Dicas de Veneza: roteiro 1 ou 2 dias com melhores atrações

11
5891

Veja as dicas de Veneza, uma das cidades mais incríveis da Itália! Neste artigo mostro os principais pontos turísticos de Veneza, valores, o que fazer em Veneza em 1 e 2 dias em um roteiro de viagem bem simples e como visitar as ilhas famosas como Burano e Murano, além de várias curiosidades.

Eu não imaginei que fosse me apaixonar de cara por seus canais, arquitetura e história. Veneza pode ser curtida em casal ou em família e durante um bate e volta ou mais dias. Artigo atualizado em outubro de 2022.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dicas de Veneza: roteiro 1 ou 2 dias com melhores atrações

Veja as dicas de Veneza a cidade mais romântica da Itália: transporte, passeios e hospedagem. Este é o meu roteiro em Veneza com os pontos que mais gostei (e conto os que menos gostei).

dicas de veneza passeio de gondola
Dicas de Veneza: roteiro de viagem e passeio de gôndola

Sobre Veneza

Veneza é a capital do Vêneto no nordeste da Itália e já foi um reino muito grande que se expandiu e exerceu influência em várias regiões da Europa. Vi resquícios de arquitetura veneziana na Croácia e a Eslovênia. Hoje a cidade é considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, ríquissima em história e cultura!

Eu visitei Veneza novamente em setembro de 2022! No vídeo abaixo eu conto vários detalhes da história, dou dicas de Veneza e faço dos preços das comidas e atrações, clique para assistir

A cidade recebe mais de 20 milhões de turistas ao ano e recentecente vários moradores tem reclamado e até saído de suas casas por causa dos preços altíssimos dos aluguéis de quartos (muitos edifícios e apartamentos foram adquiridos por estrangeiros para serem transformados em Airbnb).


gondola em veneza italia roteiro 2 dias
Gôndola em Veneza

Como chegar em Veneza

Veneza de trem: Nós viemos de trem bala de Roma e descemos na estação de trem Venezia Mestre que fica FORA DE VENEZA (NO CONTINENTE) pois a hospedagem lá é mais barata. A estação da ilha é chamada Venezia Santa Lucia. Já na saída da estação de trem você uma estação de vaporetto, os quais seriam os “ônibus aquáticos”

Caso você chegue de trem com mais pessoas e muitas malas, recomendo pegar um taxi boat. Caminhar com mala de rodinha por Veneza não é para qualquer um pois são várias pontes, ruas estreitas e fácil de não achar o hotel na primeira vez. Recomendo deixar as malas na estação de trem e achar o hotel antes se quiser economizar no táxi.

Do aeroporto de Veneza para o Centro:  Saindo do aeroporto você já irá ver os barcos que levam até Veneza, demora em torno de meia hora. Fique atento à estação mais próxima do hotel. Recomendo já reservar o seu translado com antecedência, assim você paga mais barato e tem garantia que haverá alguém no aeroporto te esperando.

Reserve aqui o seu Traslado Táxi Aquático Aeroporto Marco Polo 

Caminhando dentro da ilha: Uma das coisas que irá perceber é que não tem como se locomover em Veneza sem se perder por suas ruas estreitas, praticamente labirintos! Eu usei muito o google maps para conseguir chegar nas atrações principais. Por esta razão, recomendo que você baixe o mapa da cidade no próprio aplicativo e compre um chip 4g com internet, veja como funciona aqui CHIP INTERNACIONAL 4G: SAIA DO BRASIL COM INTERNET!

Quando visitar Veneza?

Dê preferência para visitar Veneza entre abril a setembro pois os dias são mais bonitos e compridos. Eu fui em abril e peguei um dia com sol maravilhoso e uma chuvinha chata nublado nos dias seguintes.

De outubro a março é outono e inverno, há mais chuvas, neblina, dias mais curtos e também maré alta, a qual cobre uma parte da cidade por algumas horas do dia. Falo da acqua alta e como Veneza foi construída aqui Curiosidades sobre Veneza que você nunca ouviu falar!

quando visitar veneza neblina
Evite visitar Veneza durante o inverno

Durante o ano todo Veneza é LOTADA DE TURISTAS, mas acredito que nos meses de julho e agosto seja pior pois é férias no hemisfério norte. Sem falar que os preços sobem muito nessa época e as melhores opções de hotéis esgotam.

Um período interessante para visitar é durante o Carnaval de Veneza que acontece no fim de janeiro normalmente (as datas mudam).

Como funciona o transporte público em Veneza

O transporte público em Veneza é uma loucura só! Você pode sim apenas caminhar pela cidade, mas para chegar de um ponto ao outro pode ser muito cansativo, justamente porque as ruas são sinuonas.

Por esta razão, recomendo comprar o bilhete turístico diário para utilizar os ônibus aquáticos chamados de Vaporetto. Esse passe garante idas e vindas ilimitadas o dia inteiro e você economiza bastante, justamente porque o preço de um único bilhete é 9,50 euro! Você pode comprar antecipado e não perder tempo nas filas Bilhete Vaporetto e Ônibus Terrestre

como funciona transporte publico em veneza vaporetto

Cartão turístico Venezia Unica

Uma das dicas de Veneza para economizar é adquirir o passe chamado Venezia Unica. Esse passe oferece acesso gratuito e sem fila aos principais museus e igrejas de Veneza e também viagens ilimitadas de transporte público da cidade durante 1, 2, 3 ou 7 dias.

As atrações que você poderá conhecer com o Venezia Unica City Pass são estas:



  • Palácio Ducal.
  • Museus cívicos de Veneza.
  • Museu Correr.
  • Museu Arqueológico Nacional.
  • Biblioteca Nacional Marciana.
  • Palazzo Mocenigo.
  • Casa di Carlo Goldoni.
  • Museu da Renda.
  • Museu de História Natural.
  • Fundação Querini Stampalia.
  • 14 igrejas da Associação Chorus: Santa Maria del Giglio, San Stae, Santo Stefano, Santa Maria del Rosario…

Você poderá fazer o seu próprio itinerário e economizar até 28% em relação ao preço comum dos monumentos da cidade!

Compre aqui o seu Passe Venezia Unica

Onde ficar em Veneza

Uma das principais dicas de Veneza para economizar!!! Se você quer pagar menos na hospedagem, poderá procurar alguns hotéis ou apartamentos no continente na área da estação Veneza Mestre, a economia poderá ser de até 50% do valor de um hotel na ilha de Veneza.

Sugestões de hotéis em Veneza no continente

Indico estes hotéis dentro da ilha de Veneza

Pontos turísticos de Veneza

Como mencionei antes, vai ser impossível você seguir um caminho sem se perder, então aproveite e veja todos os detalhes dos prédios, os canais pequenos, pontezinhas… Uma hora ou outra você chega nas atrações principais! Uma das dicas de Veneza mais importantes é aproveitar para “se transportar” para outra época  e atmosfera!

A “avenida principal” é o Canal Grande que corta a cidade em forma de S e por onde passam todas as embarcações grandes. O canal é rodeado por restaurantes e lojinhas nas principais estações de vaporetto. Nos canais menores passam as lanchas e as gôndolas, são nesses canais que fica o charme de Veneza pois você encontrará várias lojinhas de artesãos, peças de vidro de Murano, lojas de roupas lindas…

Confira os detalhes da minha viagem a Veneza e as melhores atrações turísticas no vídeo abaixo, clique para assistir

1 – Ponte Rialto

Com certeza a ponte mais cheia de gente da cidade ahueahe A ponte de pedra é formada por um único arco, desenhado por Antonio da Ponte, e construída entre 1588 e 1591, baseado no desenho da anterior ponte de madeira: duas rampas inclinadas cruzam-se num pórtico central

Essa é uma das pontes mais antigas da cidade e nela há diversas lojas de jóias (semelhante a Ponte Vecchio em Florença). A ponte Rialto está localizada sob o grande canal e é mega fotogênica. Sugiro descer e caminhar no pequeno pier próximo às gôndolas para tirar fotos incríveis.

ponte rialto no sol veneza
A famosa Ponte Rialto em Veneza

2 – Praça São Marcos

A praça principal de Veneza é enorme e possui vários prédios imporantes como a linda Basílica di San Marco, o Campanário, a Torre do Relógio e do ladinho o Palazzo Ducale.

Essa é a parte mais baixa da cidade, então durante os meses de inverno, poderá acontecer inundações causadas pela maré. Esse fenômeno é chamado de acqua alta. Em alguns casos, instalam algumas pontes provisórias de madeirra para os turistas caminharem e muitos utilizam botas de plástico que passam dos joelhos!

o que fazer em veneza piazza di san marco
Piazza San Marco em Veneza

3 – Basílica di San Marco

A Basílica di San Marco é o principal templo religioso de Veneza.

A construção da basílica começou em 828 para abrigar o corpo de São Marcos trazido de Alexandria. Inicialmente, a basílica seria apenas uma extensão do Palácio Ducal, no entanto se tornou um edifício independente e que foi modificado conforme os séculos seguintes, devido ao sucesso econômico do porto de Veneza.

A basílica atual possui uma de planta de cruz latina e cinco cúpulas e conta com mais de 4.000 metros quadrados de mosaicos, alguns do século XIII, e 500 colunas do século III. A Basílica de São Marcos é considerada uma obra-prima da arte bizantina, quase ao nível da Santa Sofia, em Istambul.

O interior é impressionante! A entrada é gratuita para o primeiro piso, já segundo piso requere um ticket de 5 euros que garante acesso ao museu e à sacada.

dicas de veneza basilica di san marcos
Basílica de São Marcos em Veneza
detalhes basilica di san marco cavalos mosaico
Detalhes incríveis da fachada da Basílica de São Marcos
dentro da basilica di san marco veneza marmore
Detalhe do interior da Basílica de São Marcos em Veneza

ATENÇÃO: Não é permitido entrar com mochilas, malas, sacolas grandes na Basílica. Do lado esquerdo lá fora guarda-volume gratuito na rua San Basso, indicado pela própria Basílica. Recomenda-se não utilizar roupa muito curta ou decotada; caso contrário, na entrada você terá que pagar €2 por uma capa para poder entrar no templo.

Dependendo do horário pode pegar uma fila grandinha, eu não passei mais de 5 minutos na minha porque já era fim do dia.

Fique atento ao horário de funcionamento da basílica:

  • Todos os dias, das 9:30 às 17:00 horas
  • Domingos, das 14:00 às 16:00 horas (até as 17:00 horas de 16 de abril a 28 de outubro).

Se você gosta bastante de história, pode fazer uma Visita guiada pela Basílica de São Marcos e entender mais sobre os mosaicos da cúpula da Ascensão e do átrio, com explicações sobre as diferentes cenas representadas.

vista sacada basilica san marco veneza

4 – Torre dell’Orologio

A Torre dell’Orologio foi encomendada pelo duque Agostino Barbarigo e é considerada uma maravilha da engenharia do século XV. Foi projetado por Maurizio Codussi e construído a partir de 1496. O relógio mostra a hora, a fase da lua e o signo dominante do zodíaco.

No topo da torre do relógio estão duas figuras de bronze que tocam o sino de hora em hora. Embora tenham sido originalmente designados como gigantes, sua pátina escura lhes deu o apelido de “mouros”. Um relevo do leão alado de São Marcos, padroeiro e símbolo de Veneza, está em um livro aberto abaixo dos mouros. Uma estátua da Virgem Maria fica um nível abaixo, acima do enorme mostrador do relógio. O relógio foi projetado intencionalmente para ficar alto o suficiente na praça para ser protegido das águas de Veneza e ser visível do canal.

Na Semana da Ascensão e na Epifania, figuras esculpidas dos quatro Magos juntam-se aos mouros de hora em hora, emergindo do mostrador do relógio e curvando-se à Virgem Maria acima deles. Um anjo ergue uma trombeta em reconhecimento a eles, e os Magos se curvam em troca.

torre do relogio em veneza leao
Detalhes da Torre dell’Orologio
signos do zodiaco torre do relogio em veneza
Relógio Astronômico da Torre dell’Orologio

É possível visitar a Torre do Relógio, basta adquirir a entrada no Museu Correr no valor de 12 euros (incluso no Passe Venezia Unica)

5 – Campanário di San Marco

A torre laranja de 98,6 m fica ao lado da Basílica toca seus 5 sinos no final da tarde por vários minutos. Foi um espetáculo a parte, simplesmente incrível(coloquei no vídeo!). Ele foi construído no século 9, porém mudou muito conforme os séculos e mantêm a forma original de 1592. Ele foi reconstruído depois do colapso em 1902 causada por uma fenda. Até Galileu Galilei usou o campanário de São Marcos como um observatório para estudar os céus.

O campanário tem no topo um cubo, em cujas faces estão representados leões (o símbolo do Evangelista São Marcos) e a representação feminina de Veneza (la Giustizia: a Justiça). A torre é coroada por uma agulha piramidal, no extremo da qual se encontra um cata-vento dourado com a figura do Arcanjo Gabriel.

É considerado o edifício mais alto da cidade e é possível subir ao seu topo de elevador pagando o ingresso no valor de 12 euros. Se o dia estiver limpo, poderá até ver as montanhas Dolomitas! O horário de funcionamento é das 9 às 19h, podendo ficar até 21h nos meses de verão.

campanario de veneza dicas de viagem
Campanário di San Marco é o ponto mais alto de Veneza

6 – Pallazzo Ducale

Esse palácio é incrível por suas diversas colunas e ornamentos, antigamente foi onde o Duque e seus assessores controlaram a república durante mais de 1.000 anos. As salas do museu são incríveis, repletas de obras de arte, escadas de ouro, pinturas… A visita também inclui a parte da antiga prisão, passando pela Ponte dos Suspiros e chegando nos calabouços.

É um dos lugares mais incríveis de Veneza. Sugiro adquirir o seu ingresso com antecedência aqui Ingresso Reservado para o Palácio Ducal 

Tem também a opção de combinar duas atrações Palácio Ducal e Basílica de São Marcos sem filas com acesso ao terraço ou fazer uma Visita Guiada pelo Palácio Ducal de Veneza

roteiro em veneza palazzo ducale
Fachada do Palácio Ducal de Veneza
museu palazzo ducale dicas de veneza italia
Mais detalhes do Palácio Ducal

7 – Ponte dos Suspiros

Paralelo a Piazza San Marco e ao lado do Palácio Ducal, está localizada a Ponte dos Suspiros, a qual conecta o palácio à prisão antiga. O nome da ponte faz referência aos “suspiros dos prisioneiros que veriam Veneza pela última vez” antes de serem conduzidos aos calabouços e muitos condenados à morte.

dicas de veneza turismo ponte dos suspiros
Ponte dos suspiros em Veneza

8 – Basílica di Santa Maria della Salute

Esta Basílica é famosa por causa do seu domo azul! Ela foi projetada em 1631 para celebrar o fim da peste bubônica, a qual dizimou mais de 2/3 da população da Europa. O arquiteto de la Salute foi o mesmo que o de Ca’ Rezzonico, Baldassare Longhena. A construção terminou em 1687, 56 anos depois do seu início.

Basílica di Santa Maria della Salute dicas de veneza
Basílica di Santa Maria della Salute

9 – Passeio de Gôndola

Essa é uma das atrações turísticas que não pode ficar de fora do seu roteiro em Veneza hein! Eu sei que é um dos passeios mais caros da vida, custa em torno de 80 euros dependendo o trajeto e esse valor é tabelado. Confesso que foi uma experiência muito legal e especial, recomendo se você estiver em casal ou em família.

Olha uma das principais dicas de Veneza!!! Agora você pode reservar o seu passeio de gôndola em Veneza pela internet e não precisa perder tempo em filas! Veja aqui mais detalhes Passeio de Gôndola Grande Canal c/ Aplicativo-Guia

Eu também escrevi sobre a minha experiência no artigo VALE A PENA O PASSEIO DE GÔNDOLA EM VENEZA?

dicas passeio de gondola em veneza ponte rialto
Passeio de gôndola em Veneza

10 – Ilhas Burano e Murano

Uma das dicas de Veneza mais importantes é separar um dia exclusivo para conhecer Murano, Burano e Torcello. Você pode ir de transporte público utilizando as coordenadas do Google Maps ou fazer um passeio privado, mais cômodo e sem preocupações. Confira mais detalhes aqui Passeio de Barco: Ilhas de Murano, Burano e Torcello

Murano é a ilha dos vidros, super famosa por suas criações artesanais e até falsificada em outros lugares ahuahe Veja se tem certificado antes de comprar qualquer pecinha e pagar uma nota! A ilha fica pertinho de Veneza, demora uns 40 minutos para chegar lá. Leia mais aqui O que fazer em Murano: a ilha dos vidros de Veneza

Já Burano é aquela ilha com diversas casinhas coloridinhas e mega charmosa, perfeita para fotos lindas cheias de cor! Fica longe de Veneza, demoramos uma hora a mais para chegar lá. Torcello é uma ilha mais roots, com poucas casinhas, bastante mato e algumas ruínas. Leia mais detallhes no artigo O que fazer em Burano e Torcello

veneza ilha burano casinhas coloridas
Burano é a ilha de Veneza famosa pelas casas coloridas

Caso queira saber mais sobre as ilhas, recomendo assistir o vídeo abaixo, clique!

Roteiro em Veneza 1 ou 2 dias

Resumo do meu roteiro em Veneza:

  • Dia 1: Ponte Rialto, Pizza San Marco, Basílica São Marcos, Campanário, Palácio Ducal, Ponte dos Suspiros e Passeio de Gôndola
  • Dia 2: Passeio pelas ilhas de Murano, Burano e Torcello. Dependendo o horário da volta, poderá entrar em outra Basílica ou  fazer compras na cidade

Gostou destas dicas de Veneza com as principais atrações da cidade? Veja o vídeo que fiz em 2022 em Veneza:

Salve no seu pinterest Dicas de Veneza

Dicas de Veneza, o que fazer, como economizar, roteiro na Italia

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

CHIP VIRTUAL DE INTERNET
Tenha conexão em qualquer lugar com o chip virtual de internet da Holafly! Leitores do Apure Guria ganham 5% de desconto!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

11 COMENTÁRIOS

  1. Sem dúvida, um belo roteiro em cidade bem incrível. Evitar as multidões, explorando recantos menos turísticos e mais genuínos, convivendo com os locais que não trabalham na área, é uma boa forma de nos perdermos de amores por esta maravilha da Humanidade… bela partilha!

  2. Que bacana seu roteiro! Veneza é minha cidade preferida depois de Milão (moro em Milão e sou puxa-saco mesmo ahaha). Veneza é uma coisa mágica e inexplicável, tem tanta coisa boa para se fazer nela e nas outras ilhas que sempre vale a pena voltar e fazer tudo de novo.

  3. Adorei suas dicas de o que fazer em Veneza, a cidade que mais me surpreendeu até hoje! Não esperava nada e me apaixonei! Também me hospedei em Mestre por ser mais barato e achei bem tranquilo fazer o trajeto até Veneza durante os dias que fiquei por lá. O programa que mais gostei de fazer foi subir a torre do Campanário e ver a cidade lá de cima.

  4. Veneza é maravilhosa!!! Tive a oportunidade de ir ano passado, mas meu marido passou mal e não foi tão legal, pretendo voltar em breve e anotei suas dicas para usar na viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here