Bassano del Grappa: charme no Vêneto!

1
167

Charme, comida boa, muita história e vistas surpreendentes. Assim é Bassano del Grappa, uma cidade linda próxima à Vicenza (35km) e Veneza (80km) no Vêneto, região no norte da Itália. Conheça Bassano del Grappa!

Bassano del Grappa

Bassano del Grappa está localizada próxima aos Alpes e o famoso Monte Grappa deu origem ao nome da cidade. Ela é conhecida pela ponte coberta, pela grappa, pela história militar e pela cerâmica.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Dá pra conhecer bem Bassano del Grappa a pé, pois o centro histórico é pequeno e muito bonito, bem no estilo típico do Vêneto com ruas de pedra e prédios com arcos e sacadas de madeira. A atmosfera é muito tranquila, ótimo para quem quer dar uma “freiada” nos roteiros corridos na Itália.

Muitas famílias no sul do Brasil possuem origens da região do Vêneto e é uma viagem muito legal para conhecer suas origens. Visitei a região na primavera com os queridos parentes italianos do Jean, que nos levaram de lá pra cá, pra cima pra baixo, da neve pro calor… Uma viagem muito divertida e inesquecível!

Principais atrações em Bassano del Grappa

Ponte Vecchio

ponte famosa bassano del grappaA principal atração é Ponte degli Alpini, também chamada de Ponte Vecchio. A ponte de madeira coberta sobre o rio Brenta foi projetada em 1569 para suportar a grande quantidade de água na primavera, proveniente da neve derretida das montanhas.

bassano del grappa rio brenta ponteDurante a Segunda Guerra Mundial, voluntários locais tentaram impedir o bombardeamento da cidade porém foram fuzilados pelos nazifascistas na ponte, a qual foi destruída um pouco depois e reconstruída pelas tropas italianas dos Alpes (Alpini). Também há um museu no fim da ponte sobre as campanhas militares que ocorreram no Monte Grappa durante a Primeira Guerra Mundial e sobre o massacre local de 31 pessoas, as quais foram mortas pelos nazistas e penduradas nas árvores da Viale dei Martiri durante a Segunda Guerra. Neste trecho da Viale dei Martiri  há pequenos santuários com nome e foto de cada jovem partisão que foi assassinado ali.

marcas de tiro guerra mundial parede bassano del grappaMarcos de tiros da Segunda Guerra Mundial.

Mirante para a ponte

Da ponte você enxerga esse muretinha aqui, um lugar perfeito pra tirar fotos!o que fazer em bassano del grappavista bassano del grappa morro italiamirante bassano del grappa


Museus em Bassano

O Museu della Grappa percente à destilaria Poli e aqui você pode aprender o processo de produção da grapa, o famoso licor feito das sobras da produção do vinho. Este destilado tem uma tradição forte no Vêneto, antigamente usada como rémedio e desinfetante e hoje pra alegrar qualquer momento aehuaeha A entrada para o Museu é grauita e fica pertinho da Ponte Vecchio.

No Museu Cívico há uma amostra de peças arqueológicas locais, obras de Jacopo Bassano e Antonio Canova, dois artistas muito conhecidos e do Vêneto.  Um dos acervos mais antigos na região dos séculos XII ao XX. Fica no antigo convento da igreja de São Francisco.

No Museio della Ceramica no palácio Sturm há várias peças no estilo maiólico. Você pode comprar o ingresso combinado com o Museu Cívico e economizar.

bassano del grappa ruas turismo no veneto italia

Piazza Libertà

viajar pelo veneto bassano del grappa

Esta seria a praça central de Bassano, possui diversas lojas e alguns cafés. O relógio do “prefeito” (Loggia dei Podestá) fica no Palácio Municipal na Pizza Libertà. Funciona desde 1430!

relogio prefeitura bassano del grappa

Aqui instalaram uma hortinha num dos cantos da praça com vários banquinhos! Plantaram alface e vários temperinhos que você pode pegar para completar o seu cardápio ahueah

praca com verduras bassano del grappajardim horta praca cidade bassano del grappa

Piazza Garibaldi

Na Piazza Garibaldi você encontra a Torre Cívica, construída no século 14 para avistar incêndios e evitar a destrução da cidade (uma coisa muito comum na era medieval na Europa ahueah). Lá de cima você vê toda a cidade, o ingresso custa 3 euros.

torre bassano del grappa o que fazer

bassano del grapa praca igreja veneto

 

O que comer em Bassano del Grappa

predios bassano del grappa italia



Os restaurantes são bem bonitinhos e servem delícias locais como Trota del Brenta (truta do rio Brenta) e bigoli com ragù de pato (massa com carne de pato), perfeito pra sair de barriga cheia e feliz.

restaurante bassano del grappa o que comer no veneto

o que comer no veneto gelato pistache

Se o dia estiver quente, aproveite para tomar um gelato na La Fonderia Artigiani del gelato (fica depois na ponte na Via Angarano, 65). Diz a lenda que as melhores gelaterias “escondem” o sorvete..e realmente este de pistache estava delicioso!

sorveteria bassano del grappa veneto

Também não deixe de passar na Cioccolateria Dolce Bassano (Piazza Zaine 14), tradicional chocolateria artesal de Bassano.

Algumas opções para a tarde: ciambellone bassanese (tipo um panetone), strudel de maçã e Torte di Rose.

o que comer no veneto italia

bicicleta flores padaria bassano del grapa veneto italiaPercorrendo as charmosas ruas de Bassano, você irá encontrar várias lojas de cerâmica local, uma opção legal de lembrança pra mãe #ficadica.

ceramica artistica bassano del grappa

Como chegar em Bassano del Grappa

cidades para conhecer no veneto italia bassano del grappa

A melhor forma de chegar em Bassano é de carro ou trem. Há trens saindo de Veneza com preços baixos e a viagem dura uma hora e meia, trens de 45 min de Pádua e de Trento 2 horas.

Se for de carro, tem poucas vagas para estacionar no centro e as ruas são bem estreitas, então prefira deixar do outro lado da cidade no estacionamento da estação de trem.

Você pode conhecer Bassano del Grappa e Marostica no mesmo dia de busão. O ônibus sai da Piazzale Trento e há opções para Vicenza também.

ruas bassano del grappa viajar para italia veneto

Gostou? Salve no seu Pinterest!

Bassano del Grappa, uma cidade charmosa no Vêneto pertinho de Veneza

Veja também

COMO VIAJAR BARATO PELA ITÁLIA: DICAS ESSENCIAIS!
TRENTO: ATRAÇÕES EM TRENTINO ALTO ÁDIGE!
20 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VIAJAR PARA A ITÁLIA


Viaje com a Angie

Faça sua reserva através dos serviços parceiros do blog!Assim você nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão, VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO e continua acessando o blog grátis! Obrigada!

Receba dicas exclusivas no seu email!Receba dicas exclusivas no seu email
Assine nossa newsletter e fique por dentro das nossas viagens, descontos incríveis e os melhores lugares para visitar e curtir a vida!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Oi Angie… Achei esta cidade tão lindinha! Bem do tipo que eu gosto: pequenina, tranquila. Que pode ser percorrida à pé, com boa comida. Triste a história da ponte né? Bj

Curtiu? Comentaí!