10 tradições britânicas e festivais no Reino Unido

0
104

Confira algumas tradições britânicas muito legais, repletas de história, jogos e diversão. O Reino Unido é repleto de castelos, ruas estreitas e tradições medievais com origens dos diversos povos que ocuparam as ilhas, como celtas, romanos, vikings… Selecionei tradições, festivais e eventos que lembram pontos históricos bem particulares do Reino Unido, alguns muitos engraçados e bizarros! Clique para assistir ao vídeo!

10 tradições britânicas, festivais e costumes do Reino Unido

1 – English Cheese Rolling

Essa com certeza é uma das tradições britânicas mais engraçadas, pois envolve várias pessoas descendo um morro correndo para pegar rodas de 4 quilos de queijo. Esse evento acontece anualmente em Coopers Hill em Gloucester, geralmente no feriado de primavera. Sempre dá acidente porque o morro é cheio de buracos, aí as pessoas tropeçam, saem rolando e atingem outros corredores haha

Acredita-se que este festival tem origens nas celebrações pagãs do fim do inverno, durante as quais barris e arbustos eram rolados colina abaixo. Qualquer um pode participar.

Mas essa não é a única tradição em Gloucestershire que envolve queijo! Os habitantes de St. Briavels arremessam pão e queijo desde o século 13, quando o costume começou provavelmente como um pagamento pelo direito dos moradores de cortar madeira de uma floresta próxima.

No vídeo abaixo sobre tradições britânicas, eu explico bem como funciona e dou mais detalhes de cada uma. Clique para assistir.

2 – Solstício de verão no Stonehenge

Uma das tradições mais famosas do Reino Unido é a celebração do solstício de verão, o dia mais longo do ano. Muitas pessoas vão para lugares místicos e sagrados como os círculos de pedra milenares como Stonehenge ou Avebury passar a noite e assistir o nascer do sol.

O Solstício de verão e inverno são os únicos dias em que Stonehenge permite que as pessoas entrem no círculo e passem a madrugada lá. Você pode encostar nas pedras, ver grupos folclóricos cantando e não paga o ingresso, apenas o estacionamento. Você entra as 19h e deve sair até as 7h. Essa foi uma das experiências mais legais que vivi no país e mostrei tudo artigo aqui Solstício de verão no Stonehenge


Visitar Stonehenge durante o solstício foi incrível!
Visitar Stonehenge durante o solstício foi incrível!

3 – Bonfire Night

Bonfire Night é um evento repleto de fogos de artifício, fogueiras e maçãs do amor que acontece no dia 5 de Novembro. Fazem muito mais festa neste dia do que no Ano Novo. Todos os anos os ingleses celebramos a trama fracassada de Guy Fawkes na chamada Conspiração da Pólvora. Ele e mais um grupo queriam assassinar o rei protestante Jaime I da Inglaterra e os membros do Parlamento inglês durante uma sessão em 1605, para assim dar início a um levante católico.

festival inglaterra guy fawkes
O 5 de novembro é uam tradição inglesa bem conhecida

Fawkes encheu um porão inteiro embaixo da Câmara dos Lordes com centenas de barris de pólvora que explodiria durante a sessão do Parlamento, mas alguém o dedurou. Ele foi pego pelas autoridades logo de manhã e impediram que explodisse os barris. Aí foi torturado, enforcado e depois mutilado.

Agora os britânicos celebram esse dia acendendo a “pólvora” (fogos de artifício) e criando uma grande fogueira.

Guy Fawkes é um dos “vilões” britânicos e que ficou famoso pela HQ de Alan Moore e David Lloyd V de vingança (que depois virou filme estrelado com Natalie Portman) e por ser a máscara utilizada pelo grupo Anônimos. Ele nasceu em York, uma cidade muito legal e que eu visitei, confira aqui O que fazer em York na Inglaterra

4 – Up Helly Aa

Como já contei para vocês, os vikings invadiram a Grã Bretanha e se estabeleceram em vários locais, principalmente nas ilhas bem ao norte da Escócia chamadas de Shetlands e Orkney. Aliás, essas ilhas pertenceram a Noruega até o século 15 antes de serem anexadas a Escócia.

festival viking reino unido
Up Helly Aa é uma tradição escocesa muito diferente!

Nas Shetlands acontece o maior festival de fogo da Europa chamado de Up Helly Aa, quando mais de mil pessoas se vestem como vikings, usando escudos, armaduras, capacetes e carregam tochas pelas ruas. O objetivo é tacar fogo em uma réplica de barco viking enquanto cantam canções. É uma celebração da história da ilha e uma demonstração das habilidades dos locais.

Acontece no fim de janeiro, normalmente nos dias 25 e 26. Se puder visite as ilhas durante esse tempo não irá se arrepender, pois acredito que seja uma das tradições britânicas mais legais!

5 – Hogmanay

Hogmanay é a palavra escocesa para o último dia do ano e celebração do ano novo e com certeza uma das tradições britânicas e festivais no Reino Unido mais legais!. Suas origens não são bem claras, mas acredita-se que seria uam celebração nórdica para comemorar o solstício de inverno e incorpora alguns costumes do Samhain, um evento de origem gaélica que marcava o fim da colheita (seria o Halloween). É celebrado de formas variadas em toda a Escócia.

ano novo escocia hogmanay
Hogmanay é uma das datas importantes da Escócia

Em Aberdeen, é normal dançarem com bolas de fogo. Já em Edimburgo ocorre a procissão das tochas quando os escoceses vestidos como vikings lá das Shetlands viajam de barco até Edimburgo e caminham com tochas pelas ruas formando uma procissão com locais até o Palácio de Holyrood.

Além disso há muitos eventos na cidade como um concerto clássico à luz de velas na Catedral de St Giles e outros de danças típicas. E claro, não vamos nos esquecer do show de fogos de artifícios do Castelo de Edimburgo. Aí no dia seguinte tem os malucos fantasiados que mergulham nas águas geladas do Rio Forth no Loony Dook, outra tradição de ano novo.

tradicao britanica escocia
Fantasias para mergulhar no Rio Forth

6 – British Maypole Dancing

Este aqui você com certeza já viu em filmes e não é necessariamente uma tradição britânica, já que pode ser vista em outras partes da Europa. Trata-se de um poste com várias fitas coloridas e cada pessoa pega uma fita e dança em círculos, desviando de outras pessoas que fazem o mesmo só que na direção oposta. No final, o poste fica coberto de fitas coloridas.

Antigamente as pessoas cortavam árvores jovens e a colocavam na vila para marcar o início do verão no May Day. Seria uma celebração do fim do inverno, possivelmente para promover a fertilidade. Pode ser também que faziam isso para para criar um lugar simbólico onde as aldeias locais pudessem se reunir em paz ou devido à noção pagã do universo estar relacionado a uma árvore.

costumes ingleses danca do poste
A famosa dança do poste com fitas

Os registros mais antigos são do século 14 no País de Gales.

Diz-se que o mastro mais alto foi erguido em Londres, em Strand, em 1661 e tinha mais de 43 metros de altura. Foi derrubado em 1717, quando foi usado por Isaac Newton para apoiar o novo telescópio refletor de Huygen.



7 – Beltane

O Beltane é um festival do Reino Unido conhecido como Festa da Primavera. Seria uma celebração celta no dia 1 de maio e simboliza a fertilidade, tempo de luz e o fogo do deus celta Belenos. Durante esse festival, várias fogueiras são acesas nos topos dos morros e as pessoas queimam oferendas ou pulam as fogueiras. Muita gente conhece o Beltane por causa das Brumas de Avalon… Esse festival acontece em diversas cidades como Edimburgo e muitas pessoas pintam o rosto e o corpo e se vestem de forma bem diferente.

tradicoes da escocia beltane
Beltane é a Festa da Primavera

8 – Cornish Hurling

Jogado apenas na Cornualha e derivado dos celtas, “Cornish Hurling” é jogo que envolve uma bola pesada de prata e que dura a manhã inteira. Seria um tipo de futebol medieval no qual dois times de paróquias diferentes passam a bola para seus jogadores ou até para as pessoas que estão assistindo na rua. Sim, eles começam jogando no centro da cidade e precisam levar a bola para perto da paróquia.

tradicao reino unido hurling
Cornish Hurling lembra um pouco de Harry Potter

A partida termina quando a bola é colocada em um gol ou carregada além do limite da paróquia. O arremessador que faz isso é denominado “vencedor da bola” e sua equipe vence a partida. Os arremessadores então voltam para a cidade e, uma vez nas ruas principais, o vencedor da bola é carregado nos ombros de dois companheiros de equipe de volta à Praça do Mercado, enquanto os membros do time vitorioso cantam uma canção.

9 – Bog snorkelling

A tradução literal disso é Mergulho com snorkel em pântano, aí vocês já podem imaginar que os britânicos nem sempre batem bem da cabeça hahaha Esse com certeza não poderia ficar de fora da lista tradições britânicas engraçadas.

Esse evento esportivo surgiu em 1976 no País de Gales e o objetivo é percorrer um riozinho lamacento por 100 m no menor tempo possível. Os competidores usam snorkel, máscara de mergulho e nadadeira, sendo que eles não podem usar os braços para nadar, apenas a nadadeira.

Acontece todo feriado de agosto no pântano de Waen Rhydd próximo a Llanwrtyd Wells na parte central do país.
O recorde atual é um inglês com 1 min 18.81 segundos.

costume pais de gales mergulho rio
Uma das tradições do País de Gales é mergulhar no pântano

10 – Morris dance

Esta é uma dança típica da Inglaterra que envolve grupos de dança folclóricos que utilizam lenços, espadas ou bastões enquanto fazem movimentos coreografados de acordo com a música feita por acordões, rabecas ou tambor. Normalmente acontecem nos dias May Day, Whitsun e Natal.

danca tradicional da inglaterra
Morris Dance é uma dança típica da Inglaterra

O May Day é o primeiro dia de maio quando os dias ficam mais quentinhos e as flores e árvores florescem, como já havia falado na tradição do poste com fitas.
Whitsun era originalmente o white sunday, o domingo branco, no qual qual as pessoas se vestiam de branco para serem batizadas no rio. Atualmente é o Pentecostes.

A Morris Dance pode ser dançada em uma dupla ou várias pessoas lado a lado e, às vezes, atravessam cachimbos de barros colocados no chão. O primeiro registro de uma dança Morris no Reino Unido é de 1448 e acredita-se que suas origens são mouras, por isso o nome Morris.

Gostou deste artigo sobre 10 tradições britânicas e festivais no Reino Unido? Comente!

tradições britânicas e festivais no Reino Unido
tradições britânicas e festivais no Reino Unido
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here