Visitar Turim é uma delícia! Uma cidade charmosa, repleta de monumentos e prédios históricos e que infelizmente é um pouco esquecida em um roteiro na Itália básico dos brasileiros!
Turim é chamada de Torino, capital do Piemonte, e fica pertinho de Milão, ou seja, perfeita para um bate e volta! A cidade é sede Juventus, no qual o Cristiano Ronaldo CR7 joga e onde o jogador mora atualmente.
Neste artigo vou mostrar o que visitar em Turim, pontos turísticos bem legais e coisas que você deve saber sobre a cidade. Confira 5 pontos turísticos para visitar Turim e assista o vídeo!
5 atrações para ver e visitar Turim
1 – Gianduia!
Gianduia é tipo um chocolate maaaas com avelã (70% chocolate e 30% creme de avelã), um doce típico de Turim!
Foi inventado quando Napoleão limitou a entrada de produtos britânicos em portos controladados pela França e o cacau tava na lista. Aí o chocolateiro Michele Prochet adicionou as avelãs pra “fazer render” o pouco de cacau que restava e PLAU surgiu o Gianduia! E depois veio a Nutella e dominou as delícias do mundo…tudo criado ai no Piemonte!Aproveite para experimentar um gelato de gianduia (recomendo o da Eataly e Caffè Fiorio) e também comprar Gianduiotto, um tablete pequeno de gianduia (o mais famoso é do Guido Gobino).
2 – A imponente Mole Antonelliana
QUEEE DIABOS MOLE? Como assim Angie?? Pois é galera, a Mole é um prédio gigantesco símbolo da cidade e não tem nada de mole aheuahe A palavra vem do italiano que significa grandeza, dimensão. Essa estrutura foi construída para ser uma sinagoga, mas ficou tão caro (ideias do arquiteto de elevar a cúpula de 47 a 113m) que a galera passou pra prefeitura bem no estilo “tó, o filho é teu”. Aí a prefeitura terminou a construção em 1889, mas o caminho foi tortuoso, com direito a terremoto e tornados que destruiram algumas partes.
A altura total da Mole Antonelliana é 167,5m e é possível subir até os 85m para uma fabulosa vista da cidade. Visitar Turim sem ver a Mole é impossível!
Funciona todos os dias (exceto terças) das 9 às 20h e custa em torno de 7 euros. Na base também funciona o Museu do Cinema e o ingresso pode ser combinado com a subida.
3 – Visitar a primeira Eataly
Sim! Em Turim nasceu a Eataly, essa “rede de supermercado” que dominou o mundo! É cheia de opções legais em massas, queijos, carnes, vinhos, itens para cozinha, Impossível visitar sem comprar uma coisa sequer. A primeira fica na Via Nizza no bairro Lingrotto, um antigo bairro industrial, mas se não quiser ir até lá tem uma na Via Giuseppe Luigi Lagrange, pertinho do centro. Nesta há um restaurante e uma gelateria (a qual eu recomendei no item 1).
Atenção: preste atenção nas portas onde há adeviso da Eataly, não tem tipo uma placa dizendo onde é (ou ela fica escondida pelas tendinhas na calçada).
4 – Passear pelo centro de Turim
A Via Roma será provavelmente a primeira rua que você irá caminhar se visitar Turim de trem! Uma das principais ruas para compras (grifes phynas ficam aqui) e centro comercial da cidade, a Via Roma é linda para caminhar já que há um espaço coberto entre as vitrines e a rua, sendo decorada por diversos arcos e colunas. Uma hora você chegará na Piazza Castelo, onde fica o Palácio Real, a Catedral de Turim (onde fica o Santo Sudário, o “pano que envolveu Jesus”), Palazzo Madama, Armeria Reale e a Prefeitura. Aí você volta pela Via Lagrange, a mesma da Eataly e do Museu Egípcio.
5 – Fazer um picnic às margens do Rio Pó
O maior rio da Itália passa por Turim e muitos italianos aproveitam os dias de sol para fazer um picnic às suas margens ou no Parco del Valentino.
Uma decepção – Museu Egípcio de Turim
Este museu abriga uma enorme quantidade de artefatos egípcios, sendo um dos mais antigos e mais importantes museus sobre o Egito (só perde para o de Cairo). Múmias, sarcófagos, canopos, bilhões de estátuazinhas, uma caralhada de coisa que não tem como classificar e com certeza um inventário bagunçado. É tanta coisa pra se ver, tanta coisa empilhada que fica difícil..os italianos não capricham na disposição do acervo e poderiam dividir alguns itens com outros museus né, mas enfim. Ainda prefiro o ANTIGO EGITO NO MUSEU DO LOUVRE
O museu custa caro, 15 euros para cada, maaas como era meu aniversário e havia uma promoção de verão (às sextas após as 18h custava apenas 5), saímos no lucro!
Funciona das 8:30 às 19:30, porém às segundas fica aberto até as 14h.
Como chegar em Turim
O mais fácil é de trem saindo de Milão! Dá pra fazer um bate e volta tranquilamente e nem precisa andar de metro ou ônibus na cidade, pois a estação Puorta Nuova é bem localizada e você consegue visitar praticamente tudo a pé.
Onde se hospedar em Turim
Turim pode ser conhecida em um dia, porém se deseja pernoitar na cidade, recomendo estes lugares:
- Ostello Torino
- Hotel Diplomatic
- Holiday Inn Turin Corso Francia
- Hotel Concord
- Best Quality Hotel Politecnico
- NH Collection Torino Piazza Carlina
- Pacific Hotel Fortino
Gostou das dicas para visitar Turim? Comente!
Pra onde ir depois de Turim
Você pode continuar para a França ou em direção ao resto da Itália:
ROTEIRO EM MILÃO: ATRAÇÕES E HAPPY HOUR!
AS CHARMOSAS CIDADES DO LAGO DI GARDA
CINQUE TERRE: GUIA PRA CURTIR AS VILAS DA ITÁLIA!
assista o video do que visitar Turim
Salve no Pinterest!
Sempre há vários motivos para conhecer um novo lugar, adorei a lista sobre Turim, principalmente por suas delícias: Gianduia e Eataly
Bela dica de destino!
Cada lugar tem seu encanto, realmente Turim não é muito comentada, mas é que é tanto lugar que a gente não dá conta!
Que legal. Realmente, é uma cidade linda que vale a pena… Adorei ser o primeiro Eataly! Valeu
Gostei das dicas! Fiquei com vontade de conhecer. Turim é muito linda! =)
Já estive às portas de Turim, mas não cheguei a entrar! Aquele edifício Mole é qualquer coisa! Muito imponente. Não tinha ideia é que ficaste desiludida com o Museu Egipcio, terá sido mesmo da desorganização do acervo.
Eu recomendaria também o Museo dell’Automobile, o Museo del Risorgimento e a Basilica de Superga – que, além de tudo, oferece uma bela vista da cidade. E claro, como bom juventino que sou, recomendo ver um jogo no Allianz Stadium.
oi Angie… sim, adorei as dicas. Que cidade mais bacana. Já estive na Itália 2x, mas não fui a Turim. Ainda! Mas já sei que devo ir.
Uma pena, uma lástima sem tamanho o museu não ter cuidado e organização com um acervo tão precioso. Já estive em um ou dois assim e pedi para morrer!!!!!! Um acervo bem colocado e classificado faz toda a diferença. Pelo menos já sei que não devo criar expectativas. 🙂 bj
Eu amei o museu egípcio! Estive lá no final de 2019 e estava um brinco, acervo espetacular! É o maior museu egípcio fora do Cairo, vale muito a visita. Estou voltando lá em janeiro de tanto que gostei.