O que muda para brasileiros com o Brexit: viajar e morar na Inglaterra

13
864

Atualizado em

Muita gente tem me perguntado o que muda para brasileiros com o Brexit. O Reino Unido deixou de fazer parte da União Europeia no dia 31 de janeiro de 2020 mas continuará sob as leis e regulamentações europeias até junho de 2021 com acordo. Se não houver acordo será 31 de dezembro de 2020.

Neste artigo eu falo mais detalhes sobre esse divórcio e o que muda para brasileiros com o Brexit e assista o vídeo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que muda para brasileiros com o Brexit

Mas afinal, o que é Brexit?

O Brexit é uma abreviação para a “saída britânica” (British exit) do bloco europeu formado por 28 países (agora 27) que praticam livre comércio e a facilidade de trânsito de cidadãos europeus para morar e trabalhar.

O Reino Unido decidiu sair do bloco após um plebiscito em 2016 que ninguém imaginava que o resultado seria sair do bloco. Muita gente nem acreditava nisso e nem foi votar (muitos jovens estavam trabalhando e não tinham como ir por exemplo, e outros não deram bola). Infelizmente a maioria dos cidadãos britânicos escolheu deixar o bloco  (52% contra 48%).  É gente querendo menos imigrantes, achando que são “superiores” a outros europeus e achando que a Inglaterra sustenta o bloco e que são melhores sozinhos.

Diferenças por região e idade

Dá pra ver a diferença da votação pela idade e também por região. Claramente a Escócia não queria sair e agora pede a retirada do Reino Unido (já que tinha sico acordado no referendo sobre a independência da Escócia em 2014).

mapa brexit votos a favor contra permanecer uniao europeia por regiao
Votos para permanecer (amarelo) ou sair (azul) da União Europeia por região do Reino Unido

Também observamos que a maioria dos jovens não queria sair do bloco europeu.

mapa voto brexit idade
Votação Brexit por idade
Amarelo: permanecer
Azul: sair

Após o resultado do plebiscito

Quem criou o plebiscito era o então primeiro ministro David Cameron. Com o resultado, ele decidiu renunciar o cargo pois era a favor de permanecer na União Europeia.

Em seguida veio Theresa May que era a favor da permanência mas mudou a posição “para seguir a vontade do povo”. Desde então teve várias tentativas de acordo e o Acordo de Retirada foi conduzido por ela mas foi negado 3 vezes pelo Parlamento britânico. Aí o mandato dela acabou e veio Boris Johnson.


O Boris tentou o acordo, foi rejeitado e pediu a extensão até janeiro de 2020. Convocou eleições gerais e o partido conservador teve uma vitória grande, garantindo mais assentos no Parlamento. Com isso, o acordo dele passou e conseguiu a saída do Reino Unido para fim de janeiro de 2020.

Período de transição 2020 – 2021

Agora existe um período de transição onde estão planejando novo acordo de livre comércio e a isenção de taxas de produtos britânicos ou não. Além disso precisam ver como ficará o compartilhamento de dados e segurança da polícia, normas de avião, fornecimento de água e gás, regulamentação de medicamentos e a área de pesca. Este último está sendo super debatido pois o Reino Unido deteria a maioria “das águas para pesca” no continente.

Também há problemas nos territórios de Gibraltar e Irlanda do Norte: se haverá necessidade de fronteiras físicas ou não por exemplo.

Assista o vídeo abaixo

O que muda para brasileiros com o Brexit

Turismo na Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales

Não muda nada para turistas brasileiros, podem viajar tranquilamente como sempre fizeram. Só precisa levar os documentos comprovando seus laços com o Brasil e mostrar que vai apenas visitar:

  1. Passagem de ida e volta para o Brasil
  2. Seguro Viagem
  3. Comprovante de hospedagem para os primeiros dias
  4. Comprovante de renda (extrato bancário, cartões de crédito, dinheiro em espécie)
  5. Carta convite se for visitar familiar ou amigo residente legalmente

Às vezes podem perguntar sobre seu roteiro, profissão no Brasil e por aí vai. Já falei sobre isso no vídeo abaixo

Você não precisa tirar um visto para visitar o Reino Unido, pois ganha um carimbo que permite a sua estadia até 180 dias.

Brasileiros que querem morar na Inglaterra

Se você já mora na Inglaterra e tem o visto certinho, não muda nada. Para brasileiro que vai morar, é necessário aplicar para o visto no Brasil e mostrar as razões dessa mudança para ser aprovado. Confira Tipos de trabalhos para brasileiros na Europa. É bem capaz que o processo de imigração para o Reino Unido mude para um esquema de pontos a partir de 2021, muito parecido com o esquema do Canadá.

Se é brasileiro casado com um cidadão europeu, é necessário que ambos apliquem para o EU Settlement Scheme (settled and pre-settled status) até 30 Junho de 2021.

O processo é online, fácil e rápido para aplicar. Eu já falei sobre o meu processo, do meu marido que é italiano e dou todas as dicas aqui:

Como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu 

Brasileiros com cidadania europeia

O acordo de movimentação livre estará de pé até final de 2020. É possível usar o passaporte europeu para entrar nas filas de imigração rápida no aeroporto e passar o documento direto na máquina sem precisar falar com um oficial.



Após 2020, talvez seja necessário pagar uma taxa para permanecer 90 dias no Reino Unido (o que a União Europeia pretende fazer com os britânicos).

Para europeus (inclusive brasileiros com cidadania europeia) que desejam morar na Inglaterra ou Escócia, é necessário aplicar para o EU Settlement Scheme até 30 Junho de 2021 como mencionei acima e dou as dicas.

Leia: 5 formas para conseguir a Cidadania Europeia 

Meu cartão residência na Inglaterra
Meu cartão residência na Inglaterra

Brasileiros com cidadania britânica

Não precisam fazer nada já que são cidadãos. Mudará somente quando forem visitar algum país da União Europeia.

Esclareci as dúvidas sobre o que muda para brasileiros com o Brexit? Espero que sim!

Leia mais sobre morar na Inglaterra

13 curiosidades da Inglaterra: hábitos e coisas estranhas

Preços nos supermercados na Inglaterra

Por que o Brasil é melhor do que a Inglaterra 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

13 COMENTÁRIOS

  1. Eu vim pra Ingletarra ano passado justamente pra entrar antes do Brexit rsrs bom que adiaram um pouco rsrs
    Acho que o mais dificil é que agora os europeus terao q solicitar os visto de trabalho do mesmo q os brasileiros.

  2. Excelente texto!!! Lendo tudo explicadinho assim parece até que tá susse! Nada como estar regular no exterior, né? Os baques são bem menores. Não recomendo ninguém a tentar ir ilegalmente, ainda mais agora!

  3. Acabamos de voltar de uma viagem para a Europa onde entramos por Londres, confesso que estava um pouco receosa porque não iríamos nos hospedar em hotel e sim na casa do meu irmão que está passando um tempo por lá. Mesmo estando com uma carta-convite fiquei um pouco apreensiva, mas foi tudo certo, nem pediram par ver a carta nem perguntaram onde ficaríamos.

  4. Texto maravilhoso, super bem explicado. Estando dentro das leis tudo fica mais tranquilo e sem perrengue. Entrar ilegalmente agora será ainda pior.

  5. Minha esposa está tirando a cidadania italiana, mas com esses atrasos por conta do vírus, pode ser que demore um pouco mais. Fiquei na dúvida: poderemos entrar em UK para aplicar o pre-settled até 31/12/2020 ou até 30/06/2021?

  6. Ola. Entao pra brasileiro com dupla cidadania, só da pra aplicar se estiver dentro da uk e morando por mais de 6 meses? ou podemos aplicar daqui do Br? planejamos ir embora daqui uns anos, e nossa vontade maior era inglaterra 🙁 agradeço muito se responder!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here