10 dicas para turbinar sua aplicação no Worldpackers

0
111

Confira dicas para turbinar sua aplicação no Worldpackers e ser aceito por anfitriões de forma mais rápida!

Para aumentar suas chances de ser aceito em um voluntariado da Worldpackers, é preciso caprichar na sua inscrição. Quanto mais informações você disponibilizar, mais mais fácil é de conversar com o anfitrião de uma experiência legal e ser chamada para essa oportunidade.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo ensino como fazer um perfil de sucesso no Worldpackers, a plataforma que te ajuda a encontrar voluntariado em mais de 170 países diferentes! Saiba as informações necessárias antes de fazer sua aplicação no Worldpackers, detalhes que te darão pontos extras e como conversar com o anfitrião.

Antes de inscrever para uma vaga de voluntariado, atente-se a estas dicas!

10 dicas para turbinar sua aplicação no Worldpackers

1 – Ache vagas que combinem com você

Pra começar, você precisa entender o que você está buscando na sua vida neste momento. Claro que isto é uma pergunta muito ampla, mas dou um exemplo para ajudar. Se você deseja ficar em um lugar mais calmo, querendo fugir da cidade, não indicaria um hostel em uma capital.

A partir dessa ideia, você pode procurar as vagas que se encaixam utilizando os filtros do site da Worldpackers. Existem muitos como Work exchange, Natureza e bem estar e Voluntariado Social e pode filtrar ainda mais por suas habilidades, idioma, país e por aí vai. Observe os retângulos em vermelho na foto abaixo para saber onde ver estas informações.

Não adianta se inscrever para uma vaga que você não preenche os requisitos ou que não se identifica.


dicas voluntariado perfeito
Use os filtros e observe as marcações na breve descrição da vaga

2 – Seja flexível

Quanto mais flexível em relação ao destino e datas você for, mais fácil é de encontrar um voluntariado. Esta é uma das dicas de ouro para uma aplicação no Worldpackers! Alguns lugares que funcionam apenas durante a alta temporada são muito disputados. Por isso, tenha um roteiro mais flexível que você possa ficar em cidades vizinhas ou regiões parecidas. Por exemplo, você gostaria de um voluntariado em Paris, mas é quase impossível. Então você faz em uma cidade menor próxima e visita Paris na sua folga.

Além disso, pode ser que não exista disponibilidade no voluntariado para as datas selecionadas que deseja, somente na próxima semana por exemplo. Os anfitriões precisam calcular quanto serviço tem para a quantidade de voluntários necessária, sem falar que pode nem haver quarto disponível.

Quanto mais flexível for, mais fácil você consegue se encaixar em um voluntariado e sua aplicação no Worldpackers será levada em consideração mais rapidamente..

3 – Leia com atenção

Assim que encontrar uma vaga interessante, leia toda a descrição e os requisitos com atenção como a quantidade de horas, atividades a serem realizadas, localização e saiba mais sobre o estabelecimento. Você também pode pesquisar no Google caso tenha o nome do lugar.

Neste momento você avalia se estaria disposta a fazer esse voluntariado, analisando se há benefícios pra você, tanto na questão da própria experiência quanto do que é oferecido como: tipo de acomodação, quantidade de horas, dias de folga, refeições, acesso à cozinha ou lavanderia, entre outros fatores.

Leia os comentários de outros voluntários e preste atenção no tempo mínimo requisitado. Alguns anfitriões pedem 7 dias outros 4 semanas. Lembre-se é preciso ficar atenta em relação ao seu tempo de visto de turista em cada país. Não extrapole pois pode trazer consequências sérias.

Também analise se faz sentido fazer esse voluntariado, se você se imagina no lugar. Ressalto que não vale a pena pegar um voluntariado só porque você quer conhecer aquela cidade e economizar. Se não houver identificação, é bem provável que se torne uma experiência ruim.

descricao vaga de voluntariado
Leia todas as informações presentes na descrição da vaga de voluntariado

4 – Perfil bem escrito e detalhado

Você não será a única pessoa a aplicar para a vaga, acredite! Outras pessoas também irão aplicar e você precisa se destacar, mostrar um diferencial ao anfitrião e mostrar que você é excelente para a vaga.

O primeiro ponto é preencher o seu perfil da Worldpackers da forma mais completa possível. Imagine que o seu perfil seja um currículo de viajante e que você precisa contar sobre você e especificar o que pode oferecer.

Utilize uma foto bem clara de perfil e que seja simpática. Conte um pouco sobre a sua vida, o que você busca em voluntariados, quais línguas fala e preencha as suas habilidades que sabe ou que tem interesse na própria plataforma.

Uma dica legal é destacas seus conhecimentos que podem servir para o voluntariado também. Como por exemplo: se você tem um perfil mais de “professor” digamos para voluntariados sociais, destaque se já tem experiência em escolas e com crianças.

Outra coisa legal é que você pode adicionar os certificados dos cursos que completou na Worldpackers Academy, a escola de viajantes! A Worldpackers Academy é uma área do site da Worldpackers destinada às aulas exclusivas feitas por viajantes profissionais do mundo todo. São mais de 60 criadores de conteúdo que compartilham experiências e dicas, tanto sobre nomadismo digital quanto para alguém que nunca fez voluntariado e não sabe por onde começar.

Você irá encontrar de tudo: dicas para viajar sozinha, como fazer essa transição de carreira após um voluntariado, como monetizar a sua viagem e criar os melhores roteiros. Esses certificados ganham muitos pontos! Veja como funciona a Worldpackers Academy aqui!

mudar sua carreira com voluntariado worldpackers
Cursos para mudar sua carreira com o Worldpackers

5 – Adicione um vídeo

Essa etapa é pouco preenchida porque as pessoas são… preguiçosas haha Muitas tem preguiça ou vergonha, então vá lá e bote a cara no mundo! Sua aplicação no Worldpackers ficará brilhando com um vídeo e ganhará destaque!



Você faz o upload de um vídeo de apresentação no Youtube e adiciona o link no seu currículo. Isso é um ponto extra na sua inscrição, pois o anfitrião conseguirá entender um pouco mais sobre você, ver como está seu nível no idioma (como inglês ou espanhol caso aplique para vagas internacionais) e você pode cativá-lo mais facilmente. Se você tem facilidade em gravar vídeos, aproveite!

perfil de sucesso aplicacao worldpackers
Um vídeo de apresentação te dá muitos pontos na aplicação do Worldpackers

6 – Inscreva-se com antecedência

Existem algumas vagas que aceitam pessoas para a semana seguinte por exemplo, mas estas são raras. Quando isso acontece, haverá um reloginho em vermelho dizendo “Precisa de alguém agora” logo abaixo da breve descrição da vaga na página de resultados da busca (na primeira imagem deste artigo há um exemplo).

O tempo ideal para você se inscrever em uma vaga é de 2 a 3 meses antes da data que deseja começar o voluntariado.

Isso acontece porque muitas vezes o lugar é muito procurado, é alta temporada ou é numa cidade super turística. Dependendo da fama do lugar, terá que se inscrever com ainda mais tempo de antecedência.

Por esta razão, você pode se inscrever em outras vagas ao mesmo tempo, pois em alguns casos, o anfitrião pode não responder, não há vagas, está em reforma e por aí vai. Se você leu com cuidado a vaga, verá que cada anfitrião tem uma taxa de resposta na qual indica as chances de te responderem.

7 – Capriche na mensagem

Quando você clica para fazer uma aplicação no Worldpackers, você pode mandar uma mensagem detalhada ao anfitrião. Aproveite para caprichar e personalizar o seu texto, não use o famoso copia e cola para todos os anfitriões. Lembre-se que essa seria uma “mini entrevista” para mais uma experiência no seu currículo de viajante.

Faça uma pequena introdução sobre você mesma, explique por que deseja fazer esse voluntariado e por que se identifica com ele e no que pode contribuir. Além disso, fale sobre seus interesses, o que deseja aprender e faça perguntas relevantes.

Conte de uma forma animada e “se venda”: mostre se você tem um portifólio, se tem habilidades relevantes, se é sociável e gosta muito de falar com pessoas e se já fez algumas viagens neste estilo.

Lembre-se de manter um texto conciso e de preferência em inglês. Se não souber, utilize o Google Tradutor para te ajudar, mas recomendo já ir estudando sozinho para não passar dificuldades quando chegar lá. Confira as dicas de como aprender inglês britânico.

8 – Converse com o anfitrião e seja claro

Quanto mais honesta você for, melhor. Assim os anfitriões conseguem entender a sua situação e alinhar as expectativas. Tente mostrar o quê você traria de diferente e por que seria legal ter você como voluntário.

Caso exista um requisito para a vaga no qual você é iniciante, como por exemplo falar espanhol ou editar vídeos, poderá destacar isso para o anfitrião. Escreva que está aprendendo espanhol sozinho e que gostaria de praticar durante o voluntariado. Muitos anfitriões já estão acostumados com voluntários que estão aprendendo um idioma novo e o voluntariado é uma ótima opção de fazer um intercâmbio sem estudar!

Também seja clara se está querendo fazer algo diferente da vida ou até mudar de carreira fazendo voluntariado. Falei com muitos detalhes sobre esta ideia no vídeo abaixo, clique para assistir.

Lembre-se que não é porque um anfitrião conversou com você que ele irá te aceitar. Essa conversa seria tipo uma “mini entrevista” para entender melhor se realmente seria uma boa combinação. Se ele gostar de você, ele enviará um convite para fazer o voluntariado dentro da plataforma do Worldpackers e você precisa clicar em ACEITAR para confirmar.

9 – Faça perguntas

É muito importante saber detalhes sobre o que você precisa fazer no voluntariado e muitos deles já estão esclarecidos quando você clica para “saber mais” na descrição da vaga “Como você irá ajudar”. As principais informações que você precisa saber são:

  • as horas que irá trabalhar (turnos de dia ou a noite) e dias de folga
  • as atividades que irá fazer
  • como é a acomodação (quarto privado ou não)
  • quantas refeições recebe ou não
  • combinar as refeições (vegetarianas ou veganas por exemplo)
  • se existem taxas extras (nem todos cobram isso)
  • as regras do estabelecimento e do país (como não fumar no quarto por exemplo)
  • localização, como chegar no lugar e se dão carona
  • como funcionam outros benefícios como uso da lavanderia, bicicleta, prancha de surf….
  • o que não está incluso no voluntariado

É bom ter tudo por escrito dentro da plataforma da Worldpackers, porque se algo der errado, você tem a conversa salva. Lembre-se que a Worldpackers te dá suporte se algo saia fora do combinado e te ajuda a encontrar outro voluntariado. Dependendo do seu caso, eles irão te tirar do lugar e te colocar durante 3 noites em um hostel até que encontre a próxima oportunidade.

10 – Preste atenção ao calendário

Lembre-se que quando você clica em aceitar um voluntariado pela plataforma da Worldpackers (clicando no botão Aceitar mesmo), você estará “reservando as datas”. Ou seja, você não poderá procurar por outras oportunidades no mesmo período. Justamente porque você já se comprometeu com um anfitrião. Não poderá abandoná-lo se encontrar outra vaga por exemplo.

Leia também: 5 mentiras que te contam sobre Voluntariado Worldpackers

Pacotes do Worldpackers

Caso você queira assinar a Worldpackers Academy e o fazer voluntariado, pode optar por assinar o pacote WP PACK que reúne os dois! Entenda como funciona cada pacote:

WP Trips – de US$49 por US$39

O plano WP Trips te dá acesso aos anfitriões por 15 meses. Você pode fazer quantos voluntariados quiser durante esse tempo e em qualquer lugar. Todo dia tem vaga nova sendo adicionada em mais de 170 países diferentes!

Ah, se você não quer viajar sozinho pode viajar em dupla com o WP Trips com desconto de US$59 por US$49!

cupom desconto worldpackers
cupom de desconto worldpackers

WP Academy – de US$39 por US$29

Como expliquei neste artigo, Worldpackers Academy é uma seção especial do site com cursos de planejamento de viagem, mídias sociais, como ganhar um dinheirinho extra, fotografia, como criar um blog… O Plano WP Planejamento de Viagem ou o WP Nomadismo Digital custam US$39 cada e garante 12 meses de acesso a todos os cursos e certificações.

WP Pack – de US$99 por US$89

Este é o plano completo, no qual você tem acesso aos anfitriões e também aos cursos durante 18 meses!

Gostou destas dicas para fazer um perfil de sucesso e caprichar na sua aplicação no Worldpackers?

dicas perfil de sucesso voluntariado worldpackers
Pin dicas para perfil de sucesso voluntariado Worldpackers
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here