Melhor época para visitar a Escócia: eventos mês a mês

1
26

Qual é a melhor época para visitar a Escócia? Muita gente acredita que só chove ou fica nublado o tempo todo na Escócia, mas é mentiraaaa! Tem dias muito bons com sol, mas confesso que o vento é insistente e as temperaturas também não são lá muito quentes. Afinal, estamos na minha latitude de Copenhagen na Dinamarca.

O clima é moderado o ano todo e chove muito menos do que você imagina. Durante o inverno poderá ser mais difícil visitar a Escócia devido à neve, dias curtos e vários castelos fecham de novembro até março.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Melhor época para visitar a Escócia

Claro que a maioria dos turistas aproveita o bom tempo, mas viajar fora da temporada também tem suas vantagens. Vem descobrir qual a melhor época para visitar a Escócia mês a mês!

Melhor epoca para visitar a Escocia
Confira a melhor época para visitar a Escócia

Qual a melhor época para visitar a Escócia?

A melhor época no Reino Unido no geral é em maio e junho e setembro. São meses com temperaturas agradáveis, menos dias de chuva e com preços mais amigáveis. Também há menos agito nas ruas e você quase não pegará filas para visitar as atrações.

Para quem vai para a capital Edimburgo, os meses entre maio a setembro em Londres são muito bons sendo julho, agosto e outubro os meses mais chuvosos. O mês de abril é o que menos chove. No geral as chuvas são distribuídas igualmente e normalmente é aquela chuvinha mais fina e persistente.

A Escócia é o país que mais venta na Europa devido às depressões atlânticas que se deslocam para o leste que trazem ventos fortes e nuvens continuamente ao longo do ano. Durante o outono e inverno venta muuito! As partes com “mais vento” são o norte e oeste e as ilhas Orkney, Shetland, Hébridas Exteriores.

Qual o melhor mês para visitar a Escócia?

Eu acredito que o melhor mês é junho pois os dias são longos e “quentinhos”, sem falar que não chove tanto quanto em julho e agosto.
O pior mês com certeza é fevereiro, dias muito curtos, chuva e escuridão.


De qualquer forma, sempre traga um casaco corta vento, uma blusa mais quentinha e uma bota em qualquer época que você vier.

Não esqueça que é necessário viajar com Seguro Viagem! Fala a sua cotação Seguro viagem

Verão na Escócia (junho a agosto)

Há muito menos dias de chuva do que se imagina. O verão na Escócia pode ser “quente” ficando entre 10 a 20 graus durante os meses de julho e agosto na parte sul. Quanto mais ao norte, mais frio e dias mais longos! Pra você ter uma ideia: em Edimburgo durante o verão amanhece em torno das 4 da manhã e escurece la pelas 22h. Se for em Inverness, você quase não verá noite e terá chance de ver a Aurora Boreal em fevereiro e março.

escocia mes a mes viagem turismo
Junho é o melhor mês para visitar a Escócia

As temperaturas podem enganar porque a sensação térmica é maior. Muita gente diz que 20 graus é ok no Brasil, porém aqui eu sinto que a temperatura é diferente, parece mais abafado e quente e o sol queima de verdade! Mesmo no sol de 12 graus você pode sim se queimar!

Essa temperatura é encontrada normalmente no sul da Escócia e é perfeita para quem quer curtir os lagos, pricipalemente em Loch Lomond próximo a Glasgow. Já outros preferem visitar as ilhas como a Ilha de Mull e Ilha de Skye.

ATENÇÃO!!! O verão é a época mais movimentada, muitos turistas nas ruas, festivais de verão como o Military Tattoo e o Fringe em Edimburgo, sem falar nas férias da escola e os preços mais altos já que os hotéis ficam cheios rapidinho. Dessa forma, sugiro sempre reservar hotel no Booking com antecedência, principalmente se for para as ilhas, e aluguel de carro no Rentcars, especialmente se você vai para regiões mais isoladas o menores. Veja como é dirigir na Inglaterra e Escócia

Eventos de verão na Escócia

  • Junho: Highland Games em várias cidades diferentes, Skye Food and Drink Festival
  • Julho: Edinburgh Art Festival, Highland Games em várias cidades diferentes, HebCelt Outer Hebrides
  • Agosto: Fringe, Military tatooo, International Book and Filme Festival, Highland Games em várias cidades diferentes

Outono na Escócia (setembro a novembro)

As temperaturas caem no outono, trazendo lindas cores nas folhas das árvores no início de setembro e outubro. As highlands ficam com um tom meio alaranjado. Se puder visite os parques!

Pode haver alguns dias mais quentes nesses meses, especialmente no sul.
Muitas atrações já se preparam para encerrar as atividades no fim de outono e só reabrir a partir de abril, principalmente os castelos e o Jacobite Train, o famoso trem do Harry Potter no viaduto Glenfinnan.

harry potter trem escocia viaduto
A famosa curva do viaduto Glenfinnan

Eventos de outono

  • Setembro: The Braemar Gathering, Flavour of Shetland
  • Outubro: Samhuinn Fire Festival (halloween)
  • Novembro: Glasgow Whisky Festival, St Andrew’s day (patrono da Escócia), EH6 Festival, Leith Edinburgh

Inverno na Escócia (dezembro a fevereiro)

Durante o inverno (dezembro a fevereiro) as temperaturas baixam bastante e normalmente ficam entre -5 a 5 graus. Nevar é comum ao norte da Escócia e existem apenas 5 resorts de ski, nós visitamos um neste vídeo aqui:

Normalmente o lado oeste é mais quente do que o interior e o lado leste, devido a influência das correntes do Atlântico.

Viajar no inverno na Escócia pode ser difícil por causa dos dias mais curtos e menos horas de luz para curtir os passeios externos. Em Edimburgo por exemplo o sol nasce lá pelas 9 da manhã e se poe as 15:30h.
Nas grandes cidades escocesas você poderá encontrar mercadinhos de natal no estilo alemão e também o Hogmanay em Edimburgo, o evento de ano novo mais famoso!

O inverno é a época mais barata para viajar na Europa no geral pois é menos movimentada, então os preços dos hotéis e voos são mais amigáveis (exceto durante a época de Natal e ano novo).

Eventos de inverno na Escócia:

  • Dezembro: feirinhas de Natal, Hogmanay (ano novo)
  • Janeiro: Up Helly Aa (festival Viking nas Shetlands)Burns Night (dedicação ao poeta)
  • Fevereiro: Glasgow Film Festival

Primavera na Escócia (março a maio)

A primavera acontece de março a maio no hemisfério norte, sendo abril o mês mais instável no Reino Unido com a possibilidade de neve! Pode chover durante os dias mais frios, mas na maior parte do tempo é ensolarado e a brisa geladinha.

Eventos na Primavera:

  • Março: Glasgow Art Fair, Inverness Music Festival
  • Abril: Spirit of Speyside Whisky Festival, Edinburgh Science Festival, Beltane Fire (festival pagão em Edimburgo)
  • Maio: Islay Festival of Malt and Music

Veja mais eventos aqui 10 tradições britânicas e festivais no Reino Unido



Gostou destas dicas de melhor época para visitar a Escócia?

Planeje sua viagem pela Escócia com estas dicas:

Queensferry: a vila charmosa de Edimburgo e Forth Bridge

O que não fazer quando visitar a Escócia

Castelo de Edimburgo: 6 dicas para visitar

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

  1. Olá! Tudo bem? Adoro as dicas e aproveito muito cada uma delas!!
    Estou em busca de informações sobre o ano novo em Edimburgo e fiquei bem animada com o Hogmanay, porém surgiu uma dúvida/problema. Vamos em 3 famílias com 5 adolescentes e uma criança de 9 anos e li que não entram crianças menores de 12 anos na festa da virada. Gostaria de saber se você tem alguma sugestão para passarmos a virada e se acha viável “tentar” entrar na festa com a criança? Desde já agradeço e fico no aguardo de um breve retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here