Dirigir na Itália: documentos e dicas para alugar carro

7
489

Alugar carro na Itália é essencial para você fazer um roteiro pela Toscana, visitar as cidades charmosas do Lago di Garda ou explorar as Alpes Italianos e Dolomitas próximos à Veneza. Dirigir na Itália não é complicado, porém há algumas regras, sinalizações diferentes e também os pedágios que podem custar um rim!

Neste guia vou explicar tudinho sobre dirigir na Itália:

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube
  • Documentos necessários para alugar carro na Europa
  • Como alugar carro na Itália
  • Contratar um seguro ou não
  • Valores de gasolina na Itália
  • Dicas de trânsito
  • Como funciona pedágio na Itália
  • Como funcionam as vagas para estacionar na Itália

Guia completo para dirigir na Itália

Documentos para dirigir na Itália

Para alugar um carro na Itália é necessário ter a carteira de habilitação brasileira válida e passaporte. Você faz a reserva online e depois apresenta estes dois documentos no balcão da empresa na hora de retirar o carro.

Neste momento não é pedido a PID, a Permissão Internacional para Dirigir. Este documento é uma tradução da sua CNH em diversas línguas, facilitando a conversa com as autoridades caso você tenha feito algo errado ou se foi parado por algum motivo. Este documento não é obrigatório em todos os países, no entanto, é pedido na Itália sim. Eles podem de dar uma multa caso você não tenha.

Então para evitar problemas, sugiro que faça a PID o quanto antes. É um documento fácil de fazer e o preço muda conforme o seu estado. Aqui no Paraná há a possibilidade de requisitar online direto no site do Detran e gerar um boleto de pagamento no valor de R$103. Paguei e 3 dias depois recebi a PID em casa.

carteira de habilitacao no exterior pid permissao internacional para dirigir
Permissão Internacional para Dirigir: capa e contracapa

Caso o seu estado não ofereça esse serviço, como o Rio Grande do Sul, aí é só ir direto no Detran para requisitar.

Como alugar carro na Itália

Eu normalmente alugo carro na Europa diretamente pela Rentcars. É um site que lista todos os preços de carros de várias locadoras em um só lugar. Assim fica fácil de ver a categoria, qual o valor e empresa. E o melhor é que você não é cobrado em euros, ou seja, foge das taxas de IOF do cartão de crédito.

Os valores são muito baixos, já encontrei carro por 5 euros o dia!


Para alugar é só entrar no site da Rentcars, colocar a cidade e as datas que deseja usar o carro. Se você pegar e devolver o carro no mesmo lugar, sai bem mais barato, então aproveite para montar um roteiro redondinho hahah

O próximo passo é escolher a empresa, leia bem os termos dela e pegue a opção de pagamento online na hora. Tambêm dê preferência ao GPS incluso e gratuito.

Atenção: caso você queira dirigir de um país para outro dentro da União Européia, terá que pagar uma taxa a mais por isso. Cada carro tem GPS, então eles saberão se você fez um bate e volta para a Áustria por exemplo. Prefira devolver na Itália e viajar de trem ou ônibus caso o seu orçamento esteja um pouco apertado.

Estacionamento do aluguel de carro na Itália
Estacionamento do aluguel de carro na Itália

Já aluguei carro da locadora Goldcar e recomendo demais. Os preços são baixos, os carros são bons e retornam o dinheiro do seguro rapidinho. Já peguei carro dessa locadora para alugar carro em Mallorca, dirigir na Alemanha e para fazer o roteiro na Toscana de carro.

Eu não recomendo a SIXT, já tivemos problemas com ela, cobraram valor a mais do que o combinado e dificultaram muito na hora de pagar o carro. Sem falar que são desorganizados no escritório e também na garagem.

Devo pegar um Seguro?

Eu sempre sugiro SIM, porque todos os serviços na Europa são caros. Martelinho pra esconder uma batidinha, riscos na lataria, farol quebrado… tudo sai barato no Brasil, mas na Europa não. E ainda você paga quase 5 vezes a mais por causa da cotação, então não vale a pena arriscar.

O seguro normalmente sai em torno de uns 100 euros e ainda assim eles fazem um caução no seu cartão de crédito. Esse valor é estornado em até 2 dias após a devolução do carro. O seguro mínimo cobre pequenos riscos na lataria por exemplo, leia com atenção e não precisará se preocupar.

Caso você não queira o seguro, eles fazem um caução ainda maior no seu cartão de crédito. Já vi locadora querendo 2 mil euros de caução, uma coisa absurda. Então se o teu cartão não tem esse limite, nem tem como não pegar o seguro.

Preço da gasolina na Itália

O valor da gasolina varia de estado e de cidade, então é melhor procurar o mais baixo para encher o tanque. Recomendo o site Prezzi Benzina para fazer buscas do preço de gasolina na Itália e ver qual posto é melhor. Se preferir, baixe o aplicativo deles no seu celular.

Aqui você notará que a Benzina (gasolina) tem dois preços:

  1. preço normal que você mesmo abastece
  2. preço bem mais caro para alguém abastecer para você

Como disse antes, qualquer serviço na Europa sai caro e o de frentista tá na lista também. O litro de gasolina pode sair até 0,10 mais caro se alguém abastecer por você.

Abasteça o carro você mesmo para pagar mais barato na gasolina
Abasteça o carro você mesmo para pagar mais barato na gasolina

As máquinas são fáceis de usar, basta você tirar a mangueira, botar no tanque, encher e devolver. Algumas podem ser pagas diretamente na máquina já que possuem o esquema de pagamento de cartão de crédito. Outras não tem, é necessário ir até o balcão do posto para dar a referência da sua bomba e realizar o pagamento. Não tem desconto se o pagamento é dinheiro ou cartão.

ATENÇÃO: nunca coloque GASOLIO no seu carro pois é diesel. BENZINA é gasolina.

Placas trânsito na Itália

Dirigir na Itália não é muito diferente do que no Brasil, no entanto, é necessário ficar alerta com várias sinalizações ou a ausência delas. Por exemplo: não há placas que indiquem os “pardais”, os radares de velocidade. Aqui você é pego de surpresa hahaha



Por esta razão, recomendo usa o GPS do carro pois ele te avisa a velocidade da via que você está e te auxilia a não cometer erros. O apito pode até incomodar um pouco.

Ao entrar em uma cidade mais antiga poderá ver as placas ZTL (zona a traffico limitato). Nessas vias você não pode circular.

Algumas placas de trânsito na Itália bem básicas:

Placas de trânsito para dirigir na Itália
Placas de trânsito para dirigir na Itália

 

Como funciona o pedágio na Itália

Os pedágios da Itália estão nas principais vias rápidas que cruzam o país. Não há pessoas para te auxiliar, apenas uma máquina. Para passar você precisa parar, retirar um cartão e apresentar na próxima.

Máquina de pedágio na Itália
Máquina de pedágio na Itália

Aí o cartão irá te cobrar pela distância que você percorreu dentro da área do pedágio. Você nunca sabe direito quanto irá gastar e às vezes pode ser um valor exorbitante. Nós erramos uma vez e passamos pela máquina do pedágio, dirigirmos uns 5 minutos até a saída e pagamos 0,70 de euro. Por isso sempre tenha moedas, seja pro pedágio, seja para estacionar!

Para não pagar o pedágio, sugiro desmarcar as opções do GPS para vias rápidas e pedágios, ficando apenas com as vias secundárias. A sua viagem irá demorar mais, no entanto as estradas menores são bem legais pois você consegue ver mais da paisagem, consegue parar e tirar fotos das cidades pequenininhas por onde passa.

Caso o seu carro não tenha GPS, pode fazer a rota desmarcando as mesmas opções no Google Maps. Não esqueça de pegar um chip para celular com internet 4g! Veja mais detalhes no post Internet na Europa: como funciona chip de celular internacional 4g

Como funcionam as vagas para estacionar na Itália

Em várias cidades da Itália é proibido transitar no centro histórico ou estacionar sem uma autorização local. Assim, procure as ruas paralelas ou mais próximas para estacionar e acorde cedo, pois as chances de haver vagas gratuitas é mínima depois das 11h hahah

As vagas pra estacionar nas ruas da Itália possuem 3 cores:

  • branca: livre pra todo mundo e grátis
  • azul: paga por hora e precisa por o ticket da máquina no painel
  • amarela: somente moradores, não estacione aqui!

Além disso, há os estacionamentos pagos onde há normalmente muitas vagas. Você retira o bilhete na entrada, na volta faz o pagamento e insere na máquina na saída.

As vagas azuis se tornam gratuitas normalmente das 20h às 8h.

estacionamento de carro pago na italia
Estacionamento pago na esquerda e muralha de cidade histórica na direita.

Principais dicas para dirigir na Itália

Muitos brasileiros acham que é tranquilo viajar com o carro pela Europa e acabam se esquecendo de tomar as precauções básicas:

  • Não deixe itens à mostra nos bancos! Quebram o vidro para pegar suas coisas, guarde no porta mala.
  • Confira se as janelas, portas e porta mala estão trancados antes de sair.
  • Ligue os faróis mesmo durante o dia.
  • Pegue carro com ar condicionado! Essencial durante o verão na Itália e indispensável no inverno.
  • Caso queira dirigir nas montanhas da Itália no inverno, fique atento ao uso de pneus especiais e correntes por causa da neve.
  • Não vale a pena alugar carro para circular nas grandes cidades como Roma ou Florença. Deixe para alugar quando realmente for iniciar o seu roteiro pelo interior.
Faceiros com o carro alugado na Itália
Faceiros com o carro alugado na Itália

Gostou deste guia para dirigir um carro na Itália? Comente a sua experiência!

Salve no pinterest!

Guia completo para dirigir na Italia, dicas e documentos

Confira mais dicas da Itália

Roteiro em Roma de 2, 3 ou 4 dias

Roteiro 3 dias em Florença

20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

Como viajar barato pela Itália: dicas essenciais!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

7 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom esse post e explica muito bem como dirigir na Itália.
    EU tirei a PID, mas acabei não dirigindo na minha última viagem, de qualquer maneira é sempre útil né. Na próxima já tenho.
    beijos

  2. Sempre tive dúvida se a PID era obrigatória ou não e fiquei felizona em saber que não é, mais uma economia para tomar uns gelatos e comer umas massas haha

  3. Tenho muita admiração por posts realmente completos como esse!

    Muito Obrigada pelas dicas, estou montando o roteiro da Itália e decidindo se vou alugar carro, vai ajudar muito!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here