5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

0
2705

Em agosto de 2016 eu (Ligia) e meu marido (Ulisses) pedimos demissão do trabalho, alugamos nosso apê e vendemos nosso carro para fazer um intercâmbio na Austrália. Era o começo de uma nova fase que, por mais que a gente soubesse que seria intensa, não tinha como imaginar a dimensão que tomaria. 

O plano inicial de 8 meses de curso de inglês se transformou em duas renovações de visto, mais de 3 anos de história e muito aprendizado morando em Sydney. Ainda como estudantes e no processo de aplicação para um visto de residência permanente, compartilhamos todos os capítulos da nossa saga morando do outro lado do mundo no nosso blog e Canal do Youtube, o Vamos Fugir

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

E é com muito prazer que a gente escreve este texto para o Apure Guria, contando algumas dicas bem importantes para quem está começando a se planejar para fazer um intercâmbio para a Austrália também, mas não sabe nem por onde começar. Acompanha aí:

5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

1 – Você vai precisar de um visto!

Começando pelo começo, é importante dizer como funcionam os vistos aqui na Austrália. Os intercambistas têm duas opções para entrarem no país:

A – Visto de turista

É permitido ficar no país por até 3 meses e estudar durante este período. O visto custa muito mais barato que o de estudante (cerca de $145 dólares Australianos) e você precisa comprovar capacidade financeira para se manter aqui. O lado negativo é que você não pode trabalhar durante este tempo. 

O visto de turista é uma boa opção quem quer aproveitar os dias de férias para fazer um curso rápido de inglês e viajar pela Austrália. No site oficial do Departamento de Imigração da Austrália tem mais informações.

intercambio na australia dicas sidney
Somos Ligia e Ulisses do blog Vamos Fugir 

B – Visto de estudante

Mas se o plano for passar mais tempo por aqui e dar aquele grau no inglês, aí você vai precisar de um visto de estudante. Neste caso ele vai ter o mesmo tempo de duração que o seu curso e ainda é possível incluir 1 mês de férias no final. (Exemplo: 6 meses de curso + 1 mês de férias = 7 meses de visto).

A melhor parte deste visto é que a pessoa pode trabalhar meio período (oficialmente 40h a cada 15 dias) para pagar os gastos enquanto estiver por aqui. E isso faz toda a diferença! Outro ponto positivo é que parceiros e filhos podem entrar como dependentes do aplicante principal do visto (sem precisar estudar).


Parece o melhor dos mundos, mas é claro que também tem seus pontos de complicação, como o preço e as exigências. Para aplicar para um visto de estudante para a Austrália você é obrigado a estudar (dã, óbvio né?!), comprovar que tem dinheiro suficiente para se manter no país durante todo o tempo de duração do seu visto, apresentar uma série de documentos que a imigração exige (como carta de intenções, carteira de trabalho, diploma de cursos, etc) e ainda comprar um seguro saúde próprio para estudantes internacionais (o chamado OSHC), o que acaba encarecendo um pouco. O valor da aplicação é de $620 dólares australianos.

Lá no site da imigração também tem uma parte que fala só sobre o visto de estudante. 

A Austrália possui vários vistos para quem quer fazer intercâmbio

2 – O salário mínimo da Austrália é o maior do mundo \o/

Como já disse antes, a Austrália é um dos países que permite que o intercambista trabalhe enquanto estuda e eu não tenho dúvida de que este é um dos principais motivos que fazem os brasileiros escolherem este país (inclusive nós!).

Mas não se engane achando que vai ficar rico e viver na ostentação! É verdade que o salário mínimo daqui é o mais alto do mundo (AUD$19,49 por hora desde 2019),  mas o custo de vida também é bem alto. Isso sem falar que os estudantes só têm a permissão de trabalhar 40h a cada 15 dias, o que acaba sendo beeem apertado na hora de pagar as contas, mas com um bom planejamento é possível viver bem e até juntar um pouquinho para passear. 

3 – Faz frio e até neva na Austrália!

Esse é o principal erro que os brasileiros cometem quando começam a planejar o intercâmbio para a Austrália. Todo mundo pensa que aqui faz calor o ano todo e não é bem assim… Pra vocês terem noção, neva mais na Austrália do que na Suíça! Parece bizarro, mas a média anual de neve que cai nas montanhas australianas é maior do que a média registrada todo ano nos Alpes Suíços. 

casinha para se trocar na praia australiav
Faz frio na Austrália!

Mas é claro que não podemos generalizar… Assim como o Brasil, a Austrália é um país enorme e o clima varia muito de acordo com cada região. No norte do país faz calor (muito calor) o ano todo. Já o centro é formado por um deserto (o famoso Outback) e as cidades mais ao sul como Sydney, Melbourne e Adelaide costumam registrar temperaturas bem baixas durante o inverno, chegando bem próximo de 0°C. Por isso a dica é pesquisar bastante sobre a cidade que vc escolheu para vir preparado. 

Confira como Sobreviver ao inverno na Nova Zelândia

4 – O Inglês australiano parece outro idioma

É realmente muito difícil entender um australiano falando australianês! Nas maiores cidades o sotaque é bem forte e mesmo que seu inglês já seja muito bom, leva um tempo até acostumar os ouvidos, entender as gírias e aprender algumas palavras e abreviações que só existem aqui. Mas é tudo questão de tempo… 

muro grafite mapa mundi australia
Só assim pra aproximar o Brasil da Austrália!

Já nas cidades bem pequenas ou do interior o bicho pega mesmo… muitas vezes cheguei a duvidar que aquele idioma era realmente inglês! hahaha Mas todo mundo se vira como pode e no final a mensagem sempre é passada.

5 – Animais bizarros realmente existem?

Sim e não. Existem sim crocodilos, tubarões e muitas aranhas, mas isso raramente faz parte do dia a dia de quem vive na cidade. É muito comum as pessoas terem medo de vir para a Austrália por conta das bizarrices que aparecem na internet, mas na prática a coisa não é bem assim.

outback uluru montanha deserto australia
Conhecendo o Uluru, a famosa montanha do Outback durante o intercâmbio na Austrália

É como dizer que no Brasil tem macaco por todo o lado, mesmo nas cidades grandes.. Mas essa não é a realidade, certo? Então fique tranquilo porque aqui a regra é muito parecida. Estar na Austrália não significa ser atacado por tubarões a cada mergulho ou dar de cara com aranhas gigantes dentro de casa diariamente. Acontece? Sim, mas com menos frequência do que o Facebook mostra. E é claro que alguns cuidados como colocar telinhas nas janelas e checar sempre as roupas do varal ajudam a evitar alguns incidentes.

Gostou destas dicas sobre intercâmbio na Austrália? Veja as dicas para um intercâmbio na Nova Zelândia, a vizinha menor da Austrália!

5 coisas que você precisa saber antes de fazer um intercâmbio na Austrália

Leia mais sobre intercâmbio:



Meu estágio na Alemanha em Design pelo Goethe Institut

Choque Cultural Nova Zelândia curiosidades

Work Experience USA: trabalhe nas férias da faculdade!

Como é morar na Irlanda? Dicas, emprego, visto, hospedagem

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here