Como alugar carro na Alemanha e dicas de trânsito

2
176

Alugar carro na Alemanha é fácil e muita gente sonha em dirigir na Autobahn, as estradas sem limites de velocidade em alguns trechos. Já andei com o chefe do meu estágio a 220km/h!!!! e a minha otura chefe sempre dirigia a 160km/h enquanto eu tava sempre colada no banco apavorada.

Pra dirigir na Alemanha precisa ter alguns cuidados, principalmente com as placas e a velocidade. Mas nada muito diferente do que estamos acostumados. Confira as dicas para dirigir e alugar carro na Alemanha.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como alugar carro na Alemanha e dicas de trânsito

Como é dirigir na Alemanha?

Eu já viajei de carro algumas vezes pela Alemanha e fico sempre surpreendida com as estradas e principalmente com a velocidade dos carros. Você irá notar que ônibus e caminhões ficam na pista da direita, carros mais rápidos na do meio e na pista da esquerda aqueles que correm e correm muuuito!

Se você ficar na pista da esquerda e não estar com a velocidade condizente irá levar luz alta e buzinaço até sair da pista. Muita gente aluga carros de alto desempenho como BWM, Mercedez e Porsche para dirigir na Autobahn. E não sai tão caro não hein!

como alugar carro na alemanha dicas
Nosso carrinho alugado em Berlim

Por que alugar carro na Alemanha?

Apesar da Alemanha ter vários trens ótimos, os preços são bem salgados e só funcionam direito entre as grandes cidades. As cidades menores nem sempre possuem horários bons e outras precisa fazer a conexão com ônibus, o que deixa a sua viagem super enfaixada.

Com o carro você tem mais flexibilidade e aproveita muito a viagem, sem falar que passa por paisagens incríveis!

estradas da alemanha como alugar carro


O carro também facilita para você conhecer os Castelos da Alemanha! Há muitos espalhados por todo o país e normalmente ficam afastados dos grandes centros.Fiz uma lista com os 12 castelos mais bonitos da Alemanha.

Se você deseja visitar as cidades menores e charmosas no sul e até a rota Romântica, compensa muito alugar um carro na Alemanha. Rothenburg ob der Tauber, Schwäbisch Hall, Heilbronn são super fofas para conhecer. Dá pra sair dirigindo de Stuttgart ou Munique, especialmente na época da Oktoberfest!

Você pode alugar um carro de devolver no mesmo dia! Nós fizemos um bate e volta de Berlim para o Parque Bastei e a ponte Rakotz, veja no vídeo abaixo:

Como alugar carro na Alemanha?

O método mais fácil para alugar carro na Alemanha é fazer a reserva online pelo site RentCars, o qual reúne inúmeras locadoras e organiza por preço, locais e data que você deseja. Eu já usei várias vezes pelo mundo como Eslovênia, Mallorca, Nova Zelândia e não tive problemas com o site.
Você pode pagar até 12x sem juros e não paga IOF de 6% já que a empresa é brasileira. Nos sites gringos precisa pagar antecipadamente e em euros!

As locadoras listadas mais recomendadas são Europcar, Budget, Avis e Hertz. Não recomendo a locadora Sixt, pois já tive alguns problemas com os carros e o atendimento.

Alugar nas grandes cidades ou não?

Caso a sua viagem seja somente na Alemanha sem explorar tanto as cidades grandes, já compensa alugar o carro na saída do aeroporto. Se não, alugue depois que explorar a cidade para não ter gastos a mais.

rua congestionada em frankfurt alemanha
Rua de Frankfurt na Alemanha

Explico: nas grandes cidades fica complicado achar lugar para estacionar e precisa pagar estacionamento, nem sempre tem garagem nos hotéis e na maioria das vezes é mais fácil usar o transporte público. Como Berlim, Frankfurt, Stuttgart e Munique podem ser exploradas em 3 dias sem uso do carro. Então você aluga no último dia e viaja para outros lugares. Mas caso queria estacionar, sempre procures os pagos e as placas que indicam quantos lugares estão livres.

Sugestões de leitura:

Como alugar carro na Alemanha e devolver em outro país?

Você pode alugar carro na Alemanha e devolver em outra cidade da Alemanha ou outro país. No entanto, precisa avisar a locadora pois haverá uma taxa de pagamento a mais por transitar em outros países. Se você não pagar, viajar para outro país e voltar, a locadora irá saber pois instalam GPS nos carros.

Normalmente a galera viaja para Praga na República Tcheca, Polônia e França.

dirigir na alemanha autobahn
Dirigindo na chuva na Autobahn

Atenção ao alugar carro na Alemanha!

Atenção: muitas locadoras disponibilizam carros com GPS e possuem um custo de 10 euros por dia MAS NÃO SÃO TODOS, DEPENDE DA CATEGORIA. Faça as contas e veja se não vale mais a pena investir num chip internacional para celular com internet ilimitada por exemplo. Veja como funciona internet na Europa. Sempre recomendo viajar com GPS, pode ser o Google Maps mesmo, para você não se perder no trajeto.

Assim que entrar no carro, já confira se consegue mudar sozinho o idioma do GPS para inglês, espanhol ou português. Se não, peça auxílio pois sei que alemão é complicado!

Você é obrigado a pegar o seguro quando vai alugar um carro na Alemanha e realmente recomendo, pois nunca se sabe quando vai acontecer algo de errado. Custa em torno de 10 euros a mais por dia alugado e vai te poupar um monte de dor de cabeça. Aliás, até você precisa de seguro viagem para visitar a Europa. Recomendo o SegurosPromo e usando o código APUREGURIA5 você ganha 5% de desconto!



Documentos para alugar carro na Alemanha

Você precisa apresentar somente passaporte e carteira de habilitação brasileira. Se for dirigir somente na Alemanha não é necessaria a Carteira de Motorista Internacional, também conhecida como PID. Se irá para outros países vale a pena fazer.

Placas de trânsito na Alemanha

As rodovias são sempre bem sinalizadas com placas grandes e azuis. Algumas placas de trânsito são um pouco diferentes das brasileiras, veja algumas abaixo que retirei da Wikipedia.

placas de transito na alemanha
Alguns exemplos de placas de trânsito na Alemanha

Sempre confira as placas na Autobahn. Se for redonda branca com traços pretos cortados, quer dizer que a velocidade é liberada. Se tiver borda vermelha diz que possui aquele limite de velocidade. Se a placa é azul com x em vermelho quer dizer que não pode estacionar.

Multa de trânsito na Alemanha

Precisa ficar super atento às placas de limite de velocidade e radares. Eles são um pouco diferentes: uma caixa preta grande ao lado da estrada e que solta um laser vermelho e escaneia todo o carro (sem brincadeira) quando passa da velocidade.
Nós tomamos uma multa numa estradinha numa vila porque estávamos a 40 em vez de 30km/h. De “cair o boi cas corda” já que todo o trajeto cuidamos com a velocidade, aí choveu e erramos a rua e plau, multa.

A multa de carro na Alemanha funciona conforme a velocidade. No nosso caso foi uma multa de 10 euros apenas. Essa multa chegou no endereço do nosso motorista em Portugal e escrita em Português. Fizemos o pagamento e deu tudo certo. Abaixo você vê os pontos e o valor da multa.

Há multas para todo tipo: celular no volante, ultrapassagem etc e cada uma tem um valor diferente. Você pode conferir todas no site em alemão Bussgeldkatalog.

Não pode de jeito algum dirigir após beber na Alemanha, se a polícia te pegar você perde a carteira e o carro. No caso de estrangeiros não sei como fica.

multa excesso de velocidade como alugar carro na alemanha
Valores e pontos na carteira por excesso de velocidade na Alemanha. Fonte: Bussgeldkatalog

Gostou das dicas para alugar carro na Alemanha!? Comente!

Salve no pinterest

Como alugar carro na Alemanha, dicas de transito e multa

Leia também:

25 Coisas que você não sabia sobre a Alemanha
Museu da Porsche em Stuttgart
Mercedes-Benz Museum: fascinante!


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

2 COMENTÁRIOS

  1. Amiga, muito boas dicas! Essas placas de trânsito diferente dão um DESESPERO quando a gente ta viajando em outro país, ainda bem que você explicou. Parece que vale muito a pena alugar carro na alemanha, road trip é tudo de bom 🙂

Curtiu? Comentaí!