6 Dicas incríveis para perder a vergonha ao falar inglês

0
150

Atualizado em

Falar uma segunda língua é difícil e muita gente tem vergonha ao falar inglês. Isso é uma coisa absolutamente normal, já que nós temos medo de sermos julgados por cometermos erros. Errar é um processo importante no aprendizado, porém é muito difícil superar esse medo porque criamos barreiras que não existem e que nos impedem de nos comunicar em muitas ocasiões.

Eu estou passando por isso e vou dar algumas dicas que tem funcionado para mim. Espero que possa te ajudar! Aproveite e assista o vídeo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Como perder a vergonha ao falar inglês

Eu já tive vergonha de falar em todos os idiomas e sinto que estou passando novamente. Estou com vergonha de falar inglês por causa do meu sotaque do Paraná que acaba influenciando na forma como pronuncio as palavras. Isso foi causado em parte pelas brincadeiras que as pessoas fazem do meu sotaque que parece muito do interiorrrr hahah E mesmo sabendo que é brincadeira, isso me impede muitas vezes de conversar.

1 – O cérebro associa a pessoa ao idioma

Uma das minhas metas deste ano é falar o sotaque britânico. Seria muito fácil já que moro na Inglaterra e meu marido fala. Porém isso não está se concretizando devido à pandemia e também… a minha vergonha haha

O inglês do Jean é excelente, ele fala com sotaque britânico e poderia falar com ele o dia inteiro se quisesse. No entanto, há um outro fator que impede um pouco e está relacionado ao cérebro. Diz a lenda que quando você conhece uma pessoa, acaba associando ela ao idioma e fica difícil se comunicar em outro. O cérebro pensa que “não é normal falar em outro idioma” sem falar que ele opta pelo mais fácil. Eu falei sobre isso no vídeo abaixo:

2 – Vergonha pode ser um traço da personalidade

Se você já é tímido falando português é provável que será em outro idioma também. Essa vergonha também está relacionada a sua idade e as experiências que você viveu. Lembro que eu ficava extremamente nervosa na escola para fazer uma apresentação de trabalho e hoje consigo falar para grupo muito maior de pessoas sem problemas.

Existem alguns cursos para desenvolver algumas habilidades como oratória por exemplo. E claro, você irá aprendendo a lidar com a vergonha com o tempo e com a prática.


3 – Aprenda inglês online com um professor nativo

Uma das melhores formas é conversar com quem já fala inglês fluentemente e praticar com professores nativos. Eu recentemente testei o Cambly, uma plataforma online com diversos professores de inglês do mundo todo, e adorei! Neste vídeo mostro como funciona e uma aula para terem uma ideia melhor.

como aprender ingles com cambly vale a pena
Eu utilizando o Cambly para aprender inglês com um professor

É um site muito intuitivo e fácil de utilizar. Você verá uma lista com vários professores que estão disponíveis no momento e poderá ligar para eles assim que você se conectar. Não há necessidade de reservar uma aula para o dia seguinte por exemplo, pode fazer isso no mesmo dia.

Outro ponto positivo é que pode treinar o sotaque que quiser: tem professores americanos, britânicos, kiwis, australianos… Tem pra todo mundo e todos os níveis do inglês até para crianças de 3 a 14 anos chamado de Cambly Kids.

Tem AULA GRÁTIS para leitores do Apure Guria!

Clique para ganhar uma aula experimental no Cambly para adultos com o código APUREGURIABLOG.

Aproveite o Cambly Kids por 30 minutos pagando apenas R$1

 

4 – Fale em frente ao espelho

Uma das melhores dicas para poder se soltar mais e perder a vergonha ao falar inglês é falar em frente ao espelho. Observe suas expressões e tente falar com você mesmo sobre temas que gosta como livros, jogos, filmes… É muito mais fácil praticar com algo que você gosta e tem facilidade. Aos poucos você notará que o seu discurso ficará mais fluído e terá até um ritmo na sua fala.

Aos poucos tente trazer esses temas para a sala de aula ou para seu grupo de amigos que aprendem novas línguas.

5 – Saiba mais sobre o assunto

Muitas vezes ficamos quietos quando estamos na aula de inglês apenas por não saber muito sobre o assunto abordado, ainda mais rodeado por pessoas que não temos tanta intimidade. Quando não temos conhecimento suficiente sobre o tema é normal ficarmos calados. Uma porque não temos uma opinião embasada e segunda que podemos não ter interesse.

Dessa forma, sugiro dar uma olhada nos temas das próximas aulas que estão nos livros de inglês para se antecipar e não ser pego de surpresa. Outra dica é comentar com o professor para discutir sobre um assunto em específico.

6 – Viajar e intercâmbio

Com certeza essa é uma das melhores formas de perder a vergonha ao falar inglês. Você é jogado diretamente na situação e não tem quem faça isso por você (ao menos que você pague uma pessoa ou que esteja viajando com amigos né).

O agente da imigração não fala português, a pessoa do caixa do mercado também não nem o recepcionista do hotel. Existem vários livrinhos prontos com essas frases que você pode praticar antes da sua viagem.

Recomendo que já aprenda o idioma para poder viver toda essa experiência incrível que é conhecer outro país.

Espero que tenham gostado destas dicas de como perder a vergonha ao falar inglês! Se você já passou por isso, comente!



Imagem para Pinterest

dicas para perder medo vergonha ao falar ingles
Pin Dicas para perder medo e vergonha ao falar ingles
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here