Monte Grappa e o monumento da Primeira Guerra Mundial

9
582

O Monte Grappa fica na província do Vêneto na Itália e pode ser visto de Bassano del Grappa e de outras cidadezinhas. Esta montanha foi importante durante as duas Guerras Mundiais e até aparece em jogos de videogame como Battlefield. Veja as dicas para visitar o Monte Grappa e o Monumento da Primeira Guerra Mundial.

Como chegar no Monte Grappa

O Monte Grappa se divide entre Vicenza, Treviso e Belluno sendo que a estrada até o topo começa em Romano d’Ezzelino. A estrada tem o nome de Estrada Cadorna, devido ao general que a construiu, e possui muitas e muuuuitas curvas até atingir o topo da montanha a 1775m. Ao todo são 25 km e demora em torno de uma hora para subir.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

A paisagem até o topo é maravilhosa! Impossível não querer parar a cada 10 min para fotografar.

vista do monte grappa cidadesmontanha veneto monte grappaestrada monte grappa italia

Saímos bem cedinho e o dia estava horrível, frio, chuviscando e com neblina. Não era o dia ideal para subir a Montanha, justamente pela pouca visibilidade. No entanto, os parentes italianos do meu marido (agora minha família também) queriam muito nos levar até o topo.

Aí foi eu e minha sogra com roupas nada adequadas ao frio, emprestamos algumas dos parentes e imaginamos que estaria uns 15 graus…mas não contávamos com tanta neve! Além da chuvinha meio chuneves e vento, tinha morros e morros de neve.

casa na neve monte grappaMANO DO CÉU CARALHADA DE NEVE e eu com tênis de tecido -_-

fortificação monte grappa Monte GrappaA sogra fez questão de usar esse amarelo berrante pra ninguém abandonar ela lá em cima aheuaheua brincadeira, era só um bico como guardinha de trânsito.


guerra de bolinha de neve monte grappaNós visitamos em abril gente! Como a minha sogra nunca tinha visto taaanta neve, tava super faceira, deu pra brincar de guerra bola de neve! Teve uma hora que fiquei ATOLADA ATÉ O JOELHO e precisei de resgate ahueahuea

monte grappa atolada na neve

O Monte Grappa durante as Guerras

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Monte Grappa foi uma das defesas italianas contra o exército austríaco. Aqui o exército italiano fez cavernas nas rochas para artilharia e construiu a Galeria Vittorio Emanuele equipada com tanques de água, camas e enfermaria.

Na Segunda Guerra Mundial foi centro de refúgio para partisões italianos, os quais foram mortos pelos nazistas durante uma batalha ou queimados vivos. Quem escapou foi enforcado nas árvores em Bassano del Grappa.

O que ver no Monte Grappa

Lá em cima há um estacionamento, um refúgio tipo cafeteria e o Museu Histórico da Guerra 1915-1918. monte grappa refugio cafeo que fazer no monte grappa veneto italia

Museu da Guerra

A entrada do museu é gratuita e dentro há diversos documentos, armamentos, uniforme do exército, fotos e outros itens utilizados pelos soldados. Não há nenhum tipo de cuidado no museu, então tava tudo embaçado por causa da umidade. Também havia um grupo de estudantes que chegaram lá com um busão. Olha a loucura ahueaheua
museu monte grappa primeira guerra mundial

Essa é a entrada do museu e ao lado fica um túnel. Bem cabuloso com essa neblina!

museu monte grappa carta mussoliniAlguns itens dos soldados e uma carta assinada por Mussolini.

Monumento

Do outro lado há um monumento chamado Sacrario Militare construído em 1935, onde há restos mortais de mais de 12615 soldados, dos quais 10332 foram identificados. O monumento é gigantesco com oito círculos, formando uma pirâmide, e no topo fica um pequeno santuário da Madonnina del Grappa. Foto de Gabriele Dalla Porta

piramide ossuario monte grappa italiaCada buraquinho desse é um túmulo. Quem não foi identificado ganhou nomes de personagens como Peter Pan.

O retorno precisa ser realizado com mais cuidado, já que é descida. Por sorte o tempo abriu e consegui umas imagens lindas!

casinhas na neve monte grappa dirigir estrada italia monte grappa placaestrada para monte grappa lugares legais para visitar no venetovista do monte grappa estrada veneto

Leia mais sobre a região do Vêneto

DICAS DE VENEZA: O QUE FAZER E ROTEIRO 2 OU 3 DIAS
LAGO DI BRAIES: UM DOS LAGOS MAIS BONITOS DA ITÁLIA!
BASSANO DEL GRAPPA: CHARME NO VÊNETO!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

CHIP DE INTERNET
Não fique sem conexão durante a viagem! Conheça o chip de internet 4G EasySim4U com frete grátis!

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

ALUGUEL DE CARRO
Alugue um carro para sua viagem nas melhores locadoras e pague em 12x sem juros e sem IOF com a RentCars!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!



Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

9 COMENTÁRIOS

  1. Olá, quais seriam as formas de chegar até la saindo de Belluno ou de Bassano del grappa ou de alguma cidade próxima?
    Vou em outubro de 2019, tem algum transporte, ônibus, alugar carro?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here