5 motivos para visitar Turim!

7
248

Ah Turim! Uma cidade charmosa, repleta de monumentos e prédios históricos e que infelizmente é um pouco esquecida no roteiro na Itália dos brasileiros! Turim é chamada de Torino, capital do Piemonte, e fica pertinho de Milão, dá sim pra fazer um bate e volta! Tenho 5 motivos para visitar Turim e assista o vídeo!

5 motivos para visitar Turim

1 – Gianduia!

Gianduia é tipo um chocolate maaaas com avelã (70% chocolate e 30% creme de avelã), um doce típico da cidade!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Foi inventado quando Napoleão limitou a entrada de produtos britânicos em portos controladados pela França e o cacau tava na lista. Aí o chocolateiro Michele Prochet adicionou as avelãs pra “fazer render” o pouco de cacau que restava e PLAU surgiu o Gianduia! E depois veio a Nutella e dominou as delícias do mundo…tudo criado ai no Piemonte!gianduia chocolate e avela nutellaAproveite para experimentar um gelato de gianduia (recomendo o da Eataly e Caffè Fiorio) e também comprar Gianduiotto, um tablete pequeno de gianduia (o mais famoso é do Guido Gobino).

2 – A imponente Mole Antonelliana

roteiro em turim torino italiaQUEEE DIABOS MOLE? Como assim Angie?? Pois é galera, a Mole é um prédio gigantesco símbolo da cidade e não tem nada de mole aheuahe A palavra vem do italiano que significa grandeza, dimensão. Essa estrutura foi construída para ser uma sinagoga, mas ficou tão caro (ideias do arquiteto de elevar a cúpula de 47 a 113m) que a galera passou pra prefeitura bem no estilo “tó, o filho é teu”. Aí a prefeitura terminou a construção em 1889, mas o caminho foi tortuoso, com direito a terremoto e tornados que destruiram algumas partes.

A altura total da Mole Antonelliana é 167,5m e é possível subir até os 85m para uma fabulosa vista da cidade. Visitar Turim sem ver a Mole é impossível!

Mole Antonelliana turim dicas
Funciona todos os dias (exceto terças) das 9 às 20h e custa em torno de 7 euros. Na base também funciona o Museu do Cinema e o ingresso pode ser combinado com a subida.

3 – Visitar a primeira Eataly

Sim! Em Turim nasceu a Eataly, essa “rede de supermercado” que dominou o mundo! É cheia de opções legais em massas, queijos, carnes, vinhos, itens para cozinha, Impossível visitar sem comprar uma coisa sequer. A primeira fica na Via Nizza no bairro Lingrotto, um antigo bairro industrial, mas se não quiser ir até lá tem uma na Via Giuseppe Luigi Lagrange, pertinho do centro. Nesta há um restaurante e uma gelateria (a qual eu recomendei no item 1).

Atenção: preste atenção nas portas onde há adeviso da Eataly, não tem tipo uma placa dizendo onde é (ou ela fica escondida pelas tendinhas na calçada).


4 – Passear pelo centro

o que fazer em turim na italia

A Via Roma será provavelmente a primeira rua que você irá caminhar se visitar Turim de trem! Uma das principais ruas para compras (grifes phynas ficam aqui) e centro comercial da cidade, a Via Roma é linda para caminhar já que há um espaço coberto entre as vitrines e a rua, sendo decorada por diversos arcos e colunas. Uma hora você chegará na Piazza Castelo, onde fica o Palácio Real, a Catedral de Turim (onde fica o Santo Sudário, o “pano que envolveu Jesus”), Palazzo Madama, Armeria Reale e a Prefeitura. Aí você volta pela Via Lagrange, a mesma da Eataly e do Museu Egípcio.

dicas em turim torino italia

5 – Fazer um picnic às margens do Rio Pó

O maior rio da Itália passa por Turim e muitos italianos aproveitam os dias de sol para fazer um picnic às suas margens ou no Parco del Valentino.

Uma decepção – Museu Egípcio de Turim

museu egipcio dicas para visitar turim

Este museu abriga uma enorme quantidade de artefatos egípcios, sendo um dos mais antigos e mais importantes museus sobre o Egito (só perde para o de Cairo). Múmias, sarcófagos, canopos, bilhões de estátuazinhas, uma caralhada de coisa que não tem como classificar e com certeza um inventário bagunçado. É tanta coisa pra se ver, tanta coisa empilhada que fica difícil..os italianos não capricham na disposição do acervo e poderiam dividir alguns itens com outros museus né, mas enfim. Ainda prefiro o ANTIGO EGITO NO MUSEU DO LOUVRE

mumia museu egipcio turim
O museu custa caro, 15 euros para cada, maaas como era meu aniversário e havia uma promoção de verão (às sextas após as 18h custava apenas 5), saímos no lucro!
Funciona das 8:30 às 19:30, porém às segundas fica aberto até as 14h.

sarcofago museu egipcio em torino

Como chegar em Turim

estacao de trem visitar turim torino puorta nuova italia

O mais fácil é de trem saindo de Milão! Dá pra fazer um bate e volta tranquilamente e nem precisa andar de metro ou ônibus na cidade, pois a estação Puorta Nuova é bem localizada e você consegue visitar praticamente tudo a pé. Maaas se deseja dormir em Turim, recomendo os seguintes lugares:

arquitetura em turim italiaGostou das dicas para visitar Turim? Comente!

Pra onde ir depois de Turim

Você pode continuar para a França ou em direção ao resto da Itália:

ROTEIRO EM MILÃO: ATRAÇÕES E HAPPY HOUR!
AS CHARMOSAS CIDADES DO LAGO DI GARDA
CINQUE TERRE: GUIA PRA CURTIR AS VILAS DA ITÁLIA!

 

assista o video



 

Salve no Pinterest!

Roteiro em Turim na Itália, atrações, museus, restaurantes

mais dicas da Itália
COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

7 COMENTÁRIOS

  1. Já estive às portas de Turim, mas não cheguei a entrar! Aquele edifício Mole é qualquer coisa! Muito imponente. Não tinha ideia é que ficaste desiludida com o Museu Egipcio, terá sido mesmo da desorganização do acervo.

  2. Eu recomendaria também o Museo dell’Automobile, o Museo del Risorgimento e a Basilica de Superga – que, além de tudo, oferece uma bela vista da cidade. E claro, como bom juventino que sou, recomendo ver um jogo no Allianz Stadium.

  3. oi Angie… sim, adorei as dicas. Que cidade mais bacana. Já estive na Itália 2x, mas não fui a Turim. Ainda! Mas já sei que devo ir.

    Uma pena, uma lástima sem tamanho o museu não ter cuidado e organização com um acervo tão precioso. Já estive em um ou dois assim e pedi para morrer!!!!!! Um acervo bem colocado e classificado faz toda a diferença. Pelo menos já sei que não devo criar expectativas. 🙂 bj

Curtiu? Comentaí!