Coisas que eu NÃO esperava sobre viver na Inglaterra

1
161

Atualizado em

Há várias coisas que eu NÃO esperava sobre viver na Inglaterra desde gentilezas no trânsito, menos burocracia e preços do mercado. São costumes que você descobre ao morar no Reino Unido. Estou aqui há um ano e tenho me adaptado muito bem!

Neste artigo conto algumas curiosidades, fatos interessantes e tradições inglesas. Aproveite para assistir o vídeo!

Clique aqui e assine nosso canal no YouTube

Coisas surpreendentes sobre viver na Inglaterra

1 – Trânsito

Como eu já falei em alguns posts sobre viver na Inglaterra, o volante fica do lado direito e se dirige do lado esquerdo da pista. É o contrário do Brasil e isso causa muitas confusões no início, principalmente para entrar nas rotatórias e balizas haha

Os ingleses são bem educados no trânsito nas rodovias e fazem pequenas gentilezas como:

  • entrar na pista 3 quando você dá sinal que está estrando na pista 2
  • esperam seu carro passar quando a estrada é muito estreita, principalmente no interior
  • se for o contrário, fazem sinal com a mão no volante agradecendo a cortesia

Esses pequenos gestos contribuem para uma direção defensiva, fazendo com que o trânsito na Inglaterra seja um dos mais seguros do mundo.

Confira mais detalhes sobre cada coisa que eu NÃO esperava sobre viver na Inglaterra no vídeo abaixo, clique para assistir!

2 – Impostos

A maior taxa que nós pagamos é do Council Tax, um imposto que reúne serviços da cidade como bombeiros, polícia, lixo, parque e por aí vai. O valor é determinado pela cidade e pela quantidade de pessoas na sua casa. Atualmente pagamos 130 por mês, além dos impostos já deduzidos do salário. Veja todos os gastos por mês para morar na Inglaterra.


3 – Cashless

Uma das coisas que me surpreendi sobre viver na Inglaterra é que usam pouco dinheiro vivo (ao contrário Berlim, onde eu morei antes de vir pra cá). Tudo se paga usando cartão contactless ou até mesmo o celular. Pouca gente insere o cartão na máquina e, quando o faz, é porque são estrangeiros com cartão do país (eu no caso haha). Aí é necessário emitir uma notinha e assinar, sendo que várias vezes pedem um documento para verificar a assinatura.

Poucos ônibus aceitam moedas. A maioria utiliza uma maquininha que você encosta o cartão e é cobrado. Pode usar várias vezes ao dia e no final você será cobrado apenas o valor diário. Para quem não tem cartão no Reino Unido, pode adquirir o cartão Oyster para usar o metrô em Londres.

4 – Motorista do Ônibus

Aqui é muito comum que o motorista dê bom dia pra você ou você falar bom dia ao subir no ônibus…. e também agradecer quando for o seu ponto. Claro que isso pode não ocorrer com frequência nas grandes cidades, mas onde eu moro sempre acontece. Se desce 15 pessoas ao mesmo tempo, ao menos 13 falarão Thank you.

Um vez o motorista me viu correndo e me esperou no ponto hahah Ainda bem que tenho o cabelo azul né

5 – Mercado

As compras do supermercado são bem baratas se comparadas ao Brasil, pois o poder aquisitivo aqui é muito maior. Há muitos produtos de qualidade e opções diferentes como comida asiática, indiana, latina e também veganas e vegetarianas com preços acessíveis.
No vídeo abaixo mostro os preços do supermercado na Inglaterra e algumas coisas diferentes.

No mercado também é possível comprar eletrodomésticos muito bons e que custam mais barato do que no Brasil como:

  • Batedeira planetária: £60
  • Microondas: £49
  • Churrasqueira: £20
  • Aspirador de pó: £49
  • Secador de cabelo: £19

6 – Visto para viver na Inglaterra foi fácil

O Jean possui cidadania europeia e eu não. Isso faz com que eu tenha que correr atrás do visto de residência para poder trabalhar e viver na Inglaterra. Eu fiz o visto para cônjuge de europeu Pre Settled Status e consegui em menos de um mês ser aprovada. O que mais demorou mesmo foi a data para entrevista da Biometria, a qual demorou 3 semanas. Depois de comprovada minha identidade, recebi um email com aprovação do visto e meu cartão de residência chegou 3 dias depois.

Foi um processo muito rápido, fácil e todo feito online. Me surpreendi demais porque havia passado por dificuldades do visto na Alemanha e Itália.

Veja o que muda para os Brasileiros para o Brexit.

7 – Ordem

A grande parte das pessoas esperam todo mundo sair antes de entrar no bus ou metrô. Existem filas para usar o transporte público e todos respeitam. Nas escadas rolantes, as pessoas ficam do lado direito e deixam o lado esquerdo livre para quem tem pressa.
Durante a pandemia, muita gente para e espera você passar para que não fiquem muito próximos. Isso vale tanto para caminhos em um parque, quanto para passar em corredores dentro do Mercado. Veja a situação do Coronavírus na Inglaterra

8 – Eletricidade

Uma das coisas mais surpreendentes de viver na Inglaterra é a capacidade de escolher o seu fornecedor de energia elétrica. Existem muitas opções e você pode trocar facilmente. Algumas fornecem energia 100% renovável, outras já mostram a porcentagem de quais são ou não renováveis e de onde vem.

Nós ficamos um pouco confusos no início quanto à conta de luz, pois você pode escolher quanto pagar mês a mês. Ou seja, você pode criar crédito na sua conta para que seja utilizado durante o inverno, quando você gasta mais com o aquecedor, chuveiro e luzes no geral. Assim você pode manter a conta de luz a mesma durante o ano todo. Nós não sabíamos e estavámos pagando apenas £35, até que chegou o inverno e veio uma conta de £170 haha (choro e desespero).

9 – Trens

Viajar de trem na Inglaterra é maravilhoso, porém SUPER CARO! Os preços dos tickets são inviáveis em trechos longos e as promoções não são tão boas. Você consegue viajar mais barato se for e voltar no mesmo dia, quando as passagens tem pouca diferença de preço. Por exemplo: minha cidade para Londres £27, ida e volta £27,10 (fora do horário de pico).



Existem vários cartões de desconto, nós temos o cartão Two Travel Together que dá um desconto de 1/3 em cada passagem se nós viajarmos juntos. Nesse caso sai ida e volta minha cidade a Londres £38 para duas pessoas. Essa é uma das formas de viajar barato e viver na Inglaterra.

10 – Esquilos violentos

Uma das coisas que eu gostava muito são os esquilinhos até descobrir que eles mordem muito forte haueauhe O Jean foi atacado por um deles, teve que tomar até injeção antitetânica e aguentar o bullying no serviço haha Assista o vídeo abaixo

11 – Pets

É muito difícil ver animais de rua por aqui, pois há um controle bem rigoroso. Todos os animais possuem chips de identificação, então se você perder o seu cachorro, será mais fácil de entrarem em contato com você.

Os animais são recolhidos, tratados se necessário e enviados para centros de adoção. Eles botam sim alguns para dormir, mas na maioria são animais doentes que não se recuperam ou animais agressivos, que já morderam alguém e que apresentam riscos.

Os cachorros normalmente não latem e não dão muita bola para estranhos mesmo andando livres no parque. São cachorros “gente boa” hahaha Todo dia os gatinhos do vizinho vem me visitar e eu brinco que tenho “guarda compartilhada” hahah

12 – Entrega rápida

Viver na Inglaterra tem uma vantagem enorme que é o tamanho do território. Por ser uma ilha relativamente pequena, você recebe suas entregas das compras online muito rápido. As coisas que eu compro na Amazon sempre chegam no dia seguinte se você tiver a conta Premium. Se for para lugares bem distantes, como as ilhas Shetland ao norte, chegam em 3 dias.

Isso é uma das coisas que me desacostumei no Brasil, pois também moro em uma cidade no interior e as coistas demoravam 2 semanas para chegar.

13 – Livros baratos

Eu gosto de ler e vários livros tem preços acessíveis aqui, principalmente comprando pela net. O mesmo livro que na livraria custa 7, na Amazon sai por 3. O último que comprei “The Witcher” veio rápido e foi impresso em ótima qualidade. Se você tiver Kindle, pode ter livros de graça. Isso é ótimo pois a cultura e conhecimento é mais acessível.

14 – Roupas e calçados de diversos tamanhos

Além do tradicional P, M e G, as calças tem diferentes comprimentos e larguras. Diga adeus a “preciso achar uma costureira para fazer a barra da calça” se você tem pernas curtinhas hahaha O tamanho é indicado na etiqueta e algumas lojas já tem separadinho por pilhas.

A numeração dos calçados também é diferente e você pode utilizar uma tabela com os tamanhos ou até mesmo olhar no seu calçado para ver se não tem etiqueta indicando isso. Eu calço 37 no Brasil, no UK é 5,5 e na Europa 39.

15 – Móveis usados no facebook

VOcê encontra de tudo para comprar no Marketplace do Facebook desde celular, móveis, colchão, carros e até casas. Várias imobiliárias mostram apartamentos e preços lá, foi assim que achamos o nosso apartamento aqui.
Compramos nossos móveis do quarto pelo aplicativo, estavam sendo vendidos por 50 libras e fomos buscar na casa de uma senhorinha bem simpática.

Gostaram desses costumes e coisas diferentes sobre viver na Inglaterra?

Veja também

Coisas estranhas que você não deve fazer na Inglaterra

Salve no Pinterest

costumes e coisas legais de viver na inglaterra
Pin costumes e coisas legais de viver na Inglaterra
Viaje com a Angie Faça sua reserva através dos parceiros do blog! VOCÊ NÃO PAGA MAIS POR ISSO, nos ajuda a criar conteúdo cada vez melhor pois ganhamos uma pequena comissão. Obrigada!
AULA DE IDIOMA COM PROFESSOR NATIVO
Aprenda qualquer idioma em casa com aulas virtuais e preços acessíveis. Ganhe 10 USD de desconto na sua primeira compra na plataforma do Italki!

PRESETS APURE GURIA
Conheça minha coleção especial de filtros para celular e deixe suas fotos mais vibrantes com apenas um clique!

DINHEIRO NO EXTERIOR
Com Transferwise você economiza dinheiro durante o intercâmbio ou morando em outro país. Veja como transferir dinheiro para o exterior.

SEGURO VIAGEM
O Seguro Viagem é obrigatório em muitos países, faça a cotação com a Real Seguros e garanta melhor custo benefício. Desconto de 10% exclusivo para leitores! Veja por que viajar com Seguro Viagem.

HOSPEDAGEM
Os melhores hotéis e hostels em um só lugar com cancelamento gratuito. Conheça o Booking.com!

AIRBNB
Alugue apartamentos ou quartos com preços especiais, ótimos para quem viaja em grupo! Reserve no Airbnb e ganhe R$180 de desconto na sua primeira hospedagem.

INGRESSOS
Fuja das filas nas maiores atrações no mundo adquirindo com antecedência e pagando com cartão de crédito ou Paypal no Get Your Guide.

VOLUNTARIADO NA VIAGEM
Torne-se voluntário por alguns dias na sua próxima viagem, troque experiências, conheça pessoas novas e economize dinheiro! Conheça o Worldpackers! Leitores do Apure Guria ganham 10 USD de desconto!

CONHEÇA TODOS OS SERVIÇOS DO BLOG!

Travel blogger e designer aspirante à muitas coisas e com PhD em zuera, não dispensa uma aventura cheia de desafios e tragédias. Nas horas vagas joga games, canta e planeja as próximas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Adorei este texto… Nem moro ai, mas se morasse com certeza alguns desses itens entrariam em minha lista de coisas que não esperava ao viver na Inglaterra! A coisa da eletricidade?! Achei sensacional! Livros baratos?! Morro de amores! Ordem? Me sentiria grata!

    Sobre viajar de trens, amo e sempre utilizo este meio de transporte quando estou na Inglaterra. Melhor país que já visitei sendo vegetariana! Em todo mercado encontro ótima variedade de comida apta para vegetarianos/veganos. Gosto dessa Inglaterra!!! 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here