O Reino Unido irá acabar com a Morte da Rainha Elizabeth II?

0
7

A Rainha Elizabeth II era uma fonte de estabilidade em um reino e num mundo que sofreu inúmeras mudanças. Há muitos anos no trono, tem que ser muito idoso pra lembrar outro monarca (pelo menos 75 anos), já que todas moedas e muitas notas possuem o rosto dela desde 1971. Elizabeth II era a mulher mais poderosa do mundo, era um símbolo de resiliência e de admiração por muitos. Não será durante o nosso tempo que veremos outra rainha no trono britânico, a sucessão é de homens.

Mesmo sendo um evento previsto e esperado, esse evento ainda é difícil prever o que irá acontecer devido à situação do país no momento. No meio de uma crise econômica com risco de recessão, ainda se recuperando das marcas da pandemia de Covid, uma primeira ministra que não está no cargo não há nem uma semana, uma guerra no continente Europeu e descontentamentos em todos cantos do reino por diferentes motivos (seja Brexit e o Protocolo da Irlanda do Norte, Independência da Escócia ou o aumento dos preços do custo de vida no país como relatei neste vídeo).

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Por estes e outros motivos, muita gente está receosa com o futuro do Reino Unido após a morte da rainha Elizabeth II. Mas será mesmo que o Reino Unido irá acabar?

O Reino Unido irá acabar com a Morte da Rainha Elizabeth II?

Apesar de não parecer e não ser uma figura muito exposta, a Rainha Elizabete trazia um ar de união, um ar de coesãoo ao país. Ela foi a monarca durante vários períodos difíceis, mudou muitas coisas na monarquia britânica e introduziu o que é a monarquia moderna no Reino Unido.

O REINO UNIDO VAI ACABAR COM A MORTE DA RAINHA ELIZABETH II 2022
Caixão da Rainha sendo levado por oficiais escoceses em Edimburgo

Ela é a única que reinou por mais de 70 anos e o seu reinado foi de adaptação e sem comparação. Querendo ou não, ela tinha habilidades e formas fazer diplomacia mantendo distância em alguns casos e que não será fácil para o rei replicar, nem para conquistar o respeito que a sua mãe tinha no mundo.

Clique para assistir o vídeo abaixo O REINO UNIDO VAI ACABAR COM A MORTE DA RAINHA ELIZABETH II?


Commonwealth

Quando a Rainha assumiu o trono, a Commonwealth e os domínios britânicos representavam 70 países e, atualmente, apenas 14 fazem parte. Recentemente, Barbados aboliu a monarquia britanica como chefia de estado em Novembro de 2021. À medida que sua presença em todo o mundo encolheu, também diminuiu a vontade do Reino Unido de se integrar ao continente. Elizabeth testemunhou os primeiros dias das negociações da Grã-Bretanha com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, a precursora da União Europeia. Sua aprovação real foi dada ao ato de adesão às Comunidades Européias em 1972; seu consentimento também foi dado ao ato que o revogou em 2018, permitindo que as negociações do Brexit prosseguissem (apesar de ela ter se vestido de outra forma).

A influência da rainha é claramente vista em Londres onde todo lugar tem o rosto dela seja em lojas, na Piccadilly Circus no metrô… Aqui em Edimburgo vi apenas uma única loja com uma homenagem a ela e os inúmeros cartazes com seu retrato colocados nos pontos de ônibus. E o mesmo aconteceu durante o jubileu da rainha, as duas capitais a homenagearam de forma bem distinta.

morte elizabeth ii piccadilly
Rosto da Rainha no telão da Piccadilly Circus

Ascenção do rei Charles III

Com a morte da rainha Elizabete, o filho mais velho assume o trono, no caso o rei Charles III que foi proclamado rei na última sexta-feira. Alem de chefe de Estado das quatro nações do Reino Unido, o monarca britânico é tambem chefe de estado de vários outros países pertencentes a Commonwealth of Nations que incluem Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Gibraltar, Antigua e vários outros.

Até o momento, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, Gibraltar, reconheceram Charles como chefe de estado, enquanto outros países sugeriram planos de votar no papel que o rei exercerá em seus países, como foi o caso de Antigua e Barbuda. Acredita-se que o rei provavelmente deixará de ser chefe de estado de muitos países.

Vaias e gritos por independência na Escócia

Durante a proclamação do anúncio do novo rei aqui em Edimburgo houve várias contra o rei e também gritos de “viva a república”. A Escócia já tem um movimento separatista que dura séculos e a própria ministra Nicola Sturgeon já vem tentando realizar um referendo sobre a independência, principalmente depois do Brexit e a saída da União Europeia. Para quem não sabe até hoje tem a bandeira da UE hasteada ao lado do Parlamento e na frente do Palácio de Holyrood.

monarquia fim do reino unido charles iii
Fim da monarquia britânica?

Apoio à Monarquia?

A própria atual primeira ministra, em 1994, aparece em um video sugerindo a abolição da monarquia e que ninguém deveria nascer para governar. As gerações mais novas, não apoiam a monarquia. Durante os eventos da morte da Rainha Elizabeth II em Edimburgo fiz perguntas a vários britânicos e muitos estavam indiferentes ao novo rei, estavam ali apenas para ver esse momento histórico.

Rei Charles não é a rainha

O rei Charles III não passa a mesma imagem que a mãe, de uma liderança firme e união. Ele também esteve envolvidos em escândalos financeiros, casos de racismo contra a esposa de seu filho Harry e de infidelidade com sua ex-mulher, a Princesa Diana. Além disso, muitos vídeos da internet mostram o seu lado estressado e manias.

Curiosidade do nome

Outro ponto curioso também é que os reis antecessores com o nome Charles não foram muito bem. Carlos I foi deposto e decapitado na Guerra Civil Inglesa, levando à dissolução temporária da monarquia britânica. Carlos II voltou ao trono na Restauração, mas o poder absoluto que o rei detinha começou a ceder ao domínio do Parlamento sobre os assuntos de Estado.

charles da inglaterra
Os Antecessores com o mesmo nome de Charles

E apesar de Charles ter assumido o nome Charles III, já havia um rei a ser chamado Charles III que seria o Charles Edward Stuart conhecido como Bonnie Prince Charlie. Ele não chegou a ser rei mas era o pretendente Stuart aos tronos da Inglaterra, Escócia e Irlanda desde 1766 como Carlos III e era apoiado pelos jacobitas aqui na Escócia.

Conclusão O Reino Unido irá acabar?

Ao longo dos séculos, essa mudança só se tornou mais proeminente, deixando a monarquia mais um ponto de orgulho nostálgico do que uma necessidade real. Charles, ou mais provavelmente William, ainda pode se encontrar presidindo uma nova onda de devoção à Coroa. Mas é ainda mais provável e melhor, na minha opinião, que Elizabeth II seja vista na história como o último dos monarcas britânicos a ter qualquer pretensão real de governar o povo britânico.

A monarquia, construída sobre um sistema de privilégio hereditário, é um anacronismo na era moderna, está fora de epoca digamos. Em meio a esse choque nacional da morte da rainha é coerente pensar que ela mereceu o respeito e o carinho nacional pela sua dedicação ao trabalho mas também devemos reconhecer que a monarquia irá mudar sob o reinado do Charles III.

O que você acha? Será que o Reino Unido irá acabar com o novo rei?

Entenda também o que foi a Operação Unicórnio na Escócia!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here