Bamburgh Castle na Inglaterra: dicas para visitar

0
127

O Bamburgh Castle está localizado na região nordeste da Inglaterra, mais especificamente na costa da Nortúmbria, e possui mais de 1500 anos de história! É um dos mais importantes e antigos castelos do Reino Unido, sendo considerado até o famoso castelo fictício de Sir Lancelot, o Joyous Garde. Foi destruído e reconstruído diversas vezes durante guerras e invasões, tendo um papel decisivo em várias destas.

O Castelo de Bamburgo aparece nos livros as Crônicas Saxônicas de Bernard Cornwell e na série The Last Kingdom, assim como uma aparição rápida em Outlander, como já havia falado neste artigo especial sobre Outlander na Escócia. Ele também aparece no jogo Forza 4.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

É uma atração legal para visitar se estiver dirigindo da Inglaterra para a Escócia. Confira as dicas para visitar Bamburgh Castle e assista o vídeo!

Bamburgh Castle: como visitar o castelo de The Last Kingdom

Breve História do Castelo de Bamburgo

Antes da construção do Bamburgh Castle havia um forte ocupado pelos celtas entre 420 a 547 e que depois caiu nas mãos de bretões e anglo saxões.

castelo de bamburgo inglaterra
Vilarejo e Castelo de Bamburgo

O nome Bamburg é uma variação do nome da esposa do rei Aethelfrith que se chamava Bebba, a qual tornou-se dona de Bebbanbuhr por algum tempo. Eles governavam o Reino da Bernícia até 593, uma região que ocupava o sudeste da Escócia e nordeste da Inglaterra.

Esse forte foi destruído pelos vikings em 993. A fundação do castelo atual foi realizada pelos normandos poucos anos depois, tornando-se posse de um monarca inglês em 1095.

A partir daí, o castelo foi sitiado várias vezes em guerras e revoltas e foi o primeiro castelo a ser derrotado por artilharia da Inglaterra em 1464, após um sítio de 9 meses.

Com o tempo o castelo foi aumentando, construíram outras estruturas e foi trocando de dono. Cuidar de um castelo não é nada barato minha gente, então muitos donos declaram falência e vendem tudo. O Bamburgh Castle pertence à família Armstrong desde 1894.


portao de entrada castelo inglaterra
Faceiros na entrada do castelo!

Como chegar no Castelo de Bamburgo

A melhor forma com certeza é de carro, justamente porque o castelo fica meio “fora de mão”: longe das cidades maiores e das rotas entre elas. Faça uma cotação de aluguel de carro aqui. Existe poucos tours especiais para quem está viajando sozinha.

Nós fizemos a rota York > Bamburgh > Edimburgo. De York até Bamburgh Castle dá 2h40min de viagem pela A1. Se você quiser, pode conhecer Newcastle Upon Tyne, uma cidade bem bonitinha e universitária e passar uma noite lá. Assim fica ainda mais perto para visitar o castelo no dia seguinte.

grande salao bamburgo castelo
O Grande Salão é a atração pincipal do Bamburgh Castle

Quanto custa o ingresso

O ingresso custa 12 libras e pode ser comprado na hora ou pelo site oficial.
Crianças e jovens de 5 a 18 pagam 6 libras e crianças até 4 anos não pagam.

O estacionamento do castelo custa 3 libras, mas você pode estacionar em algum lugar no vilarejo e caminhar até o castelo pra não pagar nada.

Como é a visita ao Bamburgh Castle

Não tivemos muita sorte com o tempo, mas mesmo assim pudemos aproveitar! Assim que chegamos no vilarejo muito charmoso de nome homônimo, vi vários restaurantes e cafés dispostos lado a lado em cottages (antigos chalézinhos) e uma característica cabine telefônica vermelha posicionada estrategicamente. Ao fundo estava o castelo, todo majestoso. Com certeza um dos cenários mais fotogênicos e que vale até cartão postal!

No vídeo abaixo mostro todo os detalhes dos interiores e mais dicas para visitar o Bamburgh Castle. Clique para assistir!

Subimos o caminho até o castelo a pé contornando o morro, sem pisar no asfalto, até chegar na entrada do portão. Parei um pouco e observei a praia que dava para ver o mar bem ao longe. Não é a toa que escolheram essa posição estratégica para o castelo. Compramos o ingresso com a moça simpática da bilheteria.

canhoes mirando praia nortumbria
Canhões do castelo com vista para o mar

Devido à pandemia, é necessário usar máscaras no interior do castelo e manter o distanciamento nem sempre era possível. Leia sobre a situação do coronavírus na Inglaterra.

Dentro das muralhas do Castelo de Bamburgo

Demos uma volta pelas muralhas e esperamos em torno de uns 20 minutos na fila para conhecer seus interiores, já que havia limite de pessoas visitando ao mesmo tempo. No mapa abaixo dá pra ver as atrações inclusas no ticket.

mapa castelo de bamburgo
Mapa detalhando as salas do castelo

O tour começa pelas antigas cozinhas e passa por várias salas menores repletas de itens antigos, desde louças, vasos, quadros e mapas.

O destaque mesmo é o Grande Salão, simplesmente maravilhoso no estilo vitoriano e um teto todo trabalhado em madeira vinda da Tailândia. Inúmeros quadros, armas e armaduras decoram a sala, além de uma cristaleira cheia de pequenas decorações de animais em cristal (coisas que sua mãe ou vó gostaria de colecionar haha). Ao fundo há uma sala menor com alguns sofás, uma lareira e um lindo piano de cauda.

castelos da inglaterra nortumbria
Outro lado do Grande salão

O passeio continua pela sala de armas, um espacinho bem apertado com mais espadas, escudos, armaduras completas e armas de fogo expostas sem muitas explicações. Como o castelo é um importante sítio arqueológico anglo saxão, há uma pequena exposição de artefatos, quase escondida nesta mesma sala.

Passamos por mais salas, algumas dedicadas apenas à jogos com uma mesa de sinuca e outras com mais louça ou livros. Depois de passar por mais uma cozinha com várias pias e torneiras antigas, além de um fogão à lenha com panelas de ferro, chegamos num calabouço. Havia umas luzes piscando, uns bonecos pendurados e alguns sons tenebrosos no fundo kkkkk

Do lado de fora, encontramos um museu dedicado às armas e aeronaves das duas guerras mundiais e conquistas de William Armstrong, um dos maiores inventores e engenheiros britânicos e o comprador do castelo lá em 1894. Também é possível visitar os estábulos vitorianos (sem animais) e a fortaleza, a parte mais antiga do castelo e com paredes com 3 metros de espessura!



bamburgh castle keep
A fortaleza do Bamburgh Castle

Se você estiver com fome se prepare porque encontramos apenas um cafézinho no interior do castelo. Leve um lanche ou visite os restaurantes do vilarejo, os quais não possuem um preço muito amigável, mas afinal, estamos num lugar super turístico né!

Acomodação no Bamburgh Castle

Quem é cheio de grana pode alugar o castelo para um casamento ou passar o mínimo de 4 noites nos quartos requintados com lindas vistas para o mar na torre do relógio ou na Torre Neville pela bagatela de 1465 libras.

Para meros mortais, recomendo fazer um bate e volta ou continuar a viagem. Se você tem um final de semana e quer aproveitar mais a costa da Nortúmbria, recomendos estes lugares fofinhos em Bamburgh (diária para 2 pessoas, os preços podem mudar conforme a época):

Você também pode pesquisar um quarto ou apartamento no Airbnb, usando este link você ganha até R$250 na primeira reserva.

Visite as Ilhas Farne

Localizadas a 7 km do continente, essas ilhas de rocha são ponto de descanso de vários animais marinhos, incluindo os lindinhos papagaios do mar (puffins) e muitas focas! É possível fazer um passeio de barco até elas e descer em Longstone Rock, onde fica um farol lindo vermelho. Alguns barcos também desembarcam em Inner Farne ou Staple Island, pois nas outras 17 ilhas é proibido.

ilhas farne bamburgh
Farol e animais nas Ilhas Farne em Bamburgh

Para quem gosta de mergulho, é um local cheio de naufrágios para explorar. A maré e a neblina contribuíram para que várias embarcações batessem nas rochas e afundassem. Uma mulher que vivia com o pai no farol em Longstone e se chamava Grace Darling virou heroína nacional após resgatar 9 pessoas do navio Forfarshire em 1838. Ela viu o navio bater nas rochas pela manhã devido a baixa visibilidade causada por um nevoeiro e prestou socorros.

Gostou desse artigo com dicas para visitar Bamburgh Castle na Inglaterra?

Salve no pinterest

Bamburgh Castle inglaterra dicas
Bamburgh Castle Inglaterra dicas
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here