Capela Sistina: ingressos, como visitar e curiosidades

0
27

A Capela Sistina é uma das principais atrações para visitar no Vaticano, um dos lugares mais famosos e reconhecida pelo trabalho incrível de Michelangelo. Ela é considerada a “cereja do bolo” no final da visita nos Museus Vaticanos e não pode ficar de fora do seu Roteiro em Roma

Apesar de Michelangelo ter levado a Capela à fama, outros pintores renascentistas também deixaram sua arte nas paredes do local.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo conto como visitar a Capela Sistina, quando custa o ingresso, a história e curiosidades.

Como visitar Capela Sistina no Vaticano

A Capela Sistina é a cereja to bolo após um longo percurso dentro dos Museus Vaticanos. Para chegar nela você passa por inúmeras salas e percebe que está chegando próximo quando começa a ter muito mais gente do que o normal. Eu visitei antes e durante a pandemia e confesso que agora está mais controlado e pude aproveitar muito mais.

Se você ficar hospedado no bairro Prati, terá fácil acesso aos Museus Vaticanos! Veja minhas sugestões de hospedagem no artigo Onde ficar em Roma: hotéis e melhores bairros

Para visitar a Capela Sistina é necessário comprar o ingresso para os Museus Vaticanos com antecedência pois esgota rapidamente!!! É muito díficil comprar de um mês para outro! Compre os ingressos para os Museus Vaticanos sem fila aqui

Como visitar Capela Sistina no Vaticano
Como visitar Capela Sistina no Vaticano

História e curiosidades da Capela Sistina

A grande capela é reconhecida como Capela Sistina por causa do Papa Sixtus IV della Rovere (Pontifíce de 1471 a 1484) e foi construída durante 1475 a 1481. A sala mede mais de 40 por 13m com altura de 20m. O chão é revestido de mármore, a sala possui um altar, uma pequena galeria no coral e 6 painéis que dividem a sala.


Os murais das paredes da Capela foram pintados por diversos artistas do Renascimento como Sandro Botticelli, Pietro Perugino, Pinturicchio, Domenico Ghirlandaio e Cosimo Rosselli. Outra curiosidade é que pintaram cortinas falsas nas paredes também.

Quanto tempo Michelangelo demorou para pintar o teto da Capela Sistina?

Michelangelo pintou os afrescos do teto Capela Sistina durante 4 anos até 1512. Foi um trabalho comissionado pelo Papa Julius II.
Ele precisava subir os andaimes a uma altura considerável e pintar deitado, sem falar que a ténica do afresco é mais complicada (então imagina o trabalhão!). A técnica do afresco consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede, em argamassa de cal, com pigmentos diluídos em água que penetram e a ele se fundem. Michelangelo se considerava mais escultor do que pintor e ele fez essa obra pois teria certa liberdade artística.

Ele foi contratado novamente em 1535 para pintar uma parede atrás do altar chamada de O último Julgamento. O estilo é um pouco diferente, eu considero mais “dark”.

O que ver na Capela Sistina no vaticano
É na Capela Sistina que acontece o Conclave

Horários de Abertura Capela Sistina

Segunda a Sábado das 9 às 18h (última admissão às 16h)
Domingos das 9 às 14h (última admissão às 12:30)

Quanto custa a entrada na Capela Sistina?

O ingresso custa 26 euros. Eu sempre recomendo comprar com antecedência pois é uma das principais atrações de Roma/Vaticano então esgota rapidamente. Além disso você não perde tempo precioso na fila e não fila embaixo do sol escaldante de Roma.

Entrada gratuita no último domingo de cada mês exceto Domingo de Páscoa, 29 de junho, 25 e 26 de dezembro.

O que ver na Capela Sistina? Detalhes do interior

Teto da Capela Sistina

Inicialmente o teto foi pintado para representar o céu estrelado e executado por Matteo d’Amelia. Foi com o Julius II della Rovere (Pontífice de 1503 a 1513), neto de Sixtus IV que decidiu alterar a decoração e entregando o trabalho a Michelangelo em 1508.

O teto é dividido em 9 painéis que retratam A Criação do Mundo, Expulsão de Adão e Eva e História de Noé. O painel mais famoso é A Criação de Adão, no qual mostra a figura de Deus quase tocando a ponta do dedo de Adão para trazê-lo à vida. Ao lado dos painéis Michelangelo pintou imagens de 7 profetas e 5 sibilas, as quais seriam as mulheres a quem se atribuíam o dom da profecia e o conhecimento do futuro.

O trabalho foi concluído em 1512 e a capela foi inaugurada com uma Missa Solene.

teto capela sistina michelangelo
O teto da Capela Sistina foi pintado por Michelangelo

Afresco no Altar Último Julgamento

Pintado em 1535, esse afresco trouxe cenas pesadas do Último Julgamento no qual retrata o inferno descrito por Dante no Divina Comédia. No centro mostra um Cristo vingativo rodeado de figuras desnudas como apostólos e santos (mais tarde foram pintados tecidos sobre as partes íntimas). A ideia de Michelangelo era transportar a Capela Sistina em “um templo de teologia do corpo humano”
Michelangelo escondeu a própria face na pele de Santo Bartolomeu e acabou a arte em 1541.

ingresso Capela Sistina
Curiosidades e detalhes Capela Sistina

Parede Norte da Capela Sistina

A parede direita ao lado do altar conta cenas da vida de Cristo retratadas por vários pintores:

  • O Batismo de Jesus por Perugino
  • A Tentação de Jesus de Botticelli
  • O Chamado dos Primeiros Discípulos de Ghirlandaio
  • O Sermão da Montanha de Rosselli
  • A entrega das chaves a São Pedro de Perugino (uma obra muito notável entre os afrescos de parede)
  • A Última Ceia de Rosselli

Parede Sul da Capela Sistina

A parede à esquerda do alter descreve as cenas de vida de Moisés:

  • Viagem de Moisés pelo Egito por Perugino
  • Cenas da vida de Moisés antes de sua jornada pelo Egito por Botticelli
  • Atravessando o Mar Vermelho por Rosselli e d’Antonio
  • Os Dez Mandamentos de Rosselli
  • O Castigo de Coré, Datã e Abirão por Botticelli
  • Atos finais e morte de Moisés por Luca Signorelli

Também existem alguns retratos de Papas nas paredes norte, sul e de entrada)



O que acontece na Capela Sistina?

É na capela que os Cardinais se reúnem e esperam a manifestação de Cristo para a pessoa que será o Sucessor de São Pedro, o novo papa. Aqui aceitam o resultado do Conclave e que estão preparados para servir a Igreja.

Não são realizadas missas consecutivas na capela, apenas alguns eventos especiais.

Caso você deseje ver a Missa feita pelo Papa, sugiro ler este artigo com dicas: Como ver o Papa no Vaticano

capela sistina tour guiado portugues
Tour guiado na Capela Sistina e Museus Vaticanos

Tours Guiados na Capela Sistina

Você até pode se aventurar sozinha dentro dos Museus Vaticanos, porém eu recomendo sempre contatar um guia para que possa entender melhor a história, pois são diversas peças pra se ver num dia. Assim você vê as principais com mais profundidade em 2 a 3 horas.

Eu recomendo contatar a Patrícia do Guia Brasileira em Roma para tours privados, ela realiza diversos tours em Roma como o Vaticano, Fórum Romano e Vaticano! Sempre procure por guias licenciados que fizeram o curso de história e de guia na Itália, são muitas horas de estudo gente, valorizem os profissionais!

Caso ela esteja indisponível nas suas datas, poderá olhar outras visitas guiadas no Vaticano em grupo, atente-se ao idioma escolhido antes de prosseguir!

Veja tudo sobre os Museus Vaticanos, Capela Sistina e Missa do Papa no vídeo abaixo

Artigos para te ajudar na sua viagem à Itália:

Melhor época para visitar Roma

Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online

10 coisas para não fazer em Roma: alerta turístico!

Salve no pinterest

capela sistina como visitar ingressos curiosidades
Capela Sistina Vaticano: como visitar, ingressos e curiosidades

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here