Morar na Alemanha ou Inglaterra: qual é o melhor e diferenças

0
303

Atualizado em

Muitos me pediram este artigo sobre morar na Alemanha ou Inglaterra para mostrar as principais diferenças entre esses países. Nós moramos em Berlim em 2018, trabalhamos e fizemos amigos na cidade. Atualmente moramos em Newbury no interior da Inglaterra, uma cidade pertinho de Londres.

Como já vivimos nos dois países, vivenciamos algumas semelhanças e muitas diferenças. Confira e assista o vídeo

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Diferenças entre morar na Alemanha ou Inglaterra

1- Mercado

Essa foi uma das principais diferenças entre morar na Alemanha ou Inglaterra: os supermercados ingleses possuem uma variedade maior e melhor de alimentos. As coisas são mais gostosas e fresquinhas, sem falar que baratas na maioria das vezes. Gastamos menos comprando mais. Confira os Preços nos supermercados na Inglaterra

Sem falar que é muito fácil fazer suas compras online!

compras no supermercado na inglaterra online
Compras online no supermercado na Inglaterra

2 – Encontrar trabalho

Achamos muito mais fácil achar trabalho aqui na Inglaterra do que na Alemanha, pois a oferta é muito maior. Não é só a questão da língua, mas a quantidade de trabalhos disponíveis. É possível que você vá trabalhar num bar, não goste e no dia seguinte já tá trabalhando em outro lugar.
Existem sim opções de trabalho específicas para pessoas que falam inglês e português em Berlim (o caso do Jean).

Na Alemanha existe o Mini Job: um tipo de contrato com poucas horas e que não paga mais que €450. Normalmente para trabalhos de limpeza, em restaurantes, startups, escolas de idiomas e toda empresa que precisa de alguém em meio período (sem falar que várias contratam nesse esquema e pagam as horas por fora para não pagar mais imposto). Nesse esquema você não paga o plano de saúde, tem os mesmos direitos, porém recebe menos que o seu colega de trabalho contratado por exemplo. É por causa do Mini Job que a taxa de desemprego é baixa na Alemanha pois consideram pessoas que trabalham num Mini Job como pessoas que trabalham as 8h por dia.

3 – Leis Trabalhistas

Aqui na Inglaterra não existe uma lei trabalhista muito forte como na Alemanha. Tudo se baseia nos contratos e depende da sua sorte se irá pegar uma empresa boa ou não. Alguns contratos garantem o básico quando é pago por hora e mais nada, como por exemplo se você ficar doente podem não pagar os 3 primeiros dias. Talvez com atestado eles paguem, mas pode ser que não. A partir do terceiro dia você poderá comunicar a empresa que ficará mais dias fora e talvez tenha que se inscrever no esquema do SickPay que garante £90 por semana.

Damos mais exemplos no vídeo abaixo sobre Diferenças entre morar na Alemanha ou Inglaterra


4 – Impostos

Paga-se mais imposto na Alemanha do que na Inglaterra. O salário do Jean é praticamente o mesmo, assim como o valor do nosso aluguel nas duas cidades, só que sobra mais dinheiro e temos mais espaço.

Os impostos são descontados automaticamente do seu salário nos dois países e possuem classes de impostos um pouco complicadas de entender no início (e sim tive problema nos dois por causa disso). É obrigatório ter um plano de saúde na Alemanha (que engloba você ou sua família caso não trabalhem) e é descontado do seu salário. Não precisa pagar isso na Inglaterra, pois não existe um imposto exclusivo para o NHS (o SUS daqui).

Na Alemanha existe imposto para cachorro, para sua igreja (se for ateu não paga óbvio), para televisão (obrigatório) e é um inferno para tentar recuperar os impostos pagos a mais. Estamos tentando até hoje.

Na Inglaterra existe um serviço que você pode ligar e perguntar sobre os impostos. Já liguei 2 vezes para reclamar que me cobraram a mais e até hoje não vi a cor do dinheiro.

5 – Aluguel

Nós morávamos em um apart hotel Charlottenburg, um bairro muito bom em Berlim e bem bonito, próximo ao Palácio e ao parque. Ótima localização e pagamos mais por isso.

Hoje moramos em um apartamento de 3 cômodos a algumas quadras do centro de Newbury, próximo a dois parques e ao canal cheio de patinhos. Temos uma vaga na garagem apesar de não ter carro haha Pagamos quase a mesma coisa. Veja como é morar no interior da Inglaterra.

Acredito que em Londres pode pagar mais caro mesmo num lugar mais afastado. Neste artigo falo quanto custa morar na Europa.

neve em berlim inverno charlottenburg
Neve no parque em Charlottenburg Berlim

Foi mais fácil achar apartamento para alugar aqui, pois em Berlim há muito mais gente e poucas ofertas sendo que a maioria pede no mínimo 3 meses de depósito. Normalmente são lugares bem caros e nem sempre bem cuidados, tem que ter muita sorte, sem falar que eles avaliam demais se é estrangeiro e se fala alemão. Lembro de entrar em contato com várias imobiliárias e até pessoalmente falando alemão e não tinha retorno.
Além disso, o valor dos aluguéis está muito acima do que deveria e Berlim foi uma das cidades da Europa que mais teve aumento do aluguel.

Documento muito importante na Alemanha

Quando for alugar na Alemanha, vá em imobiliária para garantir que você poderá fazer o Anmeldung: um registro da prefeitura de residência. Sem ele você não faz praticamente nada no país. Muitos lugares te enganam, dizem que fazem sim e quando você se muda pro lugar, falam que não pode. Na Inglaterra não tem isso.

Sublocação de quartos

Na Alemanha é muito mais forte a lei da sublocação: você só pode morar com as pessoas que estão no contrato do aluguel da casa, no caso você e sua família. Já vi relatos de pessoas que tiveram problema por causa da namorada ou algum primo que veio visitar e ficou mais que 3 meses. Os vizinhos podem fazer denúncias e a pessoa é tirada da casa. Para quem quer alugar um quarto, precisa procurar os WGs (Wohngemeinschaft) especificamente para não ter problemas.

Na Inglaterra também tem essa lei, mas não é tão rigorosa assim e demora muito tempo para tirar alguém da casa. Muitos espertinhos tentam alugar uma casa inteira e sublocar os quartos. Por isso é importante sempre escolher a imobiliária para não correr nenhum risco de ser despejado ou perder o dinheiro do depósito.

6 – Burocracia

Uma das principais diferenças entre Morar na Alemanha ou Inglaterra. A Alemanha é extremamente burocrática: processos que duram muito tempo e basicamente só funcionam no papel. Quase nada é resolvido por email e você precisa enviar muitas caras ou fax para resolver problemas. Mas é importante sobreviver essa batalha para não morar Ilegal na Europa.

Em ambos tive que fazer o visto para cônjuge de europeu. Como o escritório da imigração em Berlim é super concorrido, você precisa esperar do lado de fora durante a imigração e ainda correr o risco de perder a sua vaga para algum turco que estava guardando lugar para outras pessoas na fila. Chegamos meia noite, ganhamos o número 38 (atendem apenas 40 estrangeiros por dia) e fui atentida meio dia. Paguei 30 euros e ganhei um papel dizendo que poderia ficar e que aplicaria para uma nova reunião.. daqui seis meses. Só depois disso ganhei um papel oficial no passaporte.



Meu cartão residência na Inglaterra
Meu cartão residência na Inglaterra

Na Inglaterra é 10x mais fácil: o processo foi todo online! O que demorou foi a biometria que ficou para 3 semanas do dia que comecei o processo. Compareci no escritório numa terça, fui aprovada no dia seguinte e recebi meu cartão oficial na sexta. Veja o passo a passo do Como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu

 

7 – Multas

Existe mais controle da Alemanha e multas para tudo: se atravessa fora da faixa, se a cadeira do teu café na calçada tá fora de onde deveria ou se baixa algum álbum de música ou filme pelo torrent. Ao mesmo tempo que você baixa o arquivo, você distribui partes dele pelo torrent. A multa por pirataria, ou seja, por distribuir conteúdo ilegal varia conforme o que você baixar. Um álbum do AC DC pode custa 2 mil euros caso você não recorra.

Na Inglaterra existem várias multas e algumas muito antigas que chegam a ser bizarras. Leia aqui Coisas que você não deve fazer na Inglaterra.

8 – Viajar

Viajar na Alemanha é mais barato devido a sua localização geográfica, já que você pode pegar busão para todo lugar. Até a empresa mais conhecida e barateza de viagens de ônibus é alemã e se chama Flixbus. Já falei sobre viajar de ônibus na Europa aqui.

Em relação ao aeroporto, Londres é o principal Hub da Europa e tem voos para todo lugar em 5 aeroportos diferentes. Já na capital da Alemanha, há 2 aeroportos muito ruins com voos baratos mas também limitados. O principal aeroporto da Alemanha é o de Frankfurt. Em todos tem voos low cost como a Ryanair.

Viajar de trem em ambos os países é muito caro, já que são empresas privadas que controlam o preço e não tem competidores (ao contrário da Itália que é estatal e os valores são muito acessíveis).

Para alugar carro na Alemanha é muito mais barato e prático, porém a gasolina na Inglaterra é mais barata. Sem falar que a direção fica do lado direito na Inglaterra, é tudo ao contrário!

carro com volante do lado direito veiculo ingles
Volante no lado direito na Inglaterra

9 – Academia

Se inscrever numa academia na Inglaterra é muito fácil: basta preencher online seus dados, pagar o primeiro mês e marcar a primeira sessão com um instrutor. Eles irão te avaliar e dar uma lista de exercícios para você seguir sozinho, os instrutores não ficam pela academia auxiliando a galera como no Brasil. Cancelar também é super fácil, basta enviar um email e comunciar o seu Banco caso seja cobrança automática. Normalmente pedem um aviso de 30 dias.

Em Berlim é um caos para cancelar a sua academia, já que pedem um aviso de 3 ou 6 meses. Tenho amigos que tentaram várias vezes cancelar e estão há mais de um ano nessa hahah um até foi embora pro Brasil e não teve como cancelar.

10 – Fotografia

Os alemães não gostam que você tire fotos em que eles apareçam. Se tirou uma foto no parque focando nos partinhoas mas o filho deles apareceu no canto da foto, eles podem pedir para que você a delete. Uma vez estava no parque com tripé e tirando fotos minhas, quando veio uma turma da escola brincar exatamente onde eu estava. A professora mandou eu me mudar de lugar, mesmo tendo chego antes. Em várias lojas e mercados não pode filmar os preços nem tirar fotos.

11 – Cultura

Os museus estatais no Reino Unido são todos gratuitos e você só paga o ingresso para exposições especiais que aparecem de tempos em tempos. Na Alemanha não é grátis, no entanto, alguns museus oferecem preços especiais caso pague uma anuidade como é o caso dos museus estatais de Berlim. Você pode comprar o Gutschein Jahreskarte Basic por 25 euros e visitar os museus listados de segunda a sexta as 16 as 18h e finais de demana das 11 às 13h.

museu de historia natural londres fachada
Museu de História Natural em Londres

12 – Cama

Uma coisa engraçada para comprar entre morar na Alemanha ou Inglaterra é a cama de casal em alguns hotéis e pousadas: roupa de cama separada! Mesmo se a cama for de casal, é comum ver dois jogos de cama de solteiro para um casal. A vantagem é que não tem perigo de um deles roubar a coberta do outro durante a noite haha
Na hora de comprar jogo de cama, percebemos que não havia opções de lençol com elástico e o travesseiro é quadrado em vez de retangular.

13 – Cartão de crédito

Na Inglaterra aceitam cartão de crédito em todo lugar, enquanto na Alemanha você precisa andar com dinheiro o tempo todo. Em Berlim é um caos, pois você vai num bar ou em um restaurante e só aceitam dinheiro. Muitos defendem a “tradição de usar dinheiro” mas na maioria das vezes é sonegação.

14 – Protestos anti imigrantes

Vimos nos dois países: um em Dresden e outro em Londres durante o Brexit. Sentimos medo na Alemanha pois não vimos policiais, os protestantes carregavam cartazes com escritas mais ofensivas e se comportavam de forma agressiva. Confira  O que muda para brasileiros com o Brexit

15 – Idioma

Apesar de Berlim ser a capital, ser cosmopolita e tudo mais, poucas pessoas falam inglês, principalmente no serviço de atendimento ao imigrante. É impossível resolver problemas se a o agente da imigração não acordou de bem com a vida e disposto a falar inglês com você. Eu tinha que ir com o Jean em todo lugar para falar alemão e resolver problemas simples.

Eu morei no interior da Alemanha durante dois meses quando fiz meu Meu estágio na Alemanha em Design pelo Goethe Institut. O interior é muito bonito e foi tranquilo visitar, porém eu falo alemão, então isso facilitou muito.

cidade antiga sul da alemanha schwabisch hall morar na alemanha ou inglaterra
Morei em Schwâbisch Hall no meu primeiro intercâmbio na Alemanha

16 – Imposto da TV

O Rundfunkbeitrag é obrigatório na Alemanha e custa em torno de 17 euros por mês, tendo um descontinho se você paga trimestral ou semestral. É um imposto por ter uma televisão em casa e acessar o conteúdo criado pela empresa de televisão estatal. Mesmo se você não tiver TV, acusam que você usa rádio ou a linha do celular.

Existe esse imposto na Inglaterra e é direcionado a BBC, no entanto, você só paga se for assistir os programas da BBC, seja na TV ou no celular por exemplo. Se você só assistir Netflix e jogar videogame na TV, não precisa pagar essa taxa (em torno de 13 libras por mês, ao todo 157,50 anual).

17 – Peladões

Alemães gostam de tomar sol como vieram ao mundo. Em muitos parques com lagos é bem comum vê-los tomando banho assim ou deitados na grama. Não vimos nenhuma situação assim na Inglaterra, algumas crianças apenas.

Como escollher entre morar na Alemanha ou Inglaterra?

O melhor é você analisar em qual cultura se encaixaria melhor e também o visto. Dizem que na Alemanha é mais fácil para brasileiros (como falei no artigo 5 países fáceis para brasileiro morar), no entanto precisa estudar bem o idioma para facilitar a vida.

Pela minha experiência, gosto muito mais da Inglaterra pois minha adaptação foi bem mais fácil aqui. Queria muito que tivesse dado certo na Alemanha, era meu sonho, mas se tornou um pesadelo e falei o por quê fui embora da Alemanha. Cada um tem oportunidades diferentes e também a sorte influencia muito. Espero que na sua mudança dê certo, independente da sua escolha.

Gostou dessas diferenças entre morar na Alemanha ou Inglaterra? Comente e compartilhe com seus amigos. Leia também: Curiosidades sobre morar na Alemanha e 13 curiosidades da Inglaterra: hábitos e coisas estranhas

Salve no pinterest:

diferenças morar na alemanha ou inglaterra
Pin 18 diferenças morar na alemanha ou inglaterra
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here