O que fazer em Chamonix: roteiro completo nos Alpes Franceses

18
809

Atualizado em

O que fazer em Chamonix? Localizada no coração dos Alpes franceses e aos pés do Mont Blanc, a montanha mais alta da União Europeia com 4807 metros, Chamonix encanta muitos brasileiros. Nós amamos paisagens com neve e montanhas, sem falar que é um destino romântico e perfeito para casais.

Neste guia de viagem de o que fazer em Chamonix dou uma ideia das principais atrações turísticas, um pouco de história, lugares para praticar ski ou snowboard ou simplesmente relaxar.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Chamonix foi a sede da primeira Olimpíadas de Inverno em 1924 e se tornou um paraíso de aventuras. Mesmo que você não saiba esquiar, tem muita coisa para fazer além disso, seja no inverno ou no verão.

O que fazer em Chamonix: dicas de viagem

Melhor época para visitar Chamonix?

Com certeza a época mais procurada é o inverno (dezembro a metade de abril) quando todo mundo que aproveitar a neve. Em março acontece o festival de Ski Boss de Bosses. Eu fui em fevereiro, um dos meses mais frios, e peguei muuuita neve, o que dificultou a visita a algumas atrações.

Durante o verão (junho a agosto) é mais garantido de subir no Aiguille du Midi, porém não vai estar tão branquinho nos picos menores.

o que fazer em chamonix franca alpes
Toss a coin to your guria

Como chegar em Chamonix?

A cidade fica super pertinho de Genebra, então o mais fácil é ir até o aeroporto de lá e pegar um ônibus (apenas 5 euros) ou trem até Chamonix. Todo o transporte na cidade é gratuito com um cartão de hospedagem (dado para quem se hospeda em hoteis, pousadas e Airbnbs).

Alugar carro compensa se você for explorar a região. Eu recomendo o RentCars.

fachada predio museu alpino chamonix
Entrada do Museu Alpino

Dica de economia em Chamonix

Se você vai ficar poucos dias E TEM GARANTIA de tempo bom, vale a pena comprar o Mont Blanc Unlimited Pass. O bilhete diário custa 67 euros e vai ficando um pouco mais barato se compra para mais dias. Ele garante o acesso a diversas áreas de ski na cidade e também em Courmayeur (Itália) e Verbier (Suíça). Mas o melhor é: inclui também o Aiguille du Midi, trem Montenvers Mer de Glace e o trem do Mont Blanc.


Caso não tenha garantia de tempo bom, não vale a pena. Todas as atrações dependem das condições do tempo e às vezes você programa para visitar algo de manhã e não é possível pois não abriu (muito vento ou neve por exemplo). No fim, pode ser que você não consiga aproveitar o passe e acaba perdendo dinheiro.

A hospedagem é mais barata nas vilas próximas.Nós ficamos 3 noites em um quarto em Les Houches e pagamos mais da metade do preço do que se fosse em Chamonix. Com este link do Airbnb você pode ganhar até R$180 de desconto na sua primeira hospedagem, aproveite!

O que fazer em Chamonix: pontos turísticos

Esta é a lista de pontos turísticos da cidade.

1 – Gondola para Aiguille du Midi

Essa é com certeza a atração que não pode ficar de fora da sua lista de o que fazer em Chamonix! A gôndola funciona desde 1954 e leva os turistas até o pico de 3842 m. O negócio é relativamente grande e muita gente leva os skis e pranchas de snowboard junto hahah.

Estrutura do Aiguille du Midi visto de longe
Estrutura do Aiguille du Midi visto de longe

A gôndola sai do centro da cidade então é super fácil de chegar. A primeira parada é o Plan de l’Aiguille, onde algumas pessoas podem sair para esquiar. Aí você toma outra gôndola para o topo, onde há uma estrutura com um museu e informações de como construíram tudo. A principal atração é o “Step into the Void” que é literalmente uma caixa de vidro suspensa, o terror para quem tem medo de altura haha

caixa de vidro alpes franceses
Você teria coragem de ir no Step into the Void?

Também tem uma galera chamada Le Tube com um túnel de neve e garante uma vista incrível para as montanhas. Você consegue ver o encontra da França, Suíça e Itália e talvez até consiga ver o Matterhorn (que fica em Zermatt na Suíça) e seu formato característico! E claro, essa é a melhor forma de ver o Mont Blanc sem ter que escalar. Aliás, Zermatt se assemelha muito a Chamonix na questão de pistas e atrações turísticas.

Nos meses de verão o Restaurante 3842 fica aberto, tem esse norme por causa da altitude (3842 metros) e é um dos mais altos do mundo. Se for em outras épocas poderá visitar o café e loja de lembrancinhas.

O ingresso é salgadinho, custa 65 euros e você precisa chegar cedo para comprar. Como é uma atração que depende do tempo, é importante sempre conferir no site oficial de Chamonix para ver as condições de abertura.

2 – Montenvers e Mer de Glace

O famoso “Mar de Gelo” (Mer de Glace) é a maior geleira da França e reduziu demais em menos de um século. Para chegar lá é necessário tomar um trem na estação Montenvers até o topo e de lá tomar um teleférico até a geleira. Essa foi a primeira atração de Chamonix construída em 1908.

grotte glace dicas chamonix
Amor dentro do túnel de gelo

Depois do teleférico é necessário descer muitas escadas em uma estrutura de concreto e aço, são mais de 500 degraus e é importante levar roupas bem quentinhas e água. Lá final você entra numa caverna de gelo, um túnel azul muito bonito e com algumas informações sobre o lugar. Custa 33 euros.

Eu conto mais sobre essa visita aqui: 5 dicas para visitar o túnel de gelo e Montenvers em Chamonix. Mostrando tudo sobre esse passeio no vídeo abaixo

3 – Explore a cidade

Chamonix é super charmosa e com diversas ruas repletas de lojinhas, cafés e estátuas. Essa aqui embaixo mostra os primeiros exploradores William Windham e Richard Pocock que começaram o turismo no vale lá em 1741. Antigamente as pessoas não viam as montanhas como lazer e sim como problema hahauea Aí criaram os resorts de ski nos Alpes e essa ideia mudou.

estatua exploradores cidade alpina
Estátua dos primeiros exploradores

Aqui há diversos restaurantes que servem as gastronomia típica de Savoia, um ducado que compreendia uma região com várias cidades como Chamonix, Nice e Turim de 1416 a 1714. Além dos famosos Fondue e Raclette claro.



O famoso raclette: queijo derretido na hora!

É muito legal passear próximo ao rio, onde tem uma pontezinha bem charmosa e fica próxima do Museu Alpino de Chamonix. A entrada é paga e abriga uma coleção de objetos de esportes na neve (ski, escalada), vida nas montanhas e a geleira.

4 – Nadar numa piscina com vista para os Alpes

Vários hotéis tem promoções especiais com o SPA e um almoço, como foi o caso do Hôtel Hameau Albert 1er.  Como era nosso aniversário de casamento, decidimos fazer um almoço especial e depois curtir uma piscina aquecida enquanto estava nevando! Fizemos em diferentes dias (para poder pegar a neve) e foi muito legal! Custou 102 euros por pessoa e valeu muito a pena. Veja todos os detalhes dessa experiência no vídeo abaixo:

viagem romantica chamonix lua de mel almoco
Nosso almoço romântico e phyno
piscina aberta aquecida e neve do lado de fora
Os humilhados serão exaltados ahah Day Use do Hotel com piscina e almoço

Nós também aproveitamos a piscina do nosso Hôtel Le Refuge des Aiglons, onde ficamos por 2 noites (pelo preço mais acessível haha). Eu gostei muito do atendimento, a cama era enorme e a vista linda demais.

Outra opção é visitar as termas como a QC Terme, o uso diário custa 50 e se incluir almoço sai 74 euros.

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

5 – Ski e Snowboard

A temporada de Ski em Chamonix é de dezembro a metade de abril. Os mais procurados são Brévent e Flégère, pois ficam pertinho da cidade. Custam respectivamente 34 e 30 euros passe adulto para o dia todo e há algumas trilhas caso você só queira passear.

Para quem está com crianças pode ir no Domaine des Planards, onde você encontra uma pista fácil por 27 euros o dia, além de luge e snooc (um negocio q vc senta e vai deslizando haueahe)

Também há pistas nas vilas próximas a Chamonix, como o Le Prarion em Les Houches. Você pega o Telérico Bellevue e encontra várias pistas fáceis e médias e pode alugar o equipamento nas lojinhas ali perto.

boneco de neve com oculos
E não esqueça do boneco de neve!

Roteiro em Chamonix 3 dias

Esse é o roteiro que faria na cidade. Nós ficamos ao todo 5 dias, mas acredito que 4 sejam suficientes.

  • Dia 1: chegada, passear pela cidade, raclette
  • Dia 2: Aiguille du Midi e Montenvers à tarde
  • Dia 3: Snowboard ou Ski
  • Dia 4: Day Use no Hotel com piscina e almoço

Se você tem apenas um dia, vale a pena considerar esta excursão saindo de Genebra 

Gostou dessas dicas de o que fazer em Chamonix? Salve no pinterest

o que fazer em chamonix roteiro franca

Leia mais sobre a França:

Quanto custa viajar para Paris

Disneyland Paris: dicas, valores e atrações!

Paris de graça: 10 passeios imperdíveis

 

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

18 COMENTÁRIOS

  1. Quando estive na França não consegui ir ate Chamonix, mas já pesquisei muito sobre a região e seu roteiro está super completo. Gostei demais!

  2. Nem adorei tias dicas! Espero colocá-las em prática logo. Muito bom estes cartões de hospedagem com direito a transporte, usei bem na Suíça.

  3. Que linda e charmosa!!! Gostaria, sem dúvida, de passar uns dias por aí, namorando todo este visual. Deve ser muito legal estar numa piscina aquecida ao ar livre, com aquele cenário nevado! 🙂

  4. Morro de vontade de conhecer essa região e já guardei esse post com tudo o que fazer em Chamonix! Estava planejando fazer o tour do Mont Blanc no meio do ano, mas parece que vai ficar para outra hora….

  5. Nossa, adorei esse roteiro do que fazer em Chamonix. Visitamos a Suíça em novembro e estava um clima bem gostoso mas temos que voltar novamente e ficar mais tempo. Adorei as dicas e espero poder seguir em breve tudo 😉

  6. Que charmoso é esse roteiro em Chamonix, nos Alpes franceses. Concordo que os cenários nevados são muito bonitos e são destinos bem românticos, mas o tempo condiciona tudo. Não subimos ao monte Pilatus, na Suíça, precisamente por causa do nevoeiro.

  7. Demais as dicas do que fazer em Chamonix. Sua sugestão de roteiro está muito boa. Gente, bateu uma saudade aqui e uma vontade incrível de voltar! Fui há 23 anos atrás!😱😱😱
    Meu Deus! Mas reconheci uns lugares, isso foi legal. Curti!

  8. Que lugar lindo! Quero fazer todinhas tuas sugestões de o que fazer em Chamonix hehehe.
    Achei sensacional esse passe do transporte público dado a quem se hospeda lá.
    Ah, e adorei o cabelo branquinho combinando com o cenário 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here