Viajar de avião durante a pandemia: quais os riscos e cuidados tomar

8
282

Muitas pessoas precisam viajar de avião durante a pandemia do coronavírus para resolver problemas que não podem mais esperar. Se não é possível adiar ou resolver virtualmente, a única opção é viajar. No entanto, ainda é recomendado apenas em casos necessários para não se contaminar e disseminar o vírus para mais pessoas.

A pandemia no Brasil teve uma queda no número de mortes e casos, porém não significa que foi embora. A Europa já está começando a sentir a segunda onda após a abertura de fronteiras na Europa. Não é hora de fazer uma viagem internacional longa apenas para turismo, não vale a pena o risco. Entenda melhor neste artigo Viagem após a pandemia: quando será seguro viajar

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Viajar de avião durante a pandemia: quais os riscos e cuidados tomar

Entenda que viajar de avião durante a pandemia é necessário apenas em casos essenciais. Evite viajar a turismo por enquanto.

Posso me contaminar numa viagem de avião?

Sim, já existem estudos suportados por evidências genéticas que comprovam que é possível a transmissão do vírus dentro da aeronave. Um casal da classe executiva contaminou 2 comissárias de bordo e o exame revelou que os 4 possuíam o mesmo genoma do vírus dos Estados Unidos e diferente do destino final do voo que foi Hong Kong (estudo do CDC) Mais casos são relatados nesse artigo do Washington Post 

Não existe uma medida de prevenção 100% eficaz até sair a vacina. No entanto, viajar de avião pode ser mais seguro do que viajar de ônibus ou ir num bar por exemplo. Tudo vai depender se as pessoas estão usando as máscaras corretamente e se estão com o vírus ou não. É uma loteria.

Medidas preventinas nas aeronaves

As aeronaves são limpas de forma mais profunda a cada voo e o ar é reciclado a cada 3 minutos para manter a humidade e temperatura nos níveis corretos, passando por um filtro HEPA (high-efficiency particulate air) que remove 99,97% dos vírus e bactérias. O coronavírus tem 125 nanômetros em diâmetro e está dentro do tamanho que o filtro HEPA captura que é de 10 nanômetros para cima.

O ar é expelido acima da cabeça e evacuado por baixo na altura dos pés, o que limita muito a propagação. Porém esse caminho pode ser alterado caso o passageiro saia do lugar ou um comissário caminhe no corrredor.

Várias companhias áreas exigem o uso da máscara na hora do embarque e dentro da aeronave e há distribuição de álcool gel. O distanciamento social é recomendado na hora do check in e portão de embarque. Algumas pedem que seu documento seja encostado num vidro para que o funcionário confira as informações sem a necessidade de tocá-lo.


As recomendações da IATA são:

  1. checar a temperatura de passageiros, funcionários do aeroporto e companhias aéreas
  2. reduzir o contato na hora do embarque e aterrisagem
  3. limitar o movimento durante o voo
  4. limpezas profundas mais frequentes
  5. serviço de bordo reduzido

Algumas empresas não realizam o serviço de bordo ou é bem reduzido, já que as pessoas precisam retirar a máscara para se alimentar.

Aeroportos e voos vazios ou lotados?

Eu já havia falado de algumas invenções criativas durante a pandemia para aviões como divisórias entre os assentos, mas isso não foi pra frente. Infelizmente vários voos estão cheios e não há um espaçamento seguro entre os passageiros, sem falar que muitos não usam a máscara durante o voo todo, caminham pelos corredores e conversam com outros. Essas atitudes foram notadas num voo da TUI da Grécia para o País de Gales e 200 pessoas tiveram que se isolar pois 7 passageiros estavam infectados e não usaram a máscara.

viajar de aviao na pandemia
Divisórias transparentes em assento no avião

Os voos estão cheios por causa da diminuição dos voos, o que acaba colocando muita gente no mesmo voo. Exemplo: se havia 3 voos diários para um lugar antes da pandemia, agora é apenas um.

Vários aeroportos estão vazios fora dos horários de pico (que acontece de manhã cedo e no final da tarde) e muitas lojas estão fechadas. Em alguns casos não é possível pegar carrinhos para levar as malas, já que estes seriam possíveis elementos de contaminação se não forem desinfectados corretamente.

É obrigatório fazer quarentena?

Em alguns países é obrigatório fazer a quarentena após viajar de avião durante a pandemia, se não fizer você pode levar multa, como é o caso do Reino Unido. 10 mil libras de multa! Leia mais sobre o Coronavírus na Inglaterra.

Aqui na Europa fizeram um esquema de “corredores seguros” que são países com o mesmo nível de contaminação e que seus residentes podem viajar entre eles sem necessidade de fazer a quarentena na chegada ou saída. no entanto essa lista muda sempre, então não é garantido que você vá pro lugar e não tenha que fazer a quarentena quando voltar, depende da “sua sorte”.

Eu recomendo fazer a quarentena especialmente se você irá visitar parentes, tanto antes do voo quanto depois. O ideal é ficar num apartamento separado, talvez até alugar pelo Airbnb. Mas se isso não for possível, é melhor ficar isolado em um quarto com banheiro próprio na mesma casa que já pode funcionar. Também pode fazer o teste e se isolar até sair o resultado.

Se eu não me sentir seguro posso cancelar o voo?

Sim, você pode adiar a sua viagem sem multa conforme mostra a LEI Nº 14.034, DE 5 DE AGOSTO DE 2020. Nesse caso você pode aceitar um crédito para trocar por uma nova passagem em até 12 meses ou pedir um reembolso que será devolvido em até 12 meses.

Se você comprou a passagem e desistir dela dentro de 7 dias, terá reembolso em até 7 dias.

viajar de aviao durante a pandemia aeroporto
Mulher de máscara espera voo no aeroporto

Preciso visitar parentes em outro país e agora?

Em casos essenciais, como nascimento de um bebê, é possível viajar de avião durante a pandemia para o exterior. Sei de muitas brasileiras grávidas na Europa que estão trazendo os pais para ajudar logo após o nascimento.

Cada país possui regras próprias, mas normalmente pedem um teste negativo do coronavírus realizado 72h antes do voo, como é o caso de Portugal e França, além de todos os documentos como carta convite de quem irá receber os passageiros. Alguns países fazem o teste na chegada. O Reino Unido não pede teste, porém é necessário comprovar o vínculo e ficar 15 dias em quarentena obrigatória.

Algumas brasileiras enviam os documentos direto para o aeroporto alguns dias antes do voo e pedem liberação do passageiro para facilitar a chegada e também enviar um comprovante para que a pessoa embarque no Brasil.

Por ser um processo burocrático e sempre em mudança, é preciso ficar de olho nas atualizações de cada país, pedir informações no consulado no país se possível. Algumas delas podem ser vistas no site Re-Open EU.



Também não pode esquecer do seguro viagem que continua sendo obrigatório em alguns países. É importante escolher um seguro que cubra as despesas em hospital por causa do coronovírus, por isso leia bem as cláusulas da cobertura antes de comprar.  Faça a sua cotação de seguro viagem aqui.

Cuidados ao viajar de avião durante a pandemia

Algumas medidas precisam ser tomadas para tornar a viagem um pouco mais segura:

  1. Escolha um voo sem conexões se possível
  2. Escolha um assento na janela, assim não fica no corredor onde há mais movimento
  3. Use máscara do deslocamento da sua casa, durante o voo e até a chegada no destino final
  4. Não tire a máscara mesmo no banheiro
  5. Evite tocar coisas desnecessárias e sempre usar o próprio álcool gel

Espero que este artigo sobre viajar de avião durante a pandemia tenha te ajudado!

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá Angie, gostei do seu artigo. Eu e meu namorado estamos querendo viajar para Recife e João Pessoa no mês de fevereiro de 2021, você acha que seria possível?

  2. Super esclarecedor seu post ,eu estou louca para viajar, mas na verdade acho que o medo é maior. Prefiro esperar um pouco mais. Mas não vejo a hora de cair no mundo novamente.(rs)

  3. Olá, precisei viajar agora no final de setembro. Fiz um voo curto, encontrei pontos fortes e fracos. Mais uma vez, a falta de consciencia das pessoas acabou criando algumas situações mais tensas! Obrigada pelas informações ! Abraços!

  4. Eu tô fora de voar durante a pandemia. Não confio que as pessoas em volta de mim vão fazer o necessário para manter todos em segurança 🙁

  5. Muito interessante esse seu post sobre viajar durante a pandemia. Foi muito bom saber quais os procedimentos em relação a viagem para a Inglaterra.

  6. Angie,
    acho que ainda não me sinto segura para voar, mesmo tento consciências das medidas de segurança que estão sendo tomadas 🙁

    Obrigada por compartilhar essas dicas importantes com quem precisa encarar um voo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here