequena cidade do interior.
E, claro, conto os erros que cometi para que você os evite e fuja dos perrengues que eu passei ahuahaue No vídeo eu explico tudo.

Quanto custa morar na Europa:  como calular quanto levar e dicas

Por que morar fora do Brasil?

Melhores condições de vida, segurança, educação e novas oportunidades. Esses são os fatores que levam vários brasileiros a se mudar para a Europa todo ano. Além disso, mesmo ganhando salário mínimo no primeiro emprego aqui, é possível se sustentar por algum tempo até mudar de emprego.

Cidadania europeia facilita a vida na Europa

Muitos brasileiros tem origens europeias e conseguem fazer a cidadania europeia, o que facilita demais já que conseguem morar em qualquer país da União Europeia.

Em alguns países que não fazem parte da UE, como Reino Unido, Suíça e Noruega, possuem alguns processos de residência mais fáceis para europeus do que para brasileiros por exemplo. O Reino Unido saiu esse ano da UE, veja como o Brexit afeta os brasileiros que desejam morar na Inglaterra ou viajar.

Mesmo se você não tiver cidadania europeia, existem outras formas de obtê-la como por exemplo residindo vários anos no país legamente ou casando com um europeu. Explico mais neste artigo 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia

Algumas empresas do ramo de TI facilitam o seu visto caso suas habilidades sejam essenciais e você tenha bastante experiência na área. Confira os trabalhos mais comuns para brasileiros na Europa.


Quando se mudar para a Europa?

Devido à pandemia, eu aconselho que você pense duas vezes antes de tomar essa decisão. É muito provável que aconteça uma recessão bem forte em todo o mundo e alguns países estarão em melhores condições que outros, como por exemplo taxa de desemprego, preços dos aluguéis.

Pesquise muito em blogs de pessoas que moram no país que você quer se mudar, leia os comentários de grupos do facebook e veja oportunidades de trabalho no Linkedin. Quanto mais você se informar, mais fácil fica de tomar a decisão correta. Se você digitar no Google “Quanto custa morar na Europa” e aí adicionar o país pretendido, já pode ter uma ideia melhor.

O maior gasto na Europa é o aluguel

Com certeza essa é a parte que pesa mais no orçamento. Antes de alugar uma casa, muitas imobiliárias cobram uma taxa de serviço e o proprietário requere depósito, o qual pode variar de 5 semanas a 3 meses dependendo do lugar. Esse caução fica guardado e é entregue na saída da casa, dado que você não tenha estragado nada dentro dela (se não terá um valor descontado).

Ou seja: se o aluguel da sua casa custa 1000, o depósito pode ser der 1200. Além disso, já vi alguns casos que pedem o caução + alguns meses de aluguel adiantado. Por essa razão, sempre escolha uma imobiliária legal, não vá entregar seu dinheiro pela internet sem conhecer a empresa antes.

Sugiro que você alugue um Airbnb por 1 ou 2 meses até encontrar uma casa ou apartamento para alugar. É seguro e pode te ajudar bastante nesta etapa, veja como funciona Airbnb.

Em alguns grupos e sites é possível alugar um quarto por algum tempo, mas tome muito cuidado, pois várias pessoas sublocam o quarto e é proibido. Não confie em alguém só por ser brasileiro, tem muita gente mal intencionada que se passa por amigo. Sempre desconfie até conhecer bem a pessoa.

Existem cidades com aluguéis super caros e inflados, com Berlim e Paris, onde é difícil arrumar uma casa boa sem ter alguns contatos. Em outros, os preços são bem baixos, porém o salário também é. Sugiro dar uma olhada nos artigos abaixo para ter uma ideia:

Os 10 países mais baratos para morar na Europa

Os países mais caros do mundo: gastos e salários

Quanto custa o mercado na Europa?

O custo de vida é mais baixo em alguns casos, como as compras do mercado. Para um casal, os gastos ficam em torno de 30 a 50 libras por semana e você sai com várias sacolas do mercado! Como já mostrei no artigo quanto custa mercado na Inglaterra, os preços são super acessíveis como por exemplo:

  • 2 l de leite £1,10
  • Arroz 1 kg £1,25
  • Tomate 1 kg £1,75
  • Molho de tomate £0,70
  • Pacote de macarrão £0,70
  • Barra de chocolate Lindt £1,50
  • Bacon £2,20
  • Morangos 400g £2,00
  • Sorvete 1 L £2,00

Em países como Itália, os preços são mais baixos e a qualidade dos produtos é excelente. Lembro que gastávamos menos e as coisas tinham muito mais sabor. Portugal também é barato. Já alguns países o mercado é mais caro como França, Suíça, Noruega (preços absurdos dos vegetais gente!!). Confira quanto custa roupas na Inglaterra.

Como calcular quanto levar de dinheiro para a Europa

Eu recomendo sempre levar mais do que o necessário, porque eu já fui com menos e a vida é muito mais complicada hahaha O ideal é levar uma quantia para se manter por 6 meses sem emprego, por segurança e evitar os perrengues.

Você encontrará a média dos valores pesquisando nos blogs e grupos do Facebook, além dos sites oficiais de imobiliárias no país.

Quanto custa morar na Inglaterra?

Eu vou mostrar os nossos gastos em uma cidade no interior da Inglaterra chamada Newbury. Como ela fica a 1h de trem de Londres e possui o HQ da Vodafone (a maior empresa de telecomunicações europeia), tem um gasto mais alto do que as cidades vizinhas.



Quanto custa morar na Europa: valores para um casal

  • Aluguel de apartamento £800
  • Água, luz, internet £120
  • Council Tax £130
  • Alimentação £200
  • Celular £30
  • Total por mês £1280 fixos

O valor para 6 meses de custos fixos é de £7680.

Também adicione no orçamento apenas uma vez:

  • Passagens £700
  • Depósito £1000
  • Taxa Imobiliária £400
  • Transporte £100
  • Farmácia £20
  • Total £2220

O valor em transporte é baixo porque a cidade é pequena e fazemos tudo a pé, não temos carro. Esse £100 seria o valor do trem de Londres até aqui e metrô. Em uma cidade maior, se gasta mais.

Os preços das passagens são apenas de ida, normalmente custa 350 a 500 Londres a Curitiba. Dependendo o caso, muita gente compra ida e volta por ser mais barato por 700. Veja como é voar com a British Airways de São Paulo à Londres.

Quanto de dinheiro levar ao se mudar para a Inglaterra?

Valores para um casal e 6 meses de aluguel pago, mercado e taxas extras £9900.

É claro que nem sempre é possível conseguir esse valor, ainda mais com a libra valendo 7 reais agora. Esse é o valor estipulado para você evitar qualquer perrengue.

Nossos erros ao morar na Europa

Nós viemos com menos do que 10 mil libras, mas passamos por vários problemas, tanto na Inglaterra, quanto nas mudanças para Itália e Alemanha. No vídeo abaixo eu relato tudo certinho, clique para assistir:

Nessas mudanças utilizamos o Workaway e não deu muito certo. Em Siena fomos saímos do hostel e em Trento trabalhei numa fazenda com lhamas. Dá uma olhada no Worldpackers que possui avaliação de anfitriões para evitar as tretas.

Também tem a opção de Live-in, quando você mora no lugar onde trabalha. O Jean ficou 3 meses morando em um barco de um restaurante quando chegou na Inglaterra para economizar. Só depois eu vim para cá.

Gastos extras

Além disso, você terá que adicionar ao seu orçamento algumas coisas.

Móveis

Nem todas as casas são imobiliadas. Aqui na Reino Unido e Irlanda, as casas já possuem a cozinha pronta com geladeira, fogão, forno, armários, pias e máquina de lavar roupa. Você terá que comprar os móveis aos poucos e a loja mais barata para isso é a IKEA. Por exemplo, nós pegamos um colchão inflável, roupa de cama, travesseiro e edredom por £60.

Depois compramos a cama e o colchão usados por 120 em grupos do facebook. Também encontramos os móveis do quarto por 50 (armário, cômoda, penteadeira com banquinho e dois criado mudo.

Documentos

É necessário trazer documentos e realizar traduções juramentadas, validar o seu certificado de casamento por exemplo ou a equivalência do seu diploma. Esse é um passo extremamente importante caso você tenha um cônjuge ou filhos. Mostro o passo a passo Como fazer visto Inglaterra para Cônjuge de Europeu

Transferência de dinheiro

Alguns bancos virtuais não requerem o comprovante de moradia, no entanto, vários mandam o cartão para a sua casa na Europa para que você consiga utilizar a sua conta. Recomendo dar uma olhada no N26, Monzo, Sterling. Bancos mais tradicionais como HSBC são chatos para abrir a conta e é necessário já ter um emprego antes para facilitar o processo.
Aqui eu conto as melhores opções para transferir dinheiro para o exterior

Dicas para morar fora do Brasil

Caso tenha filhos, recomendo que você ou seu parceiro faça essa mudança sozinho antes. Assim evita muito stress caso algo dê errado. É mais fácil se estabelecer assim e aí trazer a família depois. Quem fica no Brasil normalmente é responsável por alugar ou vender as coisas como casa, carro, móveis….

Economize por vários meses antes de vir e vá comprando as moedas aos poucos.

Dê preferência por já vir contratado para a Europa, assim é mais seguro.

É isso aí galera, espero que tenham gostado deste artigo “quanto custa morar na Europa”. Qualquer dúvida, faça um comentário!

Salve no Pinterest

orcamento quanto custa morar na europa
Pin Como calcular orçamento quanto custa morar na Europa
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Bem completo seu post, Angela! Acho importante pesquisar bem antes de qualquer mudança e é essencial saber quanto custa viver na Europa antes de se arriscar!

  2. Realmente o aluguel é o mais caro, em Lisboa então está surreal relativamente ao valor do salário mínimo e da média nacional. Em Portugal sinto que é barato transporte público e alimentação.
    Pelo menos isso. De país para país varia muito, acho importante as pessoas terem isso em mente. E sempre planejar com máximo de cuidado possível.

    Boas dicas!”

  3. Oi Angela, gostei muito das suas dicas de quando custa morar fora do Brasil.Essa é uma decisão muito importante e deve-se avaliar muito bem antes de toma-la. Seu post ajuda muito pois é bem.esclarecedor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here