Dicas de Cascais: uma das vilas mais charmosas de Portugal

16
67

Cascais é uma daquelas surpresas charmosas de viagem e pertinho de Lisboa. Uma vila que possui muita ligação com o mar e que foi residência de verão de reis e rainhas de Portugal, casa de celebridades durante as guerras e de espionagem. Uma visita de um dia ou dois é ideal para ter aquele gostinho de quero mais. Confira as dicas de Cascais e assista o vídeo!

Dicas de Cascais: uma das vilas mais charmosas de Portugal

Por que Cascais?

O nome veio de cascas, conchas e detritos de crustáceos que existiam aos montes nesta vila. Hoje Cascais é conhecida como a Riviera Portuguesa, uma vila charmosa cheia de ruelas, casinhas pitorescas e praias. Coloque este destino logo depois de Lisboa (confira as dicas de Lisboa).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como chegar em Cascais

ruas de cascais grafitti portugalCascais fica a menos de horinha de Lisboa (30km) e pode chegar lá facilmente com o trem, vulgo comboio. Da estação Cais do Sodré em Lisboa demora 40 minutos até Cascais e a passagem custa 2,20 euros. Se você comprou o cartão Viva, custará apenas 1,90 (olha aí a dica esperta pra economizar!).

Se estiver de carro é super fácil, as estradas são boas, sem falar no percurso estonteante junto ao mar desde Lisboa, passando pelo bairro Belém, Oeiras, Carcavelos, Parede e Estoril. O problema é estacionar em Cascais pois várias vagas são destinados aos moradores. Quase não há vagas nas ruas e uma das dicas de Cascais para quem vai de carro é deixá-lo em um dos estacionamentos subterrâneos.

placas identificação nome da rua beco da vitoria cascais

O que fazer em Cascais

Cascais possui vários museus, prédios maravilhosos e pode fazer quase tudo a pé. Fiz um tour em Cascais com a Ana do Blog Um Olhar Novo, ela mora na região e me levou em vários cantinhos charmosos! Seu celular ficará cheio de fotos rapidinho ahueahue Então não viaje sem chip internacional de internet ilimitada! Veja como funciona internet na Europa!

praca 5 outubro cascais museu da vilaNo centro da vila você encontra o Museu da Vila, a Prefeitura, Câmara Municipal e o Centro de Informações Turísticas. Tudo isso na praça 5 de Outubro.
Aliás, é muito gostoso caminhar pelo centrinho de Cascais! Uma das ruas principais é o Passeio Dom Luís onde ficam diversas lojas e restaurantes. Também verá a praça Jardim Visconde da Luz, um lugarzinho tranquilo e arborizado para relaxar enquanto toma um sorvete e vê o carrossel girando e as crianças malucas.

centro de cascais o que fazer passeio dom luisdicas de cascais o que fazer em portugalrestaurante em cascais onde comer casa velhaO Largo de Camões é rodeado de cafés e restaurantes que servem basicamente o mesmo cardápio e uma das especialidades é o Bacalhau na Nata, seria tipo um prato de bacalhau desfiado no meio de um molho. Não deixe de provar as delícias vendidas na Bijou de Cascais, uma pastelaria de 90 anos que produz vários tipos de bolo delícia.
Outra coisa interessante é que vários bares de Cascais possuem nome em inglês. Havia muitos gringos morando nessa vila (até a família real da IRLANDA construiu duas casas aqui) e o português era pouco falado.


ruas charmosas em cascais portugalruelas de cascais lojas dicasparede de bougainville em cascais flores vermelhas trepadeiraCaminhando em direção ao forte, você passará pela Casa da Cultura, um prédio cor de rosa bem diferente.

museu da cultura de cascais predioUm pouquinho mais para frente fica o Palácio da Cidadela de Cascais, rodeado pelas muralhas da antigo forte. Vários monarcas já ficaram hospedados ali assim como presidentes. Do outro lado do forte fica a Marina de Cascais.

forte de cascais palacio da cidadelamarina de cascais barcos

O Farol Museu de Santa Marta e Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães ficam muito próximos um do outro e constituem uma das vistas mais lindas de Cascais. Esse lugar foi um dos mais encantadores que vi durante a viagem, a cor da água, o farol ao fundo e a pontezinha de pedra são super charmosos. Formam uma praia particular (na realidade hoje são públicas), quando fui havia umas 5 pessoas aproveitando!

portugal é lindo Farol Museu de Santa Marta dicas cascaisponte de pedra em cascais praia particularO Farol fica do ladinho da Casa de Santa Marta, onde diversos nobres já se hospedaram. Esta e a casa Castro foram projetos do arquiteto irlandês George O’Neil.

cascais Museu Biblioteca dos Condes de Castro Guimarães

Praias de Cascais

praia da conceição cascais portugalHá diversas praias em Cascais e a maioria delas são bem tranquilas. Dá pra boiar, fazer standup… Pertinho do centro você encontra a Praia da Conceição com uma extensa faixa de areia e nas laterais o Hotel Albatroz e o Chalet Faial. Um pouco mais pra frente fica a praia da Duquesa (na mesma areia).
A praia da Rainha é menorzinha, escondida entre dois “paredões”, mas possui um cantinho especial onde a água é muito transparente.

praia da rainha dicas de cascais portugal

praias de cascais praia da rainha dicas
De frente para a praça do Museu da Vila fica a Praia da da Ribeira. Como é perto da Marina há diversos barcos parados, dando um visual interessante.

praia da ribeira em cascais portugalbarco bandeira brasil portugal cascais

Mais afastadas estão as praias de Carcavelos e do Guincho, indicadas para quem quer fazer windsurf ou surfar. Também há uma praia com uma piscina com água do mar de frente pro mar. Coisa de louco né! Essa é a Piscina Oceânica Alberto Romano já em direção a Estoril.

Boca do Inferno

boca do inferno cascais portugalMais afastada de Cascais fica a Boca do Inferno, a principal atração natural da vila. É uma formação rochosa que forma uma ponte, um buraco na rocha. Reza a lenda que surgiu quando um casal de apaixonados caiu na água fugindo de um feiticeiro.

Como é meio longinho e o sol de Cascais não perdoa, sugiro pegar o ônibus  427 – BusCas ou alugar uma bicicleta. De carro vale  a pena estender até Cabo da Roca.

vista boca do inferno cascais dicas



 

Onde se hospedar em Cascais

onde se hospedar em cascais pergola house

Pode ser tentador fazer um bate e volta de Lisboa, mas a experiência não será a mesma! Cascais é muito charmosa e tem uma atmosfera única que não pode ser deixada de lado. Em Cascais há muitos hotéis charmosos no centro da cidade ou com vista para o mar. Também há hostels para os mochileiros lógico! Uma das principais dicas de Cascais é se hospedar mais perto do centro, assim fica mais fácil curtir a vila.

Recomendo estes aqui:

Vila Gale Cascais 

The Albatroz Hotel 

Casa Vela Charm Guest House

Pergola Guest House B&B (foto acima)

Suites Guest House

Ljmonade Hostel 

Cascais Boutique Hostel

F3 Hostels  Fiquei neste, gostei muito. O dono é brasileiro e até ganhei churrasco!

Assista o vídeo com mais dicas de Cascais e o vídeo de Lisboa!

Salve no Pinterest

Roteiro em Cascais, o que visitar, comer e onde se hospedar em Portugal

Leia também

LISBOA EM UM DIA: APROVEITANDO A CONEXÃO!
VIAJAR DE ÔNIBUS PELA EUROPA: PREÇOS BARATOS E EMPRESAS
GUIA LOW COST: COMO ENCONTRAR VOO BARATO NA EUROPA
12 DICAS PARA VIAJAR DE GRAÇA PELO MUNDO!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

16 COMENTÁRIOS

  1. Raioooos guria, que lugar bonito! Que raiva, eu não fui pq bem no dia q estava em Lisboa e planejava ir pra Cascais fiquei mega doente! Tenho que ir, esse lugar dá belas fotos bem blogayrinha – mas primeiro preciso comprar um chapéu igual o seu hahahaha

  2. Que fofura de lugar!!! Amei a fotos, as casinhas, a flores. Me passou uma tranquilidade absurda! A praia também me pareceu muito interessante.

  3. Já estou apaixonada por Cascais, praias lindas, ruazinhas charmosas e essa arquitetura linda e ainda tão pertinho de Lisboa, super concordo que vale se hospedar e aproveitar tudo isso e tirar varias fotos modelando que nem as suas, que estão lindas.

  4. Que lindeza que é Cascais! Nunca pensei em visitar a cidade, mas achei tao gracinha pelas fotos que ja coloquei nos planos para a proxima viagem para Lisboa. Confesso que fico um pouco chateada quando conheco cidadezinhas em Portugal dominadas pelos ingleses. Pior ainda quando os restaurantes so servem o terrivel British Breakfast. Parece que toda aquela aura magica e unica do lugar vai pelo ralo. 🙁

Curtiu? Comentaí!