Lisboa em um dia: aproveitando a conexão!

15
137

Lisboa é um daqueles lugares que me pegou de surpresa. A capital de Portugal possui diversas atrações legais para visitar, seja subindo ladeiras, caminhando na orla do Tejo ou provando as iguarias locais. Caminhar por Lisboa é novidade e ao mesmo tempo uma nostalgia pois lembra o centro de diversas cidades brasileiras, cada cantinho uma parte diferente. É possível curtir Lisboa em um dia numa conexão sim!

Eu fiquei apenas um dia e uma noite em Lisboa e foi o suficiente para querer voltar. Este roteiro em Lisboa é perfeito para quem tem poucas horas ou conexão de um dia na capital, dependendo a quantidade de tempo escolha o centro ou Belém. Algumas empresas como TAP oferecem a parada gratuita em Lisboa antes do seu destino final, uma ótima oportunidade para conhecer a cidade. Veja o que fazer em Lisboa em um dia, dicas e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Lisboa em um dia: Centro e Bairro Belém

transporte em lisboa cais do sodre bondinhoLisboa é uma das cidades mais baratas para os brasileiros, seja no transporte, alimentação ou hospedagem. Lembro que gastei muito pouco no mercado e na janta paguei apenas 10 para um prato grande e com peixe. O hostel saiu 15 euros a diária e transporte público peguei apenas para ir até Belém, já que várias atrações no centro podem ser visitadas a pé.

Para aproveitar Lisboa em um dia é necessário dividir por regiões e aproveitar as mais próximas ou as que você mais deseja ver. O centro é muito legal mas não poderia deixar a Torre de Belém de fora, então fiz esse roteirinho enxuto para aproveitar bem uma tarde ma capital de Portugal. Acredito que você demore umas 6h para conhecer o que está listado aqui (sem contar a visita ao museu ou subida do Elevador).

Como chegar no centro de Lisboa saindo do aeroporto

Do aeroporto até o Rossio leva 20 min de carro e meia hora de metrô.

Indo de metrô é fácil e econômico, basta ir até o terminal 1 e pegar a linha vermelha até a estação Alameda. Lá você troca para a linha Verde e desce na estação Rossio onde este roteiro em Lisboa de um dia começa. Este trajeto custa em torno de 1,50 euros e 0,50 cents o cartão.
Tenha em mente que você deverá ter no mínimo 7 horas entre um voo e outro para fazer este roteiro em Lisboa. Se for menos que isso, vá de Táxi ou Uber e escolha o centro ou bairro Belém.

Claro que tudo fica mais fácil se você já sair do aeroporto com internet no celular! Se você se perder, dá pra ver como voltar no google maps ou chamar um uber..sem falar nas fotinhos do instagram! Explico tudo aqui INTERNET NA EUROPA: COMO FUNCIONA CHIP DE CELULAR INTERNACIONAL

Explorando o Centro de Lisboa

O centro é dividido em vários pedacinhos e recomendo explorar a Baixa, Chiado e Bairro Alto. Lá você irá encontrar a Praça Dom Pedro IV (perto da estação Rossio), Elevador de Santa Justa, o Museu Arqueológico do Carmo e a Praça do Comércio. Este roteiro começa na Praça do Rossio.


Praça do Rossio

praca do rossio lisboa dicas portugalNa Praça Rossio fica o teatro Nacional de D. Maria II, duas fontes lindas e o famoso pavimento de pedrinhas “petit pavé” encontradas em diversas cidades brasileiras e que causam tombos e torcidas de pé quando não estão alinhadas. Os desenhos da praça do Rossio são semelhantes aos de Copacabana e essa textura é uma característica explorada pelo centro de Turismo (não me lembro de ter visto em outros lugares da Europa).

Ali pertinho também fica o lindo prédio da Estação Central.

estacao central rossio lisboa
Ao lado da praça está localizada uma loja muito interessante chamada do Mundo Fantástico da Sardinha Portuguesa. Várias latinhas decoradas de sardinha são vendidas como souvernir, já que cada uma tem um ano, quem nasceu naquele ano e fatos históricos. A decoração é um caso a parte, parece que você entrou num circo com carrossel, balões e engrenagens girando no teto.

lata de sardinha com data lisboa presentefantastico mundo das sardinhas presente portugal

Continue pela rua paralela à rua Áurea, onde você verá o Elevador de Santa Justa e também o Museu Arqueológico do Carmo na direita. O elevador de 45 m de altura construído em 1902 leva à Cidade Alta e a um mirante com uma vista legal da cidade e do Castelo de São Jorge. A subida custa 5 euros.

roteiro de um da em lisboa elevadorO Museu Arqueológico do Carmo fica num antigo convento onde só é visível as estruturas, já que caiu por causa de um terremoto e não acabaram por falta de verba. Lá dentro há um acervo de obras antigas de vários lugares, além de túmulos medievais e múmias.

o que fazer em lisboa em um dia convento do carmocentro de lisboa dicas do que visitar

Rua Augusta

Na rua Augusta ficam várias lojinhas e cafés, como a Casa dos Pastéis de Bacalhau. Achei o lugar muito fofinho e provei o bolinho de bacalhau com queijo, achei gostoso e se tivesse mais queijo ficava ainda melhor, pois é meio seco.

casa do pastel de bacalhau lisboa dicaspastel de bacalhau bolinho lisboa

Praça do Comércio

No fim da rua fica o imponente Arco da Vitória, o qual liga a rua à praça do Comércio.

detalhes arco da vitoria em lisboa roteiro

A Praça do Comércio era chamada de Terreiro do Paço, onde as desembarcavam os viajantes e onde vários eventos históricos foram realizados e ainda são, como a Copa do Mundo ahueahuea Havia um telão gigante para a galera acompanhar os jogos e ficava completamente lotada quando o CR7 estava em campo.

arena portugal lisboa copa do mundo 2018arco da vitoria praca comercio lisboacastelo sao jorge lisboa dicasO castelo São Jorge visto da praça.

terreiro do paco lisboa o que fazer em portugalUma pequena “prainha” ao lado da Praça do Comércio.



Caminhando pela orla até Cais do Sodré

Outro passeio que gostei bastante foi caminhar pela orla do rio Tejo até o Cais do Sodré, onde peguei o trem para Belém.

A região é cheia de restaurantes e barzinhos, tem algumas barraquinhas com lanches e sucos. É um caminho para se fazer mais no fim da tarde pois o sol em Lisboa é bem fortinho, a brisa alivia um pouco o calor.  cais do sodre lisboa transportecaminhar na orla do rio tejo lisboametro trem em lisboa cais do sodre

Para embarcar no trem pedi várias informações ao vendedor de bilhetes na entrada da estação. Comprei o cartão recarregável Viva que vale por um ano e funciona em todo o transporte em Lisboa. Fale ao vendedor o trajeto que quer fazer pra ele por exatamente a quantia certa..acho que o meu se enrolou pois quando peguei o ônibus na volta o leitor do cartão ficou vermelho e fui do mesmo jeito  (a passagem de busão é mais cara que a de trem). Também há cartões especiais da cidade com transporte e atrações inclusos para aproveitar Lisboa em um dia ou mais.

trem em lisboa centro para belem transporte

O famoso bairro Belém

estacao bairro belem trem lisboaO bairro Belém fica um pouco distante do centro, mas você chega rapidinho pegando um trem ou táxi (uns 10 euros, do aeroporto deve dar uns 20). Esse era o lugar que mais queria conhecer e não poderia deixar de fora deste roteiro Lisboa em um dia!

Como vim de trem, desci na estação Belém e caminhei até a primeira atração: o Padrão dos Descobrimentos. Esse foi um caminho looongo então sugiro parar na próxima estação ou ir de bus até o largo da Princesa que é do lado da Torre de Belém.

padrao dos descobrimentos monumento em lisboamonumento belem padrao dos descobrimentosÉ um monumento gigante que lembra uma caravela e uma homenagem aos exploradores portugueses e lá de cima você tem uma vista incrível do Tejo. A subida é feita de elevador e a entrada custa 3 euros. Se estiver visitando Belém no fim do dia, sugiro subir próximo ao por do sol!

Torre de Belém

o que fazer em belem lisboa torre de belem

Caminhando pela orla do Tejo, em torno de 1km, você chega na famosa Torre de Belém. Ela foi construída em 1520 e usada para proteger essa região de embarcações inimigas. É possível subir os vários andares da Torre, aí vale a pena combinar o ingresso com o Mosteiro dos Jerónimos (vi essa dica no blog Aprontando as Malas).

torre de belem em lisboa como visitar

Mosteiro dos Jerónimos

Atravessando a avenida, vá em direção ao Mosteiro dos Jerónimos, patrimônio mundial pela Unesco. Essa construção enorme e cheia de detalhes foi construída no século XVI. Vale a pena uma visita ao interior se tiver tempo, se não, visite a igreja Santa Maria Belém que faz parte do complexo. O interior é muito bonito e imponente, a entrada é gratuita e verá os túmulos de Vasco da Gama e Luís de Camões.

mosteiro dos jeronimos lisboa roteiro um diaigreja mosteiro dos jeronimos belem lisboa

Nessa mesma rua dos Mosteiros você encontra a famosa casa dos Pastéis de Belém! Os pastéis são feitos no forno, uma massa crocante recheada com um creme muito gostosinho. Normalmente há uma fila gigante na porta, você pode entrar pela lateral e arranjar uma mesa, porém o atendimento é meio ruim.

onde comer pasteis de belem em lisboa pastel nata

Se você vai ficar mais dias em Lisboa, sugiro conferir o blog Um olhar novo da Ana Carolina. Ela me ajudou muuito nesses 3 dias que passei em Cascais, Estoril e Lisboa!

Gostou desse roteiro: Lisboa em um dia: Comente!

Assista o vídeo!

Salve no Pinterest

Lisboa em um dia, dicas para aproveitar a conexão em Portugal

leia também

28 DICAS PARA MOCHILAR NA EUROPA!
GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA
QUANTO CUSTA UM MOCHILÃO NA EUROPA? VIAJE BARATO!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

15 COMENTÁRIOS

  1. Ai, menina, Lisboa é demais, né? Nunca cansa andar por suas ruas e descobrir essas lojinhas e comidinhas fantásticas! Achei um ótimo roteiro de um dia, super otimizado!

  2. Voce viu muita coisa em apenas 1 dia!
    Uau!
    hahahahahah
    E sim, Lisboa é tao linda que merecem dias para circular por ela! Eu fiquei 7 dias e achei que foi pouco!

  3. Deu pra fazer um montão de coisa. Lisboa é uma cidade linda e merece uns 5 dias para ser explorada com calma. Sem contas nas várias cidade que existem nos arredores. Parabéns pela matéria

  4. Odeio sardinha, mas adorei essa loja! Super iria lá só para curtir o local e ver minha latinha! Vc conseguiu ver bastante coisas em um dia. Numa conexão não sei se teria tanto ânimo agora, mas vou guardar as dicas. abs!

  5. Olha só, eu também não conhecia Lisboa até esse ano. Passei em tantas cidades pela Europa e nunca tinha incluído Lisboa e Portugal nos meus roteiros. Pena não ter conhecido antes esse lindo país e essa linda cidade, mas valeu a pena esperar, pois fiquei 5 dias em Lisboa e 10 em Portugal e adorei tudo. Quero voltar logo! Ótimo post!

Curtiu? Comentaí!