O que fazer em Zermatt: 10 melhores atrações e roteiro completo

8
258

Atualizado em

Há tanta coisa lega para fazer em Zermatt na Suíça em todas as estações do ano. Foi uma das surpresas mais agradáveis da nossa viagem pelos Alpes Suíços. Um lugar incrível, rodeado por montanhas e aos pés do Matterhorn, o famoso pico do Toblerone e uma das montanhas mais altas dos Alpes com 4478 m. Sem falar nas pessoas queridas e as charmosas casinhas típicas suíças!

Planejar uma viagem para Zermatt não é complicado, porém é importante se atentar a época da sua visita. Na alta temporada que acontece de janeiro a março, os preços vão às alturas e fica muito difícil achar um hotel com preço justo.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Neste guia vou contar o que fazer em Zermatt e dar muitas dicas para a sua viagem, seja no verão ou em outras épocas. Veja o que fazer em Zermatt e assista o vídeo!

O que fazer em Zermatt: dicas de viagem especiais

Zermatt fica no sudoeste da Suíça e está aos pés das montanhas mais altas dos Alpes, como Matterhorn, Weisshorn e Monte Rosa.  É tanta coisa linda pra ver que é impossível em apenas uma visita. Foi a nossa última cidade  do nosso roteiro na Suíça de 15 dias.

O Matterhorn é uma das montanhas mais fotografadas do mndo todo, juntamente com o Mont Blanc na França, a montanha mais alta dos Alpes com 4810 m. A cidade base de Chamonix é muito parecida com Zermatt em quesitos de atrações e resorts de ski.

matterhorn vista de zermatt
Uma das vistas do Matterhorn em Zermatt na Suíça

Por que visitar Zermatt?

Por estar mais afastada das principais cidades da Suíça, Zermatt a princípio não é colocada em um roteiro para quem visita a Suíça pela primeira vez. No entanto, eu recomendo demais!

  1. Devido à sua altitude, é possível ver neve em todas as épocas até no verão. Visitei a cidade em junho e senti um pouco de frio sim hahaha
  2. Você pode visitar a vila toda a pé sem carro (até porque é proibido). O transporte na cidade é feito por pequenos veículos elétricos para levar produtos ou pessoas até os hotéis (shuttle grátis) ou carruagens.
  3. Aqui fica a pista mais longa da Europa com 25km.
  4. Apesar de pequena, há muitos hotels e Airbnbs disponíveis para todo tipo de viajante.

Quando visitar Zermatt?

Há muitas atrações para visitar em Zermatt durante o ano todo. Muita gente prefere visitar durante o inverno (de dezembro a março), já que a cidade fica super charmosa com neve. Sem falar na possibilidade de fazer ski e snowboard. No entanto, os preços subem muito!

Já nas outras estações é possível caminhar mais pela cidade e pela região, já que existem diversas trilhas para trekking ou até biking. Quando fomos no verão (junho a agosto), vimos neve no Zermatt e também no Gornegrat (outra atração que falo mais pra frente).


o que fazer em zermatt dicas de viagem suiça
Casinhas charmosas na rua principal em Zermatt

Como chegar em Zermatt?

A opção mais fácil para chegar em Zermatt é de trem, sem falar que é um passeio incrível. Pode ser combinado no trajeto de trem panorâmico na Suíça, o Glacier Express que conecta Zermatt a St. Moritz do outro lado do país. Esse trajeto está incluído grátis no Swiss Travel Pass, você paga apenas a reserva do assento.

Se você estiver de carro, este terá que ser deixado em Täsch, um vilarejo a 15 minutos de Zermatt. Não é uma opção muito conveniente, especialmente se você for passar 3 dias ou mais em Zermatt, pois terá custo extra da diária do estacionamento e da passagem de trem ou táxi.

Não existe aeroporto em Zermatt, os mais próximos seriam Genebra ou Zurique.

Onde ficar em em Zermatt?

Como Zermatt é uma cidade extremamente turística e pequena, as hospedagens serão mais caras. Nós ficamos pertinho da estação de trem no Hotel Bahnhof, o qual possui um quarto meio hostel com mais de 10 camas e super confortável. Gostamos muito apesar de não ter elevador e ter que subir 4 andares toda vez aheuahe A cozinha é muito equipada, os banheiros são bem limpos! Esse tipo de hospedagem facilita muito para quem tem orçamento mais apertado hehe

Também sugiro os seguintes hospedagens e hotéis em Zermatt:

Outra opção é procurar um apartamento ou quarto no Airbnb, tem diversas opções para quem viaja em casal ou em família. Cadastre-se com este link e ganhe R$180 de desconto na sua primeira reserva.

O que fazer em Zermatt: Pontos turísticos

Zermatt possui atrações para todas as épocas. Quando nem tem neve, há possibilidade fazer trilhas e atividades radicais como paragliding por exemplo. Neste artigo específico sobre visitar Zermatt no verão, falo todas as atrações extras e muitas dicas!

No vídeo abaixo mostro como é a vila de Zermatt e as atrações principais

1 – Surpresas em um passeio pela cidade

Não há melhor maneira de se encantar com Zermatt! Um passeio pelo centrinho poderá render várias memórias inesquecíveis como assistir um mini shows de alphorn, aqueles  insturmentos de sopro enormes super tradicional alpinos. O som é único e haja fôlego para tocar hein!!  Também vimos um “desfile” de de cabras preto-e-brancas bem peludas (Geissenkehr) conhecidas como Blackneck ou cabras de glaciar. Elas cruzam a Bahnhofstrasse toda manhã e à noite durante o verão.

alphorn instrumento suiço
Alphorn é um dos instrumentos típicos da Suíça

O centro da cidade é muito pitoresco com vários edifícios de madeira com 500 anos de idade, flores nas janelas e muitas lojas que deixam os turistas malucos com suas lembrancinhas super fofas! Também há muitas lojinhas de imigrantes japoneses, pois eles amam essa cidade e há até uma pedra da amizade comparando o Matterhorn e o Monte Fuji além da cidades gêmeas Fujikawaguchiko.

centro compras em zermatt suiça
Centro de Zermatt e prédios históricos

2 – Passeio de trem Gornergrat

Gornergrat foi um dos passeios mais diferentes da viagem na Suíça. A jornada de trem começa em Zermatt, dura tem torno de 33 minutos e o trajeto passa por florestas e campos. No inverno fica todo branquinho e até os bancos do trem são aquecidos.

Do topo do Gornegrat, a 3089 m de altitude, é possível ver 29 picos cobertos com neve (dos 48 que existem na Suíça), um panorama super branquinho! A geleira é a segunda maior dos Alpes e se chama Gorner Glacier. O bilhete custa em torno de 47 francos e tem desconto para quem tem Swiss Travel Pass.

trem para gornergrat visitar zermatt no verão
Passeio de trem Gornegrat em Zermatt

Importante: antes de subir, verifique as condições! Vá até o centro de informações turísticas para ver nas cameras se está tudo nublado, pois aí nem vale a pena subir (você pode ter uma ideia se avistar o topo do Matterhorn ali da cidade mesmo). De manhã normalmente o tempo está aberto.



Não esqueça de levar casaquinho pois é super gelado! A vista é surpreendente. Adquira seu ingresso para o Gornegrat aqui.

maior geleira da europa visitar zermatt no verão
Geleira do topo do Gornegrat

Do outro lado é possível ver o Matterhorn e o 3100 Kulmhotel Gornegrat, o hotel mais alto da Europa. Se você for cedinho, poderá fazer algumas das trilhas nas estações intermediárias antes da estação final no topo. Recomendo descer na estação Rotelboden e caminhar até o lago Riffelsee para uma vista linda do Matterhorn refletido na água.

estação gornergrat vista matterhorn
3100 Kulmhotel Gornegrat: o hotel mais alto da Europa.

3 – A melhor vista do Matterhorn

Uma das melhores formas de aprecisar o pico do Matterhorn, uma das montanhas mais altas dos Alpes, é caminhar em em direção a uma ponte logo atrás da igreja Anglicana de St. Peter. Ali é o ponto perfeito para avistar o famoso pico do Toblerone, direto de uma ponte.

Muita gente vai super cedinho aí quando o sol está nascendo, pois o pico fica vermelho nesta hora devido aos raios solares. Super especial né!  No entanto lembre-se que é realmente cedo lá pelas 5h da manhã, já que o dia começa antes nesta época na Europa. Então pesquise no google o horário antes de sair da cama.

matterhorn melhor vista de zermatt suica
Vista do Mattehorn da ponte

4 – Museu Matterhorn

Não deixe de passar no Matterhorn Museum, um lugar que conta a história dos moradores lá no século 19. A exposição conta com objetos antigos, várias fotos e a história dos primeiros escaladores da montanha, na qual vários morreram.

A entrada é tipo uma cúpula de vidro azul numa das praças principais, não tem como você não perder. e a entrada custa 10 francos.

biblioteca centro da cidade
Entrada charmosa da Biblioteca

5 – Cemitério dos alpinistas

Pertinho do museu, logo atrás da igreja Anglicana de St. Peter, está localizado um cemitério de montanhistas. Ali estão mais de 500 pessoas que perderam a vida tentando escalar o Matterhorn desde 1865, além de outras montanhas ao redor como Täschhorn, Weisshorn, Liskamm, Obergabelhorn e Monte Rosa.

A primeira expedição ao Matterhorn foi liderada pelo inglês Edward Whymper e completou 150 anos em 2015. O Matterhorn é a montanha mais fotografada do mundo e apenas escalada pelos alpinistas mais experientes.

cemiterio de alpinistas
Cemitério de Alpinistas

6 – Conheça o centro histórico de Zermatt

Hinterdorf ou Alter Dorfteil é a vila preservada e super antiga de Zermatt, onde havia  estábulos, celeiros, casas de moradores e de animais construídos entre os séculos 15 a 19. Muitas casas foram reformadas e agora estão para alugar a preços exorbitantes, principalmente na época de inverno.

Em algumas delas há plaquinhas indicando para o que cada casa servia, além da data e o valor do aluguel.

centro historico zermatt casa de madeira
Alter Dorfteil: o centro historico de Zermatt
casas antigas centro historico
O centro histórico é puro charme!

6 – Sunnegga, Rothorn e Blauherd

A Estação do Sunnegga fica do outro lado do Vispa, o rio que passa em Zermatt. Por causa disso, você entra em um trem que passa por um túnel e depois pega o funicular.

De funicular até o topo do Sunnegga são 45 minutos, é um passeio que indico para famílias nas trilhas curtas, pois é possível caminhar em meio a natureza e ensinar os pequenos. Vale a pena pesquisar o Wolli Card, destinado a crianças até 9 anos acompanhadas por um adulto. Elas ganham passe livre, eventos especiais infantis e acomodação grátis em certos hotéis. Custa 9 francos.

De lá você pode visitar outros picos, por isso é importante saber qual para pagar o ticket combinado e economizar.

o que fazer em zermatt funicular Sunnegga e Rothorn
Funicular Sunnega – Blauherd – foto Centro Turístico de Zermatt

É possível alugar uma bicicleta, mountain carts, avistar marmotas no Blauherd e ovelhas e visitar o famoso lago Lei (Leisee). O preço é cobrado a parte.

Em Rothorn dá para avistar o Matterhorn com uma das melhores vistas, aquela clássica do chocolate Toblerone!

Valor dos ingressos:

  • Sunegga ida e volta: 24 CHF adultos, Crianças 12 CHF
  • Rothorn ida e volta: 73 CHF adultos, Crianças 36,50 CHF
  • Blauherd ida e volta: 52,50 CHF adultos, Crianças 26 CHF

7 – Matterhorn Glacier Paradise

O Matterhorn Glacier Paradise é considerada uma das estações de bondinho mais alta da Europa a 3883 metros de altitude. A estação foi construída apenas 10 m do gelo. O passeio inclui os bondinhos, visita ao palácio de gelo e mirantes. Recomendo descer na estação Trockener Steg para trocar de bondinho em direção ao topo e ter um panorama de 360º com vista para mais de 38 picos.

No outono de 2018, a empresa instalou quatro bondinhos exclusivas com cristais Swarovski chamados de “Crystal Ride“. O piso deles de vidro escurecido se torna claro possibilitando uma a vista espetacular da paisagem da geleira 170 metros abaixo! É um extra e custa 9 francos.

Os preços ida e volta começam a 99 CHF para adultos, tem desconto para crianças e quem tem Swiss Travel Pass paga apenas 50% do valor. Para quem quer fazer trilha

8 – Trilhas interessantes

Em dias ensolarados em Zermatt e sem neve, é possível fazer diversas trilhas a pé ou de mountain biking e conhecer mais do interior da Suíça. Hiking é a atividade mais procurada de Zermatt, possui em torno de 57 trilhas que variam de 3 a 20 km e todas disponíveis no verão.

Destas escolhi três que achei muito legais:

  • Schwarzsee: este lago fica aos pés do Matterhorn, a trilha é curtinha de 12 minutos e toda sinalizada com fatos da montanha. O ponto de partida é o Matterhorn Express (o mesmo que vai para Matterhorn Glacier Paradise) saindo de Zermatt. Ingresso custa 54 CHF ida e volta e 27 CHF para crianças. Também tem a opção Neste do ticket Matterhorn glacier trail ( Zermatt – Tr. Steg / Schwarzsee – Zermatt) que custa 63,50 CHF e 32 CHF para crianças.
  • Desfiladeiro Gorner: distante apenas 20 minutos a pé da vila, o desfiladeiro possui diversas cachoeiras e formações rochosas bem diferentes. São 15 minutos dentro da atração ou 3 h com um guia de montanha!
  • Sunnegga e Blauherd: a famosa trilha dos 5 lagos com 10km de extensão. Nesse caso recomendo o ticket 5-lakes / flower trail (Zermatt – Blauherd / Sunnegga – Zermatt) por 29,50 CHF e crianças pagam 19 CHF.

Há mais informações sobre trajetos, altitudes e distâncias de cada trilha no site oficial de Zermatt.

ovelhas cara preta zermatt suiça
As charmosas ovelhinhas de cara preta

9 – Gornerschlucht

Apesar do nome complicado, essas formações naturais ficam apenas a 15 minutos a pé do centrinho de Zermatt. “Schlucht” significa desfiladeiro em alemão e este possui mais de 220 milhões de anos. Você caminha por passarelas de madeira fixadas nas rochas e avista inúmeras cachoeras. Custa 5 CHF para adultos e crianças pagam meia.

10 – Estações de Ski

Zermatt possui 200 km de pistas e se for combinada com Cervinia na Itália são mais 160 km. Há pistas para famílias, iniciantes até avançados. As mais recomendadas são o Klein Matterhorn e Stockhorn para os experientes com a possibilidade de descer de um helicóptero e esquiar!
Existem passes combinados diários que combinam diversas pistas e também preços especiais para os iniciantes (ainda bem, pois não vale a pena pagar caro pra cair toda vez né hahaa).

lua de mel na suiça roteiro
Recomendo Zermatt para viagens de lua de mel!

Roteiro em Zermatt: 2, 3 e 4 dias

Provavelmente você irá chegar a tarde em Zermatt. Mesmo se for umas 11h, fica complicado subir nas montanhas pois os tickets podem estar esgotados  (se não comprou com antecedência) ou até mesmo fechado devido ao tempo. Preste sempre atenção ao previsão do tempo especialmente se for durante para esquiar.

Dia 1 em Zermatt

  • Chegada em Zermatt, deixar as malas no hotel
  • Passeio pelo centrinho da cidade, cemitério, vista do Matterhorn
  • Centro Histórico Hinterdorf
  • Janta típica como raclette

Dia 2 em Zermatt

  • Assistir o nascer do sol (se estiver a fim de acordar antes das 5h)
  • Passeio Gornergrat
  • Museu Matterhorn
  • Comprar lembrancinhas ou visitar Gornerschlucht

Dia 3

  • Matterhorn Glacier Paradise
  • Aproveite para conhecer o Schwarzee

Dia 4

  • Fazer alguma trilha em Sunnegga, Rothorn ou Blauherd. Levar lanche pois pode passar o dia inteiro.

Conheça estes dois outros destinos na Suíça:

Gostou desse artigo sobre o que fazer em Zermatt? Espero que sim 🙂

Salve no pinterest

o que fazer em Zermatt roteiro melhores atracoes
O que fazer em Zermatt, roteiro e melhores atrações
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

8 COMENTÁRIOS

  1. Realmente, muita coisa legal que fazer em Zermatt!!! Como você diz, em minha primeira viagem à Suíça, ficou de fora. Imagino que seja mesmo um lugar incrível de se estar, maaasss, escolhas né?! Quem dera coubesse tudo em nossas viagens!!!! rsrsrs

  2. Bateu agora uma saudade tão grande dessa neve e ar gelado dos Alpes! Esse artigo sobre o que fazer em Zermatt me fez lembrar a minha viagem de há dois anos. Foi tão bom. Adorei rever a cidade.

  3. Amei todas as dicas do que fazer em Zermatt, na Suíça. Nós visitamos Chamonix no verão e já ficamos apaixonados, imagina no inverno com a neve e as paisagens, deve ser incrível.

  4. Caramba, a Suíça é uma caixinha de surpresa, né? Não sabia quase nada sobre Zermatt antes de ler o seu post e estou encantada. Com certeza quero ir no verão!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here