Guia Trem na Itália: dicas e como comprar passagem barata online

16
494

Viajar de trem na Itália pode ser uma experiência incrível, porém um pouco confusa se você não tomar alguns cuidados. Há muitas dúvidas para comprar as pessagens, os tipos de trem e quais trajetos fazer no seu roteiro na Itália. Sem falar as dificuldades na estação.

Mas não fique desesperada! Reuni todas as dicas para economizar nas passagens de trem na Itália desde como comprar passagem online passo a passo até aplicativos para conferir horários e plataformas dos trens.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Trem na Itália: dicas para viajar barato

Eu amo viajar de trem e minha paixão começou na Itália! Você chega direto no centro da cidade, não precisa chegar com muita antecedência e foge do trânsito.

No entanto, nem sempre é bom viajar de trem dependendo do seu roteiro. Trem só é válido para distâncias maiores e algumas com trechos curtos bem específicos como Cinque Terre por exemplo. Se você deseja explorar fazer um roteiro na Toscana, visitar os Alpes Italianos, Costa Amalfitana ou Sicília NÃO pegue trem. Sai mais barato alugar um carro, veja as dicas para dirigir na Itália.

Trajetos de trem na Itália que eu recomendo: Turim a Milão, Milão a Florença, Florença a Roma, Roma a Nápolis e Roma a Veneza.

Neste artigo sobre Trem na Itália você verá:

  1. Empresas de trem na Itália e tipos de trem
  2. Dicas para comprar passagem barata de trem na Itália
  3. Como comprar a passagem na máquina da estação ferroviária
  4. Como validar o seu bilhete de trem na Itália
  5. Como comprar passagem online na Trenitália e Ítalo

Empresas de trem na Itália

Primeiramente é interessante você saber as companhias que operam no país para decidir qual o melhor custo benefício para você. Existem duas empresas ferroviárias na Itália e eu já viajei em ambas.

Trem Ítalo na estação de Santa Maria Novella em Florença
Trem Ítalo na estação de Santa Maria Novella em Florença

Ítalo

Empresa privada com trens de alta velocidade (até 360 Km/h), faz as principais rotas e muitas promoções. Eu já viajei com eles no trajeto Roma a Veneza a 260 Km/h em 3h pagando apenas 10 euros! Precisa comprar com antecedência e ficar ligado nas promoções. Há um lounge especial na estação para seus clientes. dependendo do trajeto, a Ítalo oferece serviço de ônibus complementares onde não há trem como Aosta, Cortina, Matera e Basilicata.


Trenitália

Empresa estatal que atua em todo o país e conecta todos os cantinhos. Ela possui serviços super acessíveis e também os mais confortáveis e rápidos.

Tipos de trem da Trenitália

Regionale: é o trem que conecta regiões vizinhas e o mais barato. Nem sempre tem ar condicionado, é devagar e se você precisa percorrer grandes distâncias, precisará fazer várias baldeações.

Interior do trem regional
Interior do trem regional da Trenitalia

Intercity: um pouco mais caro que o Regionale, o Intercity conecta 200 cidades na Itália.

Frecciabianca: usa os trilhos regionais e é o mais barato da linha Freccia (flecha) e conecta cidades importantes de norte a sul.

Frecciaargento: trens que viajam até 250 Km/h, usam os trilhos de alta velocidade e os trilhos normais. É uma opção boa para quem não quer passar tanto tempo no trem e preços ok. Liga várias cidades como Calabria, Lecce, Foggia, Nápoles, Roma (e aeroporto), Florença, Verona, Breccia, Bolzano, Pádova, Veneza, Udine e Trieste.

Frecciarossa: esses são os trens mais top da balada, são super velozes a 300 Km/h e com serviço muito bom do Standard ao Premium
Passa por Nápoles, Roma, Florença, Bolonha, Ancona, Veneza, Milão e Turim.

Lembre-se que para visitar a Europa é obrigatório SEGURO VIAGEM. Ele te ajuda a solucionar problemas como cancelamento de voo e mala extraviada e caso você precise de atendimento médico como consulta, exame e até cirurgia. Eu uso e recomendo a Real Seguros! Leitores do blog tem desconto de 10%, aproveite!

Dicas para comprar a passagem barata de trem na Itália

Procure os trajetos do seu roteiro na Itália nos sites oficiais. Alguns sites como Rail Europe, Tremitalia e apps como GoEuro e Trainline são ótimos para uma comparação de preços, mas lembre-se que você irá pagar uma taxa de comissão ao comprar por eles.

As passagens de trem na Itália podem ser compradas pela internet no site oficiais das empresas (cartão de crédito, Ítalo aceita Paypal) ou nos apps que aceitam Paypal e cartão. Se for trem regional pode ser comprado diretamente na máquina da estação.

Compre as passagens com antecedência para garantir os melhores preços.
Lembre-se que as passagens promocionais podem custar até 7x mais baratas que as tarifas de um dia para outro!

A Ítalo faz várias promoções, procure com 3 meses antes da sua viagem à Itália para encontrar preços mais acessíveis. Se inscreva na newsletter para receber promoções!

A Trenitália possui vários tipos de tarifas da super econômica à primeira classe. Nos trens regionais nem vale a pena comprar a primeira classe, pois são praticamente iguais. Para comprar passagem barata por 20 euros para os trens Freccia e Intercity recomendo pesquisar com 5 meses de antecedência. Já os regionais mantem os preços sempre.

No inverno há menos trens circulando e as empresas demoram a colocar as passagens para venda nos sites. Confira todo dia.

Em AMBOS OS SITES, marque para comprar sem cartão fidelidade, escolha a opção SEM REGISTRO. O cartão só vale para quem mora na Itália.

Interior do trem da Ítalo
Interior do trem da Ítalo passando em um túnel

Crianças viajam com desconto, selecione a opção de bambini na hora da compra. Se procurar bem, pode até achar promoções para que as crianças viagem de graça.



Caso você não consiga um preço bom, viaje de ônibus! São mais lerdos, porém são muito bons. Aqui tem um Guia para viajar de ônibus na Europa.

Caso você tenha comprado a passagem para data errada ou deseja mudar a data, precisa pagar um valor a mais. As passagens mais baratas não tem como mudar e não são reembolsáveis.

Leia: 20 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Itália

Dentro da Estação Ferroviária

Como comprar o ticket de trem na máquina

Por todo lado você verá as máquinas vermelhas da Trenitália. Você deve comprar os tickets regionais nelas. Caso queira da Ítalo, precisa procurar.

Antes de tudo, confira o tipo de pagamento aceito em cada máquina. O aviso está bem acima da tela. Aí você clica na tela, seleciona o seu destino e a data.

Aparecerão todos os trens disponíveis da Trenitália, horários, trocas e valores. selecione o melhor para você.

tela comprar passagem trem na italia estacao
Tela para comprar bilhete na hora na estação ferroviária da Itália

Na tela seguinte haverá os trens que você deverá trocar e os horários. Selecione o que você achar melhor. Se a troca de trens for inferior a 20 minutos, haverá um aviso. Não tem problema caso você perca o próximo, pois seu bilhete é válido por 4 horas a partir do horário de validação.

Em seguida selecione quantos adultos, crianças, cães ou bicicletas. O próximo passo é importante, pois contem os horários e números dos trens. TIRE FOTO DESSA TELA. Assim você não fica desesperada, porque ESSA INFORMAÇÃO NÃO SAI IMPRESSA NO BILHETE.

tela na maquina da estacao ferroviaria indicando as trocas de trem na italia
TIRE FOTO DA TELA COM AS TROCAS DE TREM!

Toque no botão acquista (comprar) e faça o pagamento com cartão ou dinheiro. Espere a máquina imprimir e retire o seu bilhete. PRONTO!

Verifique os painéis com horários de trem na Itália

Os painéis das estações com horários dos trens na Itália são muito confusos, justamente porque em muitos casos não aparece cidades menores. Você tem que ficar de olho no número do trem e ver qual rota ele faz.

painel da estação de trem com informações
Veja todas as informações no painel da estação

O mais importante: CONFIRA A PLATAFORMA SEMPRE a cada 5 minutos. As plataformas mudam de repente, seu trem pode parar em outra e você nem sempre entende o aviso sonoro. Ignore se estiver escrito plataforma 5 na sua passagem impressa, se o painel indicar 2, você vai na 2.

Para facilitar a sua vida, baixe o app Trenit, no qual você pode por o seu trajeto, ver os horários, baldeações e até a plataforma do próximo trem uns minutinhos antes de desembarcar. É a melhor coisa para quando você precisa fazer baldeação, pois muitas vezes a diferença de pegar um trem é de 5 minutos e você precisa chegar do outro lado da estação, sair correndo e ai descobre que era outra plataforma.

Aplicativo Google Maps e Trenit indicando os horários dos trens
Aplicativo Google Maps e Trenit indicando os horários dos trens

O Google Maps também pode ser usado para ver as paradas e possíveis atrasos.

Justamente pelo fato mencionado acima, viaje com malas menores pois em diversas estações só há escadas. Quando tiver elevador, será lá na caixa prego hahah

Assista agora toda a temporada de vídeos de viagem da ITÁLIA no Youtube! Eu dou mais dicas de economia, mostro as cidades de forma divertida e as principais atrações!

Validando o ticket na estação de trem na Itália

Caso você tenha comprado o seu ticket online, precisará apresentá-lo aos guardinhas nas estações maiores (como Florença e Roma) e não precisa validá-los nas máquinas. Uma pessoa da empresa irá passar nos vagões quando o trem já estiver em movimento e irá validar a sua passagem, a qual pode ser impressa ou direto da tela do seu celular.

Caso você tenha comprado na máquina, precisará validar a sua passagem nas máquinas da estação antes de embarcar no trem. Caso um fiscal pegue seu bilhete sem a marcação, você deverá pagar uma multa de 50 euros. Você tem até 4 horas para chegar até o destino final, ou seja, pode dar uma escapadinha em alguma cidade no caminho para um café.

maquina para validar bilhete de trem na italia
Não esqueça de validar o seu bilhete!

Procure o seu vagão, sente no assento marcado na sua passagem e aproveite!!

Guia para comprar a passagem online

Comprar as passagens de Trem na Itália pela internet não é complicado, confira o passo passo!

Como comprar passagem Trenitalia

1 – Entre no site oficial da Trenitalia, escolha a estação do seu destino e a data É importante selecionar sempre a estação central, se não souber qual é, veja no google.

Tela inicial para compra de bilhete na Trenitalia
Tela inicial para compra de bilhete na Trenitalia

2 – Antes de escolher a opção de trem, olhe a quantidade de trocas de trem e o valor.

tela com horarios de trens e trocas
Veja todas as informações antes de comprar a sua passagem na Trenitalia

3 – Selecione a opção para marcar o assento (essa opção não existe nos trens regionais) e escolha o que você desejar. Carrozza é vagão e poste é lugar.

tela para Escolher seu assento
Escolha seu assento

4 – Marque a opção “Preseguro senza fare il login” para comprar a sua passagem. A outra opção pede número e CEP para moradores na Itália. Aí escolha o método de pagamento e pronto. Logo receberá no seu email, mas se quiser é só salvar a sua passagem no computador na tela seguinte.

tela de compra de passagem trem italia

Como comprar passagem Ítalo

1 – Na tela inicial selecione o seu destino. Logo irá aparecer os trajetos de trem e os de ônibus que são cobertas pela Ítalo (você pega o trem e depois o bus). Escolha a data.

tela de compra italo trem
Passo a passo para comprar passagem na Italo

2 – É importante observar a quantidade de paradas do trem ao lado da quantidade de horas que leva para fazer esse trajeto. Você não irá trocar de trem, apenas diz que o trem para ali. Há trens que passam reto e só param na cidade de destino.

Escolha qual a tarifa deseja pagar e se tiver cupom promocional, clique e insira.

tela indicando paradas nas cidades da italia com a italo
Preste atenção nas cidades

4 – Na próxima tela você colocará suas informações de nome, email e escolherá o pagamento. Não precisa criar uma conta, pode pagar sem fazer login.

tela Pagamento final da Italo
Pagamento final da Italia

Gostou dessas dicas para viajar de trem na Itália? Caso tenha dúvidas, faça um comentário aqui!

Salve no pinterest

Guia de trem na Italia como comprar passagem barata
Guia de trem na Itália: como comprar passagem barata e dicas

Leia também:

Dicas de Veneza: o que fazer e roteiro 2 ou 3 dias

Gastos em Roma: Quanto custa viajar para Roma

5 motivos para visitar Florença!

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

16 COMENTÁRIOS

  1. Nossa Angie que guia perfeito! Estou organizando agora uma viagem para a Italia e seu post está salvado com todas as dicas necessárias!! Já peguei o de dicas para dirigir na iTália também! Favoritei aqui pra eu usar todas as vezes que estiver comprando os trechos de trem! Muito obrigada

  2. Excelente post! Estou planejando uma viagem para Itália e seu blog vai me ajudar muitoo no planejamento, princialmente esse post do trem com dicas e como comprar passagem barata online.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here