A Isle of Mull na Escócia é a segunda maior ilha das Hébridas Interiores e a quarta maior da Grã Bretanha.
Com praias escondidas, vilas charmosas e castelos, a isle of Mull (Ilha de Mull) também é um dos melhores lugares para ver focas, lontras, golfinhos, baleias, cervos e águias douradas (além de muitas ovelhas e vaquinhas de franja). Muitos fotógrafos vão para a ilha em busca do registro perfeito destes animais.
Neste artigo você encontrará várias sugestões do que fazer na Ilha de Mull para 3 dias ou mais. Aproveita e assista aos vídeos!
Isle of Mull na Escócia: guia completo de viagem
Índice do Artigo
A ilha de Mull na Escócia é um destino pouco explorado pelos brasileiros e é perfeito para quem ver a verdadeira natureza da Escócia. Em uma viagem de 3 dias, você já consegue explorar toda a ilha, inclusive a Ilha de Iona. Ela fica ao sul da Ilha de Skye, um dos destinos mais procurados das Highlands da Escócia!
Como chegar na Isle of Mull
Para chegar na Isle of Mull você precisa dirigir ou ir de excursão. Não existe trens para a ilha e fica muuuito complicado se você for de bus porque o transporte é escasso.
A ilha de Mull pode ser acessada por uma balsa saindo de Oban e a viagem de balsa dura em torno de 45 minutos. A passagem custa 30 libras e deve ser comprada com antecedência
ATENÇÃO: atente-se ao horário de retorno da balsa, porque se perder, terá que fazer um trajeto maior, passando por Glencoe e dando uma volta por cima como no mapa abaixo: Eu mostro esse trajeto neste vídeo
Veja os horários da balsa no site oficial Calmac
Excursão em Isle of Mull
Uma opção bem legal é fazer Mull, Iona e Staffa em um mesmo dia. É uma viagem longa, no entanto, você poderá conhecer Staffa em um passeio de barco.
Confira aqui e faça a sua reserva no Tour 4 dias West Highlands, Mull and Iona: Tour completo saindo de Edimburgo passando pelo castelo de Stirling, lagos Trossachs, Glencoe, Mull, Iona, barco em Staffa, retorno por Oban e Loch Fyrne.
O que fazer em Isle of Mull
1 – Castelo Duart
Um dos castelos mais famosos da ilha, o castelo Duart fica sob um penhasco na beira do mar e pertencia ao clan MacLean. Algumas partes do castelo foram construídas no século 13. Uma das coisas que notei é que o muro é bem diferente com várias partes na cor branca com algumas pedras saltando como se fosse um dálmata kkkkk. Um pouco incomum para castelos. Veja 10 Castelos na Escócia que você precisa conhecer
Esse lugar apareceu no filme A Armadilha com Sean Connery e Catherine Zeta-Jones.
2 – Ilha de Iona
A ilha de Iona está situada a 2 km ao lado da Isle of Mull na costa oeste da Escócia. Além de uma beleza estonteante, praias com areia clara e águas bem azuis, Iona é considerada o berço do Cristianismo na Escócia e se tornou um destino turístico espiritual.
Apesar de poucas atrações e habitantes (em torno de 120 e a maioria fazendeiros), vale a pena conhecer esta ilha se está explorando esse cantinho da Escócia. A ilha possui dois pontos importantes: a Abadia e a praia de águas azuis na única vila chamada de Baile Mor. Existe um comércio pequenininho de uma galeria, uma loja de artesanatos e um mini café, mas todos estavam fechados quando visitamos.
O edifício da Abadia é considerado o mais preservado e mais elaborado prédio eclesiástico sobrevivente da era medieval (séculos 13 a 16) nas Ilhas do oeste da Escócia. Apesar de modesta no tamanho se comparada às outras abadias, ela ganha na riqueza de detalhes arquitetônicos. Juntamente à abadia está o convento augustino, uma ruína fundada no mesmo período da abadia.
Iona pode ser percorrida a pé tranquilamente em um dia. São inúmeras paisagens de ruínas, ovelhas e praias encantadoras para conhecer. A areia é super clarinha e fofa e as águas são azuis e transparentes, lembrando o Caribe. No entanto, são muuuito geladas! Apenas os corajosos entram na água haha Mesmo assim é uma paisagem incrível!
Também poderá conhecer a ilha Staffa, inabitada desde 1800 e famosa por sua formação de colunas de basalto no formato hexagonal que criou uma caverna, conhecida como Fingal’s cave. Segundo a lenda, o gigante Fingal morava nela e teria construído a Giant’s Causeway, uma das atrações mais famosas da Irlanda no Norte, para chegar até a Escócia. Coincidentemente, ambas as atrações são formadas por basaltos hexagonais.
Saiba tudo sobre O que fazer na Ilha de Iona: a ilha sagrada da Escócia
3 – Tobermory
Tobermory é a capital da Isle of Mull e a cidade com mais habitantes. As casas coloridas e cafés já aparecem em um seriado de televisão para crianças há muitos anos chamado Balamory. Também apareceu em Springwatch and Coast, programas da BBC.
Mesmo sendo a capital, a cidade é bem pequena e você consegue ver tudo em uma horinha ou duas. Aqui poderá fazer uma degustação de whisky na destilaria Tobermory, visitar o Mull Museum, caminhar na rua principal e observar as lojinhas ou até fazer uma trilha ate o farol.
No vídeo abaixo eu mostro um pouco sobre Tobermory, a destilaria, castelos e também um pouco sobre o hotel
4 – Excursões locais
Devido à fama das águias douradas, há alguns tours para quem deseja ver os animais como baleias, golfinhos, lontras, cervos, puffins, e águias. Não esqueça de levar um binóculos e a câmera!
5 – Praias em Isle of Mull
Existem algumas praias “selvagens” na ilha de Mull com águas clarinhas e bem azuis… mas isso não deixa a água quentinha não, mesmo no verão!
As praias mais visitadas são:
- Fionnphort: beach próxima à balsa para Iona
- Langamull beach: mais distante com uma trilha de 3 km
- Traigh Ghael Beach: acessível após trilha de 3 km em Tireragan Nature Reserve
PS: se você for à praia de Fionnphort, suba o morrinho para ter uma vista incrível da ilha de Iona.
Veja também: O que não fazer quando visitar a Escócia
6 – Lagos em Isle of Mull
Existem alguns lagos bem bonitos dentro da ilha que são perfeitos para uma caminhada e ver focas! Siiim porque alguns lagos pertencem a uma parte do mar como o Loch Na Keal e Loch Scridain. Já Loch Ba e Loch Frisa possui água doce.
Os lagos de Glenmore podem ser vistos da estrada, no entanto muita gente faz trilha a pé ou de bicicleta para chegar lá. Nós encontramos no caminho para Iona.
7 – Trilhas
Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, poderá visitar a Aros Waterfall pertinho de Tobermory! Deixe o carro no Ledaig Car park e vá caminhando na trilha indicada na floresta.
Outra sugestão é subir o morro Dervaig próximo à vila de nome homônimo para ter uma vista incrível da ilha. Esta vila foi habitada desde a época dos vikings e tem um centro histórico sobre isso e tradição da ilha.
Poderá também fazer a trilha do Loch Torr Wildlife Hike ou se aventurar com a Mackinnon’s Cave ou Carsaig Arches.
Se quiser mais desafio, pode subir a maior montanha da ilha de Mull chamada de Ben More. A trilha começa ao sul do Loch na Keal em Dhiseig. Lembre-se que poderá contratar um guia local e deve ir com sapatos adequados.
8 – Veja o por do sol
Como você está na parte leste da Escócia, é uma ótima posição para ver o sol sumindo no mar! Poderá ver da praia de Langamull ou em Calgary.
9 – Escolha um hotel fantástico
Um dos lugares mais legais que já fiquei no Reino Unido é este hotel na ilha de Mull: Isle of Mull Hotel & Spa. O Hotel foi recentemente reformado, tem todo essa “atmosfera escocesa” e o atendimento é excelente. Além disso, pode relaxar na jacuzzi e fazer massagens no spa.
Vários quartos do Isle of Mull Hotel & Spa ficam de frente para o mar e você poderá ver a balsa chegando no porto. Isso facilita também a locomoção da ilha quando vir de carro.
As camas são gigantes, nem dá pra notar a outra pessoa se você está viajando em casal kkkkk Além disso, o colchão é muito confortável e tinha bastante espaço no nosso quarto com direito a sofá, mesinha e closet.
O banheiro era muito espaçoso e fiquei feliz de encontrar um chuveiro normal com box! Normalmente é um chuveiro em cima de uma banheira, e nesse caso, tinha os dois! A iluminação era muito boa e tinha um espelho gigante.
Fiquei muito feliz de esquentar o roupão no aquecedor, foi super aconchegante.
10 – Aproveite a jacuzzi e spa
O hotel tem uma área reservada para o spa e piscina. Nós aproveitamos a jacuzzi embaixo da garoa fininha enquanto olhávamos para o mar. Uma sensação bem diferente estar na água quentinha com chuvinha geladinha, foi muito legal, adoreeeei! Só faltou um vinhozinho…. Também é possível curtir a sauna, eu não curto muito, mas para quem gosta tem essa possibilidade.
As massagens são pagas à parte e você pode fazer massagem única ou combo como costas e pés por exemplo. O Shaun fez uma e disse que foi muito relaxante. Clique aqui para saber mais sobre o Hotel
No vídeo abaixo mostro um pouco mais sobre essa experiência!
11 – Experimentar a gastronomia escocesa
Uma das melhores partes foi comer no restaurante do hotel! O café da manhã é muuito gostoso, cheio de opções diferentes. Você pode experimentar o Scottish Breakfast ( pão, ovo mexido ou frito, tomate, cogumelo, feijão no molho vermeho e haggis), French Toast (uma rabanada mais chique kkkk), tábua de queijos, croissants, granola, suco, chá e café.
Fizemos dois jantares diferentes, foi a primeira vez que provei mexilhão comum molhinho. Também experimentamos ostra, truta defumada, hamburguer de cervo, um bifão, pernil de cordeiro e massa com frutos do mar. Tudo muito gostoso e fresquinho! No vídeo abaixo eu mostro mais do hotel e exatamente o que comemos!
O que fazer depois de Isle of Mull
Saindo de Mull nós fomos para Oban que é a maior cidade ali pertinho. Aqui existe um mini coliseu construído por um escocês muito rico, algumas destilarias e lojinhas. A área ao redor é maravilhosa, muitos lagos, vilas e também o castelo Kilchurn, um castelo em ruínas à beira de um lago muito bonito e entrada gratuita até a área próxima. Infelizmente não é mais possível ver a área interna do castelo pois não estão fazendo reformas.
Poderá ver todo o trajeto da volta no vídeo que coloquei ali em cima.
Gostou destas dicas da Isle of Mull? Veja também Como a Escócia inspirou Game of Thrones
Olá!!! Sou Fátima e planejo ir à Escócia no próximo ano. Gostaria de saber se é fácil a locomoção pra as ilhas, e, quais ilhas vele a pena.
oie Fátima!! Você pode descobrir qual atende você melhro vendo os videos aqui e no Youtube! em breve coloco sobre a Ilha de Lewis and Harris também! a maioria precisa de balsa