O que fazer em Aosta: ruínas romanas, neve e atrações!

0
303

O que fazer em Aosta na Itália, um dos lugares mais procurados para uma viagem de inverno nos Alpes! Aosta é a capital da região Vale d’Aosta, localizada ao noroeste da Itália e pertinho de Turim no Piemonte. Tem uma história riquíssima sendo possível caminhar entre ruínas do Império Romano enquanto admira vistas incríveis para as montanhas, especialmente o Monte Bianco, o ponto mais alto da Europa. Nessa parte dos Alpes também está localizado o Matterhorn em Zermatt na Suíça, o Monte Rosa, Gran Paradiso e muitos glaciares.

De Aosta é possível visitar Courmayeur e seguir viagem para Chamonix na França, passando por um túnel nas montanhas! Como Aosta é pequenininha, pode ser conhecida em 2 dias: só dedicar o primeiro para visitar as ruínas e o centro histórico e outro dia para descer a montanha em um ski ou snowboard. Outra opção é usar Aosta como base para conhecer toda a região, visitar os castelos e fazer trekkings no verão.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Confira o que fazer em Aosta e assista o vídeo para mais detalhes!

O que fazer em Aosta na Itália em 2 a 3 dias

Breve história da cidade

Aosta foi conquistada pelos romanos em 25 a.C e passou a ser chamada de Augusta Praetoria Salassorum. Logo construíram a muralha e a Porta Pretoria, o Arco de Augusto (um arco do triunfo), um anfiteatro, termas, um lugar para corrida de bigas e várias pontes e edifícios. Tudo o que uma cidade romana tinha, Aosta também tinha.

mapa cidade romana augusta pretoria aosta
Mapa da antiga cidade romada Augusta Pretoria

Aosta pertenceu à casa de Savoia, uma das famílias mais importantes da Europa durante os séculos 16 a 18. Por conta disso e da proximidade com a França, é possível ouvir italiano e francês na região, além do dialeto valdostano.

Vista de Aosta do Alto
Vista de Aosta do Alto para o Pila Resort

Como chegar em Aosta

O aeroporto mais próximo de Aosta é o de Turim, outra cidade encantadora para conhecer no norte da Itália. Dali é só pegar um trem direto para Aosta, o trajeto pode ter algumas trocas ou parar em diversas estações e demora 2 horas de viagem. Nós fomos de trem e achamos lindo, sem falar que as condições dos trens são muito boas, bem cuidadinhos. Veja o Guia de Trem na Itália!

Também é possível chegar de ônibus vindo de Turim ou Milão pela enpresa SAVDA ou Flixbus.

A melhor forma de explorar o Vale d’Aosta com certeza é de carro, principalmente para conhecer os castelos e outras vilas charmosas. No entanto, não recomendo cruzar para a França, pois ai é necessário pagar o trajeto do túnel e também um seguro a mais na locadora de carro. No RentCars você pode ver várias opções e preços. Também leia o Guia para Dirigir na Itália!


inverno neve italia snowboarding alpes pila aosta
Pareço até profissional kkkk

Onde ficar em Aosta

Nós resolvemos pegar um apartamento para ter mais tranquilidade e achamos um muito bom por 123 euros por 3 noites para casal. Alugamos pelo Airbnb e tinha de tudo: cozinha, máquina de lavar, chuveiro bom, aquecimento, armários e cama bem gostosa. No vídeo eu mostro bem certinho, pois esqueci de bater foto haha. Usando o este link do Airbnb você ganha até R$250 de desconto!

Na cidade encontrei estas opções legais em hotéis, pousadas e apartamentos:

  1. Casa tipica valdostana
  2. Aosta Centre Apartments – Martinet 17
  3. Le Reve Charmant
  4. OMAMA Hotel
  5. Hotel Mochettaz

Quando visitar Aosta

A alta temporada em Aosta vai de Dezembro a Março, quando acontecem as feirinhas de Natal e muita neve! O destino é procurado pelos turistas que desejam praticar esportes de neve, assim como profissionais. As temperaturas são baixas, no entanto pegamos um dia de sol bem quente no fim de fevereiro que eu até fiquei de camiseta haha

o que fazer em aosta italia
Aosta é um ótimo destino para o inverno!

A média de temperatura em Janeiro fica entre 3 graus e -3,2 enquanto no mês de julho é de 26 a 15 graus.

De qualquer forma precisa levar as roupas próprias para inverno, veja onde comprar roupa de inverno na Europa

Durante as outras épocas é possível fazer trekkings nas montanhas, visitar os castelos, explorar as ruínas romanas e comer muito bem!

O que fazer em Aosta: pontos turísticos

No vídeo abaixo eu mostro como funciona o passe da montanha, aluguel de equipamentos e atrações em Aosta, clique para assistir:

1 – Porta Pretoria

Para adentrar na antiga cidade romana era necessário passar pelos portões da cidade e a Porta Pretoria é o única portão ainda em pé. Quando foi construído em 25 a.C. possuía 12 metros contando com 3 aberturas: uma para carroças de 12 metros de comprimento e 2 menores nas laterais para pedestres.

porta pretoria ruinas
Porta Pretoria vista de dentro

Ao lado dela fica o Centro de Informações Turísticas da região, o qual você deve visitar durante uma viagem de inverno para consultar as condições climáticas nas montanhas e quais atrações estarão abertas.

Ao atravessar o portão, começa a Via Sant’Anselmo, a área de pedestres com diversas lojas de chocolates, queijos, cacarecos e restaurantes.

2 – Teatro Romano

Um dos pontos turísticos de Aosta é o Teatro Romano, um dos monumentos mais bem preservados do Império Romano. Na sua época de esplendor, poderia receber até 4 mil espectadores!

A entrada para visitar essa atração custa 7 euros e o ingresso inclui:

  • Teatro romano
  • Criptoportico forense
  • Chiesa paleocristiana de San Lorenzo
  • Museu Archeologico regionale.
teatro romano ruinas aosta
Ruínas do Teatro Romano

No entanto, se você estiver meio curto da grana, pode entrar numa ruazinha lateral e admirar a ruína à distância. Aberto de abril a setembro das 9 às 19h e de outubro a março das 10 às 13h e das 14 às 17h.

3 – Arco de Augusto

Atravessando toda a Via Sant’Anselmo você chega numa área aberta, onde encontrará o Arco de Augusto no meio de uma rotatória.
Era praxe os romanos construírem arcos para comemorar vitórias e aqui não poderia ser diferente. O Império derrotou os Salassos, um povo de origem celta que habitava a cidade.



arco de augusto dinossauro
Arco de Augusto e um dinossaurinho hihi

Um pouco mais para frente, passando o rio Buthier, você poderá avistar uma das antigas pontes romanas. No entanto já não passa mais rio por baixo dela, já que o curso do rio foi alterado.

ponte romana rio Buthier
Ponte Romana sob rio que não existe mais

4 – Criptoportico Forense

Esse lugar ainda é um mistério! Reza a lenda que era um lugar dedicado ao culto dos romanos, no qual pessoas importantes do Império se reuniam. No entanto é mais provável que fosse um depósito militar ou um ambulatório.

De qualquer forma, estes pórticos subterrâneos tiveram um papel importante estrutural para regularizar os desníveis naturais do terreno nesta área.

Há um espaço mais alto onde haviam dois templos com 6 colunas: o primeiro é dedicado ao deificado Augusto e o segundo à tríade Capitolina Júpiter, Juno, Minerva.

5 – Collegiatta di Sant’Orso

O complexo de Sant’Orso foi construído em cima de uma necrópole no século 5, mas as estruturas atuais das Igrejas de Sant’Orso e San Lorenzo datam do século 9. O interior das igrejas possuem afrescos do século 15, um orgão de 1901 e outras peças sacras.

collegiatta sant orso
Diferentes estruturas do complexo Sant’Orso

No entanto não são as igrejas que chamam a atenção, mas sim o claustro! São diversas colunas ligadas por arcos e cada uma com capitéis decorados e que contam histórias do antigo e novo Testamento. São 37 capitéis originais em mármore branco e cobertos por um produto que os tornou escuro com o tempo.

6 – Praça Émile Chanoux

Essa é a praça maiorzona da cidade, dá até pra respirar melhor haha pois todas as ruazinhas são estreitas e com prédios de 2 a 3 andares. Aqui você encontra a prefeitura dentro de um palácio com uma fachada bem bonita.

piazza Émile Chanoux
Prefeitura na Piazza Émile Chanoux

7 – Catedral de Aosta

A Catedral foi fundada no século 3, porém várias estruturas foram construídas durante os séculos seguintes e isso pode ser facilmente notado. Só na fachada você vê o estilo neoclássico que é muito diferente dos campanários romanos do século 11. Os campanários e torres possuem mais de 60 m de altura, os mais altos do Vale d’Aosta.

catedral de aosta fachada
Catedral de Aosta

No seu interior é possível avistar um crucifixo gigante suspenso, as janelas laterais possuem vitrais coloridos e afrescos do século 15. Ainda é possível ver monumentos sepulcrais, móveis esculpidos e mosaicos.

8 – Museu arqueológico

Neste museu você poderá ver várias exposições sobre a presença humana no Vale de Aosta, desde a pré história até a era medieval. Há um caminho cronológio e também totens interativos e multimídia, além de objetos “imitação” para que o visitante possa sentir as texturas da peça original.

Aberto de abril a setembro das 9 às 19h e de outubro à março das 10 às 13h e das 14 às 18h. Fazem visitas guiadas também.

9 – Muralhas romanas

Do outro lado do museu ficam as muralhas romanas, dá uma passadinha lá! É um passeio bem gostoso e eu adoro imaginar como era a vida dos romanos durante a sua construção, lá pelos 25 a.C.!

ruinas muralhas romanas vale de aosta
As muralhas romanas são lindas!

10 – Castelos no Vale de Aosta

Para quem vai explorar de carro, estes são os castelos imperdíveis da região:

  • Fénis
  • Issogne
  • Verrès
  • Sarre
  • Fortaleza di Bard.

Todas estas estruturas medievais oferecem uma ideia de como era a vida feudal e militar e que são dificilmente encontradas em outras áreas.

11 – Pila Ski Resort

Aosta é o paraíso para os esportes de inverno: ao todo são 28 resorts de ski, 800 km de pistas com descidas para todos os níveis e máquinas que jogam neve quando necessário. Há passes que permitem o turista a esquiar nestas montanhas e outras nas proximidades na França e Suíça.

snowboarding italia alpes
Aosta é um destino legal para praticar esportes na neve

Nós fomos no Pila Ski Resort, o qual possui diferentes preços para quem deseja ficar o dia inteiro ou apenas metade (de 30 a 51 euros). Na frente há uma lojinha que aluga equipamentos de ski e snowboard e pagamos 33 euros a diária pelas luvas, capacete, botas e prancha. Nós levamos as roupas, mas é possível alugar algumas no centro da cidade.

Atenção: não esqueça do SEGURO VIAGEM é obrigatório para entrar na Europa! Também verifique se o seguro terá cobertura para esportes na neve. Faça um orçamento neste link e ganhe 10% de desconto!

Além do ski e do snowboard, é possível curtir excursões na floresta com botas especiais, escalada no gelo e heliskiing.

Outro lugar incrível para explorar os Alpes Italianos é do outro lado da Itália! Conheça os Dolomitas!

pila resort ski restaurante
Restaurante na montanha do Pila

12 – Skyway Monte Bianco

Outra atração turística importante na região é o SkyWay em Couermayer, o pontos mais alto da Itália e perfeitos para admirar o vale e esquiar! Na visita você poderá escolher entre duas paradas, sendo a Hellbroner a mais alta:

Parada Pavillon – the Mountain 2173m

  • Cave Mont Blanc,
  • Cinema Alpino,
  • Bar e restaurante,
  • Skyway Boutique,
  • um terraço
  • fazer passeios na neve.

Parada Punta Hellbronner – The Sky 3466m

  • Bistro panorâmico
  • Loja de livro
  • Observatório 360º
  • Sala Monte Bianco
  • Exposição de cristais
  • Sala Aiguille du Midi
  • Sky Vertigo: mirante com chão de vidro

A primeira subida é as 8:30 e a última às 16h, sai a cada 20 minutos. No verão pode sair entre 6:30 e 7:30 dependendo o mês.

O ticket é meio carinho, em torno de 52 euros e dá direito a ida e volta de bondinho para Punta Hellbronner. Também tem a opção de Food Experience que inclui um almoço por 69 euros. O ideal é chegar lá e verificar a previsão do tempo e comprar online para o dia que tiver sol. Lembrando que o tempo muda rapidamente nas montanhas.

13 – Mercado de Natal

Aproveite para conhecer o marcado de Natal Marché vert Noël no mês de dezembro. As barraquinhas imitam chalés e são montadas próximo ao Teatro Romano, rodeadas por muitos pinheiros com neve!

14 – Produtos locais DOP

DOP significa Denominação de Origem Protegida, ou seja, produtos que passam por uma inspeção de qualidade e seguem regras na sua produção. São produtos excelentes! Em Aosta é possível encontrar 4:

  • Fontina: um queijo encorpado feito com leite integral com um sabor adocicado conforme o queijo matura.
  • Fromadzo: feito com leite de vaca e uma parte de cabra com um sabor semidoce
  • Jambon des Bosses: um prosciutto crudo com origens do séc. 14
  • Lard d’Arnard: lardo rico em sabores de diferentes ervas (imagina um bacon, mas só a gordura)

Você encontra estes produtos nas várias lojinhas da cidade!

centro da cidade inverno em aosta
Rua do centro de Aosta no fim de um dia frio

Além disso há uma infinitade de queijos, salames, mel, maçãs, licores e vinhos, dos quais as uvas são colhidas a 1200 m de altitude.

Salve a foto abaixo com as principais atrações turísticas de Aosta:

mapa atracoes turisticas aosta
Mapa com as principais atrações turísticas em Aosta

Gostou deste guia de o que fazer em Aosta? Comente e não esqueça de ver o vídeo que tá no capricho!

Salve no pinterest

14 coisas para fazer em aosta roma alpina
14 coisas para fazer em Aosta: Roma alpina
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!


VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!
CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here