Como fazer carteira de motorista na Inglaterra

6
528

Parece complicado, mas é muito fácil fazer a carteira de motorista na Inglaterra. É um documento válido em todo o Reino Unido e Europa e você poderá viajar de carro tranquilamente por aqui, já que comprar um carro na Inglaterra é barato e fácil também.

A carteira de motorista brasileira é aceita durante um ano na Inglaterra após a sua entrada. Depois disso é obrigatória a do Reino Unido.

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Qualquer um que resida legalmente pode fazer a carteira de motorista na Inglaterra e o processo é feito em duas etapas diferentes, fácil e custa muito menos do que no Brasil. Falamos mais neste vídeo.

Como fazer carteira de motorista na Inglaterra

Para ser elegível você deve:

  • Ter pelo menos 15 anos e 9 meses de idade (17 anos para dirigir)
  • Morar legalmente no Reino Unido por pelo menos 6 meses
  • Ser capaz de ler placas de veículos a 20 metros de distância
  • Possuir um veículo registrado no DVLA e certificado MOT (caso queira fazer a prova com ele)

Você pode usar sua carteira de habilitação do Brasil por até 12 meses a partir do dia de entrada no Reino Unido. Após esse período, você precisa fazer a carteira britânica.

Confira mais detalhes no vídeo sobre como comprar um carro na Inglaterra e como fazer a carteira de motorista no Reino Unido.

Passo 1: prova teórica para Carteira provisória

A primeira etapa é estudar para o teste teórico: placas, velocidade permitida nas diferentes estradas e certas atitudes da “forma como eles pensam na direção”. Dirigir no UK é muito mais tranquilo do que no Brasil, pois boa parte dos motoristas são gentis no trânsito.


Com a carteira provisória em mãos será possível fazer as aulas práticas e você poderá dirigir desde que tenha uma pessoa com Full Driving Licence no UK  há mais de 3 anos (pode ser amigo, alguém da família) te supervisionando dentro do carro durante esse tempo. Além disso, precisa ter um adesivo com um L indicando “learner” no carro.

Você também poderá pilotar motos de 125cc sem passageiro desde que faça o CBT motorcycle and moped training, um curso rápido de 1 dia e o preço varia conforme a autoescola (em torno de £120). O Adesivo com o L deverá ser colado na moto também.

Leve bem a sério esta parte, o teste não é fácil e é feito em inglês. Uma ótima maneira é estudar pelo Aplicativo Oficial do Governo Official DVSA Theory Test Kit (para IoS baixe aqui) ele custa 5 libras e vale muito a pena!

Documentos para prova teórica

Para fazer a carteira provisória é necessário:

  • Passaporte europeu ou Residência biométrica emitida pelo UK (caso for brasileiro)
  • Endereço onde viveu nos últimos 3 anos no UK
  • National Insurance number

A residência biométrica é o visto para você e sua famíla morar aqui. Eu tenho por motivo familiar (o Jean é europeu e eu brasileira). Veja como Como fazer Visto Inglaterra para cônjuge de cidadão europeu

Confira Como fazer National Insurance Number para trabalhar na Inglaterra

Dependendo da situação e caso tenha aplicado para a carteira pelos correios, será necessário que alguém confirme a identidade para você. Essa pessoa deve ser residente no UK, não ser seu parente nem viver na mesma casa, ter a carteira de motorista daqui e ainda ter uma profissão da lista (alguém do comércio, bibliotecário, professor, advogado, padre, alguém do parlamento). Vai ter que pedir um favor aí hehe Leia mais aqui 

Quanto custa o exame teórico

Para fazer a carteira de motorista no Reino Unido é necessário acessar o site oficial do Governo do UK e clicar em “Apply for your first provisional driving licence”. A taxa é de £23 e chega em até uma semana na sua casa (a do Jean chegou em 3 dias).

Como é a prova teórica para dirigir na Inglaterra

A prova teórica consiste em 50 perguntas de múltipla escolha e é necessário acertar no mínimo de 43 para passar desta etapa. O tempo é de 57 minutos e você deverá ir a um centro credenciado fazê-la. O Jean fez em Swindon, pois a nossa cidade é pequena e não tem esse centro. Outras opções aqui perto seriam Reading e Andover, mas ambas estavam bem cheias e queríamos fazer o mais cedo possível. Confira como é morar no interior da Inglaterra

Após as perguntas, você fará um teste de percepção de perigos (Hazard perception) que consiste em 14 vídeos no quais possíveis acidentes serão simulados na tela e você precisa antecipá-los clicando no mouse. Cada situação equivale a 5 pontos e é necessário 44 dos 75 pontos para passar desta etapa

O resultado da prova sairá logo que o exame acabar e nesse resultado já tem um código necessário para aplicar para a prova prática.

Passo 2: Aulas práticas para carteira de motorista na Inglaterra

Não é obrigatório fazer aulas práticas para conseguir carteira de motorista na Inglaterra. No entanto eu recomendo fazê-las por causa de vários detalhes da direção: ordem para olhar os espelhos ao dirigir, a faixa correta de entrar nas rotatórias, o posicionamento na faixa e por aí vai. Sem falar que é necessário se acostumar com o volante do lado direito né haha

É possível fazer aulas práticas antes de passar no teste teórico, mas normalmente os instrutores preferem que o teste já tenha sido feito ou pelo menos esteja marcado.

O instrutor irá te ensinar o passo a passo para cada ação ao dirigir. Por exemplo para dar ré você precisa olhar no espelho do meio, do da direita, olhar para trás, olhar para o espelho direito e olhar por cima do ombro direito para atrás ANTES DE engatar a ré.



Veja as dicas de como comprar carro na Inglaterra

Quanto custa para fazer aula prática de direção

As aulas práticas podem ser administradas por qualquer pessoa que tenha a Full Driving Licence por mais de 3 anos. Um amigo ou familiar pode te ajudar a economizar uma boa grana!

O valor das aulas práticas varia de £30 até £60 por hora! Muitas escolas oferecem pacotes de 2, 5, 10 e 20 aulas com um valor mais em conta. O Jean fez 10 aulas e achou bem tranquilo, isso porque ele já dirige há 12 anos.

carteira de habilitacao britanica reino unido
Faça a prova prática em um carro que você esteja acostumado

Passo 3: prova prática e carteira de habilitação britânica definitiva

Assim que você terminar as aulas e se sentir confiante, poderá aplicar para a prova prática acessando o site oficial do governo. Por enquanto as provas estão suspensas por causa do coronavírus, exceto se você for um critical worker (enfermeiro, bombeiro, policial). Leia mais sobre a situação do Coronavírus na Inglaterra.

Quais documentos levar para a prova prática

Para fazer a prova prática para carteira de motorista na Inglaterra é preciso:

  • carteira provisória do UK
  • O número do certificado a prova teórica
  • carro do instrutor (mais fácil já que você se acostumou com ele durante as aulas)
  • máscara

Você aplica para o centro mais próximo e o DVSA, o órgão responsável aqui do Reino Unido – Detran, o qual entrará em contato com uma data para você fazer o teste.

Como é a prova prática para dirigir na Inglaterra

A prova é de 45 minutos e você pode utilizar o carro do seu professor para fazer a prova, o que facilita pois você já veio treinando nesse carro antes. Também pode usar o seu carro ou um alugado desde que esteja dentro das normas.

O examinador estará ao seu lado durante o trajeto e seu instrutor pode te acompanhar se você quiser. Cada erro que você fizer é chamado de “Minor” e você pode cometer até 15 destes.

O examinador fará perguntas que envolvem a visão (leia tal placa por exemplo), sobre o carro (como ligar os faróis), algumas perguntas teóricas sobre o trânsito e aí começa a parte prática.

Normalmente os professores mostram durante as aulas práticas os lugares mais comuns da prova, mas pode ser que o trajeto seja outro no exame. O examinador poderá te guiar ou colocar um GPS durante um tempo. Rotatórias, baliza, ultrapassagem, parada de emergência podem ser cobradas.

Se for tudo bem e você passar no teste, o examinador irá atualizar no sistema e você sai com o certificado da prova prática ao DVLA. Você já pode dirigir antes mesmo de chegar a carteira, a qual chegará tem até uma semana na sua casa.

Se por algum motivo não for encaminhado, você terá 2 anos para enviar o certificado e obter a carteira. Após esse tempo será necessário fazer o teste de novo.

Se você mudar de endereço, será necessário comunicar o DVLA.

Curso prático Pass Plus

Outra coisa que você pode fazer assim que pegar a carteira de motorista na Inglaterra é o Pass Plus, um curso de 6 horas prático para dirigir de forma mais segura. Com o certificado deste curso você provavelmente conseguirá um desconto maior no seguro obrigatório do carro.

Boa sorte para fazer a sua carteira de motorista na Inglaterra!

Leia também:

Coisas que eu NÃO esperava sobre viver na Inglaterra

Preços nos supermercados na Inglaterra

O que muda para brasileiros com o Brexit

Salve no pinterest

como fazer carteira de motorista na inglaterra
Pin Como fazer carteira de motorista na Inglaterra

Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
CONTA BANCÁRIA NA EUROPA
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

6 COMENTÁRIOS

  1. Até que tirar a carteira de motorista na Inglaterra não é tão complicado o quando imaginei. Na Irlanda era um processo bem parecido, sem obrigatoriedade das aulas práticas. Como nunca fui boa motorista aqui acho que seria mais fácil de ir fazer a prova sem vícios. rsrs

  2. Pelo passo a passo é como você disse, pareceu bem fácil fazer a carteira de motorista na Inglaterra. Mas e como é para dirigir do outro lado do carro, acho que meu cérebro ia bugar ou eu não teria coragem mesmo, rs.

  3. Essa questão de poder ter as aulas práticas com amigos e familiares é ótima e faz a pessoa economizar uma grana mesmo! Achei o processo todo bastante simples. Acho que a parte mais difícil de tirar a carteira de motorista na Inglaterra ainda é a mão inglesa! Deve dar um nó no cérebro! Hehe!

  4. Lendo o seu post realmente parece ser bem tranquilo tirar a carteira de motorista na Inglaterra, mas basta me colocar em um carro pra dirigir na mão inglesa que eu já desisto! Haha

  5. Aiaiai, eu acho muita burocracia pra tirar carta de motorista na Inglaterra ou em vários outros países, até mesmo no Brasil… Mas o pior de tudo para nós brasileiros eu acho q é reaprender a dirigir do lado “errado” kkkk quase fiquei louca na África do Sul q não dirigi, mas tinha q prestar atenção pra atravessar as ruas, se tiver q dirigir na mão inglesa, eu acho q tenho um treco! rs

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here