Como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu

15
237

Uma das coisas que mais me surpreendeu morando no Reino Unido foi fazer o meu Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu. O processo Pre Settled foi todo online, demorou menos de um mês e recebi meu cartão residência britânico em casa.

Esse esquema surgiu há pouco tempo e garante que você possa residir aqui se o Reino Unido sair da União Europeia. É válido enquanto não há o Brexit e vou atualizar conforme a decisão final que acontecerá em Outubro de 2019.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira o passo a passo para o dar início ao processo de Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu pela internet.

Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu

Como funciona o visto Pre Settled

Dentro da União Europeia, todo europeu pode ir e vir conforme desejar (Free Movement Directive 2004/38/EC) e pode levar a sua família junto desde que tenha formas de sustentá-la. Um italiano pode morar na Inglaterra, um francês em Portugal e por aí vai sem que eles tenham que necessariamente pedir um visto para esses países.

No meu caso sou brasileira casada com italiano (e também brasileiro).  Por eu não ter a cidadania italiana ainda, preciso pedir um visto para esposa para residir na União Europeia (já fiz isso na Itália e Alemanha) e agora é a vez da Inglaterra!

Meu cartão residência na Inglaterra
Meu cartão residência na Inglaterra

Antigamente era necessário aplicar para o Family Permit e o Family Member, preencher um formulário gigante de 100 páginas, enviar os seus passaportes e documentos suplementares e do europeu para o governo via correio e esperar até 6 meses para aprovação (sim, os documentos ficavam retidos todo esse tempo). Isso já não é mais necessário com o Pre Settled.

O esquema do Pre Settled é muito mais rápido e sinceramente, é o processo mais fácil de visto ever. Com ele você ficará legal no Reino Unido, poderá trabalhar e ter acesso ao sistema de saúde NHS.

Estas foram as datas do meu processo Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu


  • 05 Junho: Aplicação Pre settled para o europeu
  • 06 Junho: Aprovação do status para o europeu
  • 06 Junho: Aplicação Pre Settled para o cônjuge do europeu
  • 06 Junho: Agendamento biométrico
  • 25 Junho: Verificação biométrica no centro autorizado
  • 26 Junho: Certificado de aplicação
  • 26 Junho: Aprovação do status
  • 28 Junho: Entrega do cartão residêcia pelo correio

O que é o Family Permit?

Eu também não apliquei para o Family Permit no Brasil, um tipo de visto temporário de 6 meses para facilitar a sua entrada no Reino Unido caso o seu cônjuge já esteja no Reino Unido. Essa etapa era essencial para aplicar para o visto antigo de demorava 6 meses. Eu entrei com o meu marido no aeroporto Luton e pedimos lá.

No aeroporto nos fizeram diversas perguntas, desde como nos conhecemos, datas, toda nossa trajetória e pediram os documentos. Na hora só estavámos com a certidão de casamento europeia (que está traduzida em todas as línguas da UE) e nos pediram a brasileira (que ficou na casa do Jean). Depois de meia hora e perguntas separadas para ver se as informações que falamos antes batiam, ganhei o “Family Permit de aeroporto”.

Já vi gente aplicando para o Pre Settled com visto de turista.

Como aplicar para o visto Pre Settled

O esquema Pre Settled na Inglaterra é indicado para:

  • cidadão europeu
  • brasileiro casado com cidadão europeu
  • brasileiro com cartão residência morando há 5 anos no Reino Unido

Todos podem aplicar para o visto Reino Unido diretamente pelo site do Governo ou pelo aplicativo (disponível apenas para Android).

Eu preenchi o meu todo em inglês, mas vi que tem em português de Portugal. Como algumas palavras são diferentes, nem pensei duas vezes em fazer em inglês. Se você não sabe, use o Google Tradutor para te ajudar.

Passo a passo para aplicar o Visto Inglaterra para cônjuge

Para dar início ao processo do Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu, é necessário que ele ou ela faça a aplicação primeiro. É um comprovante de residência, assim dizendo, e que garante que o europeu está aqui em dia com o governo.

Aplicação do europeu

1 – Instale o aplicativo no celular do europeu  ou utilize o site.

IMPORTANTE: O SEU CELULAR DEVE LER NFC, ou seja, ser capaz de reconhecer o chip biométrico presente no passaporte. Caso ele não seja, procure algum amigo ou comprove a identidade num dos centros autorizados do governo 

2 – Preencha as informações conforme o formulário pede. Importante salientar que é necessário ter o NHS, estar registrado no plano nacional de saúde.

Tire foto do passaporte e uma selfie num lugar claro para usar no cadastro. Toda essa etapa demora uns 5 minutos sem mentira.

Instruções do aplicado do home office visto uk
Siga as instruções na tela do aplicativo

3 – Aguarda a aprovação, normalmente sai no dia seguinte. Imprima essa página e guarde o número da aplicação.

Aplicação Visto para esposa ou marido do europeu no Reino Unido

4 – Espere a aprovação do europeu. Aí abra o computador para iniciar o processo do Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu neste link aqui.

Você não consegue aplicar pelo aplicativo pois você provavelmente não tem o cartão biométrico.



5 – Preencha todos os dados necessários. Um código de confirmação de cadastro será enviado para seu celular e você precisa confirmar o endereço do seu email para prosseguir.

Tela para aplicação do visto cônjuge de europeu no Reino Unido Pre Settled
Tela para aplicação do visto cônjuge de europeu no Reino Unido Pre Settled

Preencha todas as perguntas e dados. Utilize o número da aplicação do europeu já aprovado. No final será pedido para enviar os documentos para comprovar a sua relação com o cidadão europeu. Pode tirar fotos e anexar na sua aplicação tudo o que achar viável, lembre-se de por a data já no nome do arquivo.

No meu caso eu coloquei foto de:

  1. certidão de casamento brasileira
  2. certidão de casamento italiana traduzida em várias línguas
  3. foto da página principal do meu passaporte
  4. foto do meu visto Family Permit de aeroporto comprovando a data que cheguei no UK
  5. contrato do apartamento no meu nome e do meu marido (tenancy agreement)
  6. foto de carta do banco com o meu nome
  7. holerite do último mês do meu marido (payslip)
  8. extrato bancário do meu marido (bank statements)
  9. comprovante de residência emitida pelo banco dele
  10. foto do dia do nosso casamento
  11. foto de uma viagem antiga com outra cor de cabelo

Se quiser pode por foto do seu Certificado da Faculdade, extrato da sua conta bancária, comprovantes que fez transferência de dinheiro com o cônjuge e ai vai.

6 – O próximo passo é verificar a sua identidade. É necessário agendar em um dos centros autorizados pelo governo (o link vai aparecer pra você direto na aplicação, vai aplicar por ele). A empresa que faz o serviço é a Sopra Steria UKVCAS 

Você irá fazer um novo cadastro para poder agendar a sua verificação de identidade. O site irá indicar qual centro é mais próximo para você. Clique em todos para verificar os preços. Pelo que eu li, é muito difícil conseguir agendar de graça e a maioria disse que fez isso durante a madrugada e aplicou em Croydon perto de Londres.

O preço normal é de 50 a 60 libras, caso queira mais rápido, tipo no dia seguinte, sai pela facada de 270. Eu fiz as contas com o valor do trem e marquei em Reading, tendo que esperar 3 semanas para fazer o esquema.

Faça o pagamento com cartão de crédito e anexe os documentos que achar necessário. Não era pedido nenhum, mas eu anexei os mesmos do site do governo por via das dúvidas. IMPRIMA A FOLHA DO AGENDAMENTO COM O CÓDIGO ESPECIAL.

No Escritório da Verificação Biométrica

7 – No dia da verificação chegue cedo e aguarde até ser chamado pelo nome ou horário. Quando fiz, me atenderam mais tarde, fora do horário que marquei, em torno de meia hora de atraso.

Entreguei o passaporte à moça e a folha impressa com o código para acharem o meu processo mais rápido. Aí fui levada para o cantinho com uma máquina que tira a minha foto e faz as digitais. A pessoa pode te acompanhar caso você deseje e também pode escolher a foto que ficar melhor. Isso é feito em menos de 5 minutos e enviado diretamente ao governo.

Máquina que tira sua foto e digitais na Inglaterra Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu
Máquina que tira sua foto e digitais na Inglaterra

Eu levei todos os documentos impressos e não me pediram nada. O atendimento durou 10 minutos no total.

Espera e aprovação

8 – Aguarde o email do Home Office com o COA, Certificate of Application, dizendo que recebeu os dados. Aí é só esperar o Status Outcome, que será a aprovação ou necessidade de mais documentos para aprovação.

No dia seguinte da verificação pela manhã recebi o COA e na mesma tarde recebi o Status Outcome, foi tudo muito rápido! Imprima essa página, mantenha uma cópia segura no seu computador também.

9 – Após o recebimento do Status Outcome, você receberá o seu cartão biométrico em até 7 dias. É importante ficar em casa nesse período, revezar com o cônjuge para que não tenha que esperar ainda mais tempo. O meu foi entregue 2 dias depois. Eles pedem para ver o passaporte de quem recebeu.

O meu cartão residência tem validade de 5 anos.

Tem alguma dúvida sobre o Visto Inglaterra para cônjuge? Escreva nos comentários!

Leia também:

13 curiosidades sobre a Inglaterra

Preços nos supermercados na Inglaterra

Roteiro em Londres 3 dias: as melhores atrações!

Aeroporto de Londres ao centro: todos os aeroportos

Confira a playlist do Reino Unido e como é morar na Inglaterra

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

15 COMENTÁRIOS

  1. Quanto tempo depois de terem entrado na Inglaterra aplicaram para o visto? Seu marido já tinha emprego fixo antes de entrarem no país ou iniciou um novo trabalho no período entre a chegada e a aplicação do visto? (Pelo que entendi enviaste holerite, extrato e comprovante de residência que já possuíam certo?)
    No aeroporto, informaram que “não estavam a turismo” e que queriam permanecer no país? Achei que isso não fosse possível…

    • Um mês depois quando conseguimos uma casa, até o momento estávamos num quarto
      sim já tinha emprego
      sim, falamos que estava de mudança e todos os documentos que eles pediram no Pre Settled tinha comigo no aeroporto (exceto o contrato da nova casa)

      • Fiquei um pouco perdida na cronologia hehe
        – Tu entrou com o Jean, enquanto ele tava trabalhando lá já desde novembro, e daí vcs estavam morando num quarto, e vc foi com visto de turismo enquanto isso, certo?
        – Daí, alugaram a cara no nome dos dois e tu ainda não tinha o family permit? É possível? Isso serve como uma garantia a mais?
        – Saíram do UK, e voltaram, e pediram o family permit no Luton?
        – Jean aplica pro pre-settled e depois de aprovado, tu pediu?
        – Se possível, poderia me dizer como fez com a certidão de casamento? É aquela apostila de haia? Pesquisei e não encontrei como fazer! É direto no cartório?

        Muito obrigada pelas suas respostas! =D

  2. Olá Angie! Tudo bem? Eu tenho vááárias dúvidas! hehehe
    Vou fazer uma shortlist, se for ok!

    1. Quando você foi pedir o visto no aeroporto, vocês entraram juntos no UK? Qual aeroporto?
    2. O Jean já estava morando e trabalhando lá?
    3. Ele fez o pre settled antes de vocês passarem pela border no aero? Ou você já tinha ido com ele?
    4. Essa pergunta é um pouco íntima, mas quanto tempo de casado vocês tem? Acha que isso influencia na decisão deles te darem o family permit?
    5. O comprovante de banco no seu nome era do BR ou do UK?
    6. O comprovante do aluguel era do BR ou do UK?

    Te pergunto tudo isso mas ainda tenho algumas dúvidas! Meu namorado foi aprovado em Cambridge, ele é espanhol (mas moramos em poa) e vamos nos mudar até setembro! Então estamos avaliando as possibilidades 🙂
    Tu tens um email que eu possa entrar em contato? Agradeço muuitoo pelo seu post, de verdade! <3
    Bjuss!

    • olá Alessandra!
      1 sim luton
      2 sim, desde novembro
      3 nao, fez depois
      4 2 anos, sim
      5 comprovante do banco nome dele
      6 UK
      pode mandar as duvidas por aqui mesmo!! espero que tenha ajudado!

      • Agradeço muitíssimo pela resposta!
        Tenho tentado contato com várias agências de visto, pra entender qual o melhor no meu caso, mas sem sucesso.
        Meu namorado já tem emprego, e é cidadão europeu, mas o grande problema é que moramos juntos há 2 anos, porém não temos comprovante de endereço juntos no Brasil e não somos casados.
        – Acha que se a gente fizesse união estável ou casasse aqui adiantaria no processo, por ser tão recente? Vimos que o UK aceita unmarred partner, mas não sei se é muito difícil por essa via.
        – Acha que se fizermos esse esquema, de conseguir casa por lá antes, ele ir e já estar trabalhando na universidade, teríamos mais garantias?

  3. Angie, sei que não é o caso, mas sabe qual seria o procedimento caso ele não tivesse trabalho ainda?
    Teria como entrar e aplicar para o visto mesmo sem trabalho/estudo? (E somente depois procurar um trabalho)
    No aeroporto, poderíamos dizer que temos a intenção de procurar trabalho e viver no país?

    • oi Ediane, não pode, precisa de comprovação de renda, afinal ele será responsável por você já que é o cidadão europeu.
      Melhor não falar nada se não tem visto nem o FP.

  4. Olá Angie!
    Meu esposo já tem o Settled Status, você sabe informar se eu posso aplicar de fora do Reino Unido para o visto EU Settlement Scheme family permit? No site do governo para tirar este visto eles pedem apenas o passaporte do solicitante, uma certidão de casamento e a carteira de identidade do solicitante. Acredito que eles não peçam comprovante de emprego, rendimento ou qualquer outro documento do europeu porque na aplicação que ele fez já comprovou tudo isso, ou seja, quando eles consultarem o número UAN dele já conseguem ter acesso a todas as informações do Europeu. Mas eu gostaria de ter certeza de estar aplicando para o visto correto, pois moro em Recife e vou precisar ir para São Paulo.
    Seria muito mais fácil eu ir como turista e dar entrada lá, mas eu não sei se é seguro, você sabe informar se é possível?
    Eu já pesquisei tanto, mas é bem complicado ter as informações precisas.
    Agradeço se puder ajudar!

    • oie Josaní, você só pode aplicar para o Pre Settled estando no Reino Unido pois você precisa estar morando aqui por pelo menos um dia. Precisa do carimbo no passaporte.
      Eles até conseguem ver pelo número, mas na sua aplicação precisa ter tudo novamente: comprovante de emprego, rendimento do europeu…
      Tem gente que conseguiu com visto normal de turista e eu consegui com o Family Permit que foi dado no aeroporto 🙂
      Releia o post com calma que vai te ajudar. se tiver mais dúvidas, pergunte aiii

      • Angie, na verdade minha dúvida é em relação ao visto EU Settlement Scheme family permit (https://www.gov.uk/family-permit/eu-settlement-scheme-family-permit).
        Não sei se cabe minha dúvida aqui já que você fala do Pre Settled, mas acredito que seja uma dúvida de muitas pessoas 😊
        No fim da página onde explica sobre este visto tem esta observação:
        You must be outside the UK to apply.
        O que eu estou achando é que os vistos EU Settlement Scheme family permit e
        EEA family permit são praticamente os mesmos, a diferença é a exigência de documentos diferentes, onde o Settlement exige menos provas de documentos pois o Europeu já tem o Status Liquidado, inclusive no formulário é necessário informar o UAN dele.
        Só quando eu chegar em Londres vou poder aplicar para o Pre Settled, mas antes gostaria de ter certeza do que posso fazer para chegar lá com segurança.
        E seu post está muito bem explicado, inclusive já comentei com meu esposo e ele ficou boqueaberto de como está sendo prático e rápido, ele até comentou que antes demorava 6 meses e os documentos ficavam retidos, exatamente o que você falou.
        Muito obrigada pela sua resposta tão rápida!! 😃

  5. Adorei o post, muito bem explicado!
    Por favor, você poderia tirar uma dúvida? O seu insurance number foi tirado antes ou depois do pre settled?
    Obrigada e parabéns pelo blog.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here