As praias de Anchieta e Iriri: conheça o caribe capixaba!

7
69

Eu fiquei surpresa com as praias de Anchieta e Iriri no Espírito Santo! Tons de verde e azul maravilhosos, águas calmas, limpas e morninhas e alguns trechos são perfeitos para famílias. Não é a toa que é chamado de Caribe capixaba e considerada uma região com as melhores praias do Espírito Santo. Com certeza uma opção ótima para passar as férias!

Iriri é um dos balneários mais legais de Anchieta no sul do Espírito Santo, localizado na região da Costa e da Imigração. Possui boa estrutura e opções para todas as idades. Confira as dicas para visitar Anchieta e Iriri e assista o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

O que fazer em Anchieta e Iriri – ES

balneario de anchieta iriri caribe capixaba
A cor do mar do Caribe Capixaba

Anchieta e Iriri são muito procuradas pelos mineiros, assim como o balneário de Guarapari. Minas Gerais não tem mar, apenas o “mar de Minas” lá na região de Capitólio, então a galera vem pro ES passar o verão e curtir a praia. Então não se espante se ouvir muitos “uais”.

Anchieta possui mais de 23 praias e Iriri 4 praias pequenininhas, a maioria com ótima estrutura com hotéis, restaurantes para apreciar a gastronomia local e empresas que realizam passeios no litoral, além de aluguel de pranchas para Stand Up Paddle por exemplo.

Assista o vídeo de Anchieta e Iriri:

Onde fica Anchieta e Iriri

Anchieta fica a 85 km de Vitória, a capital do Espírito Santo, e o trajeto até lá é bem sinalizado, porém alguns trajetos são de “supetão” então sugiro ligar o GPS para não perder alguma virada. Iriri fica um pouquinho mais pra frente, em torno de 7km.

A melhor forma de explorar as cidades e as praias é alugar um carro, já que quase o transporte público é um pouco escasso. Eu recomendo o site RentCars que organiza os veículos por categoria e preço, você aluga online e ainda parcela em até 12x.


Canto esquerdo da praia da Costa Azul em Iriri
Canto esquerdo da praia da Costa Azul em Iriri
praias do espirito santo iriri
Cantinhos tranquilos em Iriri

Uma passadinha em Anchieta

Como Iriri faz parte do município de Anchieta (7km de distância), você chegará nela primeiro. Aproveite e já conheça o ponto turístico mais famoso de Anchieta: o Santuário Nacional de São José de Anchieta.

O Padre Anchieta foi um figura muito importante durante a colonização do Brasil, um dos responsáveis na fundação de São Paulo e outras cidades menores, além de proteger os índios dos bandeirantes. No litoral do Espírito Santo há um caminho para seguir os passos do padre Anchieta de Anchieta até Vitória por exemplo.

Fachada do Santuário Nacional José de Anchieta
Fachada do Santuário Nacional José de Anchieta

Localizado no topo do morro do Rio Benevente, o Santuário abriga a Igreja Nossa Senhora da Assunção , um museu com objetos litúrgicos e a residência do Padre José de Anchieta, canonizado pelo Papa Francisco em 2014.

Dentro da Igreja do Santuário Nacional José de Anchieta
Dentro da Igreja do Santuário Nacional José de Anchieta

O edifício original é bem antigo, datado de 1579 e construído em pedra e cal pelo Padre e ajuda dos índios locais. Com o passar dos séculos, várias mudanças foram realizadas, como ampliações, adaptações e criação de espaços externos e o cemitério.

A entrada é gratuita.

Ambientes e objetos do Santuário Nacional José de Anchieta
Ambientes e objetos do Santuário Nacional José de Anchieta

Praia de Castelhanos em Anchieta

Uma das praias mais famosas de Anchieta é a de Castelhanos com uma extensa faixa de areia, muitas pedras e piscinas naturais. As águas são bem transparentes e calmas com vários bichinhos como peixes e siris. A criançada adora procurar por eles nas poças. Como ela é mais aberta, há mais vento e a água é um pouquinho geladinha, sem falar que é bem mais fácil de achar um lugar para estacionar perto a praia.

Reflexo do céu na Praia de Castelhanos
Reflexo do céu na Praia de Castelhanos
Praia de Castelhanos em Anchieta
Praia de Castelhanos em Anchieta

As lindas praias de Iriri

Iriri era uma vila de pescadores e seu nome, de origem indígena, significa ostra. A comunidade é bem forte aqui e tomam muito cuidado das praias.

Iriri é formada por 4 praias diferentes, sendo a Praia da Areia Preta a mais badalada com vários bares, quiosques e restaurantes. Fica super lotada nos fins de semana do verão e também no Carnaval.

Ganhou o nome areia preta devido a sua formação com areias monazíticas de cor mais escura em alguns trechos e indicada para tratamento artrite e reumatismo.  Muitas famílias gostam desta praia pois as águas são calmas, não tem perigo de levar um “caldo” não!

Praia da Areia Preta no fim de semana
Praia da Areia Preta no fim de semana

A Praia da Costa Azul é bem mais calma e possui vários restaurantes, hotéis e empresas que oferecem passeios numa bóia gigante e super divertida. Também vi passeio de escuna e stand up paddle. Foi essa que eu mais gostei e achei um cantinho vazio onde tiramos várias fotos.

praias de anchieta e iriri costa azul
Atividades em Iriri, litoral do Espírito Santo
Pedras na Praia da Costa Azul em Iriri
Pedras na Praia da Costa Azul em Iriri

Dali caminhei mais um tanto pelas pedras, dando a volta na pontinha.

pedras em balneario de iriri es
Ponta da praia de Costa Azul

É bem difícil achar um lugar para estacionar próximo à praia, as ruas são bem estreitas e as praias muito pertinhos, o que acumula ainda mais o fluxo de pessoas. Só achamos uma vaga a 6 quadras de distância da praia. Vimos estacionamentos pagos.

A Praia dos Namorados é bem calminha e perfeita para família, possui várias pedras e como o nome diz é mais romântica e tranquila. Já a praia de Santa Helena é a menos procurada por estar mais afastada, possui uma faixa extensa de areia para descanso e é possível fazer snorkel na Ilha da Andorinha.

Onde comer em Iriri

Do outro lado da Praia da Costa Azul fica um dos restaurantes mais famosos de Iriri, o Recanto da Pedra, onde comemos uma porção de camarão por R$60 e esse PF com peixe e salada por R$25 (vinha batata, feijão e farofa junto que não aparecem na foto.. eles meio que se perderam no meio pedido hehe). Havia várias opções com frutos do mar, como a famosa moqueca capixaba.



Pratos prontos no Recanto da Pedra
Pratos prontos no Recanto da Pedra

No segundo final de semana de outubro é realizado o Festival Capixaba de Frutos do Mar, um evento gastronômico com aulas de chefes renomados e música ao vivo.

Nas ruas próximas as praias há alguns mercadinhos e restaurantes, além de várias lojas de roupas e lembrancinhas.

Se estiver em Anchieta, recomendo o Restaurante Catinho Português que oferece buffet muito gostoso e barato!

Praia da Costa Azul durante a semana
Praia da Costa Azul durante a semana

Onde ficar em Anchieta e Iriri

Anchieta e Iriri possuem alguns hotéis muito bons próximos a praia. Confira a disponibilidade e os preços para a sua data clicando no nome de cada hotel.

  1. Pousada da Mata ☆9,1 $$$
  2. Hotel Pontal das Rochas ☆8,9 $$$
  3. Pousada das Flores ☆8,5 $$
  4. Hotel Maringá ☆9,3 $$

Hotéis em Anchieta

  1. Thanharu Praia Hotel ☆8,6 $$
  2. Pousada da Tina ☆9,3 $$
  3. Pousada João de Barro ☆9,4 $$

Gostou das dicas de Anchieta e Iriri? Assista o vídeo!

Salve este pin Dicas de Anchieta e Iriri no seu pinterest

Anchieta e Iriri, o que fazer no caribe capixaba Espirito Santo

Veja mais conteúdo do Espírito Santo:

Dicas de Pedra Azul ES: 7 atrações na Rota do Lagarto
7 lugares tranquilos para viajar no Carnaval 2019 no Brasil


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

7 COMENTÁRIOS

  1. O Espírito Santo é um estado subestimado, não?! Acho que muita gente não tem ideia de quantos lugares lindos tem por lá! Eu mesma não sabia e olhe que já visitei Vila Velha e Vitória! A praia de Santa Helena me atraiu especialmente por ser mais afastada, mas acho que ficaria feliz em mergulhar em qualquer mar lindo desses!

  2. Eu amo essa região. Já estive 3 vezes e não me canso de retornar! Eita que essas fotos lindas de Anchieta e do Balneário de Iriri deram uma saudadeeeeeee!

  3. Cada lugar lindo! O Espírito Santo merece ser mais conhecido. Ainda bem que existem textos como o seu para fazer a gente conhecer um pouco mais do estado. O único problema é que eu teria que recorrer ao blablacar, pois não dirijo, rsrsrs

  4. Lembrei da minha adolescência lendo seu post rs Já passei várias férias aí nessa região de Iriri e Guarapari. Em janeiro tem mais mineiro do que tudo ne? haha

Curtiu? Comentaí!