5 dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas

9
85

Os Alpes Italianos e Dolomitas pertencem às Montanhas dos Alpes que chegam até 3 mil metros de altitude e estão localizadas nas regiões do Vêneto, Trentino Alto-Ádige e Friuli ao norte da Itália. O nome Dolomitas é uma homenagem ao naturalista francês Déodat de Dolomieu, o qual estudou a formação única desta cadeia de montanhas.

Explorar os Alpes Italianos e Dolomitas é extremamente gratificante, as montanhas são incríveis e há muitas atrações e coisas para ver como lagos cristalinos, trekkings e passeios de bicicleta e, claro, comer em restaurantes muito bons.. Sem falar que é um passeio imperdível para Lua de Mel ou em família. Você pode viver um pouco dessa atmosfera alpina em poucos dias e é muito mais acessível que a Suíça por exemplo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste artigo você verá dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas, como explorar a região, o que fazer, melhor época, sugestão de roteiro, como alugar carro e mais! Também assista o vídeo com mais dicas!

5 dicas para visitar Alpes Italianos e Dolomitas

1 – Alugar um carro

Com certeza a melhor forma de explorar os Alpes Italianos e Dolomitas é alugar um carro! A estrada é magnífica, super bem cuidada e bem sinalizada, sem falar que os cenários são de cair o queixo!

como dirigir no veneto lago di braies dolomitas
Cenários incríveis e estradas boas para os Dolomitas no Vêneto

Recomendo utilizar o RentCars, um buscador que organiza carros disponíveis na sua data por preço e modelo. É vantagem alugar online pois você paga em reais, não paga o IOF do cartão e ainda pode parcelar. Pode alugar o carro já em Veneza por exemplo e devolver em outra cidade.

Para dirigir na Itália é necessário a Permissão Internacional para Dirigir (PID), sua carteira de habilitação e passaporte. A PID é emitada pelo Detran, basta entrar no site oficial do seu estado, pagar a guia e aparecer no dia agendado (alguns estados nem precisa, já enviam direto pelo correio). No Paraná ela custa R$100. A PID fica pronta em um a dez dias dependendo do estado, vale por 3 anos e pode ser usada em 130 países.

Se você não tiver a PID e for parado por um guarda, leva multa!

Lembre-se de não estacionar em centros históricos, apenas moradores podem utilizar. Caso contrário irão guinchar o seu carro. Procure pelos estacionamentos pagos.


vista estacionamento lago di braies montanhas italia
Estacionamento ao lado do hotel no Lago di Braies

2 – Use GPS

Lembre-se de sempre utilizar o GPS do carro ou Google Maps do celular. Algumas locadoras cobram 15 euros para usar o GPS do carro por dia, então largue disso e compre um chip com internet. Assim você economiza muito e ainda pode navegar pela internet sem limites.

Veja como funciona o chip de internet ilimitada na Europa.

estrada para lago di braies dolomitas
As estradas da itália para os Dolomitas são perfeitas
placas na estrada dolomitas lago di braies
Placas indicando os lugares nas estradas menores

No caso da estrada da foto acima, não foi possível ir muito longe pois estava meio molhada e era íngreme demais na subida. O carro derrapou e tivemos que voltar de ré hauehaue Se achar que o carro não dá conta, melhor voltar do que ter o perigo de ficar preso.

3 – Viaje de abril a outubro

Entre os meses de abril a outubro, os lagos dos Alpes Italianos e Dolomitas não estarão congelados e é possível ver aqueles azuis magníficos e o reflexo perfeito na água. Eu fui em abril e peguei o lago di Braies totalmente congelado! Mas isso também aconteceu por causa de uma frente fria vinda da Rússia e esfriou várias cidades, chegando a nevar em algumas como Roma e Dublin.

Caso deseje esquiar, escolha os meses de janeiro e fevereiro e prepare bem a carteira, pois vai sair cara a brincadeira. Recomendo Madonna di Campiglio, uma das melhores estações de esqui italianas.

dicas visitar lago di braies dolomitas italia
Lago di Braies durante primavera e verão
lago congelado italia lago di braies dolomitas
Lago di Braies congelado e com muita neve em abril

4 – Reserve com antecedência

Uma das cidades mais procuradas dos Alpes Italianos e Dolomitas é Cortina d’Ampezzo. Um destino muito famoso para lua de mel e caro principalmente no inverno, quando fica super lotada! Por isso sugiro fazer sua reserva com antecedência para garantir e também procurar opções nas redondezas, como por exemplo se hospedar em San Vito di Cadore, uma cidade a 10 minutos de Cortina e bem mais acessível.

Além dos hotéis, há muitas opções de apartamentos, o que pode ser uma boa caso fique mais dias ou esteja em mais gente. Sugiro os seguintes lugares:

Em Cortina:

Em San Vito di Cadore

  1. Hotel Cima Belpra $$
  2. Hotel Alemagna 
  3. Chalet Al Lago

Você pode escolher entre se hospedar no mesmo lugar por duas noites e fazer um bate e volta ou ficar apenas uma noite e dirigir até a próxima cidade, aproveitando ao máximo o trajeto.

alpes italianos e dolomitas dicas para visitar
Cenários mágicos nos Alpes Italianos e Dolomitas
Cidades menores no percurso até os Dolomitas
dicas dirigir nos dolomitas norte da italia
Montanhas acompanham a estrada dos Alpes Italianos e Dolomitas

5 – Faça um roteiro circular

Você pode aproveitar muito as montanhas do norte da Itália em 3 dias. O segredo é fazer um roteiro enxuto, circular e que termine do outro lado. Assim você não faz o mesmo caminho e conhece mais do país.

lago misurina viagem de carro norte da italia dolomitas inverno
Lago Misurina congelado e com neve
lavaredo visto da estrada roadtrip italia dolomitas
Os famosos Tre Cime di Lavaredo vistos da estrada

Uma seguestão de roteiro nos Alpes Italianos e Dolomitas é este aqui (clique no nome da cidade para ser redirecionado):

  1. Belluno: pequena e super charmosa
  2. Cortina d’Ampezzo: agito, esportes radicais, restaurantes ótimos
  3. Lago de Misurina: reflexo perfeito pertinho da estarada
  4. Três Picos de Lavaredo: beleza vista da estrada
  5. Lago Di Braies: lago rodeado por montanhas, magnífico
  6. Brunico: esportes radicais, centro histórico elegante
  7. Bolzano: lado italiano e alemão, porta dos Dolomitas, museus e lojas
  8. Val Di Funes: uma vila lindinha rodeada pelas montanhas
  9. Trento: uma cidade com castelo, centro histórico pequeno e charmoso

Neste artigo Lago di Braies: um dos lagos mais bonitos da Itália! mostro como é o trajeto até Lago di Braies (passando pelos lugares que mencionei acima).

lagos alpes italianos e dolomitas lago di braies
Lago di Braies é espetacular!

Se quiser já pode descer em direção ao Lago di Garda, o maior lago da Itália e realmente um dos lugares mais incríveis que já visitei. Sirmione é uma das principais cidades.



A outra opção é seguir até Bassano del Grappa e Marostica e “fechar o roteiro”. Bassano é um dos charmes do Vêneto! Ali pertinho fica o Monte Grappa, uma montanha onde ocorreu uma batalha muito importante durante a Primeira Guerra Mundial.

Assista o vídeo até o lago di Braies e veja como são as cidades e as estradas para os Alpes Italianos e Dolomitas

 

Salve no seu pinterest

5 dicas para visitar os Alpes Italianos e Dolomitas, estrada, documentos, roteiro

leia também

Mochilão na Europa no verão: o que levar
Roteiro em Milão: atrações e happy hour!
Lecco: a linda cidade alpina italiana!
Dicas de Veneza: o que fazer e roteiro 2 ou 3 dias


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa a dica de fazer um roteiro circular e também indicar a melhor época para conhecer. Nós brasileiros não estamos acostumados a dirigir na neve, o que pode ser algo que atrapalhe.

Curtiu? Comentaí!