5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

0
234

Em agosto de 2016 eu (Ligia) e meu marido (Ulisses) pedimos demissão do trabalho, alugamos nosso apê e vendemos nosso carro para fazer um intercâmbio na Austrália. Era o começo de uma nova fase que, por mais que a gente soubesse que seria intensa, não tinha como imaginar a dimensão que tomaria. 

O plano inicial de 8 meses de curso de inglês se transformou em duas renovações de visto, mais de 3 anos de história e muito aprendizado morando em Sydney. Ainda como estudantes e no processo de aplicação para um visto de residência permanente, compartilhamos todos os capítulos da nossa saga morando do outro lado do mundo no nosso blog e Canal do Youtube, o Vamos Fugir

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

E é com muito prazer que a gente escreve este texto para o Apure Guria, contando algumas dicas bem importantes para quem está começando a se planejar para fazer um intercâmbio para a Austrália também, mas não sabe nem por onde começar. Acompanha aí:

5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

1 – Você vai precisar de um visto!

Começando pelo começo, é importante dizer como funcionam os vistos aqui na Austrália. Os intercambistas têm duas opções para entrarem no país:

A – Visto de turista

É permitido ficar no país por até 3 meses e estudar durante este período. O visto custa muito mais barato que o de estudante (cerca de $145 dólares Australianos) e você precisa comprovar capacidade financeira para se manter aqui. O lado negativo é que você não pode trabalhar durante este tempo. 

O visto de turista é uma boa opção quem quer aproveitar os dias de férias para fazer um curso rápido de inglês e viajar pela Austrália. No site oficial do Departamento de Imigração da Austrália tem mais informações.

intercambio na australia dicas sidney
Somos Ligia e Ulisses do blog Vamos Fugir 

B – Visto de estudante

Mas se o plano for passar mais tempo por aqui e dar aquele grau no inglês, aí você vai precisar de um visto de estudante. Neste caso ele vai ter o mesmo tempo de duração que o seu curso e ainda é possível incluir 1 mês de férias no final. (Exemplo: 6 meses de curso + 1 mês de férias = 7 meses de visto).

A melhor parte deste visto é que a pessoa pode trabalhar meio período (oficialmente 40h a cada 15 dias) para pagar os gastos enquanto estiver por aqui. E isso faz toda a diferença! Outro ponto positivo é que parceiros e filhos podem entrar como dependentes do aplicante principal do visto (sem precisar estudar).


Parece o melhor dos mundos, mas é claro que também tem seus pontos de complicação, como o preço e as exigências. Para aplicar para um visto de estudante para a Austrália você é obrigado a estudar (dã, óbvio né?!), comprovar que tem dinheiro suficiente para se manter no país durante todo o tempo de duração do seu visto, apresentar uma série de documentos que a imigração exige (como carta de intenções, carteira de trabalho, diploma de cursos, etc) e ainda comprar um seguro saúde próprio para estudantes internacionais (o chamado OSHC), o que acaba encarecendo um pouco. O valor da aplicação é de $620 dólares australianos.

Lá no site da imigração também tem uma parte que fala só sobre o visto de estudante. 

A Austrália possui vários vistos para quem quer fazer intercâmbio

2 – O salário mínimo da Austrália é o maior do mundo \o/

Como já disse antes, a Austrália é um dos países que permite que o intercambista trabalhe enquanto estuda e eu não tenho dúvida de que este é um dos principais motivos que fazem os brasileiros escolherem este país (inclusive nós!).

Mas não se engane achando que vai ficar rico e viver na ostentação! É verdade que o salário mínimo daqui é o mais alto do mundo (AUD$19,49 por hora desde 2019),  mas o custo de vida também é bem alto. Isso sem falar que os estudantes só têm a permissão de trabalhar 40h a cada 15 dias, o que acaba sendo beeem apertado na hora de pagar as contas, mas com um bom planejamento é possível viver bem e até juntar um pouquinho para passear. 

3 – Faz frio e até neva na Austrália!

Esse é o principal erro que os brasileiros cometem quando começam a planejar o intercâmbio para a Austrália. Todo mundo pensa que aqui faz calor o ano todo e não é bem assim… Pra vocês terem noção, neva mais na Austrália do que na Suíça! Parece bizarro, mas a média anual de neve que cai nas montanhas australianas é maior do que a média registrada todo ano nos Alpes Suíços. 

casinha para se trocar na praia australiav
Faz frio na Austrália!

Mas é claro que não podemos generalizar… Assim como o Brasil, a Austrália é um país enorme e o clima varia muito de acordo com cada região. No norte do país faz calor (muito calor) o ano todo. Já o centro é formado por um deserto (o famoso Outback) e as cidades mais ao sul como Sydney, Melbourne e Adelaide costumam registrar temperaturas bem baixas durante o inverno, chegando bem próximo de 0°C. Por isso a dica é pesquisar bastante sobre a cidade que vc escolheu para vir preparado. 

Confira como Sobreviver ao inverno na Nova Zelândia

4 – O Inglês australiano parece outro idioma

É realmente muito difícil entender um australiano falando australianês! Nas maiores cidades o sotaque é bem forte e mesmo que seu inglês já seja muito bom, leva um tempo até acostumar os ouvidos, entender as gírias e aprender algumas palavras e abreviações que só existem aqui. Mas é tudo questão de tempo… 

muro grafite mapa mundi australia
Só assim pra aproximar o Brasil da Austrália!

Já nas cidades bem pequenas ou do interior o bicho pega mesmo… muitas vezes cheguei a duvidar que aquele idioma era realmente inglês! hahaha Mas todo mundo se vira como pode e no final a mensagem sempre é passada.

5 – Animais bizarros realmente existem?

Sim e não. Existem sim crocodilos, tubarões e muitas aranhas, mas isso raramente faz parte do dia a dia de quem vive na cidade. É muito comum as pessoas terem medo de vir para a Austrália por conta das bizarrices que aparecem na internet, mas na prática a coisa não é bem assim.

outback uluru montanha deserto australia
Conhecendo o Uluru, a famosa montanha do Outback durante o intercâmbio na Austrália

É como dizer que no Brasil tem macaco por todo o lado, mesmo nas cidades grandes.. Mas essa não é a realidade, certo? Então fique tranquilo porque aqui a regra é muito parecida. Estar na Austrália não significa ser atacado por tubarões a cada mergulho ou dar de cara com aranhas gigantes dentro de casa diariamente. Acontece? Sim, mas com menos frequência do que o Facebook mostra. E é claro que alguns cuidados como colocar telinhas nas janelas e checar sempre as roupas do varal ajudam a evitar alguns incidentes.

Gostou destas dicas sobre intercâmbio na Austrália? Veja as dicas para um intercâmbio na Nova Zelândia, a vizinha menor da Austrália!

5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

Leia mais sobre intercâmbio:



Meu estágio na Alemanha em Design pelo Goethe Institut

Choque Cultural Nova Zelândia curiosidades

Work Experience USA: trabalhe nas férias da faculdade!

Como é morar na Irlanda? Dicas, emprego, visto, hospedagem

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here