O que fazer em Inverness: dicas e 14 atrações

0
334

Confira o que fazer em Inverness, a maior cidade e capital cultural das Highlands da Escócia. Seu nome vem do gaélico que significa boca do rio Ness e ela é peça chave para quem deseja conhecer mais sobre a histórica escocesa. Aqui você encontrará castelos, fortes e ruínas de 4 mil anos atrás. Aproveita e assista ao vídeo sobre Inverness!

O que fazer em Inverness: dicas e pontos turísticos

Como chegar em Inverness

Como Inverness está situada bem ao norte da Escócia, é um pouco difícil chegar lá de avião. O aeroporto de Inverness (HIAL) recebe voos de Londres (Gatwick, Luton, Heathrow), Manchester, Bristol Brimingham, Stornoway, Kirkwall, Belfast e Amsterdam.

A opção mais comum é chegar dirigindo e aproveitar todas as atrações no caminho, passando por pelo Cairngorms, o maior parque do Reino Unido. Nós fizemos essa viagem a partir de Edimburgo e gostamos muito, contamos no roteiro Highlands na Escócia. A viagem dura 3h de carro.

Os trens são rápidos e confortáveis, no entanto em alguns casos é necessário fazer baldeações e a viagem podem demorar até 4 horas saindo de Edimburgo. Veja como funciona trem na Escócia. Os ônibus demoram a mesma coisa e são mais baratos.

Leia também o meu roteiro e o que fazer em Edimburgo

dicas inverness escocia igreja e rio ness
Inverness fica ainda mais bonita no verão

Onde ficar em Inverness

Como estávamos viajando de carro em 4 pessoas, optamos por ficar em hostel porque custa mais barato e podiamos ter um quarto só para nós. Ficamos no Inverness Youth Hostel, um pouco distante do centro numa área residencial cheia de casas maravilhosas! O hostel é enorme com sala e cozinhas bem grandes, os banheiros são bem limpos e o quarto tinha um espaço considerável. As camas eram muito confortáveis! Faça a sua reserva no Inverness Youth Hostel

Outras opções que achei muito legais de hospedagem em Inverness e com ótimo custo benefício são estas:


  1. Bazpackers nota 9,1 $: um hostel muito bem decorado e precinho camarada
  2. Ballifeary Guest House nota 9,7 $$ bem cotada e confortável
  3. Carisbrooke Guest House nota 9,3 $$ conforto e quartos espaçosos
  4. Black Isle Bar & Rooms nota 8,4 $$$ esse hotel fica em cima do bar/pizzaria que recomendo!

Roteiro em Inverness de 3 dias

Nós fizemos um roteiro de 3 dias em Inverness e incluímos o Castelo de Dunrobin, um dos castelos mais bonitos e situados na cidade de Golspie (se for visitar, dedique um dia inteiro). Essa também era a nossa segunda visita à cidade, então já tínhamos explorado outros lugares.

Resumo roteiro e o que fazer em Inverness em 3 dias:

  • Dia 1: centro da cidade, igrejas, castelo, passeio no rio
  • Dia 2: Clava cairns, Culloden Battlefield e Forte George
  • Dia 3: Lago Ness e Castelo de Urquhart e aí continua até Fort Augustus ou Isle of Skye
o que fazer em inverness castelo
Vista para o castelo de Inverness e rio Ness

Excursões na Escócia saindo de Inverness

Caso você esteja viajando sozinha e deseja explorar mais das Highlands, pode se juntar à uma excursão! Estas são as excursões mais interessantes e com ótimo custo benefício, clique para saber mais detalhes.

Ilha de Skye e Castelo de Eilean Donan saindo de Inverness: conheça um dos castelos mais lindos da Escócia e a Ilha de Skye, o meu lugar favorito da Escócia!

Experiência Completa no Lago Ness saindo de Inverness: conheça o Castelo de Urquhart por fora e viaje até a linda cidade de Fort Augustus no outro extremo do lago Ness

Excursão Trem Jacobite e Terras Altas saindo de Inverness: explore o trem do Harry Potter e linda região de Glencoe

Tour Whisky em Speyside e Moray Firth saindo de Inverness: Explore a região de whisky da Escócia, lar de cerca de 50% de todas as destilarias de uísque escocês e prove vários deles!

No vídeo abaixo eu mostro como é a cidade durante um dia de verão com muito sol e algumas atrações na chuva, pois afinal, estamos na Escócia né gente! Clique no vídeo para assistir O que fazer em Inverness

O que fazer em Inverness na Escócia

1 – Castelo de Inverness

O edifício atual no local foi construído em 1836 e abriga o Inverness Sheriff Court. No entanto, a colina foi o local de um castelo desde 1057, antes da conquista da Inglaterra pelos normandos. Com o tempo, o castelo foi sitiado, destruído e reconstruído em várias ocasiões. Atualmente, apenas o terreno está aberto ao público. Este é também o ponto de partida e chegada oficial da North Coast 500, a rota de longa distância ao redor do norte da Escócia.

fachada castelo de inverness escocia
O castelo de Inverness é muito bonito

2 – Centrinho

O centro de Inverness é perfeito para quem deseja comprar algumas lembrancinhas para a família, já que conta com diversas lojas de souvenir e roupas. A principal é a High Street, uma rua só de pedestres. No final dela fica o prédio da prefeitura e também o castelo de Inverness.

A Church St conta com muitos restaurantes e bares, assim como a Bank Street, a rua ao lado do rio. Veja sugestões de onde comer em Inverness no final deste post. Aproveite também para conhecer o Victorian Market, construído no século 19 possui muitas lojas de artesanato e butiques independentes, além de uma seleção de deliciosos cafés e restaurantes.

roteiro inverness lojas high street
Centrinho com várias lojas

3 – Old High Church

Este é o edifício mais antigo ainda usado como local de culto em Inverness chamado de Igreja de St. Mary’s ou de “a velha igreja alta”. Ela foi construído em 1770 sobre um morro e há diversos túmulos ao seu redor. Eu fui num final de tarde e a vista para o Rio Ness estava incrível!

4 – Old Gaelic Church/Leakey’s Bookshop

Logo atrás da Old High Church está o maior sebo da Escócia! Antigamente era uma Igreja Gaélica, onde os adoradores de língua gaélica se reuniam para louvar (lembre-se que esta língua não era mais ensinada nas escolas após o Education Act em 1872)

O exterior não é muito bonito, mas o interior é cheio de prateleiras recheadas de livros e um belo café.



5- Dunbar’s Hospital Building

No lado oposto da estrada do sebo fica o Hospital de Dunbar, um dos edifícios mais antigos de Inverness. Construído em 1668, usando pedras do Forte de Cromwell, este era originalmente uma casa de caridade para os doentes e pobres e foi usado como uma escola primária até o final do século 18. Atualmente é uma combinação de casas particulares e uma loja.

6 – Caminhar ao longo do rio Ness

Você pode chegar até as Ilhas Ness, situadas no meio do rio, passando por pontes suspensas da era vitoriana. Infelizmente quando fomos estavam fechadas por causa do coronga, mas ouvi dizer que muitos locais adoram fazer um picnic nas ilhas! Também passamos em frente a Ness Bank Street que conta com um lindo jardim.

Ness bank igreja
Ness bank Church e jardim

7 – Catedral de Inverness

Um dos pontos turísticos mais importantes de Inverness, a catedral foi projetada pelo arquiteto Alexander Ross e é um monumento às crenças religiosas da região. Com a pedra fundamental lançada em 1866, foi a segunda catedral construída após a Reforma Religiosa.

catedral de inverness nas margens rio ness
Catedral de Inverness ao lado do Rio Ness

8 – Inverness Museum and Art Gallery

A exposição deste museu conta a história de Inverness, a herança e cultura das Highlands, proporcionando uma experiência legal para conhecer o modo de vida dos highlanders. Também há algumas exposições temporárias para quem deseja apreciar a arte local.

Se você gostaria de ver arte contemporânea, pode visitar o Eden Court Highlands. Esse é um centro de teatro com galerias de arte e cinema para todas as idades com um arquitetura incrível. É um local muito procurado por artistas no norte da Escócia. Confira a programação aqui

9 – Campo de Culloden

Aqui eu dividi em duas partes diferentes: atrações turísticas a Inverness ao norte e ao sul. Este campo, Clava Cairns e Forte George podem ser conhecidos num dia apenas. Comece com Forte George por causa do horário. Estes são lugares indispensáveis desta lista de o que fazer em Inverness para quem deseja saber mais sobre a história da revolução jacobita.

Neste campo aberto, aconteceu a Batalha de Culloden em 1746, a última luta da causa jacobita em favor do Bonnie Prince Charlie. Após a derrota, houveram diversas restrições da cultura escocesa, como a proibição do uso do kilt e gaita de foles e também a formação de clãs. Os escoceses foram considerados como “pessoas não confiáveis”, tinham restrições no governo e na compra de imóveis simplesmente por falarem gaélico e também não podiam ter armas.

campo de culloden pedra frase cemiterio
O campo de Culloden é indispensável para fãs de Outlander

Atualmente o campo de batalha é o lar de um centro de visitantes que oferece tours de áudio e apresenta vários artefatos, além de um memorial a todos os highlanders que lutaram na guerra e túmulos dos clãs.

Essa batalha aparece no seriado The Outlander e também a pedra que a Claire visita. Veja mais no artigo especial Outlander na Escócia: cenários nas Highlands

10 – Clava Cairns

Fica pertinho de Culloden, então você pode visitar as duas atrações numa só tarde. Trata-se de um complexo da Idade do Bronze com 4.000 anos e círculos enormes de pedras no chão e pedras verticais. Este local era usado em rituais funerários durante o solstício de inverno.

Diz a lenda que este lugar serviu de inspiração para Craigh na Dun, as pedras verticais onde Claire volta ao passado no seriado de Outlander. A entrada é gratuita.

clava cairns outlander inverness
Clava Cairns inspirou Outlander

11 – Forte George

Possivelmente a maior fortificação de artilharia da Europa, o Forte George foi construído no século 18 para deter outra rebelião jacobita. Como os jacobitas derrotaram facilmente Fort William, Fort Augustus e o castelo de Inverness (que era o antigo Fort George), os ingleses capricharam na construção deste aqui. O forte é gigante, conta com paredes de 9 metros de espessura e nunca participou de nenhuma batalha.

ponte levadica forte george escocia
Entrada do Forte George, pertinho de Inverness

Atualmente conta com um café, museu com mais de 60 mil itens sobre a participação do Reino Unido em diversas guerras, capela e muitos militarem ainda vivem aqui. Além disso havia um historiador vestido em traje jacobita explicando sobre as armas utilizadas, o método como lutavam e várias curiosidades do século 18.

Eu gostei muito de visitar e ainda, no fim da tarde, pude apreciar a tranquilidade do mar sentada na muralha. Infelizmente não vi nenhum golfinho.

escoces jacobita armas demonstracao
Aprenda a história jacobita dentro do forte George!

12 – Lago Ness

Agora estamos na lista de Pontos turísticos em Inverness ao sul, você pode conhecer todos em um só dia.

Provavelmente um dos lagos mais famosos do mundo, o lago Ness é morada da Nessie, o monstro marinho de 9 metros que dizem habitar suas águas geladas. É o segundo maior lago da Escócia, porém o maior em volume de água devido a sua profundidade de até 271 m (pra você ter ideia, contém mais água que todos os lagos da Inglaterra e País de Gales juntos!).

Confira todas as dicas para visitar o Lago Ness na Escócia.

curiosidades da escocia nessie
Encontrei a Nessie durante minha viagem pela Escócia

As estradas ao redor do lago Ness são belíssimas e há muitas oportunidades para fazer um stand up paddle, um passeio de barco ou até mesmo um mergulho (tanto por causa da temperatura quanto o monstro hahaha).

13 – Castelo de Urquhart

De Inverness saímos em direção sul ao castelo de Urquhart distante apenas 35 min de carro. Ele está situado às margens do Lago Ness, onde mora a Nessie, o monstro do lago Ness. Ele construído no século 13 e foi muito importante durante as lutas pela independência da Escócia quando ficou sob o controle de Robert, o Bruce, após este ter se tornado rei dos escoceses em 1306.

O castelo foi saqueado várias vezes pelos ambiciosos Senhores das Ilhas sendo danificado até ser destruído pelo próprio dono durante a revolução jacobita no século 18. A Coroa Inglesa enganou o dono dizendo que iria pagar pelos prejuízos caso ele explodisse o castelo e o dono nunca viu o dinheiro. Este é um dos 10 castelos na Escócia que você deve conhecer!

castelos na escocia urquhart
Será que do castelo Urquhart dá pra avistar o monstro do lago Ness?

14 – Cawdor Castle and Gardens

Este lindo e tradicional castelo escocês é habitado pela família Cawdor há mais de 600 anos e foi casa do Thane de Cawdor, o qual ficou famoso por sua menção Macbeth de William Shakespeare. O castelo abriga lindos itens de tapeçaria e conta com uma ponte levadiça, uma torre medieval construída em torno do lendário azevinho e três belos jardins. Também há um café e uma pista de golfe.

O ingresso custa £13.50 e pode ser comprado no site oficial.

Onde comer em Inverness

Não dá pra deixar o lago gastronômico fora desta lista de O que fazer em Inverness!!! Existem alguns lugares bem legais para comer em Inverness e que gostei bastante!

Para café da manhã recomendo o Blend no centro da cidade na rua 9 Drummond St que prepara sanduíches com bagels bem recheados e maravilhosos, além de cafés gostosos. Outro café legal é o Velocity Café & Bicycle Workshop, um pouco mais distante, mas que oferece vários tipos de bolos e cafés enooormes. Fica ao lado de uma oficina de bicicleta e a temática é bike.

Para jantar recomendo o Black Isles bar que oferece uma variedade incrível de pizzas diferentonas e whisky. Também tem o Cheese & Tomatin, uma pizzaria italiana com sabores únicos e massa incrível. As pizzas individuais custam de 11 a 13 libras nos dois lugares. Um pub local muito conhecido é o Johnny Foxes que faz burguers muito gostosos e já foi visitado por diversas celebridades.

Gostou destas dicas de O que fazer em Inverness? Salve no Pinterest

14 atracoes para visitar em inverness escocia
Pin 14 Atrações para visitar em Inverness na Escócia
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here