Queensferry: a vila charmosa de Edimburgo e Forth Bridge

1
70

Queensferry é um dos lugares mais fofinhos em Edimburgo. Localizado apenas alguns minutos de trem da Estação Waverley (16 km), a principal da cidade, Queensferry proporciona vistas incríveis para a icônica Ponte Forth.

Aqui há várias lojinhas independentes e restaurantes em edifícios coloridos e charmosos, é como se voltasse no tempo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Veja como visitar Queensferry em Edimburgo e assista ao vídeo!

Queensferry: a vila charmosa de Edimburgo e Forth Bridge

Queensferry pode ser aproveitada pela manhã e comecinho da tarde. Nós saímos do centro as 9h e voltamos para casa em torno das 15h da tarde. Então dedique mais ou menos esse tempo no seu roteiro de O que fazer em Edimburgo

Como chegar em Queensferry

Queensferry é dividada em duas partes: a sul, mais movimentada e cheia de restaurantes com as casinhas coloridas e a parte norte, atravessando a ponte com uma vista mais impressionante para as três pontes.

queensferry vila edimburgo ponte
Queensferry é uma vila charmosa pertinho de Edimburgo

De trem

Viajar de trem na Escócia é muito legal! Eu recomendo que você vá primeiro até a North Queensferry, justamente porque o passeio de trem na ponte é surreal, especialmente em um dia de sol. Aí você pode descer na estação, dar uma volta, tirar umas fotinhas e retornar para pegar o trem no sentido contrário e parar na Queensferry South especificamente na Dalmeny Station. Da estação até a vila é uma caminhadinha de 15 minutos.

Você pode comprar o ticket de ida e retorno para o mesmo dia saindo da Estação Waverley ou Haymarket, o preço é muito semelhante quando compra o retorno no mesmo dia. Se comprar depois e separado sai mais caro.


Você pode descer nas duas estações de Queesnferry e depois fazer o retorno até a estação de partida original em Edimburgo.

Veja todas as dicas para viajar de Trem na Escócia

trem edimburgo queensferry
Viajar de trem pela Escócia é muito legal!

De ônibus

Outra opção é visitar com o ônibus 43 em frente a estação, mas lembre-se que este não vai para o outro lado ou de carro. Para North Queensferry precisa pegar 2 ônibus: X55 e X54 ou caminhar até o local.

De carro

Já de carro o trajeto é um pouco diferente porque não é possível atravessar a ponte Forth (a vermelha) pois é destinada apenas a trens. A outra ponte (Forth Road Bridge de 1964) ao seu lado passa apenas ônibus. Os carros devem ir na The Queensferry Crossing que tem o formato de 3 triângulos por causa dos cabos e que foi construída em 2017.

Um detalhe interessante: a Forth Road Bridge tem um problema na estrutura, é possível ouvir os cabos estourando dentro da ponte. Por esta razão limitaram o tráfego e resolveram construir uma ponte nova, pois saia mais barato do que demolir esta e refazer.

ponte edimburgo queensferry
Queensferry Crossing é a única que passa carros

História de Queensferry

As duas cidades se estabeleceram em torno do transporte de ferry. A rainha referida do nome é Santa Margarida da Escócia, que se acredita ter estabelecido uma balsa neste ponto para os peregrinos a caminho do norte para St Andrews. Ela morreu em 1093 e fez sua última viagem de balsa para a Abadia de Dunfermline. Seu filho, David I da Escócia, concedeu os direitos de balsa para a abadia.

Por centenas de anos, os peregrinos viajavam por Fife para chegar em St Andrews, onde supostamente estão os ossos de um dos discípulos de Jesus Cristo. Era um dos maiores destinos de peregrinação durante a Idade Medieval e tinha um status semelhante ao de Santiago de Compostela. O peregrinos buscavam salvaçãom cura e aventura, o que fez com que Fife fosse chamado de “Reino dos Peregrinos”

A Forth Bridge é um Patrimônio Mundial da Unesco e uma estrutura espectacular construída há 125 anos. A ponte começou a ser construída em 1882 e foi inaugurada em 1890, consumiu 55 toneladas de aço e infelizmente 73 pessoas faleceram durante o processo. Você pode saber mais sobre a vila e as pontes no Queensferry Museum.

edimburgo atracoes turisticas forth bridge
Vista de North Queensferry

Durante a Primeira Guerra Mundial havia quatro linhas de defesa com barragens e redes para submarinos abaixo da ponte.

A pequena ilha logo abaixo da ponte é inabitada e chamada de Inchgavie. Durante a Primeira Guerra Mundial construíram um forte com suportes para armas, o que adicionou uma proteção adicional para ataques aéreos e marítimos. Mesmo assim, um submarino U21 chegou até a ponte, mas fez o retorno e foi atingido. Infelizmente não foi suficiente para afundá-lo e esse submarino destruiu o HMS Pathfinder em Eyemouth, a primeira embarcação a ser torpedeada por um submarino.

O que fazer em Queensferry

Queensferry é um passeio bem legal para fazer em um dia de sol e especialmente a dois. No vídeo abaixo mostro todo o trajeto como chegar em Queensferry, o que fazer e onde comer. Clique para assistir:

North Queensferry

Esta vila é bem residencial e calma, muito gostoso de caminhar pela manhã. Aqui Você encontrará o menor farol do mundo ainda em funcionamento e também o Deep Sea World, um aquário com várias espécies de tubarões.
Caso você queira uma experiência diferente, vale a pena ficar em um dos hoteis aqui pois a vista para a ponte é incrível como o St James Bay House e DoubleTree by Hilton Edinburgh

queensferry edimburgo trem
A viagem de trem até Queensferry é incrível

South Queensferry

Além de caminhar e visitar os restaurantes, poderá fazer um passeio de barco, passar por baixo das 3 pontes enquanto observa a fauna local e ouvir a história das ilhas. Em alguns tours é possível descer na ilha Inchcolm, onde está situada uma abadia do século 12 e ruínas das defesas da Segunda Guerra Mundial.

Sugiro estes dois tours:



Também poderá ver de longe (dentro do barco) o Blackness Castle, um dos castelos usados nas filmagens do seriado Outlander. Veja Outlander na Escócia: conheça os cenários nas Highlands e mapa!

blackness castle fortwilliam
Blackness Castle serviu como Fort William no seriado

Se você estiver de carro, pode visitar Dalmeny House e Hopetoun House para ver os jardins, artefatos históricos e a arquitetura das mansões (que parecem um castelo!).

Eventos em Queensferry

Se visitar a vila no segundo domingo de agosto, poderá ver o festival Burry Man, uma tradição que acontece há séculos! Um homem todo coberto com cabeças de sementes da planta de bardana cultivada localmente (um tipo de planta) caminha pelas ruas e para em vários estabelecimentos para ganhar whisky.

A Feira da Balsa ocorre desde o século XII em todo mês de agosto. É a coroação de uma colegial local como Rainha da Ferry Fair, acompanhada por um Ferry Fair Court de outras crianças em idade escolar, além de uma procissão de carros alegóricos, bandas de flautas e eventos competitivos como o Boundary Race.

O que fazer em Queensferry Edimburgo
O que fazer em Queensferry Edimburgo

Durante o Natal, a comunidade se reúne para uma série de apresentações e a noite termina com uma queima de fogos de artifício e ligam as luzes de decoração da cidade.

No primeiro dia do ano também tem um evento especial chamado Loony Dook no qual várias pessoas mergulham no rio Forth! Muitas vestem fantasias, usam bóias para começar o ano com alegria (e no geeelo kkkk). Para participar é necessário se registrar online para contribuir com alguns trocos para a caridade.

Veha mais 10 tradições britânicas e festivais no Reino Unido

tradicao britanica escocia
Fantasias para mergulhar no Rio Forth

Onde comer em Queensferry

Nós fomos no Orocco Pier que tem uma vista incrível para as pontes, as janelas são enormes! O fish and chips estava muito bom, porém não peguem nuuunca o hamburguer de siri, estava horrível.

onde comer queensferry edimburgo
Vista do Restaurante Orocco Pier para a ponte

Outras recomendações é o The Boat House, Hawes Inn, Scotts Bar e Down the Hatch. Para café sugiro o Manna House ou Little Bakery. O Ferry Tap é um dos mais tradicionais pubs, vale a pena para uma cerveja.

Gostou de Queensferry em Edimburgo? Comenta! Veja 15 Curiosidades de Edimburgo que poucos brasileiros sabem!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

1 COMENTÁRIO

  1. Essa foto do pessoal se jogando na água com fantasia me pegou desprevenida hahaha

    Acho legal demais quando você fala de um local e pimba, aparece algo sobre Outlander <3 Tenho muita vontade de passear pela Escócia para fazer isso…

    Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here